Ajuda Caixa Ativa para Igreja.

Alansantos

New Member
Olá boa tarde. Acompanho vocês já ha um tempo. Agora estou com algumas dúvidas quanto ao som que estamos querendo montar na igreja.

Nosso templo tem mais ou menos 30m comprimento por 10 de largura. Mais ou menos 15m ate o teto .

Tô pensando em colocar 4 caixas. Sendo duas passivas e duas ativas.
Hoje temos somente duas passivas e temos problemas com altura na frente da igreja. Por isso 4 caixas pra distribuir o som..

A duvida é em relação a melhor.marca e potencia.
Tenho pesquisado a caixa Ativa JBL de 15 200w. Ela seria uma boa opção pra colocar? Sendo que só.achei ativas. No ML.

Teriam uma outra opção?
Podemos gastar entre 8 a 10mil.

Aguardo ajuda?
Obrigado
 
Segundamente, seja bem vindo :D:D:D

Amigo, fuja dessa JBL que de JBL não tem nada, é puro Selenium com amplificador chinês vagabundo. Nessa faixa de preço tem opções bem melhores. Dentre elas, RCF, FBT, EV, Turbosound (linha antiga) dentre outras.

Mas antes precisamos saber o que você vai ligar na caixa e se possível o resto do equipamento. E fotos, o pessoal gosta de fotos
 
Última edição:
@mbenedito ;

@Alansantos ... amiga?! Acho que não hein!:):):)
Vc pode com este orçamento comprar 4 RCF Art310MKIV e colocar em fly com linha de delay, ou 2 RCF Art732MKIV ( vai precisar juntar mais R$200,00 ). Em ambas as situações vc vai precisar vai precisar de um processador pra fazer delay.
A depender dos instrumentos a serem reproduzidos , acho que vc seria melhor atendido com as 732, e essa seria a minha escolha. Quem tem fala que essa caixa é um mostro. Posicionaria elas em fly, central, divididas no comprimento da área a ser sonorizada.
 
Lembrando que as 310 colocaria em fly L&R, tb distribuídas no comprimento da área a ser sonorizada.
 
Para um total de 4 caixas, em uma distância de 30 metros no total, onde 2 caixas serão utilizadas como delay.
Eu não usaria um modelo de caixa com driver superior a 1".
Estes drivers de 2" ou superiores tendem a ser bem agressivos em pequenas distâncias.
Se vai usar delay, não vejo necessidade, pelo contrário.
 
Se ele for agressivo mas não for desequilibrado, não vejo problema. Caso contrário não teríamos como usar belezuras como as 732, 735 e as Promaxx14 para públicos menores.
Tb acho que justamente por isso as 732 dariam um headroom bem maior o que seria muito bom em caso de expandir o sistema ou aumentar a membresia. Levando ainda em consideração a dificuldade de mobilizar igrejas para investimentos em som, eu não perderia a oportunidade de adquirir essas meninas. Caso não fosse viável, considerando o número de membros poderíamos tb cogitar usar as 722, quem sabe consegue encontrar em um estoque da vida;););).
 
Hum...
Então a ideia dessa JBL já era.
Tem a Oneal tbm que vi que tá nessa faixa de preço. RCF é melhor opção né?

Em relação aos instrumentos.
Geralmente usamos:
Violão
Baixo
Guitarra

5 a 6 vozes.

Porem dentro deste orçamento estou querendo ver se dar pra pegar um cubo para o baixo.

O publico da igreja varia geralmente entre 120 a 150 em periodos normais.

Não estou querendo muito mexer na estrutura de localização das caixas.
Demandaria mais recursos financeiros e continuaríamos com o problema de " som muito alto na frente e baixo atrás,ou o inverso".

Teriam alguma indicação no Mercado livre. Moro no interior da Bahia e as lojas aqui são caras. Vou pegar pela internet mesmo.
 
@Alansantos ,

Vc precisa agora pesquisar no fórum e no site da RCF para se inteirar do que há disponível a respeito das caixas mencionadas e o que é relatado pelas pessoas que tem, inclusive a posição que usam.
Agora com relação ao número de pessoas eu já fiz 300 pessoas em local fechado com o meu par de RCF 310 MKIII e tb não passei de 60% do volume da caixa. Logo , pelo número de membros 1 par de 310 MKIV já te atenderia com sobras e os graves dela tb são muito bons, muito melhor do que estamos acostumados a esperar de uma caixa de 10" com um único falante. Pra vc ter uma idéia, usando ela pra retorno com minha XR18 o baixista pediu pra tirar graves, e pra tirar mais, e tirar mais um pouco. Eu fiquei com uma cara de: Como assim?! Deve tá de ondinha, né?! Não tava. Rolou a apresentação todinha e o cara felizão, e eu com HPF em 65 Hz na mesa. Tudo bem que a caixa tava pra retorno, mas eu não esperava esse desempenho. Tô dizendo que com ela vc não precisa nem de sub?! Não, nada disso. Apenas estou afirmando que caixas desse nível pra cima tem um desempenho sem padrão de comparação com as que estamos acostumados a ouvir.
Então, a pergunta é se a 310 aguenta o seu naipe de instrumentos "sem peidar" , como diria o professor?
Eu respondo que sim, tranquilona. Já usei ela com baixo, teclado e batera eletrônica e a menina nem piscou. Nem piscou mesmo, o clip não acendeu em momento algum. Logicamente isso está relacionado, e é influenciado, pelo tipo de música que vc toca, pelo tipo de local onde vai tocar ( aberto ou fechado ) e pela quantidade de pessoas que quer atender, ok?! Pra sua aplicação, 150 pessoas, ela vai tocar suave e vc só vai precisar se preocupar com os graves quando for microfonar a bateria, se vcs tiverem uma.
Como vc não tem bateria microfonada não acho que a 315 seja mais vantajosa pra vc que a 722 ou 732. Temos usuários que tem estas caixas, como o @RLUIZ ( com a 722 ) e o Marco Aurélio ( com a 732 ) que podem contribuir com relatos a respeito de suas experiências com estas caixas.
Em tempo: RCF É NA CBORGES!!! @wagner oliveira !

Não estou querendo muito mexer na estrutura de localização das caixas.
Demandaria mais recursos financeiros e continuaríamos com o problema de " som muito alto na frente e baixo atrás,ou o inverso".
Mas como é que vc vai estabelecer uma segunda linha de caixas sem providenciar instalação pra elas? Vai ter que mexer nisto de qualquer forma, mesmo que coloque a segunda linha L&R fixa nas paredes. só que nessa condição terá que trabalhar com 2 pares de caixas e gastar para comprá-las. Se usar fly centralizado consegue atender o público e resolver a diferença de spl com 1 PAR só. Essa economia vc não percebeu??? Negócio é que seu teto tem 15m , mas mesmo assim acredito que o custo para instalação das caixas como sugerido não será tão alto a ponto de inviabilizá-la.
Outra coisa: com essa economia não seria possível vc ampliar seu projeto e comprar tb retornos para o púlpito? Se conseguirmos atender sua nave com 1 par de caixas ( as 310 ) e segundo par vc usaria para retorno. Acho isso extremamente recomendável uma vez que a maioria das reclamações que nos do som recebemos vem do púlpito relativas a retorno.
 
A minha 722 está em fly e atende tranquilamente a minha igreja q comporta 200 pessoas, uso com o volume em 60% e sobre o grave tenho trabalhado para segurar, um dia me descuidei e caiu um pecado foro q é de isopor :D:D
 
Rapaz. Você só.usa 1?
Mais tarde vou estar na igreja e vou tirar algumas fotos.
O projeto em fly é mais complicado.
Como agem com a questão do som no fundo e frente da igreja ou espaço. ?
Por que la tenho problemas como falei.
Com só tenho duas passivas na frente. Os membros reclamam da altura na frente.

Por isso queria colocar 4 caixas pra igualar o som.
Iria gastar pra colocar mais dois suporte mais no fundo da igreja.

No momento tenho duas lexsen 350w que irei usar como retorno.
Estou usando retornos passivos.

Então pelo que entendi ate agora woffer de 15 é muito pra meu espaço. De 10 a 12 estaria de bom tamanho certo?
 
Back
Topo