ajuda na ligação de cabos!

grpst

Well-Known Member
Pessoal, sempre me ferro com esse lance de comprar cabo pronto, então comecei a fazer os meus,mas tenho umas dúvidas!
só uso cabos, P10-P10(guitarra, baixo e teclado) P10-XLR e XLR-XLR(por que minha mesa só tem 4 entradas XLR..
Tenho que montar 3 cabos XLR-XLR, pois já tenho um da livewire, 4 P10-XLR, e 2 P10-P10!
Minhas dúvidas são a respeito da ligação dos cabos!
sempre liguei do jeito que achei que deveria, mas sempre tive medo..os cabos sempre funcionam, mas gostaria de fazer perfeito dessa vez!
1ª-tenho uma maquinha de solda, e a solda comum que eu uso, tem diferença entre outras soldas essa comum, ou da tudo no mesmo?

2ª-quando eu faço cabos P10-P10, já percebi que só tem 2 locais pra soldar, no caso, um negativo, e um positivo correto? mas na maioria dos fios que vejo, tem sempre 2 fios, e um ao redor deles, geralmente esses dois vem encapados, um vermelho e um tranparente, azul ou até verde!
no próprio plug P10, onde boto o negativo e onde bota o positivo? Há necessidade de soldar o terra com o + ou com o -, corto ele, e não soldo?

3º No caso do XLR-XLR, e do XLR-P10, minha dúvida é...o XLR, tem uma numeração, 1, 2 e 3 correto? qualé o positivo, qual é o negativo e qual é o terra nessa numeração? o que aprendi é 1-terra, 2-negativo, 3-positivo...ta certo?
e tem necesssidade de ligar o terra?

e se tiver algum cuidado que eu possa fazer pra não ter o risco de queimar o microfone, me avisem pois uso muito, tanto pra gravações caseiras da minha banda gospel, pra microfonar bateria e gravar voz, quanto pra apresentações!
abração :D
 
1º - a solda normal serve, até mesmo por que só vi solda desse jeito pra soldar cabos.
2º - no P10 o positivo (transparente, azul, verde, branco ou qualquer outro) é soldado no pino do meio correspondendo a ponta do plug, já esse que vem enrolado, junte ele e o fio vermelho e solde-o no outro lugar.
3º - numeração correta é, 1-terra, 2-positivo, 3-negativo. O terra serve para diminuir algum tipo de ruido. Quanto a queimar microfones, é só vc soldar os os fios com a numeração correta, isso é claro se seus mics usarem phanton power, caso contrario não tem problema.

olhe na figura que vc vai entender melhor:
conector.jpg
 
Olá Grpst,

o Lucas já lhe deu umas boas dicas, deixe-me apenas complementar.

Existem conectores que só tem 2 pinos (positivo e negativo), e outros com 3 pinos (positivo, negativo e terra). Exemplos:

2 pinos:
P10 mono

3 pinos:
P10 estéreo (P10 TRS)
XLR

Existem fios que vem na seguinte configuração:

fios coaxiais - um condutor interno (positivo) e uma malha condutora externa (negativo), que envolve o fio interno. Logo, são 2 condutores.

fios coaxias duplos ou balanceados (na minha terra são conhecidos mais como balanceados) - são dois condutores internos (positivo e negativo) e mais malha condutora externa (terra), que envolve os fios + e -. Logo, são 3 condutores.

Diante disso, o correto é "casar" o tipo de fio com o tipo de conector. Um cabo P10 mono - P10 mono exige um cabo coaxial. São 2 pinos em cada plugue, para 2 condutores do fio. Já um cabo XLR-XLR exige fio balanceado. Três condutores para 3 pinos em cada plugue.

A exceção à regra é o cabo P10-XLR (ou XLR-P10). Essa ligação não é profissional, é fora de norma, usada apenas (deveria ser apenas) em ligações amadoras. Muita gente faz esse cabo usando fio de apenas 2 condutores, soldando junto os pinos 1 e 3 do conector XLR. Funciona, mas é fora de padrão.

Cabos P10-XLR deveriam ser feitos sempre com conector P10 estéreo, e sempre com fio balanceado. Nessas condições, temos 3 condutores e 3 pinos em cada plugue.

Não há problemas em fazer um P10 mono - P10 mono com fio balanceado, soldando o condutor negativo junto com a malha de terra. Só que o fio balanceado é mais caro que o fio coaxial, logo você está gastando mais dinheiro do que deveria. A diferença é de 50 centavos a 1 real por metro, faça suas contas.

Por último, uma dúvida comum. No fio balanceado, quem é o positivo e quem é o negativo? O vermelho ou o branco (ou verde, ou transparente, etc)? (lembrando que a malha externa é sempre aterramento)

Na verdade, quem define é você. A malha externa é sempre soldada no pino 1 (terra), e os condutores internos, quem define é você. A única regra é que, se você soldar o fio vermelho no pino 2, também solde o fio vermelho no pino 2 do outro lado.

Um abraço,

Fernando
 
Novas dúvidas!

nesse plug P10 que ta ai, é o estéreo ou mono?
ele tem, descarga de tracção, pino, ponta!
comprei um que não tem esse pino,ou seja, só me resta um local pra soldar, nessa parte horizontal que é a base da parte descarga de tracção!
eu ligo assim quando faço P10-P10, quando o cabo tem terra, uma cor na parte "ponta", a a outra cor junta com o terra na parte horizontal, sempre funcionou, e quando não tem o terra, que é parelelo, que uso do amp pras caixas, vai o prateado na horizontal, e o "dourado" no "ponta".
O XLR to conectando perfeitinho, terra 1, positivo 2, negativo 3, minha dúvida era na outra ponta onde fica o P10,ai vou aguardar vocÊs responderem, por que, pelo meu entendimento, essa parte descrita como "pino", tem em alguns, e nos que não tem, a parte que fica na horizontal funciona como o "pino" e o terra vai junto com o fio que for na horizontal!
e outra dúvida, phantom power, o que vem a ser?
Só pra avisar..não uso XLR-XLR em todos pois minha mesa só tem 4XLR( MARK AUDIO M12SX) então sou obrigado a usar outros p10-XLR por enquanto!
abração!
 
acabei de ver que esse P10 ai é mono, pois o estéreo tem 2 linhas pretas!
para quais finalidades eu devo usar mono, e para quai estéreo?

Amplificador-Caixa de som
Caixa de som-Caixa de som(puxando de uma pra outra)
mesa-equalizador
mesa-amplificador
P10-P10 pra instrumentos
P10-XLR- microfones

desculpa ai o trabalho gente, eu meto a mão mas sou bem leigo sahuash
 
Olá "grpst", por enquanto vou tentar explicar as coisas de uma maneira simples até você pegar o jeito do "negócio".

1º - Para instrumentos elétricos, pode-se utilizar cabos desbalanceados, também conhecidos como "MONO", vulgo P10-P10, nestes usa-se conectores mono e as soldas são feitas da seguinte forma, o "fio" central é soldado no centro do plugue, este será o positivo, a "malha" que circunda o "fio" central, é soldada na lateral(ou como você disse na "horizontal")do plugue, este será o negativo.Por este sistema ser desbalanceado ele se torna suscetível à interferências externas, por isso não se recomenda fazer cabos muito longos;

2º - Para microfones, recomenda-se o uso de cabos balanceados(devido às interferências), também conhecidos como XLR-XLR, vulgo "cabo Canon", nestes usa-se conectores XLR-XLR, do jeito que você já sabe(se precisar usar entradas P10 na mesa, adquira alguns adaptadores XLR-P10, é muito mais prático).

3º - Existem outros casos, como, efeitos, compressores, etc, que podem precisar de cabos balanceados com plugues P10, assim o cabo é chamado geralmente de "estéreo", e é feito se soldando o positivo no centro do plugue, o negativo ao lado do positivo(quando você ver vai saber) e por fim a malha ou terra na lateral horizontal do plugue.

4º - Entre amplificador e caixa ou entre caixas costuma-se utilizar o cabo "paralelo", também conhecido como "cabo bicolor", vulgo "flamenguinho", neste caso a solda fica assim, (exemplo vermelho e preto), o "fio" vermelho é soldado no centro do plugue(+) e o "fio" preto é soldado na lateral do plugue(-).Lembre-se, quando for ligar caixas entre sí tome cuidado com o tipo de ligação(série ou paralelo) dependendo da ligação desejada é necessário inverter a polaridade de UMA das pontas do cabo

Só para constar, a sua pergunta sobre a solda em sí, têm fundamento e muito, pois existem inúmeras diferenças entre os "ferros" de solda e muito mais diferença entre os metais de adição(conhecido como arame de solda), só que este é outro assunto... ...para outro dia.

Um grande abraço!
 
ta beleza, entendi perfeitamente, no geral:
1- paralelo+fio coaxial de 1via+malha para amp-caixa de som
2- XLR-XLR para microfones, e de preferência, um adaptado xlr-p10 no meu caso pra não ter que fazer cabos xlr-p10.
3-cabos pra guitarra, teclado e instrumentos elétricos, de preferência p10-p10 estéreo ou mono.

mais uma dúvida!

quando se faz p10-P10 estéreo, usando cabo balanceado ligando (+) no centro, (-) no meio e malha na horizontal, se torna 1 cabo literalmente balanceado, ou só há condições disso com XLR-XLR?
vale a pena fazer p10 estéreo(macho)-XLR macho para ligar instrumentos elétricos por line?

e só mais uma dúvida!

se eu fizer uma doideira da seguinte forma, uma caixinha com um jack p10 ligado a 2 jaks p10, teria como eu fazer com que o fio da guitarra fosse a essa caixinha, e dela saíssem 2, 1 pro line da mesa um pro amp da guitarra? funcionaria como um direct box...será que funcionaria mesmo?
abração!
 
Vamos lá,

Primeira dúvida:

Parte um = Se o plugue for estéreo, sim, ele se torna um cabo literalmente balanceado.
Parte dois = No caso, você estaria conectando um instrumento elétrico(alta impedância) numa entrada destinada à baixa impedância, isto acarretaria, com um certo tempo, na possível queima do canal da mesa.Pode-se fazer isto utilizando um Direct Box(DI), desta forma você estaria balanceando o sinal(já que o cabo já é balanceado) do instrumento, então ele "entraria" na mesa com baixa impedância.

Segunda dúvida:

-Para ser sincero funciona sim(você estaria fabricando um multi-cabo "splitado" de uma p/ duas vias), porém, não é o mais recomendado(não é errado só não é recomendado), o correto seria enviar o sinal para o amplificador de guitarra e da saída do amplificador de guitarra para o line da mesa, caso o seu amplificador de guitarra não possua uma saída escrito "LINE" ou "DIRECT OUT" ou coisa parecida, você vai ter que microfonar o falante do amplificador de guitarra, em algum lugar entre a borda e o centro do falante e de preferência com um microfone do tipo SM-57.

Acho que é isto, qualquer dúvida estamos à disposição.
 
grpst disse:
... quando se faz p10-P10 estéreo, usando cabo balanceado ligando (+) no centro, (-) no meio e malha na horizontal, se torna 1 cabo literalmente balanceado, ou só há condições disso com XLR-XLR?

Calebe Lobo disse:
Parte um = Se o plugue for estéreo, sim, ele se torna um cabo literalmente balanceado.

O cabo fica balanceado sim, no entanto, a saída dos instrumentos não é balanceada... por isso não adianta fazer um cabo balanceado, se a saída do instrumento não é... desse jeito, o sistema continua desbalanceado.

grpst disse:
vale a pena fazer p10 estéreo(macho)-XLR macho para ligar instrumentos elétricos por line?

As entradas de linha são do tipo jack para P10 (J10). Não vai adiantar fazer cabos com plugue XLR macho.

grpst disse:
se eu fizer uma doideira da seguinte forma, uma caixinha com um jack p10 ligado a 2 jaks p10, teria como eu fazer com que o fio da guitarra fosse a essa caixinha, e dela saíssem 2, 1 pro line da mesa um pro amp da guitarra? funcionaria como um direct box...será que funcionaria mesmo?

Isso na verdade é um splitter... traduzindo... um divisor de sinal. Se a mesa estiver próxima ao instrumento (cerca de 7 m, incluindo a distância entre o instrumento e caixinha, e depois da caixinha até a mesa), vc pode fazer sem problemas, mas se estiver longe não. Esse sistema é desbalanceado e fica vulnerável a ruídos induzidos eletromagneticamente.

[]'s
 
Grpst,

faça donwload e dê uma lida nessa apostila abaixo. Logo no início fala de cabos. As suas dúvidas todas estão respondidas lá:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/curso_completo_de_sonorizacao_ao_vivo.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/c ... o_vivo.pdf</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Grpst,

faça donwload e dê uma lida nessa apostila abaixo. Logo no início fala de cabos. As suas dúvidas todas estão respondidas lá:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/curso_completo_de_sonorizacao_ao_vivo.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/c ... o_vivo.pdf</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando

OK to lendo a apostila!


calebe lobo disse:
Para ser sincero funciona sim(você estaria fabricando um multi-cabo "splitado" de uma p/ duas vias), porém, não é o mais recomendado(não é errado só não é recomendado), o correto seria enviar o sinal para o amplificador de guitarra e da saída do amplificador de guitarra para o line da mesa, caso o seu amplificador de guitarra não possua uma saída escrito "LINE" ou "DIRECT OUT" ou coisa parecida, você vai ter que microfonar o falante do amplificador de guitarra, em algum lugar entre a borda e o centro do falante e de preferência com um microfone do tipo SM-57.

esqueci que todas as caixads de guitarra e baixo que temos, tem saída line...só tinha esquecido que elas ficam ruins quando eu tento gravar pelo line, mas pra mesa, num show mesmo, deve ficar boM!
creio que nõa fique bom pelo line, pelo fato dessa mesa não ter uma saída rec com uma boa relação sinal ruído!

abração gente!
 
Back
Topo