Ajuda com som da Igreja - Urgente

Fabim di Tereza

New Member
Boa noite a todos e que a paz esteja com vocês.
É com muita satisfação e alegria que faço minha primeira postagem no Som Ao Vivo. O motivo é que os mestres do som (vocês), possam ajudar-me a escolher o melhor som para a igreja que frequento. (detro do $ possível, rs :p ). Fui escolhido para ser o consultor da parte de áudio da igreja, que além de ultrapassado, é péssimo. Logo de cara sugeri a aquisição de um novo sistema de som. Sou técnico em Informática, sou sonoplasta na igreja e tmb sonoplasta secular nas horas vagas(que são pouquíssimas :p ). Sei que nada sei; naum quero fazer a igreja gastar $ e naum resolver a situação. Por isso vim a terra dos mestres pedir ajuda.

Vou começar pelo som atual: 1 ampl. Neshiville 100wrms, 1 Mesa LiveSon 8 canais, 5 mics carol(FTG) de R$ 50,00, 1 sem fio de 150,00 c/ 2 mic., 4 caixas de 50X30X20 c/ 1 Falante de 6"e 1 Tweter de R$ 10,00 em cada, 1 caixa amplificada (que é usada como retorno de todos músicos) Watsson de 50wrms.

O que Vai ser usado: 1mic para Celebrante, 1 mic para leitores, 3 mics p/ vozes do coral, 1 violão, 1 guitarra, 1 contra-baixo, 1 teclado, 1 bateria (que não é microfonada por causa do som, rs, e é usada 2 vezes por mês).

Vocês devem estar morrendo de rir do som atual. Mas foi adquirido pela boa vontade de um baguariense ausente, que indo na Santa Efigênia, pechinchou e comprou esse som, e não entendia, mas se não fosse ele não teria nenhum, acredito. Que Deus o Abençoe pela sua iniciativa e boa vontade.

a Igreja naum tem muito $, vive de doações e dízimo como a maioria, mas já está poupando para o novo som. Comecei Doando 1 Shure beta 58A c/ fio e 1 Shure SM58 VHF, que chega se Deus quiser quinta-feira :D .
Na minha microscópica empresa de Informática, revendemos tbm equipamento de áudio, mas o forte é informática, áudio só venda casada por enquanto. Propomos em fazer o menor preço possível do Brasil nas marcas que a gente revende (naum podemos doar tudo :cry: , e pagamos imposto, :evil: Brasil, né?) Fabricantes: Yamaha, Ciclotron, IFE Cabos, Santo Ângelo, Hot Sound, Antera, OverSound, Senheiser, Magnum Altofalantes e Selenium. o Yamashita da Yamaha me sugeriu fazer um projeto com um engenheiro. mas como moramos Em São Geraldo do Baguari, interior de MG (fim di mundo), o $ naum ia dar. Mas se comprar em outro lugar de outra marca, naum tem problema, naum estou querendo vender meu peixe, num é esse o meu forte de vendas, quero o bem comum, resolver o problema e que o evangelho possa chegar de forma clara aos corações dos fiéis. Fico triste quando ninguém ouve direito o que está sendo falado, e fica "voando" na igreja.

O que comprar? Mesa amplificada ou mesa comum+amplificador, equalizador, compressor, Caixas ativas ou passivas, quantas, qual potência, onde colocar, quais mics restantes.

Para o retorno pretendo usar powerplay + porta pro.

Segue os desenhos no link abaixo. Onde tem uma estrela amarela, é onde fica o coral atualmente, mas pode ir para o coro, depende onde ficar melhor. Onde tem dois solzinhos laranja, na quina do altar ;e onde pensei em colocar duas caixas boas. Onde tem 4 falantes (que parecem mais volantes, rs :p ) são onde estão as "Maravilhosas"caixas que citei anteriormente.

Dados: Dimensões: Altura= 6m Largura= 10,73m Comprimento= 18,5m(nave). Paredes com espessura de 23cm. Laje pré-fabricada com 20cm de espessura. Fiéis Sentados=200 - Em pé = de 115 a 150. Total de= 315~350 (lotada pode chegar a 400 fiéis). Bancos de madeira. 1 porta de cada lado de 1,5X2,20m. 4 Janelas de cada lado a 2m do chão e dimensões 0,8X2,20m c/ vários vidros basculantes de 20 cm.

Imagens: http://www.supertechbr.net/igreja.html

Desculpe pelo testamento(a ansiedade e emoção é demais) e pelos erros de digitação.

Conto com Vcs e se precissarem podem contar comigo.

Abraços e boa semana a todos - Fábio
 
Olá Fábio, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Vou começar pelo som atual: 1 ampl. Neshiville 100wrms, 1 Mesa LiveSon 8 canais, 5 mics carol(FTG) de R$ 50,00, 1 sem fio de 150,00 c/ 2 mic., 4 caixas de 50X30X20 c/ 1 Falante de 6"e 1 Tweter de R$ 10,00 em cada, 1 caixa amplificada (que é usada como retorno de todos músicos) Watsson de 50wrms.

Você me lembrou quando comecei com áudio na igreja... Nashville era um sonho de tão caros (amps com mais de 25 anos atualmente, nem um pouco de sonho mais); mesa LiveSom (fantástica em 1990, hoje é curiosidade) - nem acredito que saber que alguma ainda funciona! Se for jogar ela fora, me manda para eu guardar para mostrar para o meu filho, quando ele for grande.

Mas também tem coisa "nova" (ao final, meus comentários entre parênteses):

-5 mics carol(FTG) de R$ 50,00 (eca!)
- 1 sem fio de 150,00 c/ 2 mic (comprado em que camelô? Nenhum sem fio duplo presta nesta faixa de preço)
- 4 caixas de 50X30X20 c/ 1 Falante de 6"e 1 Tweter de R$ 10,00 em cada (deve funcionar bem para voz. E só!)
- 1 caixa amplificada (que é usada como retorno de todos músicos) Watsson de 50wrms. (que horror, mas deve ser a melhorzinha).

Depois disso tudo, a recomendação é realmente jogar tudo fora. Você não comentou, mas os cabos também devem estar terríveis. Então jogue tudo fora mesmo!

O que Vai ser usado: 1mic para Celebrante, 1 mic para leitores, 3 mics p/ vozes do coral, 1 violão, 1 guitarra, 1 contra-baixo, 1 teclado, 1 bateria.

Então vamos partir do princípio:

- você vai precisar de 5 canais com entradas de microfone, 4 canais com entradas microfone/linha ou só de linha. Total 9 canais.

Com 9 canais, sugiro pegar logo uma mesa de 12 canais, com pelo menos 8 canais de microfone/linha. Isso lhe dará uma certa capacidade de crescimento.

Marcas: como você mora em um fim de mundo, então ou compra Ciclotron/Staner (nacionais, qualquer um conserta) ou compra Yamaha, Mackie, Soundcraft (importados de primeira linha). Fuja de Behringer, Alto, Alesis, etc. Bons preços, mas se você der o azar de precisar de assistência técnica...

Eu não sei onde é sua cidade, mas se for tão fim de mundo mesmo, eu ficava com Ciclotron.

Sendo Ciclotron, escolha as mesas da série CSM. As MXS e AMBW são muito baratas, mas não prestam (sonoridade muito ruim). Staner tem as UX, iMix, Wing, são todas bem razoáveis, mas eu ainda prefiro uma CSM a uma dessas, pelos recursos. Yamaha tem a linha MG. Mackie e Soundcraft são maravilhosas, mas caras...

Também por motivo de assistência técnica, compre amplificadores independentes das caixas de som. Os amps podem ser os Ciclotron, os Staner e - os melhores - StudioR ou Hotsound. Caros, mas valem a pena. Quanto a potência, compre os mais potentes que seu orçamento permitir, até 1.000Watts de potência. Acho que é um número exagerado até, mas pelo menos é amp para o resto da vida.

Por fim, quanto às caixas, há uma boa diversidade de marcas:

Antera, Leacs, Selenium, Staner, Oneal, Ciclotron, Attack... compre passivas, procure por caixas com driver titânio mais woofer. E não compre nada que alguém fale: "pode deixar que eu mesmo faço!"

Quanto ao tamanho da caixa, eu recomendaria uma com falante de 12", de forma que todos os instrumentos sejam bem reproduzidos nela. Talvez o baixo não fique lá grandes coisas, mas que vai melhorar muito em relação ao que vocês tem, vai...

Comecei Doando 1 Shure beta 58A c/ fio e 1 Shure SM58 VHF, que chega se Deus quiser quinta-feira

Tenho certeza que você quis fazer o melhor (e que Deus o abençoe por isso), mas foi melhor demais. Um Beta58? Um mic de 800,00? Exagero.

Bem, com uma boa mesa, um bom amp e boas caixas, (e bons cabos - compre um monte de cabo Santo Angelo novos), o som da igreja vai melhorar enormemente. Ainda tem os retornos dos músicos, mas vamos falar disso depois que você conseguir acertar o PA.

Agora, Fábio, vou falar uma coisa que deveria ter escrito lá em cima, antes de tudo.

O pessoal da Yamaha fez certíssimo. Você precisa de um profissional. Alguém que visitasse a igreja, assistisse a algumas missas para ver o que vocês realmente precisam, fizesse cálculos e medições. E que atacasse um problema que você deve ter e nem comentou: acústica ruim! Entretanto, entendo que, em um fim de mundo, e com poucos recursos, isso fica muito difícil, quase que impraticável.

Por outro lado, de uns tempos para cá também não ando gostando de sugerir equipamentos diretamente. Prefiro que primeiro a pessoa estude - leia, leia e leia, para só depois fazer as compras. Quanto mais sabemos, menos erramos, e melhor aproveitamos o pouco do dinheiro.

Entretanto, fiquei com pena quando vi a relação de equipamentos mesmo. Não ri, mas chorei (por dentro, figura de linguagem). Fiquei com pena do pessoal que vai à igreja e mal entende alguma coisa (provavelmente, não entende nada) com o sistema de sonorização atual.

Então, acho que é um caso de urgência mesmo. UTI mesmo. Logo, vá direto ao seguinte:

- compre uma mesa Ciclotron CSM 12 canais (pode ser a de 16, mas tente achar a de 12, está um pouco raro)
- compre um amplificador Z700 da StudioR (pode ser o Z500 ou o Z900), o número é a potência do amp.
- compre pelo menos 2 boas caixas de 12", podem ser as Antera TS500, as Leac´s VIP, Selenium SP12, etc. Como a igreja tem grande comprimento (quase 20 metros), o certo são 4 caixas, para distribuir melhor o volume, mas para começar compre 2.

E tantos cabos Santo Angelo quanto possíveis e necessários. Juntando com os mics que você comprou, o som vai mudar muito, e para melhor.

Só nessa "brincadeira" temos quase 5.000,00 reais: 1400,00 da mesa, 1.400,00 da potência, 800,00 cada caixa; além dos cabos, que você verá que são caros. Preços para consumidor final, você como empresa conseguirá preços bem melhores.

Mas aí, pare!!!!! Volte, estude, aprenda a mexer com todos os recursos do equipamento, e só depois invista em mais alguma coisa.

E conte como ficou a história.

Um abraço,

Fernando
 
Som da igreja Urgente

Olá Fórum!

Realmente eu fico com a sugestão de vc ter alguém mais experiente e analisar direito a aplicação em sua igreja. Muitas vezes a gente se sensibiliza e sugere equipamentos, configurações, montagens, mas, ganranto a vc, pode ser feito muita coisa até com os equipamentos que vc possui. Isso depende de uma análise melhor dos fatore e características envolvidos em seu problema. É horrível investir em algo e depois perceber que poderia ter feito bem melhor com o valor gasto. Vc gosta de áudio, então leia, estude, analise sua igreja, vá postando aqui suas observações e, aos poucos, vá resolvendo os problemas. Todos aqui queremos ajudar. As sugestões dadas são boas, mas é importante saber quanto vc acha que vai ser disposto para a melhoria do som de sua igreja? A partir daí podemos ver o que pode ser adquirido em equipamentos e em melhoria acústica.

Um abração,

Aquitê Moreno
 
SABE GENTE, EU LENDO ESTE TEXTO DO FABIM ME COMOVEU TANTO QUE LOGO TENHO QUE AGRADECER O PESSOAL DO SOM AO VIVO , POR ESTE SITE EXISTIR ,PORQUE TEM IGREJAS QUE TEM MUITOS $$$$$, COMPRAM OS MELHORES SOM, E TEM AS QUE VIVEM DA PROVIDENCIA DE DEUS , COMO FAZEM COM AMOR A DEUS :lol: E SEU PROXIMO POIS "TIRAM LEITE DE PEDRA" . NÃO É FACIL NÃO...
FABIM...QUE DEUS O ABENÇÕE E QUE CONTINUE ASSIM NA SUA LUTA AÍ.... NÃO DESISTA NUNCA!!!!
OBRIGADO



CARLINHOS THOMÉ
 
Obrigado Fernando e amigos do Som ao Vivo.

Se for jogar ela fora, me manda para eu guardar para mostrar para o meu filho, quando ele for grande.

Infelismente isso naum vou poder fazer, pois quando falei que podia vender bem baratim esse equipamentos, o cara que comprou quase me bateu. rs

Sobre questão de Assistência Técnica, tenho um grande amigo e vizinho, O Marcone, que é fera em eletrônica, até hoje naum apareceu algo que ele naum resolvesse. Graças a Deus. a Acústica é horrível. se vc estiver sozinho dentro da igreja e falar "OI", voce ouve por um bom tempo, rs :p .

Mixer da Yamaha eu tenho preço melhor do que ciclotron. Pensei em comprar um da Yamaha, o emx 512sc, o mixer amplificado. seria bom? os 5.000,00 para o som acho que naum será tão problema, pois o que eu passar para igreja, procurarei dividir ao máximo. e se for usar quatro caixas, onde colocariam?, teria que ter sub?, equalizador?. Usaria as Caixas Fly? imagens=http://www.supertechbr.net/igreja.html

Estou "istudano" o máximo que posso, pois o tempo é curto. Me dê mais dicas sobre equipamentos, e se Deus quiser no mês que vem poderemos tem um som decente graças as ajudas de Vcs.

Obrigado por tudo e desculpe pelos erros.

Aqui não é tão fim di mundo com falei, fica a 180 km de Govenador Valadares e 220km de BH. desses km, só 28 são estrada de terra.

Há, e se tiver alguém do forum de "Bobeira" em SP, a Yamaha abriu umas vagas. dêm uma olhada = http://www.yamahamusical.com.br/paginas/institucional/trabalhe.htm.

Abraços - Obrigado - Fábio
 
28km de terra já é o fim do mundo! (hehe) Mas tem internet! Não é tão fim do mundo.

Alguém comprou a LiveSom? Meu Deus, uma mesa com pelo menos 20 anos de idade! Eu não tenho coragem de dirigir um carro velho assim, imaginem pilotar uma mesa de som.

Se puder comprar uma Yamaha, então show de bola. Vai fundo. MG 166CX. Aqui na minha cidade sai por R$ 1.450,00 para consumidor final. 10 canais mono + 2 estéreo (teclado e baixo). Também tem a MG206C, na faixa de R$ 2.100,00.

Mesa amplificada é bom se você precisar de mobilidade. Você tira a mesa de vez em quando da igreja para outros eventos? Se sim, a EMX 512 é jóia, mas ela já tá em cima da quantidade de canais, você não teria como ampliar.

Resolvido isso, o restante pode ser aqueles que eu falei. Não esqueça de testar e testar as caixas. E se a acústica for horrível mesmo, não compre caixas grandes, nem sub. Compre caixas com falantes de 10" (não de 8", no máximo 12"). Antera TS-400, Leacs VIP 200, etc.

Não invista em graves: eles só vão trazer mais embolação.

Quanto a posição das caixas, coloque inicialmente no mesmo lugar, apenas troque as existentes. Mudanças são aos poucos, sinta como ficou, deixe o pessoal se acostumar, depois você melhora mais.

Um abraço,

Fernando
 
Fabim,

Sua igreja é Católica?

Se for, estude bem a acústica do templo, pois igrejas católicas, principalmente as mais antigas, possuem a característica acústica peculiar de eco e excesso de superfícies reflexivas (mármores, vidrais, etc). O RT60 dos templo católicos costumam ser altos.

Sei lá, mas derepente você vais instalar umas caixas lá, e vai continuar o problema de falta de inteligibilidade.

Vai por mim, as igrejas católicas antigas não foram concebidas para uso de equipamentos de som eletrônicos, somente acústicos.

Vale muito a pena a contratação de um consultor para o tratamento acústico.

Sds,

Eduardo.
 
Obrigados Amigos do Som Ao Vivo.

Fernando, sobre a LiveSon, é como te falei. Falei que tinha que "consumir" (ou melhor, sumir com ela), brinquei com o responsável que a comprou que é um dos líderes da igreja hoje, e apesar dele adimitir que ele completou nesse mês exatos 21 anos de aquisição, ele quase me bateu, falou que os jovens não valoriza nada que é antigo, que gastou muito para comprá-la, etc, etc. Não dei muita idéia, fiquei de boa e o respeitei, pois o senhor já é de idade avançada. Queria mesmo poder te doar essa raridade. Mas na mesma hora num aparece um maluko, que ouvindo a conversa disse: "Se for vender, dou 200,00 à vista". O homi quase teve um enfarte. rs

A mesa sim a gente usa em um evento que criamos para a comunidade, uma vez por mês, para animar o povo, pq aqui nem cidade é. A da Yamaha emx 512 (R$ 1.699,00), mas só tem 8 canais monos. No limite.
Mas daria para usar uma outra mesa em cascata no aperto? Tipo uma Yamaha MG-8/2CX (R$ 550,00). A MG166cx (1.300,00) é uma boa. Ó dúvida cruel. Agora sobre as caixas se substituir e manter o local, os músicos são precisar de um novo retorno. Powerplay, ou power click?

Oi Eduardo, obrigado pela observação, é Católica sim, mas naum é antiga como as das cidade vizinhas, que são históricas. Deve te no máximo uns 30 anos. É bem simples de material, só as janelas cheias de vidrais basculantes que são enormes. 4 de cada lado. Dimensão ,08mX2,20m a 2,20 m do chão. Ela é bem pobre de material por dentro, mas graças a Deus, rica de fiéis. Aqui nosso Distrito, tem 900 habitantes. Um povo bem humilde, mas religioso. essa deve ser umas das igrejas mais simples da região. E o Engraçado que o primeiro diamante do Brasil, foi encontrado à 12 kms daqui. No nosso famoso Rio Suassuí (nem tão famoso assim). Quanto ao profissional, naum conheço nenhum que possa fazer isso pra mim. Aqui naum é tão longe das Cidades Pólos, mas é meio contra mão. Governador Valadares= 165 km
Belo Horizonte= 280km Ipatinga=175km . Se souberem de alguém, me avise.

Eu Quero fazer um curso, mas tá difícil afastar da empresa por muitos dias, pq sou técnico, administrador, compro e vendo, financeiro, marketing, Ufa, é um sufoco. Mas estou istudano todas as apostilas de áudio de encontro na internet, estou devorando tudo, pois o que sei da área, aprendri por esforço próprio, pesquisas, curiosidade, "ampanhando" em algum evento, etc. Quanto mais aprendo, mais descubro que não sei nada.

Obrigado por tudo e que Deus os Abençoe, e se precisar de Algo, Fabim di Tereza está disposto a ajudar.

Abraços

Fábio
 
Fábio,

21 anos de idade não é pouco. Os capacitores já foram embora a muito tempo. Mas, se o valor sentimental é grande...

Já que você vai mantê-la, então a EMX 512 é uma boa idéia. Compre-a e use a LiveSom quando você precisar de mais canais.

Como você está começando, acho que tem que ir aos poucos. Compre a EMX (se não quiser outra) e duas caixas boas somente então. Coloque no lugar das duas primeiras, desligue as duas de trás, e vá aprendendo a regular, etc.

A EMX é uma boa idéia porque ela alimenta PA e retorno, então você pode aproveitar alguma coisa que já tenha para os retornos.

Acho que é isso. Na falta de um consultor com um projeto detalhado e perfeito, vá aos poucos. Você já arranjou mics bons, agora mesa com amp, efeito e equalizador (a EMX), mais duas caixas. Um bom gasto. Depois, é ir aos poucos, vendo onde aparece novas necessidades e onde não.

Uma experiência com Interior. Visitando casas de parentes da minha mulher bem na zona rural mesmo, encontrei uma igreja no meio de duas comunidades, duas vilas. A igreja ficava no meio do nada, a 3km de uma vila e a 3km da outra. Parei para assistir o culto, e descobri que construíram assim porque só podiam fazer uma igreja para as duas comunidades. Usaram o exemplo de Salomão: dividam a criança.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Amigos do Som Ao vivo. Trago Boas nova. Recebemos Hoje a tão Sonhada mesa de Som, a Beringher PMP5000 (R$ 1650,00 20 canais + ampl. 1200W) a EMX512 da Yamaha tava pelo mesmo valor, mas porém só 12 canais. Acho que já dá pra começar. Sobre as Caixas, estou na dúvida cruel, pois, as Attack pra mim que sou revendedor (venda casada), sai mais barata que as leac's, Antera ou Selenium. E a qualidades das Attack's? São Boas? Pensei em pegar uma A300TI ou uma A500TI. Qual seria a melhor escolha?

Conto mais uma vez com a ajuda de vcs. Obrigado

Fábio
 
Olá Fabim, tava sumido.

Beringher PMP5000 R$ 1650,00

Preço para você que é revenda, certo? Nas lojas está muito mais. E o amp dela não é 1200W, isso é pico. Pelo manual diz que são 800W RMS, e olhe lá... Mas um bom equipamento, que vai lhe atender.

Para ela durar mais, deixe-a em um local fixo, cubra-a com um pano para proteger da poeira, e tente colocar um aterramento para o equipamento. Dê uma lida nos artigos sobre "Eletricidade e Sonorização".

Quanto às caixas, ATTACK é uma excelente marca, melhor que Leac´s e Antera. As A300Ti e A500Ti são boas pedidas, mas...

A A500Ti tem mais potência, mas duvido que você precise disso tudo dentro da igreja.

A A300Ti tem 200W RMS, um casamento perfeito para um amplificador com 400W RMS por canal.

A A500Ti te dá mais grave, a A300Ti menos também, mas eu iria de A300Ti mesmo, a menos que o povo aí goste de "pancadão" de graves.

Um abraço,

Fernando
 
Valeu Bersan.
Ultimamente tenho muito trabalho e pouco tempo. Graças a Deus. Obrigado pela dica. Vou de A300TI. Tô ligando na Attack agora. Mas se o pessoal gostar de Pancadão, depois podemos acoplar um sub, num é mesmo? E Se quiser aparecer por aqui para estreiar a mesa e o restante do som, o convite tá de pé.

Abraços.

Fábio
 
Outra dúvida Bersan. Agente monta o som as vezes na praça, para um evento social, "A praça é Nossa".
Nesse caso a A500Ti num seria melhor, ou o grave dela atrapalharia dentro da igreja?


Obrigado

Fábio
 
É, eu pensei nesta possibilidade quando você perguntou antes, mas acabei não escrevendo.

A escolha entre uma caixa e outra deve levar uma série de fatores, alguns importantes mas nem sempre lembrados:

- Peso! Uma tem 18kg, outra tem 26kg. Pode parecer "pouco", mas pergunte a quem vai carregar qual prefere.

- Tamanho - mesmo problema que o anterior. A caixa de 15" (A500Ti) é maior que a A300Ti.

- Potência - uma caixa tem 200W RMS (A300Ti), enquanto a outra tem 300W RMS (A500Ti). Mas você quer usar quantas caixas na igreja? Duas? Quatro? Será que são necessários 800W na igreja mesmo? Ou 1200W (lembrando que neste caso o amp interno da mesa NÃO ATENDE) ? E fora da igreja, precisa de muito volume ou é algo mais "comedido"?

- Graves! A de 15" vai dar graves melhores que a de 12". Isso pode ser útil ou não. Em áreas abertas, é melhor ter graves sim. Mas em áreas fechadas com acústica deficiente, os graves geralmente são os que mais reverberão. Neste caso, caixas com falantes mais pobres em graves (12" ou mesmo 10" ou 8") podem se tornar uma alternativa interessante para minimizar os problemas da acústica.

Mas há inúmeras formas de contornar o problema. Você pode adquirir a de 15" e tirar os graves no equalizador da própria mesa, por exemplo, atenuando um pouco os 250Hz (-1 ou -2dB), 125Hz (-3 ou -4dB) e os 63Hz (-6dB). Nesse ponto, melhor ter a caixa de 15" que a de 12", pois é muito mais fácil TIRAR graves (atenuar) que COLOCAR graves (reforçar).

Mas tudo depende também do estilo musical. Há contrabaixo na igreja? Há bumbo microfonado? São os instrumentos mais beneficiados pelos graves (o teclado também, em menor grau). Se for só para voz e violão, mesmo uma caixa de 10" atende perfeitamente).

E nas festas sociais? Rola um som mecânico com estilos "puxados" no pancadão (tecno, funk, drum'in bass, house, trance)? Então melhor de 15" que o de 12".

- Preço. Não sei os preços (para você é mais fácil, compra como revenda), mas será que a diferença é muito grande? Será que X reais vale a diferença de um pouco de graves a mais? Ou será que compensa já pegar uma caixa melhor e não precisar de subs no futuro? Quanto melhores graves a caixa que você comprar fornecer, menos chance haverá de, no futuro, você precisar de comprar um subwoofer.

Certas questões não são fáceis, porque há inúmeros prós e contras. Esta é uma delas. São decisões que só você mesmo pode tomar.


Um abraço,

Fernando
 
Olá Bersan.

Respondedo sua pergunta, pretendo usar 4 caixas na igreja. Na igreja usamos guitarra, teclado, contra-baixo e agora que temos mesa, poderemos usar a bateria tbm. No Evento social, só usamos músicas religiosas, mas tem uns Funk gospel, uns dance católicos, então tem um pouco de batidão. A diferença de Preço da A300Ti para a A500TI é de 115,00. E por incrível que pareça, a attack sai para revenda, bem mais barata que as leac's ou antera. O que faço? vou de A300 ou A500? A a500 já naum daria pra usar no amplificador da mesa. Temos dois subs com falantes de 15, os falantes tão ruins, mas os subs tem boa sonoridade. Só usamos os sub no eventos, pois é grande e pesado: 90X60X50 60Kg c/ falante. 4 A300TI seria a melhor escolha?

Conto mais uma vez com vcs.

Obrigado

Fábio
 
Fabim,

já que a diferença é tão pequena, 115,00, compensa mais pegar a caixa grande logo (aliás, tem como fazer esse preço e pedir para entregar em Vitória/ES? heheheh).

Você já disse que tem uso para os graves:

mas tem uns Funk gospel, uns dance católicos, então tem um pouco de batidão.

Então já compensa os falantes de 15", e os subs (60kg? Caramba!) podem ser aposentados (quem carrega vai agradecer).

A a500 já naum daria pra usar no amplificador da mesa.

Dá sim, não há problema. Mas você precisa aprender a respeitar o limite do equipamento, ou seja, evitar o clip, clipamento. Dá uma olhada nestes artigos (é um pouco complicado, mas tem tudo lá):

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=145">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=145</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=146">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=146</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=149">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=149</a><!-- m -->

A grande vantagem é que a diferença é irrisória (115 x 4 = 460,00, mas tem que ver o frete, já que são 8 kg mais pesadas cada uma), e você terá mais 400W de potência, potência de caixa para dar e vender.

Mas não esqueça: dentro da igreja, para diminuir a reverberação, dê uma atenuada nos graves no equalizador, como já explicado em mensagem anterior.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo