Ajuda na reformulação do som da Igreja

alan_lima

Member
Olá amigos, A paz a todos,

Ontem fui convidado a uma igreja de minha denominação de um outro bairro para ajudá-los a melhorar o som pois está muito velho o equipamento que eles têm, sinceramente me cortou o coração ver o estado de conservação do som deles, os cabos estão todos cheios de emendas, conectores quebrados e enferrujados etc, tem apenas duas caixas da frente do templo funcionando, além da mesa de som estar com dois canais ruins e vários faiders estalando, etc.

Bom a príncípio o presbitério da Igreja vai enviar para a Igreja 1 Mesa de som Ciclotron MXS 8 canais, 2 Potencias DBL 1500, 4 caixas para P.A. Work (Facão) e 1 de retorno. Abaixo tem um desenho (horrível eu sei) com o esquema atual, a mesa está na pior posição possível. Então vamos mudá-la de lugar não dá pra colocar no fundo da igreja mas acho que aonde estou sugerindo ficará melhor. Outra coisa sei que a maioria vai condenar o equipamento mas é o que eles tem então temos que trabalhar com isso mesmo.

Para interligar a mesa sugeri um multicabo de 12 vias, que passaremos por cima das vigas de madeira para não ficar aparente, eu particularmente tento fazer com que os cabos fiquei o menos visivel possível, minha idéia é fazer duas caixas com conecotes P10 de painel uma próximo ao grupo de louvor e outra próximo a mesa. Os instrumentos são 1 teclado, 1 baixo (Sugeri um cubo ficaram de analisar), 1 violão, 1 guitarra, a bateria não está microfonada.

Minhas dúvidas são como a mesa não tem XLR teria que passar o mic. do púlpito também pelo multicabo porém ele ficaria desbalanceado, será que isso daria interferencia, (a ia esquecendo é uns 15 mts de multicabo).
A outra dúvida é o retorno para os intrumentistas posso ligar a saída da potencia no multicabo e mandar para o retorno dos instrumentistas passando pelo multicabo também.

Aceito sugestões para melhorar esse esquema:

14da165c78f8af3f6b967b87c64ba99c.jpg
 
Alan, a posição da mesa ainda não é a ideal, mas como você já usa sistema desbalanceado se puxar ela mais para trás vai trazer mais risco de interferencias do que você já tem. Então você vai ter que ficar indo até o fundo da Igreja para conferir como o está o som no ambiente, ou arrumar alguem pra te ajudar nesta tarefa.

Quanto a enviar o sinal da mesa para a potencia pelo multicabo, não tem problema algum, pode fazer tranquilamante.
 
Metal disse:
Quanto a enviar o sinal da mesa para a potencia pelo multicabo, não tem problema algum, pode fazer tranquilamante.

Veja bem Alan: enviar o sinal da mesa para as potências utilizando o multicabo: CORRETO!!!
enviar o sinal já amplificado pela potência para as caixas de retorno, utilizando o multicabo: DE FORMA ALGUMA!!!


O certo é que você mande esse sinal através de um cabo PP para as caixas de retorno. Creio que um cabo de 2mm já resolva seu problema.
 
ThiagoVarella disse:
enviar o sinal já amplificado pela potência para as caixas de retorno, utilizando o multicabo: DE FORMA ALGUMA!!!

Não tinha prestado atenção a este detalhe, li rapido e entendi que seria mandar o sinal para o amp. Foi mal
Tiago valeu a correção.
 
passa detalhes dos eqptos pra gente poder dar ideias masmi concretas.. se tua mesa tem entrada XLR, pq num faz um multicabo XLR e coloca DIRECT BOX pros instrumentos, balenceia todo seu sistema.. e num faz o multicabo com duas caixas naum, de um lado sima bandeijha com todos os conectores femes de painel e do outro (lado da mesa de som) todos conectores machos de linha...aumenta um poko seu multcabo e tenta trazer a mesa mamsi pra traz..pra vc ouvir o som com clareza...
 
ericrisso disse:
passa detalhes dos eqptos pra gente poder dar ideias masmi concretas.. se tua mesa tem entrada XLR, pq num faz um multicabo XLR e coloca DIRECT BOX pros instrumentos, balenceia todo seu sistema.. e num faz o multicabo com duas caixas naum, de um lado sima bandeijha com todos os conectores femes de painel e do outro (lado da mesa de som) todos conectores machos de linha...aumenta um poko seu multcabo e tenta trazer a mesa mamsi pra traz..pra vc ouvir o som com clareza...
Ericsso, tenta escrever de novo pois ta complicado entender seu post.
 
Ericsso a linha MXS não tem entrada XLR somente P10. (Ts1/4)

E por favor, tenta não assassinar a Língua Portuguesa ok?
 
ericrisso disse:
passa detalhes dos eqptos pra gente poder dar ideias masmi concretas.. se tua mesa tem entrada XLR, pq num faz um multicabo XLR e coloca DIRECT BOX pros instrumentos, balenceia todo seu sistema.. e num faz o multicabo com duas caixas naum, de um lado sima bandeijha com todos os conectores femes de painel e do outro (lado da mesa de som) todos conectores machos de linha...aumenta um poko seu multcabo e tenta trazer a mesa mamsi pra traz..pra vc ouvir o som com clareza...

8e42f6d63416e7eb76f718a4969454b3.gif


:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
 
PERDÃO PELOS ERROS, ESCREVI ONTEM A NOITE COM O NOT NO COLO.. AI JA VIU O QUE SAIU NE... PERDÃO... não li com detalhes que ele tinha descrito os eqptos todos deles.. desculpem...
 
Olá a todos, gostaria de saudar a todos com a Santa e Gloriosa Paz do Senhor Jesus Cristo! Gostaria que dessem uma olhada no meu esquema:

Esquema para o P.A.:

Entra tudo na mesa→Saídas R e L da mesa→equalizador FBQ3102, bandas 1 e 2→Caixas de P.A.(duas caixas, que ficam suspensas no teto)

Esquema para o retorno:

Mic s/fio→canal 22 da mesa→auxiliar3→equalizador FBQ1502, banda1→
→compressor, banda3→amplificador oneal2300pseries, banda1→caixa de retorno1 e 2 (sendo a 2 de frente para o baterista, no canto da igreja);

Mic s/fio→canal 22 da mesa→auxiliar4→equalizador FBQ1502, banda2→
→compressor, banda4→amplificador oneal2300pseries, banda2→caixa de retorno3

Vocalistas 1,2 e 3→canais 1,2 e 3 da mesa→auxiliar3→equalizador FBQ1502, banda1→
→compressor, banda3→amplificador oneal2300pseries, banda1→caixa de retorno1 e 2 (sendo a 2 de frente para o baterista, no canto da igreja);

Vocalistas 4 e 5→canais 4 e 5 da mesa→auxiliar4→equalizador FBQ1502, banda2→
→compressor, banda4→amplificador oneal2300pseries, banda2→caixa de retorno3;


Baixo→entrada 6 da medusa→canal 9 da mesa→auxiliar1→power play via1→caixa do baixo→fone do baixista;

Violão→entrada 7 da medusa→canal 10 da mesa→auxiliar2→power play via2→caixa do violão→fone do violonista;

Guitarra→entrada 8 da medusa→canal 11 da mesa→auxiliar7→power play via3→caixa da guitarra→fone do guitarrista;

Teclado→entradas 9 e 10 da medusa (estou tentando fazer o teclado ficar estéreo)→canais 25 e 26 da mesa→auxiliar8→power play via4→entradas direita e esquerda do teclado(não temos cubo para teclado)→fone do tecladista;

Inicialmente, quero agradecer a todos vocês aqui do fórum; o que tenho aprendido com vocês aqui não tem preço! Sou iniciante aqui do fórum (esse é o meu primeiro tópico) e penso em fazer o esquema mostrado acima para melhorar a qualidade do som da igreja de onde sou sonoplasta, principalmente para o retorno dos instrumentistas e vocalistas.
Bom, minha igreja tem um tamanho médio, prefiro não chutar as dimensões dela para não cometer erros grosseiros. Temos um púlpito de tamanho ideal, e a cabine de som fica na galeria da entrada da igreja. Com certeza o meu pastor não vai querer tirar a cabine de lá. Já tentaram invadir a cabine de madrugada, mas para a honra e glória do Senhor não conseguiram entrar na cabine e desistiram! Bom, a princípio vou fazer uma lista dos equipamentos que nós já temos e depois uma lista do material que pretendemos comprar.
Se vocês repararem, são 5 vocalistas e duas caixas de retorno para eles, por isso a caixa de retorno 1 fica direcionada para 3 vocalistas e a caixa de retorno 2 fica voltada para outros 2, acho que fica melhor para eles se ouvirem.

Já temos:

1. Mesa: behringer eurodesk SX3282, ela possui 32 canais e 6 auxiliares (na verdade são 8, mas até onde sei não dá para usar mais que 6 ao mesmo tempo);
2. Equalizadores behringer FBQ 3102 (usado para P.A.) e FBQ 1502 (usado para caixas de retorno);
3. Amplificadores Machine A3500 (usado para P.A.) e Oneal 2300P Series (usado para caixas de retorno);
4. Compressor Behringer MDXL 4600, com quatro vias de compressão; pretendo usar duas para P.A. e outras duas para caixas de retorno;
5. Microfones com fio da shure, muito bons e 1 sem fio da shure também (SM 58, não é o Beta), usado para o pastor, pregadores, solistas e dirigentes do culto;
6. Um fone de ouvido pra mim (LYCO LC PRO 200);
7. Uma guitarra, Um baixo, um teclado, um violão e uma bateria (peço desculpas, mas eu não verifiquei as marcas dos instrumentos, mas funcionam muito bem);
8. Um cubo de baixo, cuja marca não me lembro, um cubo de violão da meteoro e um cubo de guitarra da marshall; pois é, não temos cubo para o teclado ainda. Todos os 3 cubos são bem potentes.
9. 4 caixas de retorno, sendo duas feitas por um irmão abençoado da nossa igreja, de qualidade igual ou até melhor que as outras duas caixas.
10. 1 direct box behringer DI 100 (não sei em qual instrumento usar ainda, mas se for preciso usar para mais algum outro instrumento ou mesmo para todos eles, pretendo comprar mais adiante).

Pretendo comprar:

1. 1 Power play da behringer, estou em dúvida se compro HA8000 ou HA4700;
2. 4 fones de ouvido Koss the Plug; sei que o porta pro seria melhor, mas não cabe no meu orçamento no momento rs;
3. Multicabo santo angelo de 8 vias, não para a medusa, mas para ligar os auxiliares às vias do power play, quero que o power play fique no púlpito para os instrumentristas regularem o volume;
4. Um bom aparelho de cd player para tocar os cds dos solistas e grupos, gostaria inclusive de saber o melhor cd player para igreja que custe menos de 1000 reais.

Juntando o que temos com o que pretendemos comprar, pude fazer o esquema acima.
A mesa tem auxiliares 1,2,3,4,5,6,7 e 8, sendo que o 7 e 8 parecem só funcionar se apertar o shift, que desativa os auxiliares 5 e 6. Acho melhor apertar o shift e usar os auxiliares 7 e 8, que posso usar como pré-fader. Os canais 1,2 são pré-fader, o 3,4,5 6 são pós, e o 7 e 8 posso escolher.
Quero usar os auxiliares 1,2,7 e 8 como pré-fader para o power play, não quero estourar o ouvido dos instrumentistas com o fone rs, e por isso vou ter que usar os auxiliares 3 e 4 (que são pós-fader) nas caixas de retorno (não é o ideal, mas vou tomar cuidado com isso).

Minhas dúvidas são:

1. Estou certo em usar os auxiliares como escrevi acima?
2. Dentro um custo benefício coerente, estou comprando os equipamentos certos?
3. Posso fazer essa ligação do power play (que vai estar no púlpito, não vai estar na cabine comigo) com os cubos sem o risco de queimar nem um nem outro? Como fazer essa ligação?
4. Uso power play HA8000 ou HA4700? Apesar do HA4700 ter as 4 vias, que parecem ser o suficiente, acredito que as vantagens do ha4700 serão supridas pelos cubos dos instrumentistas, não sei, gostaria de saber isso também(estou preferindo o ha8000, que tem mais 4 vias de sobra);
5. Posso usar os fones da koss the plug? Não sei se seria o ideal para o HA8000, aquele lance das resistências mínimas de 100 Ω por fone, mas dizem que tem um ótimo isolamento;
6. Tem como mutar os cubos dos instrumentos pro púlpito, fazendo o som sair apenas para os fones e para as caixas de P.A.? A ideia é colocar um pouquinho de nada do som dos instrumentistas nas caixas de retorno para os vocalistas acompanharem, mas as caixas de retorno, com exceção da do baterista, são para os vocalistas, o pastor, os solistas com cd, os dirigentes e pregadores;
7. Se ao invés de eu comprar o multicabo santo angelo para ligar os auxiliares da mesa com o power play eu usasse fios elétricos, a qualidade piora?
8. Quais dos instrumentos (guitarra, baixo, violão e teclado) precisam do direct box? Como fazer essa ligação?
9. Alguma sugestão para melhorar o esquema?

Agradeço pela paciência daqueles que leram, saiba que qualquer ajuda é muito bem vinda! Preciso de vocês, muito obrigado e fiquem na Paz de Jesus!
 
Back
Topo