Ajuda sobre Nota fiscal em serviço autonomo

Pedro Gustavo

New Member
Olá Galera..mais uma vez preciso da ajuda de quem puder...

Desculpe se está no setor errado essa pergunta, nao achei lugar mais apropriado.

Enfim..é o seguinte.
Precisamos de um case para teclado. E todos sabem que é muito mais jogo mandarmos fazer do que comprar um pronto.

Achamos um cara, que faz um case de PRIMEIRISSIMA qualidade, lindo, resistente, "confortavel" pro intrumento...perfeito.
Mas ele não tem empresa, é pessoa física, trabalha por conta própria. Portanto, não emite nota fiscal.

Eu li em diversos lugares, foruns, que pessoa física e autonomos são dispensados da obrigaçao de emitir nota fiscal. Mas nao achei isso em nenhum documento oficial, ai internet afora.

Portanto, segeri a compra do case desse cara para nossa igreja, e só faltou me chamarem de ciminoso.
Portanto, se alguem souber me indicar um documento oficial (esses da receita federal ou miniterio da Fazenda) que dispense o profissional autono, ou pessoa física, para eu pode PROVAR, pra essa pessoa que me "ridicularizou", que eu nao estou errado, eu agradecria!

Um abraço a todos!
 
A PAZ



Pedro existe sim quem emite a nota fiscal legal. Tenho conhecimento que as prefeituras emitem as de serviços, só não tenho ter certeza se secretaria da tributação do estado tambem emite. Procure verificar juntos as secretarias, tanto do municipio quando do estado qual o procedimento.
 
A PAZ


Falando agora com minha irmã que é contadora, ela me informou que se for de serviços voce consegue na prefeitura e a de mercadorias na secretaria de tributação do estado. Pode pedir Nota fiscal Avulsa, e se ele não tiver CNPJ pode ser mesmo o CPF
 
Obrigado Heriberto!

Vc sabe me dizer um lugar que eu tenha essa informaçao documentada, que pessoa física nao é obrigada a emitir nota fiscal?

Preciso "provar a ignorancia" de quem me ridicularizou!

um abraço
 
Pedro,

Aqui na minha cidade ( Salvador-BA ) quando faço locação de equipamentos, consigo tirar na secretaria da fazenda do municipio ( prefeitura ) nota fiscal de prestação de serviço. Lá eu pago o imposto ( ISS ) sobre o valor do serviço, forneço os dados da empresa "tomadora " do serviço e tiro a nota.
Mas no seu caso, vc precisa de nota fiscal de venda. Acho que ai vc deve ir na secretaria da fazenda do estado e procurar informações
 
gabriel_equalize disse:
Pra que nota fiscal? Ainda mais igreja, que não tem que comprovar renda nem nada...
Pega o dinheiro, paga e acabou.

Pois é Gabriel....tb acho isso....mas já ouviu em uma palavra chamada "BUROCRACIA"?

Seguinte....eu preciso provar pra esse cara, que nao é errado se comprar um produto de uma pessoa física ( e nao juridica), sendo autonomo, que vende produto esporadicamente, sem nota fiscal!

Eu sei que tem maneiras de se conseguir uma nota fiscal...só que esse cara da igreja disse que isso é errado, que é crime...mas nessas condiçoes nao é!..eu preciso ler isso num documento oficial pra provar pra esse cara que na verdade é ele que está errado!

abraço!
 
A PAZ

Pra que nota fiscal? Ainda mais igreja, que não tem que comprovar renda nem nada...
Pega o dinheiro, paga e acabou.
Não é bem assim, precisa sim, pois as igrejas tem CNPJ e tem que prestar contas.
E tanto que necessitam de contadores.
E outra se voce mexe com dinheiro, então mesmo que não seja para o governo voce precisa ainda prestar conta a igreja,]
afinal, precisamos de transparencia.
 
heriberto disse:
A PAZ

Pra que nota fiscal? Ainda mais igreja, que não tem que comprovar renda nem nada...
Pega o dinheiro, paga e acabou.
Não é bem assim, precisa sim, pois as igrejas tem CNPJ e tem que prestar contas.
E tanto que necessitam de contadores.
E outra se voce mexe com dinheiro, então mesmo que não seja para o governo voce precisa ainda prestar conta a igreja,]
afinal, precisamos de transparencia.


Tudo o que eu compro peço a nota e entrego ao tesoureiro pois o dinheiro não é meu, mas tem coisas que a "loja" não emite nota e então peço um recibo e muitas vezes é recibo comum estilo Tilibra.
Na prestação de contas vai constar as notas e recibos e na apresentação consta como "Dinheiro usado no ministério de musica".

Faça o que sugeriram, mas se quiser usar somente um recibo, não tem problema, pois ele constando Assinatura e Cpf da pessoa, entre vc e Igreja fica tudo resolvido.
 
gabriel_equalize disse:
Pra que nota fiscal? Ainda mais igreja, que não tem que comprovar renda nem nada...
Pega o dinheiro, paga e acabou.
Aqui TUDO tem que ser com nota e no nome da instituição (Igreja) senão a igreja nem pagar paga; e acho isso muito correto.
Evita problemas com o fisco, desvios que poderiam acontecer, uso irregular de verba, etc...

Um esquema "amador" assim pode favorecer demais o erro. Apesar de sermos igrejas, temos de agir como empresa!
 
Pedro, você poderia usar uma RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo).

O vínculo estabelecido entre um profissional autônomo (prestador de serviço) e o seu contratante (tomador de serviço) é formalizado através do Recibo de Pagamento a Autônomo - RPA - que é um documento gerado no ato da efetivação do pagamento pelos serviços prestados por aquele. Por se tratar de um documento comprobatório para inúmeras finalidades, ele permite destacar os tributos a serem recolhidos pelo contratante, tais como INSS, IRRF e ISS. Em algumas situações, dependendo da categoria profissional do autônomo, é facultado também o recolhimento de outras taxas e tributos específicos envolvidos nessa contratação.

retirada de: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.neointerativa.com.br/rpa/tutorial/index.html">http://www.neointerativa.com.br/rpa/tutorial/index.html</a><!-- m -->

Modelo de RPA: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/modelos/recibos/reciboautonomo.htm">http://www.consumidorbrasil.com.br/cons ... tonomo.htm</a><!-- m -->
 
Quero saber se a porta da frente da igreja quebrar, e o único chaveiro 24h da região não tiver nota...
Quero ver quem deixa de fazer o serviço.
 
Alguem pode me informar de um documento que me prove que profissional autonomo, ou pessoa física que realia vendas eventuais, não é obrigado a emitir nota fiscal!?

abraços!
 
Ola Pedro Gustavo

Eu não entendi muito bem sua historia, mas procure um bom contador que ele te dira como isso funciona.
 
A PAZ


Quero saber se a porta da frente da igreja quebrar, e o único chaveiro 24h da região não tiver nota...
Quero ver quem deixa de fazer o serviço.

Bom, pode ser feito sim e como já foi falado aqui a igreja pode comprar um talão de recibo RPA e solicitar que o profissional assine, pois qualquer profissional que não seja cadastrado no min. da fazenda poderá emitir, e antes que ressalte que ninguem vai se lembrar disto, o correto é ter já um talão desses.
Isto é óbvio se administração da igreja for preocupada com a lisura, pois nem sempre os dirigentes da igreja ficam até se aposentarem, portanto precisam para que as próximas administrações não tenha do falarem. Mas este assunto já está mais batido que carro de bebado.

Pedro
Vc sabe me dizer um lugar que eu tenha essa informaçao documentada, que pessoa física nao é obrigada a emitir nota fiscal?
já estou em contato com minha irmã e estou verificando com a mesma sobre se tem alguma publicação sobre o assunto, ou se já é de dominio publico.
 
heriberto disse:
já estou em contato com minha irmã e estou verificando com a mesma sobre se tem alguma publicação sobre o assunto, ou se já é de dominio publico

Obrigado Heriberto! É exatamente isso que quero saber, e estou pedindo desde o primeiro recado que deixei aki..não quero saber alternativas..eu sei algumas.....quero exatamente isso a que vc se propos a me ajudar, PROVAR QUE NÃO É OBRIGATÓRIO A EMISSÃO DE NOTA FISCAL POR VENDEDOR PESSOA FÍSICA, QUE REALIZA VENDAS EVENTUALMENTE....mas eu acho que nao fui muito claro no começo.

Portanto, estou no aguardo caso vc acha algum documento, e agradeço muito sua ajuda!
um abraço!
 
Pedro,

Em nome da transparência, é muito importante as aquisições em igrejas com NF.

NF de serviço por autonomos: Obtida no orgão de receita municipal.

Aquisição de equipamentos pessoa Física: Compra-se um formulário de NF avulsa nas livrarias e se possível o vendedor pode anexar a este formulario a NF de orígem, comprovando assim a tributação do produto.

sds

Toninho
 
A PAZ
PROVAR QUE NÃO É OBRIGATÓRIO A EMISSÃO DE NOTA FISCAL POR VENDEDOR PESSOA FÍSICA, QUE REALIZA VENDAS EVENTUALMENTE....mas eu acho que nao fui muito claro no começo.


Pedro conversei com minha irmã e ela me informou que na própria normatização do ICM'S trata desse assunto. Realmente foi uma dificuldade conseguir essa orientação, pois quando arguimos. a resposta é logo como fazer e não como localizar as normas.
Espero que tenha ajudado a voce, abs
 
A PAZ


Normalmente sou chato,,,kkkkkkkkkkkkk....mas para os que puseram dúvidas ao que voce falou recomendo que imprima ou mande por emaill para eles o que passo para voce agora:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://sebraemgcomvoce.wordpress.com/2010/03/15/nota-fiscal-para-empreendedor-individual-orientacoes/">http://sebraemgcomvoce.wordpress.com/20 ... ientacoes/</a><!-- m -->
 
Back
Topo