Alugar ou comprar? Ativo ou passivo?

rcorintianor

New Member
Olá a todos do SAV...
Primeiro, registro meus agradecimentos pelo grande bem que este fórum já fez a tanta gente. Mais uma vez serei extenso.

Estou com alguns problemas e preciso muito da ajuda de vocês. Não tenho nenhuma formação, nunca fiz curso, tudo o que sei aprendo na prática e estudo artigos e 90% daqui do Somaovivo.:) Vamos lá:

Estamos passando por 10 dias de festa da padroeira do município. Serão 10 dias desgastante para mim, responsável pela sonorização.

Foram alugados 10 dias de palco, som, gerador e iluminação, algo em torno de R$ 52.000,00. (somente nessa estrutura).

Artistas católicos, de renome nacional, participarão, dois já foram, cada um com sua exigência. O que acarreta em grandes alvoroços entre empresa do som contratada, eu e os representantes dos artistas envolvidos. No fim, tudo dará certo, para os artistas, depois de claro, muito estresse.

Entendam que há passagem de som para dois eventos por dia: A missa e os artistas que se apresentam pós-missa - Este é um dos problemas.
O som na hora da missa, não está bom, devido aos atrasos da empresa: no 1º dia veio uma estrutura pela manhã e na hora da montagem vi que eram uma “caixinhas” da selenium ativa, com falantes de 6” + um TI, fiquei com medo e depois de muita briga pedi que trocassem, e demorou muito, o som atrasou, ninguém passou o som e foi um desastre total; outro dia foi o gerador que chegou 10min antes de começar tudo; outro, deu curto em um dos amplificadores e este estava mandando corrente elétrica em tudo, foi horrível também, e assim todo mundo reclama do “cara do som aqui”, mesmo eu não sendo o responsável pelo som nesses dias.

Mas já aprendi um bocado e queria já me programar para 2015. Teremos reunião no sábado, 13, para avaliar tudo, e, com certeza serei o centro das atenções, e queria propor algumas coisas.

Assim, me veio uma dúvida: Com esse montante de dinheiro eu não conseguiria montar um bom som para a igreja e já ficar bem equipada?
O som que veio: 8 Subs (4 de cada lado, de 18” 2000 RMS , cada). 8 Caixas de médios de 2x12” + Ti. No geral, tirando os atrasos e se tudo ocorresse "normal"o som atende perfeitamente ao evento.

O evento tem em média 2 mil pessoas ( entre 1000, em dias “normais” e 3000 nas atrações). Contudo, quero propor um som para 2 mil pessoas. Praça a céu aberto.

Já tenho vários equipamentos, o que eu quero sugerir são as compras do P.A. E, todo ele, ATIVO. Essa é minha ideia, pois nas missas dos finais de semana, são somente 2 pessoas para montar e, quanto mais eu simplificar o som, melhor. Já temos todos os instrumentos (bateria, com kit de mic + retorno de fone k414p; 2 teclados; 1 Violão; 1 contrabaixo com retorno de fone k414p, 4 vocais, 2 spot de voz 15+tuítas+ 1 caixa ciclotron que uso pra side. Não quero me deter aqui, a não ser que queiram).

Quais seriam os pontos que posso argumentar? Um sistema Ativo seria realmente a melhor opção, por quê? Se não, Por quê? E a durabilidade considerando o uso de 2 vezes por semana?

Quais as referências que devo explicitar: marcas, modelos, etc. E o final de tudo: continua a alugar ou encara uma compra deste porte?

Outra questão que me veio, há a possibilidade de sub de 15” falarem tão bem quanto de 18”?

Sei que há muitos pontos a levar em consideração, inclusive a sala onde guardamos/guardaremos o som: uma sala debaixo da escada medindo 1m de largura e 5m profundidade, caindo a altura em cada degrau, o mais alto 2m) mas levarei a questão para o Conselho e tenho que me programar, por favor me ajudem. Fiquem com a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Lembrando, R$ 50.000,00. Mas digam o que preciso para sonorizar bem esse quantitativo de gente e ambiente.
 
Amigão, Com este Orçamento Dá Pra Montar Um Bom P.A. Tudo Em Marcas Top's , Claro Que Vai Precisar de Várias Horas de Pesquisas, Sobre Os Melhores Preços, Faça Uma Lista De Tudo Que Precisa e Vai Procurando.
Em Relação a Atender o Público Desejado, Vai Depender Do Que For Comprar, Porém Caso Falte Som Para o Evento, em Um Próximo Quando Forem Locar, o Valor Da Próxima Locação, Já Vai Dar Para Deixar o P.A. Do Jeitinho Que Precisa, Dai Pra Frente é Dar Adeus a Esta Despesa.
Caso Você Entenda o Suficiente Para Montar Um P.A, Melhor Ainda, Caso Não Pode Até Contratar Um Consultor Profissional, Para Montar Pra você. Isso Parece Que Seria Mais Um Débito, Mas No Final, Com o Resultado De Compras Certas, Vai se Tornar Um Bom Investimento.
A Questão Do Sub de 15" e Do de 18" é Muito Relativa, vai Depender De Marca De Produto, Db SPL, Tipos de Caixas, Dentre Outros Fatores.
Siga a Lista De Produtos da Locadora e Faça Um Orçamento Em Cima Dela Pra Ter Uma Noção.
Procure Uma Loja Que Tenha Um Bom Preço, e Tente Comprar o Máximo de Produtos Apenas Nela, Isso Vai Te Dar Um Enorme Desconto No Pagamento.
 
Entra em contato com algum fabricante nacional pois assim eles podem fazer um orçamento e sugerir equipamentos para atender sua demanda, com isso pode ter uma ideia do que usar, sendo tudo da mesma marca facilita a manutenção de garantia por um mesmo fornecedor. Sendo ideal para seu caso um sistema Line Array, que pode ser nacional como os fabricantes citados abaixo ou importado como o RCF e Mackie, cada sistema tem sua particularidade e qualidade sendo ideal analisar cada um e os valores para seu custo beneficio, lembrando que os nacionais tem facilidade em assistência técnica e peças. Se puder ir a feiras como a AES e EXpomusic vai poder conversar com fabricantes e representantes e ouvir alguns sistemas funcionando para ter sua avaliação pessoal

http://studior.com.br/indexf.html

http://hotsound.com.br/

http://www.fzaudio.com.br/

http://taigar.com.br/site/

http://antera.com.br/imaster/

http://www.staner.com.br/
 
Obrigado pela atenção.
Estou interessado nas Caixas da StudioR. Entrei em contato com um representante, estou aguardando a resposta dele.
 
Com studio R estará bem atendido tanto em qualidade como em assistência, se bem que vai ser difícil ter a necessidade de manutenção em algum equipamento deles pois são super resistentes e pensado nas condições gerais de energia elétrica e transporte por estradas ruins encontrados pelo Brasil. Outro equipamento que vale a pena ser visto são os da FZ.
 
obrigado, Kadumixsoundez e Dj Garam.
Fiquei impressionado com os projetos da FZ, mas montarei um orçamento da STUDIO R.
Estou na dúvida agora quanto do melhor "casamento" das caixas: se a SKY 2200 ou a Sky 3000 com o Sub Sky Sound Bass 1200.
Pontos a analisar:
1. Vi relatos que a Sky 3000, por si só, pode suprir a necessidade de um Sub.
2. E que a Sky 2200, casada com o Sub tem melhores resultado devido aos falantes de 12" que os 15" da 3000.
3. Com a Sky 2200 posso usar só um teclado, Voz e Violão com bons resultados? Não esquecendo que pretendo trabalhar com banda completa: Bateria, Baixo, Violão, Teclado e 4 Vozes. Eventualmente com voz e teclado ou violão.

O orçamento incluirá 2 subs 1200 + 2 sky 2200 ou 3000.
Posso atender uma média de quantas pessoas em praça pública? Essa configuração está de acordo?

Desde já agradeço, Paz!
 
"Vi relatos que a Sky 3000, por si só, pode suprir a necessidade de um Sub"
Se você tem baixo e bateria no set, nenhuma caixa por mais grave que tenha dispensa o uso do SUB principalmente em lugar aberto.

"
Com a Sky 2200 posso usar só um teclado, Voz e Violão com bons resultados?"
Sim

"subs 1200 + 2 sky 2200"
O sky bass 1200 mão foi feito para trabalhar com as Sky 2200 e 3000.
O Sky Bass 1800 + Sky 2200 formam uma boa parceria
 
Muito bom Metal, obrigado.

Andei vendo tantos artigos sobre essas caixas da Studio R, que me atrapalhei na hora da digitação. Sempre estive de olho na Sky Bass 1800 e não na 1200, peço desculpas por isso.
Agora não estou conseguindo contatar ninguém da Studio R para um melhor orçamento. Todos os e-mail voltam sem serem entregues. Vou tentar telefone.
Muito obrigado a todos.
 
Back
Topo