Ajuda em mini curso basico e ligeiro para minist de louvor

JediRoquer

New Member
Bom amigos, preciso da Ajuda de vcs. O Presbítero lider do ministério de Louvor me convidou para falar na classe do mistério de Louvor 1 domingo.

Eu tenho muitas coisas que queria explicar a eles, mas o tempo não é muito (+-1Hr)

Logo que surgiu o convite eu pensei no seguinte tema:
"Diferença entre ROADIE, SONOPLASTA E OPERADOR DE ÁUDIO. "
Tenho muitos problemas com a galera que termina de usar e simplesmente larga tudo e vai embora ( fones,
cabos, instrumentos...)

"Diferenças entre ensaio e passagem de som."
"Como tirar o melhor do microfone, instrumento e equipamentos de áudio." ( voltado para regulagem, como segurar o microfone, como não segurar o microfone)
"Menos é mais" ( não entendo por que insistem em tocar violão e guitarra como se fossem o mesmo instrumento, pra que 4 pessoas cantando se todas fazem as mesmas vozes?)

Já deu pra ver que a coisa tá séria aqui na minha igreja, e só de ter rolado essa oportunidade é um passo muito grande. É uma oportunidade que não queria desperdiçar despejando minha insatisfação com o que está ruim, mas sim motivar a galera a melhorar mais!

Se alguém já passou por isso, ou tiver alguma idéia...
 
Re: Ajuda em mini curso basico e ligeiro para minist de louv

Cara, eu já fiz esse "mini-curso" várias vezes em igrejas.
Em geral, a melhor estratégia que vejo é ser engraçado (para não ofender com críticas diretas a um ou outro músico) e exemplificar com situações dentro da realidade deles, para que seja mais fácil de memorizar.
Quanto ao conteúdo técnico, não vejo dificuldade nesses assuntos. Se você tem alguma dúvida, pergunte diretamente.
 
Re: Ajuda em mini curso basico e ligeiro para minist de louv

Valew Rafael!!! fiz uma busca e não tinha achado o termo correto. vou corrigir! :lol:

Então Gabriel,

A Parte técnica é tranqüila.
minha duvida seria qual tema abordar em um primeiro minicurso desses.
 
Re: Ajuda em mini curso basico e ligeiro para minist de louv

JediRoquer disse:
"Diferença entre ROLD, SONOPLASTA E OPERADOR DE ÁUDIO. "
Tenho muitos problemas com a galera que termina de usar e simplesmente larga tudo e vai embora ( fones,
cabos, instrumentos...)
Explique qual a diferença e diga para eles que vc não é roadie deles para cuidar de seus instrumentos, se não ouvirem, seja um pouquinho drástico e deixe os instrumentos de quem não tem zelo desligado e diga o porque, na apostila do Bersan tem um relato sobre isto. Afinal a falta de zelo dói no bolso e toma tempo para a manutenção.

JediRoquer disse:
"Diferenças entre ensaio e passagem de som."
"Como tirar o melhor do microfone, instrumento e equipamentos de áudio." ( voltado para regulagem, como segurar o microfone, como não segurar o microfone)
A captação correta é a porta de entrada, se acontecer alguma falha aí todo o restante do processo é comprometido, daí a importância do uso correto dos mics.

JediRoquer disse:
"Menos é mais" ( não entendo por que insistem em tocar violão e guitarra como se fossem o mesmo instrumento, pra que 4 pessoas cantando se todas fazem as mesmas vozes?)
Agora uma questão que pende para o lado musical, "Menos é mais" não se aplica neste caso. O que deve estar acontecendo é falta de conhecimento musical.
Podemos ter 10 violões tocando juntos mas cada um com sua aplicação, se uníssono ou cada um cuidando de uma faixa da harmonia, sempre digo para os meninos aqui que acompanhar com um instrumento só é mais fácil do que acompanhar em grupo, vc tem tocar para o grupo, onde deve atuar e etc. Se um instrumento de base está fazendo a rítmica o outro faz os detalhes, não há regra definida, não haver conflitos hâmonicos e de frequências. Quanto as vozes qual o problema de se ter várias pessoas fazendo a mesma voz? coral funciona assim e etc.
 
Re: Ajuda em mini curso basico e ligeiro para minist de louv

jopereira,
Cara, tem um teclado aqui na igreja que nós apelidamos de "ornamentação" de tanto tempo que tem que ele está montado no mesmo lugar, sem ninguem tocar, só "embelezando" a paisagem!
 
Re: Ajuda em mini curso basico e ligeiro para minist de louv

Eu acho que você devia expor para eles a importancia dos dois ministérios.
Mostrar o quão importante é que voçês trabalhem em harmina, mostrar o que eles podem fazer para facilitar o seu trabalho e o que voçê pode fazer para facilitar o trabalho deles.

Mas talvez Deus também quer dizer algo a eles atraves de você. Por isso ore muito e procure compreender como Deus quer lhe usar.
 
Back
Topo