Ajuda com meu sistema de PA

FernandoLucca

New Member
Boa tarde a todos!
Estou me aventurando, por hobby, no mundo da locação amadora de PA para festas e bandas. Comprei um sistema de pequeno porte porém, creio eu, de qualidade mediana.
Acontece que estou querendo melhorar algumas coisas. Meu Rack é composto por:

Amplificador Machine A4000 para monitores
Amplificador Machine A6000 para midbass
Amplificador Machine A8000 para sub
Processador DBX260
Gerenciador de Energia Pentacustica PM 1.2

Minha mesa é uma Yamaha MG166cx usb

Primeira coisa
Queria melhorar a qualidade da voz para os vocalistas. Utilizo os efeitos da mesa, porém queria algo mais profissional. O que me aconselham?
Andei pesquisando aqui no fórum e em outros sites e encontrei muitos periféricos que prometem melhorar o som, mas queria uma opinião mais direcionada ao meu caso específico. Abaixo a lista dos equipamentos que pesquisei:

TC Eletronic M-350
TC Helicon VoiceWorks
Behringer FX2000
Behringer Ultragain Pro Mic 2200
Behringer SONIC ULTRAMIZER SU9920

Qual sugerem ou quais sugerem?

Estou aberto a outras sugestões de melhora do meu equipamento além da questão vocal apenas.

Agradeço desde já a ajuda de vocês, não só aqui nas possíveis respostas para este caso em específico, mas pela ajuda já recebida indiretamente consultando outros tópicos.

Obrigado
Att.:
Fernando de Lucca
 
Antes de Mais Nada, Esta Com Belos Equipamentos, Só que Antes de comprar os Periféricos Procure um Transformador Estabilizador de Energia, Pois Vai Lhe Trazer Muito Mais Segurança Para Seu Equipamentos Evitando os Picos Não Suportados Pelos Periféricos.
 
marciopaduajr disse:
Quais microfones utiliza?! Pode começar a melhorar a voz por aí!

Obrigado pela atenção Márcio.
Uso microfones Shure SM58 e Sennheiser E835 (ORIGINAIS) para os Vocais


DJ GARAM disse:
Antes de Mais Nada, Esta Com Belos Equipamentos, Só que Antes de comprar os Periféricos Procure um Transformador Estabilizador de Energia, Pois Vai Lhe Trazer Muito Mais Segurança Para Seu Equipamentos Evitando os Picos Não Suportados Pelos Periféricos.

Obrigado pela atenção DJ GARAM!

O Gerenciador de Energia Pentacustica PM 1.2 não faria esse serviço ?
 
Poxa Amigão Este Assunto é Muito Divergente.
Uns Dizem Que Devido a Própria Rede Elétrica Não ser Estabilizada, e os Estabilizadores Trabalharem Por Proporções de Entrada Para Saída, Eles Próprios Nunca Conseguiriam Realmente Estabilizar.
Outros Dizem Que Devido a Grandes Concessionárias Usarem e Terem Bons Resultados, Nos Podemos Confiar.
Ainda Tem os Que Dizem, Que Devido os Próprios Equipamentos Já Saírem de Fábrica Com Uma Margem de Variação, Um Estabilizador Seria Desnecessário,
Não Quero Confundir Você, """"Que Fique Bem Claro""""Que No Momento Estou Aprendendo""" Sobre Este Assunto, Passei Pelo Mesmo Produto Que Você, Mas Devido a Dicas Divergentes Resolvi Estudar Mais Sobre o Assunto, Ainda Não Comprei o Meu Por Isso, Mas Caso eu Precise Pra Ontem Eu Compraria Uns Dos Melhores Que o Mercado tem Para Oferecer, Afim de Ter Menos Possibilidade de Erro.
Tomara Que Alguém Mais Capacitado no Assunto Veja, E Possa Clarear Nossa Intenções, e Nos Direcionar Para o Melhor.
 
Fernando Luca...

Faltou vc dizer quais caixas vc usa em seu sistema... Se vc está sentindo pouca qualidade nas vozes, pode ser que seu sistema de caixas esteja deixando a desejar....
 
José Claudionei disse:
Fernando Luca...

Faltou vc dizer quais caixas vc usa em seu sistema... Se vc está sentindo pouca qualidade nas vozes, pode ser que seu sistema de caixas esteja deixando a desejar....

Bom dia ....
Minhas caixas são 2 Sub de 600w falante Snake, 2 Midbass de 2 falante de 15" + drive Ti snake e 4 retornos 1 x 12" + Drive Ti tb Snake.
 
Com Essas Informações, Já Dá Pra ver Um Ponto Onde Poderia Melhorar, A Qualidade da Voz Como Mencionou.
Reproduzindo Médias Frequências Com Alto Falante de 15'', Você Está Deixando de Colaborar Com a Dinâmica, Para Uma Boa Qualidade, Pois Os Alto falantes Recomendados Para MF São de No Máximo 12'', Devido o Cone ser Mais Leve e Consequentemente, Reproduzir as Frequências Mais Rápidas "MF" com Mais Facilidade.
Lembrando Que é Só Um Dos Fatores a Serem Trabalhados, Pois Só Analisando Todo Sistema, Seria Possível Enxergar, Onde Pode Ser Melhorado.
 
DJ GARAM disse:
Com Essas Informações, Já Dá Pra ver Um Ponto Onde Poderia Melhorar, A Qualidade da Voz Como Mencionou.
Reproduzindo Médias Frequências Com Alto Falante de 15'', Você Está Deixando de Colaborar Com a Dinâmica, Para Uma Boa Qualidade, Pois Os Alto falantes Recomendados Para MF São de No Máximo 12'', Devido o Cone ser Mais Leve e Consequentemente, Reproduzir as Frequências Mais Rápidas "MF" com Mais Facilidade.
Lembrando Que é Só Um Dos Fatores a Serem Trabalhados, Pois Só Analisando Todo Sistema, Seria Possível Enxergar, Onde Pode Ser Melhorado.

Amigo, obrigado pela dica!
Mas um processador de efeitos ajudaria ?
eu fiz uma lista de aparelhos para racks que talvez ajudasse .... de uma olhada

TC Eletronic M-350
TC Helicon VoiceWorks
Behringer FX2000
Behringer Ultragain Pro Mic 2200
Behringer SONIC ULTRAMIZER SU9920
 
Com Certeza um Bom Processador de Efeitos Faz a Diferença, Mas Nada Que Tenha Urgência.
Em Relação a os Outros Equipamentos Só Tendem a Somar Para Uma Boa Qualidade e Dinâmica da Musica.
Porem Lembrando Que: Caso Ainda Não Saiba Para Que Cada Um Sirva, e Não Sabendo configurá-los Corretamente é Melhor Não Ter. Mas Não Desanime, Não São Tão Complicados Assim, Basta Muita Paciência Somada a Muita Leitura e Muitos Testes, Se Tiver Como Contratar Um Profissional Para Lhe Ajudar Melhor Ainda, Caso Não Devagarzinho Você Chega Lá. Não Tenha Pressa e Esbanje Paciência. Assim Como Faz Com o DBX 260.
 
DJ GARAM disse:
Com Certeza um Bom Processador de Efeitos Faz a Diferença, Mas Nada Que Tenha Urgência.
Em Relação a os Outros Equipamentos Só Tendem a Somar Para Uma Boa Qualidade e Dinâmica da Musica.
Porem Lembrando Que: Caso Ainda Não Saiba Para Que Cada Um Sirva, e Não Sabendo configurá-los Corretamente é Melhor Não Ter. Mas Não Desanime, Não São Tão Complicados Assim, Basta Muita Paciência Somada a Muita Leitura e Muitos Testes, Se Tiver Como Contratar Um Profissional Para Lhe Ajudar Melhor Ainda, Caso Não Devagarzinho Você Chega Lá. Não Tenha Pressa e Esbanje Paciência. Assim Como Faz Com o DBX 260.

OK DJ GARAN,
Mas queria uma opinião sobre esses equipamentos que citei ... qual deles seria melhor para ajudar no vocal dos músicos ?
 
DJ GARAM, quando aos processadores:

TC Eletronic M-350
é um ótimo processador, sendo basicamente dois processadores em um, um delay e um reverb, com mais alguns recursos, sendo o delay e o reverb de ótima sonoridade.

TC Helicon VoiceWorks
também um ótimo processador, mas com recursos para um cantor individual do tipo - faz tudo. Possui efeitos que transformam um voz em coral, faz "segunda voz" e etc. Não acho indicado para ser insertado como efeito em uma mesa de som, apesar do reverb dele ser de qualidade.

Behringer FX2000
não conheço os algoritimos deste reverb, mas não acredito que sejam melhores que os TC Eletronic. Se este produto for recente e fruto da aquisição da MIDAS e Klark, pode ser que tenha algoritimos iguais a da mesa X32, que são muito bons, mas se for anterior a aquisição da MIDAs e Klark, pode esquecer, pois não acredito que sejam melhores que o da sua mesa de som Yamaha.

Behringer Ultragain Pro Mic 2200
é somente um pré valvulado que vai dar uma "esquentada" no som, no entanto de todos os donos de estúdio que conheço que já adquiriu o produto nenhum ficou satisfeito com a qualidade. não é algo para você esperar muito, e não é um produto para ser insertado como efeito. Trata-se de um produto para ser inserido no canal especifico.

Behringer SONIC ULTRAMIZER SU9920
Não se trata de um processador de efeito vocal, mas sim um processador que diz (conforme anuncio do site): "Melhorar dramaticamente seu som adicionando claridade, dimensão e profundidade. Produz brilho natural através do realce de harmônico e graves mais definidos com punch aumentado mediante compensação de fase."
 
Somente uma observação:
Behringer SONIC ULTRAMIZER SU9920 = Cópia do BBE Sonic Maximizer 882i (ta mais pro 482i....rs)
 
Olá Fernando,
Eu também tenho uma mesa Yamaha MG166cx. Cara, por mais compacta que é essa mesa os ajustes são bem minuciosos e fazem grande diferença com apenas um "grauzinho" nos potenciômetros. Minha sugestão é antes de comprar qualquer outro equipamento extrair o máximo dos ajustes que a própria mesa pode reproduzir e quando você estiver limitado com os recursos da mesa ai sim investiria em algo para somar. E é claro, se você ja está bem familiarizado com os seus equipamentos as dicas acima já ajudaram bastante.
Lembrando que sou novo no forum e estou aprendendo pra caramba com a galera também.
 
Back
Topo