Ajustes no DBX 260

Pessoal!
Como seria possível ajustar os parâmetros do DBX 260 de uma caixa que você não conhece?
A caixa no caso é recomendada pelo fabricante,a litragem,o tamanho do duto,mas e ai?
Como colocar todos os dados?O RTA consegue fazer isso?

Abcs!
 
Você tem que definir o modelo da caixa como "CUSTOM" e configurar tudo manualmente.
Você já tem o DBX? Ou vai comprar?
 
Fernando, nenhum equipamento que eu conheça faz isso que vc esta querendo, e alias, nem é essa a função deles - 260 e assemelhados.
Ou seja, especificar volume interno, dimensões do duto e o modelo do falante.
Alguns softwares mais sofisticados, LEAP, LDSPKCad Akbak permitem simular o comportamento da caixa, ja com os filtros (ativos / passivos) , equalizações e tudo mais. Mas nenhum aparelho permite isso.

A melhor forma de ajustar o dBX é medindo a caixa, tanto resposta de frequenciam quanto de impedancia e em função dos dados obtidos nas medições fazer os devidos ajustes. É necessario tambem saber-se o modelo do falantes em função do ajuste do limiter e controle de excursão.

Abs
 
Mestre Ullmann eu acho que ele estava falando dos parâmetros de correção mesmo, por esta fala dele.

fernando muzi disse:
A caixa no caso é recomendada pelo fabricante,a litragem,o tamanho do duto,mas e ai?
Como colocar todos os dados?O RTA consegue fazer isso?

Mas sua instrução foi a mais correta, porque todos os dados necessários DEVEM SER INFORMADOS MANUALMENTE ao gerenciador.

ps: O DBX não informa nem recebe dados tecnicos para construção da caixa, mas sim dados para o correto funcionamento dela. Como cortes, delay, atenuação, dinâmica (comp, limiter, noise gate), etc.
 
pTjz disse:
Você tem que definir o modelo da caixa como "CUSTOM" e configurar tudo manualmente.
Você já tem o DBX? Ou vai comprar?

Opa!
Tenho o DBX,nunca usei...
A caixa é de acordo com a sugestão do fabricante do Falante ( Sub SNAKE HPX 2180),litragem,tamanho de duto,isso tá tudo beleza,posso ali ajustar os cortes de frequências e tal,mas eu sei que tem muito mais para ser feito né!
Porque o lance da SNAKE é a assistência,um caos!!

Abcs a todos!
 
Não sei o que exatamente você entendeu, mas para não restar dúvidas, você poderá ajustar no DBX os cortes, delay, atenuação, dinâmica (comp, limiter, noise gate), etc. parâmetros para o correto funcionamento da caixa JÁ EXISTENTE/CONSTRUÍDA.

Quantos aos procedimentos a serem seguidos para configurar estes parâmetros, é difícil explicar escrevendo.
Procure no YOUTUBE a configuração do DBX PA+ é bem semelhante, vai te dar um norte a seguir no 260.
 
Olá Emerson Silva! Você não especificou o que exatamente vc iria processar nos monitores, se seria equalização, crossover ou dinamica por exemplo. Mas se servir de exemplo, uma vez num aperto em que fiquei sem o EQ para timbrar o bumbo com uma mesa analógica eu passei o PA para mono e usei a entrada B do DBX 260 insertada no canal do bumbo e fiz todo o processamento com ele, ou seja, EQ, GATE, COMPRESSOR e direcionei para uma das saídas. No canal A usei o sinal do PA normalmente... O operador de som da banda é que ficava um pouco perdido na hora de fazer os ajustes e chegou até sugerir deixar o bumbo direto só na mesa sem processamento nenhum hehehe... mas no final deu tudo certo.
 
A ideia seria utilizar os recursos do DBX nos retornos e também no PA, AGC, AFS, EQ... todos eles rs
*seria ideal se tivesse uma terceira entrada, para utilizar o PA em stereo!!!

Meus retornos são passivos, e pensei nessa possibilidade de enviar o sinal de um AUX para uma das entradas (A ou B) e direcionar uma das saídas para o ampli dos retornos, aproveitando os DSPs do DBX.
 
Bom, funcionar funciona, mas você teria apenas uma via de monitor sendo processada, enquanto que as outras não..........hehe. E quanto ao PA ficar em mono, no caso de som ao vivo isso não faz muita diferença não.
 
Vcv pode usar o 260 no PA e um mais barato nos monitores, tipo o Rack PA+ (blearghhhh)

Ou comprar um 480 ou 4800 que tem 4 entradas e 8 saidas totalmente configuraveis.

Abs
 
Melhor por que? Tirando do noise gate, o que você faria que o gerenciador que a 01V não faça na via do AUX?
Sem falar que você não precisaria trabalhar seu PA em mono, ou enviar aos monitores mesmo sinal que é enviado para o PA, economizaria uma grana e evitaria ruídos reduzindo elementos entre seu transdutor e sua fonte.

Sob suas justificativas não acho que o gerenciador seja um bom investimento ou justifique o gasto.
 
Só o eliminador de microfonias já seria de grande melhoria e ajuda, mas estou pensando melhor, e realmente não seria um investimento tão necessário, estou pensando em investir em melhores caixas para o retorno.
 
Olá pessoal, tenho um DBX260 e uma mesa BEHRINGER X32 meu PA é um STUDIO R 590 (8 CAIXAS) 4 subs SKY sound bass 1800 e 2 monitores ATTACK vrm 1230A todos ativos, como devo fazer o processamento do PA? Faço os cortes exatamente igual ao padrão de fábrica da caixa ou FULLRANGE funciona melhor? Também quero processar o monitor, é viável??? ME AJUDEM POR FAVOR!!!
 
gleisonbatera disse:
Olá pessoal, tenho um DBX260 e uma mesa BEHRINGER X32 meu PA é um STUDIO R 590 (8 CAIXAS) 4 subs SKY sound bass 1800 e 2 monitores ATTACK vrm 1230A todos ativos, como devo fazer o processamento do PA? Faço os cortes exatamente igual ao padrão de fábrica da caixa ou FULLRANGE funciona melhor? Também quero processar o monitor, é viável??? ME AJUDEM POR FAVOR!!!

Amigo se não tem conhecimento o bastante, não invente moda nem siga dica de curiosos, faça os cortes segundo sugerido pelo fabricante e preserve seu sistema.

Quanto ao processamento dos retornos, não é viável com o DBX260 a menos que use seu PA em mono, visto que o processador só tem 2 inputs.
Então faça os cortes do retorno na via AUX na X32.
 
Valeu pela dica pTjz, estava na dúvida pq um "curioso" me falou que funcionando a PA em FULLRANGE teria mais rendimento eu fiquei sem entender, se as caixas tem os limites de corte? Ai resolvi buscar ajuda com vcs aqui do fórum.

Muito obrigado!
 
Back
Topo