Ajuda em projeto de espaço e acustica.

kaus08

New Member
Fala pessoal, blz?
No fundo de casa tem 4 paredes erguidas de uns 15m². Alvenaria comum com tijolos normais, quando construida foi só pra guardar tranqueira.. então queria aproveitar o espaço ali pra montar um home studio para gravações somente. Já que o lugar é alugado, então queria ver umas opções mais acessíveis não tão definitivas..

O espaço é dividido em dois.. 1/3 dela ficaria a tecnica, o restante sobraria para gravações, batera, voz.. etc.
Só que não sei bem como ficaria distribuido o espaço ali, qual melhor lugar para colocar a bateria, os mics para vocal.. E levando em conta a acustica também, como ficaria um esquema acustico legal nessa parte da sala?

Sobre isolamento, tava pensando em redesenhar o retangulo todo com drywall, dando o espaço de uns 10-12cm da alvenaria, e preenchendo o gesso com lã de vidro/rocha. Mas não sei se fechar o RETANGULO seria a melhor opção. O teto também, por enquanto só esta com ternite, não sei o que colocar la. O chão é cimentado, maderite ficaria legal?
Levando em consideração as imagens abaixo, o que vcs acham em questão distribuição no espaço e a acustica?

ug04.png


sqdb.png


9x0.png


09wl.png


1c.png
 
Re: Ajuda em avaliação de espaço e acustica.

Boa tarde Kaus08!

Antes de qualquer coisa, se você está pensando em isolamento vai ter que gastar um pouco sim, sem falar que esta não é uma coisa tão simples . É bom diferenciar condicionamento acústico, que é tratar as reflexões no interior do ambiente de forma a tornar esse ambiente acusticamente apropriado para o fim ao qual ele se destina e o isolamento, que é impedir que os sons produzidos no interior de um ambiente saia e que os sons externos entrem. As duas coisas requerem um bom conhecimento para que sejam feitas de forma correta e funcionam melhor quando são feitas sob medida.

Se o local do estúdio não está ligado à casa, é uma construção separada, os ruídos estruturais provavelmente não serão grande problema, assim o piso principalmente não necessitará de grandes intervenções (considerando as restrições citadas por você). Se a ideia é gastar pouco, forre-o com um carpete. Com relação as paredes, estou passando abaixo alguns links de vídeos que podem te ajudar. Para o tratamento acústico das paredes uma sugestão seriam "bass traps" nos cantos e materiais fonoabsorventes (placas acústicas) no restante. O grande mestre Sóllon do Vale em um de seus livros disse que para ambientes muito pequenos, uma boa opção é abafar tudo e compensar com um bom reverb digital (não é uma reprodução exata do texto). Para o teto, se você não pretende construir uma laje, certifique-se que não há vazamentos ou trincas nas telhas pois você terá que construir um forro com alguma quantidade de lã de rocha por cima para amenizar o barulho especialmente em dias de chuva. Tanto para teto quanto paredes, uma boa sugestão seria complementar o tratamento usando alguns difusores, de forma a não tornar o local tão morto assim e nem refletir muito fortemente o som, dando algum equilíbrio.

Outras coisa, locais pequenos especialmente podem apresentar sérios problemas, especialmente com relação as frequências graves. Tratar essas frequências, que têm grandes comprimentos de ondas, não é algo simples. Paredes paralelas (como é o seu caso e o da imensa maioria das construções) potencializam alguns desses problemas. Uma boa forma de tornar as reflexões de graves mais coesas é evitar dimensões iguais (altura=largura=comprimento), ou muito próximas.

Não sou "expert" no assunto, nem profissional da área, estou te dando dicas de coisas que já li, vi e ouvi. Aqui no fórum há várias pessoas mais gabaritadas que eu, inclusive para desenvolver um complexo (e caro!) projeto acústico para você. Certamente esse não pareceu ser seu interesse. Se a ideia é ser simples e funcional, acho que vai te ajudar.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=Xi7CLSjo0-w">http://www.youtube.com/watch?v=Xi7CLSjo0-w</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=axa72IRJQw0">http://www.youtube.com/watch?v=axa72IRJQw0</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=YNiDU9lNz3A">http://www.youtube.com/watch?v=YNiDU9lNz3A</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=NktxrqXtKaA">http://www.youtube.com/watch?v=NktxrqXtKaA</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=pJREeuIBQ4g">http://www.youtube.com/watch?v=pJREeuIBQ4g</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=3Z6AaLIpg30">http://www.youtube.com/watch?v=3Z6AaLIpg30</a><!-- m -->
 
Re: Ajuda em avaliação de espaço e acustica.

Boa Tarde

Em relação ao Isolamento: Há essa necessidade? Existe ruído externo que possa prejudicar uma gravação? Existe vizinhança, casas, que se incomodariam com o som produzido no interior do estúdio?

Se a resposta pra alguma das perguntas acima for sim, então precisa de isolamento, nesse caso vai ter que gastar, sempre é indicado um consultoria profissional, mas também dá pra fazer algo com pesquisas próprias, desde que se saiba o que está fazendo.

Você já tá no caminho, Drywall + Lã Vidro/Rocha, só tome o cuidado com ruídos produzidos por impacto mecânico, ou seja, Vc tem que fazer isso como se fosse uma caixa, não havendo contato do Drywall com a alvenaria, talvez o piso não precise ser flutuante, nesse caso, teria que usar algum tipo de borracha sob as paredes de Drywall pra evitar o contato direto com o chão.

Em relação ao tratamento Acústico, sugiro que faça tudo, coloque seus equipamentos no estúdio e depois veja como vai ficar o ambiente, analise e veja o que tá sobrando (Graves, médios e agudos) e trate essas frequências, com muito cuidado pra não exagerar e tirar demais essas frequências. Se as paredes formarem ângulo de 90º use Bass Traps, acredito que isso terá mesmo que usar, mas em relação a outras frequências, primeiro isole, e depois analise o ambiente em relação a reverberação e sobras de frequências.
 
Re: Ajuda em avaliação de espaço e acustica.

andrecorrea e Felipe Moreira

Desculpa a demora responder, essa semana foi corrida hehe.. e obrigado pelas respostas!

Bom, repensei em tudo aqui, fiz uns orçamentos e caras..o isolamento tem um custo muito elevado se for pra fazer bem feito, e gastar muito em um lugar não definitivo é complicado.

andrecorreia, acabei de ver todos os videos que me passou cara, me ajudou muito.. valeu! Tbm to lendo o manual de acustica do Sóllon.

Felipe, cheguei a conclusão de que fechar essa area toda com drywall não dá, passa dos meus limites. Acho que não há necessidade de isolar 100% o lugar mesmo, é bem no fundo de casa, não tem muito perigo com ruidos estruturais. Ao lado depois de um muro, tem uma data vazia enorme, e a parede do vizinho não faz divisa. Enfim, em termos de "espaço" é legal. Agora, eu disse que talvez precisaria de um revestimento isolante interno porque assim, quando as paredes foram erguidas não foram bem feitas, não fecharam o lugar completamente, tem vazamentos, tem frestas abertas e tal, mas acho que uma reforma básica de cima a baixo nessa estrutura já ajuda. Já gravei la do jeito que tá, tinha feito uns revestimentos básicos com placas OSB fechando um quadrado em uma parte e em seguida um tratamento basico, e ficaram legais, mas tinha aquele ruido de ambiente sacam..

Minha maior preocupação é impedir que o som externo mesmo que pouco, (ruidos de ambiente mesmo, e não barulhos), atrapalhe as gravações.. e com o teto c/ ternite em dias de chuva nem sei o que fazer.
O teto é o seguinte, acho que vou seguir sua idéia andrecorreia, porque a laje ficaria dificil fazer lá por questões da casa ser alugada.

- Que tipo de material me recomendariam pra fazer o forro?

O chão tambem vou seguir sua ideia andre, a do carpete, mas acho que vou colocar pelo menos tacos ou madeira fina pra não juntar muita sujeira e pó.
Agora as paredes, existe algum outro material além do drywall, que ajude a revestir o lugar interno? Aquelas placas OSB, se distanciadas e montando o mesmo esquema tipo:

"SOLIDO | MANTAS ACUST. | BOLSA DE AR | MANTAS ACUST. | SOLIDO" ..será que AJUDA a amenizar? Sei que não vai isolar, mas ajuda pela menos? hahah

Quanto a acustica do lugar, to lendo, vendo videos e tal e por enquanto vou me atentar mais a esses detalhes da base estrutural mesmo.
Enfim, quero ir por partes e agradeço a ajuda de todos que puderem e que ja me auxiliaram! heheh

Obrigado mais uma vez,
Abraços!
 
Back
Topo