rcorintianor
New Member
Olá a todos do SAV...
Primeiro, registro meus agradecimentos pelo grande bem que este fórum já fez a tanta gente. Mais uma vez serei extenso.
Estou com alguns problemas e preciso muito da ajuda de vocês. Não tenho nenhuma formação, nunca fiz curso, tudo o que sei aprendo na prática e estudo artigos e 90% daqui do Somaovivo. Vamos lá:
Estamos passando por 10 dias de festa da padroeira do município. Serão 10 dias desgastante para mim, responsável pela sonorização.
Foram alugados 10 dias de palco, som, gerador e iluminação, algo em torno de R$ 52.000,00. (somente nessa estrutura).
Artistas católicos, de renome nacional, participarão, dois já foram, cada um com sua exigência. O que acarreta em grandes alvoroços entre empresa do som contratada, eu e os representantes dos artistas envolvidos. No fim, tudo dará certo, para os artistas, depois de claro, muito estresse.
Entendam que há passagem de som para dois eventos por dia: A missa e os artistas que se apresentam pós-missa - Este é um dos problemas.
O som na hora da missa, não está bom, devido aos atrasos da empresa: no 1º dia veio uma estrutura pela manhã e na hora da montagem vi que eram uma “caixinhas” da selenium ativa, com falantes de 6” + um TI, fiquei com medo e depois de muita briga pedi que trocassem, e demorou muito, o som atrasou, ninguém passou o som e foi um desastre total; outro dia foi o gerador que chegou 10min antes de começar tudo; outro, deu curto em um dos amplificadores e este estava mandando corrente elétrica em tudo, foi horrível também, e assim todo mundo reclama do “cara do som aqui”, mesmo eu não sendo o responsável pelo som nesses dias.
Mas já aprendi um bocado e queria já me programar para 2015. Teremos reunião no sábado, 13, para avaliar tudo, e, com certeza serei o centro das atenções, e queria propor algumas coisas.
Assim, me veio uma dúvida: Com esse montante de dinheiro eu não conseguiria montar um bom som para a igreja e já ficar bem equipada?
O som que veio: 8 Subs (4 de cada lado, de 18” 2000 RMS , cada). 8 Caixas de médios de 2x12” + Ti. No geral, tirando os atrasos e se tudo ocorresse "normal"o som atende perfeitamente ao evento.
O evento tem em média 2 mil pessoas ( entre 1000, em dias “normais” e 3000 nas atrações). Contudo, quero propor um som para 2 mil pessoas. Praça a céu aberto.
Já tenho vários equipamentos, o que eu quero sugerir são as compras do P.A. E, todo ele, ATIVO. Essa é minha ideia, pois nas missas dos finais de semana, são somente 2 pessoas para montar e, quanto mais eu simplificar o som, melhor. Já temos todos os instrumentos (bateria, com kit de mic + retorno de fone k414p; 2 teclados; 1 Violão; 1 contrabaixo com retorno de fone k414p, 4 vocais, 2 spot de voz 15+tuítas+ 1 caixa ciclotron que uso pra side. Não quero me deter aqui, a não ser que queiram).
Quais seriam os pontos que posso argumentar? Um sistema Ativo seria realmente a melhor opção, por quê? Se não, Por quê? E a durabilidade considerando o uso de 2 vezes por semana?
Quais as referências que devo explicitar: marcas, modelos, etc. E o final de tudo: continua a alugar ou encara uma compra deste porte?
Outra questão que me veio, há a possibilidade de sub de 15” falarem tão bem quanto de 18”?
Sei que há muitos pontos a levar em consideração, inclusive a sala onde guardamos/guardaremos o som: uma sala debaixo da escada medindo 1m de largura e 5m profundidade, caindo a altura em cada degrau, o mais alto 2m) mas levarei a questão para o Conselho e tenho que me programar, por favor me ajudem. Fiquem com a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Lembrando, R$ 50.000,00. Mas digam o que preciso para sonorizar bem esse quantitativo de gente e ambiente.
Primeiro, registro meus agradecimentos pelo grande bem que este fórum já fez a tanta gente. Mais uma vez serei extenso.
Estou com alguns problemas e preciso muito da ajuda de vocês. Não tenho nenhuma formação, nunca fiz curso, tudo o que sei aprendo na prática e estudo artigos e 90% daqui do Somaovivo. Vamos lá:
Estamos passando por 10 dias de festa da padroeira do município. Serão 10 dias desgastante para mim, responsável pela sonorização.
Foram alugados 10 dias de palco, som, gerador e iluminação, algo em torno de R$ 52.000,00. (somente nessa estrutura).
Artistas católicos, de renome nacional, participarão, dois já foram, cada um com sua exigência. O que acarreta em grandes alvoroços entre empresa do som contratada, eu e os representantes dos artistas envolvidos. No fim, tudo dará certo, para os artistas, depois de claro, muito estresse.
Entendam que há passagem de som para dois eventos por dia: A missa e os artistas que se apresentam pós-missa - Este é um dos problemas.
O som na hora da missa, não está bom, devido aos atrasos da empresa: no 1º dia veio uma estrutura pela manhã e na hora da montagem vi que eram uma “caixinhas” da selenium ativa, com falantes de 6” + um TI, fiquei com medo e depois de muita briga pedi que trocassem, e demorou muito, o som atrasou, ninguém passou o som e foi um desastre total; outro dia foi o gerador que chegou 10min antes de começar tudo; outro, deu curto em um dos amplificadores e este estava mandando corrente elétrica em tudo, foi horrível também, e assim todo mundo reclama do “cara do som aqui”, mesmo eu não sendo o responsável pelo som nesses dias.
Mas já aprendi um bocado e queria já me programar para 2015. Teremos reunião no sábado, 13, para avaliar tudo, e, com certeza serei o centro das atenções, e queria propor algumas coisas.
Assim, me veio uma dúvida: Com esse montante de dinheiro eu não conseguiria montar um bom som para a igreja e já ficar bem equipada?
O som que veio: 8 Subs (4 de cada lado, de 18” 2000 RMS , cada). 8 Caixas de médios de 2x12” + Ti. No geral, tirando os atrasos e se tudo ocorresse "normal"o som atende perfeitamente ao evento.
O evento tem em média 2 mil pessoas ( entre 1000, em dias “normais” e 3000 nas atrações). Contudo, quero propor um som para 2 mil pessoas. Praça a céu aberto.
Já tenho vários equipamentos, o que eu quero sugerir são as compras do P.A. E, todo ele, ATIVO. Essa é minha ideia, pois nas missas dos finais de semana, são somente 2 pessoas para montar e, quanto mais eu simplificar o som, melhor. Já temos todos os instrumentos (bateria, com kit de mic + retorno de fone k414p; 2 teclados; 1 Violão; 1 contrabaixo com retorno de fone k414p, 4 vocais, 2 spot de voz 15+tuítas+ 1 caixa ciclotron que uso pra side. Não quero me deter aqui, a não ser que queiram).
Quais seriam os pontos que posso argumentar? Um sistema Ativo seria realmente a melhor opção, por quê? Se não, Por quê? E a durabilidade considerando o uso de 2 vezes por semana?
Quais as referências que devo explicitar: marcas, modelos, etc. E o final de tudo: continua a alugar ou encara uma compra deste porte?
Outra questão que me veio, há a possibilidade de sub de 15” falarem tão bem quanto de 18”?
Sei que há muitos pontos a levar em consideração, inclusive a sala onde guardamos/guardaremos o som: uma sala debaixo da escada medindo 1m de largura e 5m profundidade, caindo a altura em cada degrau, o mais alto 2m) mas levarei a questão para o Conselho e tenho que me programar, por favor me ajudem. Fiquem com a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Lembrando, R$ 50.000,00. Mas digam o que preciso para sonorizar bem esse quantitativo de gente e ambiente.