Alinhando frequências em um PA

aliabianco

New Member
Estava lendo o tópico "O mapa de alinhamento de sistemas de Sonorização", bem longo por sinal e tomei a liberdade de abrir um novo tópico.

Dentro da Última etapa (Quarta):
- Alinhamento de freqüências para o conjunto acústico do local (Acústica do ambiente e sistema de sonorização, as caixas acústicas).
– Avaliação subjetiva. São aos ouvidos que o sistema deve soar bem!

E tendo em vista:
- Que estamos com caixas bem distribuídas, alinhadas em frequência, tempo e tudo mais que estava sendo discutido no tópico em que citei.
- Ferramentas diversas de análise.

-Quais são os conceitos e princípios para fazermos o "acabamento", (acho que podemos fazer essa analogia né?) ou seja equalizarmos o sistema.
-Algumas dicas para separarmos os problemas acústicos dos de resposta do sistema.
-Que resposta de frequência devemos procurar. (Em um âmbito global ainda, sem levar em consideração a aplicação, ou seja a parte subjetiva)

Sugestões de leitura?

Grande abraço,
 
Ixii... Tem muita coisa espalhada ai pelo fórum.
Mais vou tentar responder suas perguntas.

Quais são os conceitos e princípios para fazermos o "acabamento", (acho que podemos fazer essa analogia né?) ou seja equalizarmos o sistema.
O acabamento final de uma equalização vem de ouvido mesmo, não tem jeito...
Por exemplo, suponhamos que você usa um analisador de spectro, já passou seu ruído rosa, seu sistema esta plano, visualmente tudo ok mais ainda falta um algo mais.
Ai não tem mágica, vai de ouvido e “mexa” até chegar onde você quer.

Algumas dicas para separarmos os problemas acústicos dos de resposta do sistema.
Se seu sistema tem uma deficiência em uma freqüência necessária, não tem jeito, troque o sistema.
Agora se sua sala tem deficiência em uma freqüência em especifico, um EQ ajuda, para SOBRAS simplesmente corte/atenue a freqüência até que fique bom/melhor possível, para FALTA basta dar ganho na freqüência ou atenar as demais para que se equiparem a esta.

Que resposta de frequência devemos procurar.
Não há resposta para esta pergunta...
Depende do que está se propondo a fazer!
 
aliabianco disse:
E tendo em vista:
- Que estamos com caixas bem distribuídas, alinhadas em frequência, tempo e tudo mais que estava sendo discutido no tópico em que citei.
- Ferramentas diversas de análise.

-Quais são os conceitos e princípios para fazermos o "acabamento", (acho que podemos fazer essa analogia né?) ou seja equalizarmos o sistema.
Se o sistema estiver como vc disse acima:caixas bem distribuídas, alinhadas em frequência, tempo e tudo mais que estava sendo discutido no tópico, é só fazer como o Eliabe disse ou seja :Avaliação subjetiva. São aos ouvidos que o sistema deve soar bem! Nesse caso quando se fala em frequências alinhadas quer dizer que o sistema já foi equalizado, então é só fazer a avaliação subjetiva.
aliabianco disse:
Que resposta de frequência devemos procurar. (Em um âmbito global ainda, sem levar em consideração a aplicação, ou seja a parte subjetiva)
Sempre que possível devemos procurar a resposta plana, mas sempre respeite os limites de seu sistema nunca o force à uma resposta que ele não consegue reproduzir.
aliabianco disse:
Algumas dicas para separarmos os problemas acústicos dos de resposta do sistema.
Para saber o que é problema de acústica ou resposta do sistema vc tem que fazer medições específicas, por exemplo para saber a resposta de uma caixa vc tem que fazer medições com o mic a 1 metro da caixa em campo aberto e no chão, depois conhecendo seus equipamentos( a resposta de suas caixas e seus limites ) fica fácil saber o quanto o ambiente está influenciando na resposta. Bons fabricantes enviam no manual todas as informações necessárias para vc saber a curva de resposta de suas caixas, agora se não tiver não tem jeito, vc vai ter que medir mesmo.

Deus abençoe.
Abraços.
 
O correto seria em uma câmara anecoica, mas isso é muito difícil para nós pobres mortais, por isso o menos comprometedor para se medir a curva de resposta de uma caixa acústica seria em campo aberto como um campo de futebol sem muros em volta para não ter reflexões e com o microfone perto da caixa para captar apenas o som direto tipo 1 metro da caixa, não sou especialista no assunto apenas um curioso, mas creio que com esse método irá conseguir resultados satisfatórios. Nestas condições de posse de um bom microfone de medição e um software de analise, basta medir a curva de resposta de sua caixa e ver em qual faixa de frequência ela responde melhor.
Como disse não sou especialista, caso haja algum erro os "mestres de plantão" sintam-se a vontade para corrigir.

Deus abençoe.
Abraço.
 
Excelente Tópico

Na minha opinião deveriamos discutir mais vezes sobre esse assunto de alinhamento do PA, acho ser a parte mais importante do audio, muito falamos a respeito de "qual é o mic melhor, qual é a mesa melhor e a caixa melhor" compra esse compra aquele, pouco

discutimos sobre alinhamento, fase e tempo! Veja bem pessoal, podemos ter a melhor mesa o melhor mic, o melhor instrumento e um excelente músico, de nada vai adiantar se o nosso sistema estiver cheio de buraco! Imagina um cara compra uma ferrari, mais a

estrada que ele vai dirigir for de toda esburacada, ele nunca vai poder tirar da ferrari tudo aquilo que ela pode dar! Essa é a minha opinião! Parabéns ao Aldo soares que deu uma aula pra gente!
 
marciorogeriu disse:
Se o sistema estiver como vc disse acima:caixas bem distribuídas, alinhadas em frequência, tempo e tudo mais que ...
Ops, acho que falei uma besteira sem querer quando escrevi "alinhadas em frequência", desculpem-me irmãos.
Nesta ultima etapa de "alinhar frequências" eu não encostei no equalizado ainda. Nesta etapa que irei começar a fazer as alterações.

Podemos estabelecer alguns princípios até agora nesta etapa então?

1 - Procurar uma resposta plana.
a - Respeitando os limites de seus sitema.

marciorogeriu disse:
Para saber o que é problema de acústica ou resposta do sistema vc tem que fazer medições específicas, por exemplo para saber a resposta de uma caixa vc tem que fazer medições com o mic a 1 metro da caixa em campo aberto e no chão, depois conhecendo seus equipamentos( a resposta de suas caixas e seus limites ) fica fácil saber o quanto o ambiente está influenciando na resposta. Bons fabricantes enviam no manual todas as informações necessárias para vc saber a curva de resposta de suas caixas, agora se não tiver não tem jeito, vc vai ter que medir mesmo.
Realmente não queria entrar no mérito de medir a caixa, isso é complexo...

marciorogeriu disse:
fica fácil saber o quanto o ambiente está influenciando na resposta.
No caso de arranjo de caixas, sabemos que a resposta varia de acordo com angulo de arranjo e etc. Adiantaria pouco saber a resposta de cada caixa individualmente. Neste caso; como podemos separar o que pode ser uma consequência do acoplamento e o que seria consequência da acústica?
 
Uma coisa é totalmente ligada à outra.
Importa sim saber qual é a resposta de freqüência da sua caixa, para isso não é preciso medir, leia as especificações do seu fabricante.
Mais porque? Pra que saber isso?
Pra fazer os devidos cortes.
Porque você pode estar tentando reproduzir algo que sua caixa não responde.
Porque você pode estar jogando para sua caixa, freqüências que ela não responde.
Etc...

E como separar o que é caixa e o que é acústica?
As maneiras técnicas não são tão usáveis para nós reles mortais... Então se é para fazer algo mais “leigamente” confie em seu ouvido...
Solte um ruído rosa e consiga uma resposta plana do sistema.
Conseguiu? Show de bola.
Solte uma música que você conheça muito bem, ta bom mesmo?
Daí pra frente qualquer sobra/falta é problema da fonte sonora (MIC, instrumentos, mesa, cabos, etc...) ou problema de acústica.

Há ainda algumas primícias...
Reverberação por exemplo, se você não tem NENHUM reverb em seu sistema ligado, sem dúvidas é a acústica.
Reflexão, som do retorno que volta para o PA, é acústica.
Por ai vai...
 
aliabianco disse:
marciorogeriu escreveu:
fica fácil saber o quanto o ambiente está influenciando na resposta.

No caso de arranjo de caixas, sabemos que a resposta varia de acordo com angulo de arranjo e etc. Adiantaria pouco saber a resposta de cada caixa individualmente. Neste caso; como podemos separar o que pode ser uma consequência do acoplamento e o que seria consequência da acústica?
Uma caixa com resposta por exemplo de de 40hz a 18Khz e uma curva tal ,sempre terá essa resposta, o que faz essa reposta sair de seu padrão é justamente quando são mal posicionaldas ou em local de acústica ruim ,é justamente por isso que vc deve conhecer a resposta de suas caixas, digamos por exemplo que em alinhar seu sistema em um determinado local você percebe um buraco em 3khz , mas conhecendo a resposta de suas caixas sabe que esse buraco não exite, então fica obvio que o lugar + posicionamento das caixas estão causando cancelamento nessa região do espectro, ou seja problema de acústica mais posição e não de resposta do seu sistema, muitas vezes resolvido apenas direcionando as caixas de maneira correta e não no equalizador como seria se fosse o sistema.

Abraço
 
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