Amplificador no máximo sem clipar

Bom, quando comecei a estudar amplificadores X transdutores, uma recomendação unânime era que o amp deveria ter o dobro da potência do falante. Ocorre que a prática está me intrigando muito.

Simplesmente não consigo ver o tal ponto de clipagem quando coloco o amp no máximo. O amp é um Crown que empurra 1100watts em bridge 4ohms. O sub é um Bomber Up 350w 4ohms.

Então ?! Temos aí mais que o dobro de potência do falante. O amp não deveria estar clipando quando no talo?

ps: até desliguei o limiter... sei que esses amplificadores de hoje em dia usam uma tal de fonte (tipo de PC), que fazem eles mais leves porém com menos pressão sonora, confere?! Seria isso? Ou seria o caso de substituir por um sub mais potente? Eu deveria/poderia usar um sub mais potente para esse amp?
 
Enfim, troquei o Up 350w por outro, JBL Selenium Matador Max 800w 2+2ohms.

Então diante tanta relatividade entre prática e teoria, somente o que posso esperar mesmo é o feeling, confere?
 
A diferença de Um Sistema Com Headroom e Um Sem é Notável, Fez Bem Na Intenção, Mas Nunca Utilize Headroom Sem Um Limiter Muito bem Ajustado e Uma Estrutura de Ganho Bem Feita.
Seu Amplificador Não Vai Ativar o clip, Pois Está Trabalhando Certo e Aliviado, O Único Que Está Sofrendo é o Alto Falante, Coitado rsrsrs.
Lembrem-se é Mais Fácil Queimar Um Alto Falante ou Um Amplificador, Utilizando Headroom Sem Um Limiter, Do Que Um Amplificador Da Mesma Potência Do Falante.
 
Valeu irmão!

E o que acha da substituição pelo Selenium de 800w VS Amp 1100w ?

Assim, apesar de ter ouvido falar que os transdutores automotivos são de construção pobre, coisa que resisto acreditar, comparando dois modelos do mesmo fabricante Selenium : Matador (15SW12A) VERSUS Pro (15SW3P) não consigo ver grandes diferenças. Você concorda que essa teoria está coerente?
 
A Troca Por Um Selenium de 800w Pode Ou Não Lhe Trazer Um Melhor Rendimento, Isso Vai Depender Do Db SPL Dele Somado a Conversão de Energia Dentre Outros Fatores.
Não Levo a Sério, Essa De Seguimentos Diferentes = Qualidade Diferentes, Mas é Muito Bom Entender o Seguimento ao Qual o Falante Foi Desenvolvido. Para Ficar Mais Fácil De Chegar ao Esperado, Com Segurança e Qualidade.
Para Escolher o Melhor Falante Para Seu Caso No Momento, Você Precisa Olhar Lá Na Frente Até Onde Quer Aumentar Seu P.A. Caso Futuramente For Adquirir Um Processador, A Melhor Escolha No Presente, Seria Um Falante de No Máximo 600 rms de Consumo, Para os 1100w Na Mesma Impedância.
Procure Um Com o Máximo SPL Que Conseguir, Os Com Mais SPL Tendem a Render Mais.
Qual Modelo é Seu Crown?
 
Sim, já saquei o lance do SPL. A sensibilidade desse Matador é de 90dB. Até consegui outro Selenium de maior com 95dB, porém 300 paus mais caro, além de ser em 8ohms, estragando então o casamento de impedância e o aproveitamento de potência do Crown XLS.

Segue meu setup atual :

1 Amp Crown XLS 1000 (1100w/4ohms bridge) - sim, pretendo p o sub;
1 Amp Crown XLi 2500 (500w/8ohms por canal) - para as full range;
1 Processador DBX Driverack PA2;
1 Subwoofer JBL Matador 800w/2+2ohms 15" num gabinete 90lt (altura:49 /largura:50 /profundidade:56)
2 full range Leacs 3-vias, de 150w/8ohms cada;
+ outros equipamentos não menos importante...

É isso que estou olhando, "lá na frente". Antes dos julgamentos vou justificar o investimento.

Fullrange : Longa história... me interessei muito pelos gabinetes Leacs, e o preço dessa fullrange pronta estava bem convidativo. Adotei então uma estratégia de usar essas caixas com os "brindes" falantes que vem nelas, usar um tempo e depois substituir com transdutores mais potentes e dignos para esses gabinetes e amp.

Processador : Parece ser exagero, porém se puder perceber melhor o projeto, existe uma lacuna : o subwoofer é mono, e como enviar o sinal somado (L + R) sem utilizar gambiarras esdrúxulas.  A princípio a necessidade e dilema era esse. Então um Crossover de 600 paus poderia resolver, MAS como pretendo (um dia) evoluir o projeto, para 3, 4 vias ATIVAS, esse xover seria investimento ineficiente. A outra alternativa DBX então vem a calhar, pois soma o sinal estéreo para o sub, assim como gerência 3 vias perfeitamente. Além de toda interação com tunagem do som, com equalizadores gráficos etc.
 
Olá Amigo tenho uma Crown XLS 1500 e uso ela pra sub graves em 2 sub woofers de 18 polegadas 1000 rms e ela não clipa isso com o limitter ativado ainda nao testei com limitter desligado. Mais o som é muito forte estou muito satisfeito rsrs.
 
Olá Amigo tenho uma Crown XLS 1500 e uso ela pra sub graves em 2 sub woofers de 18 polegadas 1000 rms e ela não clipa ..
Usar XLS1500 com AF de 1000 é como fazer churrasco com fósforos : vai continuar com fome porem nao consegue queimar a carne.Ou seja : um amp de 300W alimentar Af de 1000W ???
É claro que nunca vai chegar num ponto extremo : investimento alto com rendimento baixíssimo.

Abcrs,
andry110
 
O Crown provavelmente esta em bridge Andry. 1550w 4ohms para dividir para os 2 falantes.

Tenho um amigo querendo fazer a mesma coisa. XLS 2500 em bridge para alimentar 2 T18. 1200w para cada oversound sub 800w. Estou doido para ver isso tocando pessoalmente. Vamos ver se vai tocar firme...
2000,00 um amp desse.

Ele olhou a tabela de varios amps nacionais e a conclusão que se chega que quando o amp começa fornecer 1000w ou mais a 8ohms, já é o modelo mais top da linha. Ou seja, vc é forçado a comprar um amp carissimo somente 220v preparado para tocar 8 falantes, mas nunca vai usar o resto da potencia que pagou. Compra 10.000w para usar somente 2500w.

Por isso sou a favor da produção de amps nacionais com bridge. Faz muita falta para setups pequenos.
 
O churrasco não é meu Andry, kkkk.
Como vc sabe já afirmei varias vezes aqui que não levo fé nesses digitais chaveados Inuke e XLS. Nem XTI eu gosto.
Tenho de ver para crer. Ou melhor; ouvir.
Prefiro os nacionais pesados com potencia declarada muitas vezes menor.

Como assim: "churrasco bom"
Quem sempre defende e gosta dos importados digitais peso pena é você. Explica aí que agora não entendi nada. O Crown não vai entregar a potencia é isso que quis dizer?
 
Vejo realmente essas observações quanto ao uso de amplificadores em 4ohms. Já tentei entender essa "implicância". Alguém pode por favor explicar o porquê da baixa eficiência da impedância em 4ohms? Qual é a ideal, desde quando um amplificador aceite múltiplas?!

Quanto aos modelos Crown XLi, pelo que entendi num fórum gringo, é que esse modelo não é chaveado. Meu rack está com dois deles, e é simplesmente uma "âncora", um chumbo de pesado.
 
Leonardo, acho que vc embolou tudo agora. Amplificadores e falantes.

Um amp pode trabalhar tanquilamente ate a impedancia minima que foi projetado.
Maioria dos modelos é 2ohms ou seja toca 8 falantes de 8 ohms em paralelo.

O que geralmente vejo o pessoal discutir é sobre a eficiencia de "falantes de bobina 8ohms vs 4 ohms".
Geralmente se usa falantes de 8ohms que muitas vezes tem parametros melhores que a suposta mesma versão em 4ohms.
 
Quem sempre defende e gosta dos importados digitais peso pena é você.
Tem certeza ??? Eu logo??..

Em relacao de "churrasco bom" so posso lembrar que NAO DA PRA FAZER CHURRASCO COM FOSFOROS!!!
Traduzindo : usar pouca potencia nao te leva ao rendimento esperado .
Abrcs,
andry110
 
Não Sandro, segundo o andry110, ele acusa o seguinte:

Ou assim : porque os PRO são quase todos em 8 Ohms? Todas essas empresas de dezenas de anos de mercados são burras?Nao sabem que brasileiro não tem grana para comprar um amp mais potente?Seria um complô contra povo baiano e carioca fabricar Af de 8 Ohms somente?..
Ou , quem sabe ,tem ALGUMA razão para isso e despreza generalizada dos profissionais do ramo profissional de audio pelos todos esses woofers automotivos de brinquedo para surdo-burros com grana (aqueles quem não sabe onde meter o dinheiro gastando valores compatíveis com próprio carro) TEM TUDO A VER COM COMPRESSÃO TÉRMICA? E com BAIXA SENSIBILIDADE? E com aquela hilária suspensão de camisinha na borda?E etc etc?
...
 
Meus amigos se eu tivesse condições financeiras boas tenha certeza que iria compra potencias boas: tipo Etelj, Machine, Studio R, nao que a crown seja ruim muito pelo contrario é uma excelente marca mesmo os AMP "classe D" como falei uso dois sub de 18 polegadas 1000 rms cada 8 Ohms em paralelo totalizando 4 Ohms, o Crown XLS 1500 em bridge manda 1550 RMS nos sub's 775 rms para cada um, sei que os Amplificadores precisam de 30% ou o dobro da potencia do Falante, mais estou usando assim porque nao tenho como compra Um amp de 3ooo rms ou um de 4000 que seria o ideal, porem tenho um bom resultado bate muito forte com qualidade, sem dirtorção e sem clip com o limiter ativado.
 
Andry, vc diz que pouca potencia não leva a nada. Concordo com vc pois gosto de ver o negocio tremer mesmo.kkk

Mas vc condena uma ligação que teoricamente vai mandar 1200w para um falante de 800w. Não é o dobro, mas também não esta tão baixo assim. E quando indagado se o Crown não vai render isso, vc não deu uma resposta direta. Seria essa a justificativa para sua analogia do churrasco? Amp mentiroso?

E por outro lado recomenda e vende subs ativos onde raros os modelos chegam a mais de 1000w aplicados por falante e diz render horrores. Essa foi a parte que não entendi. Mas deixa pra lá rsrss
 
Última edição:
Andry, vc diz que pouca potencia não leva a nada. Concordo com vc pois ...

E por outro lado recomenda e vende subs ativos onde raros os modelos chegam a mais de 1000w aplicados por falante e diz render horrores. Essa foi a parte que não entendi. Mas deixa pra lá rsrss

Hummm agora MUITA coisa começa a fazer sentido por aqui nesse fórum. Argumentos evasivos, convenientes, proselitistas...

Estou tratando assuntos com vendedores/comerciantes, com interesses escusos. Não precisa-se saber mais nada.
 
Última edição:
Leonardo vc está tirando conclusões precipitadas e vc, amigo Sandro, não acrescenta nada com estas insinuações.
Sei que as vezes poderíamos, todos nós, ser mais isentos do que somos mas reconheço que não raro isso é algo bem difícil de ser feito.
Quanto a questão do rendimento dos subs ativos e dos passivos, leia-se montados a facão, o próprio Andry já deixou claro, no meu entendimento, que o X da questão está nos falantes usados que, por ser de baixa sensibilidade, jogam o rendiemnto do sistema lá para baixo.
 
Back
Topo