Amplificador

MARCOSLIMA

New Member
Boa tarde mestres!

Preciso de uma ajuda.

Tenho um amplificador Mackie FR 1400 de 500 whats RMS por canal (2 canais). Estou ligando em paralelo duas caixas de 8 ohms com 200 watts rms por canal. ( 4 caixas no total). Este cálculo direto que estou fazendo está correto. Caso não, como faço para saber o real valor em watts RMS que posso ligar por canal.

Obrigado!
 
boa noite ,desde já quero agradecer pelas resposta obtida no fórum,mas agora tenho outra duvida,tenho uma potencia de 2000 watts em 4 ohms 1000 em cada canal,pedi o técnico para fazer a ligação dos cabos ,porque não tenho experiência em som profissional,ai ele fez uns cabos pra mim ,mais ai vem a duvida minhas caixas tem autos falantes de 8 ohms de 350 mais as cornetas mais os tuítes,ele fez ligação em série e perguntei porque, e ele ligou em serie,e ele me disse que o amplificador era muito potente,porque ele ligou uma das caixa e quando começou a aumentar o volume a potencia começou a fazer um barulho,tipo de interferência de algo cada vez que ele aumentava,perguntei se não poderia ligar em paralelo ele me falou que não por causa da bobina dos falantes,quero saber se não poderia ligar em paralelo,só quero saber se pela ,experiencia dos amados consigo entender um pouco,grato a todos.
 
Poder Ligar em Paralelo Até Pode, Mais se Seu Amplificador Possui a Impedância Minima de 4 ohms, Não é Aconselhável.
Coloque "" Detalhadamente "" As Especificações do Amplificador e dos Componentes da caixa. De Preferência Todos em rms. Para Ficar Mais Claro e Sem Dúvidas, Para Comentários Mais Precisos.
 
Woofer, corneta e twiter nunca devem ser ligados em serie, ligação em serie somente componentes que trabalham na mesma faixa de potencia como dois woofers ou dois twiters e com os devidos cortes (uso de crossover passivo o chamado divisor, ou capacitores no minimo para drivers e twiters) ao contrario vai queimar os componentes. e caixa com woofer de 200w 8ohm, twiter de 100w 8ohm e drive de 100w 8ohm, esta caixa tem potencia nominal de 200w 8ohm e não é o somatório de todas as vias e Associação de alto falantes (pesquise sobre isto na net)

Se a potencia tem 500w por canal em 4ohm pode ligar uma caixa com 4ohm ou duas caixas com 8ohm por canal, a potencia a principio pode ser a mesma por ex 2 woofers de 250w por canal, o seu de 200w pode sim ser ligado sem problemas dois por canal.
OBS.: Para maior rendimento é recomendado usar o amplificador o dobro da potencia da caixa, ou seja em seu amplificador de 500w por canal seria 2 caixas de 125w totalizando 250w tendo um headroom de 250w. Procure nos artigos tem varios artigos que abordam este tema e vai ser imprescindível para você entender tudo isto.

Pelo que falei acima é só fazer as contas se o amplificador tem 2000w sendo 1000w por canal em 4ohm portanto poderá ser ligado a ele 2 caixas com 250w por canal que terá 500w e tendo 500w de headroom, só pra lembrar o headroom para ser bem usado o ideal é ter um processador com limiter bem ajustado, não tendo, na pratica é usar o amplificador que nas partes da musica mais calma ele use a metade da potencia e naqueles picos de uma batida ele chegue ao máximo e não estar no máximo com o led de clip acendendo direto, pois sem o devido processamento vai queimar componentes da caixa.


Sua caixa deve ter sido montada em casa, pois caixas de fabricantes sérios costuma ter divisor de frequências dentro da caixa, que nada mais é que ligar os componentes, woofer, driver e twiter em paralelo, e dividindo com capacitores, indutores e resistores enviando para cada componente a frequência que este componente usa e não toda a gama de frequência enviada pelo amplificador, o twiter por ex quando enviado a ele um som grave ele costuma queimar com facilidade mesmo sendo baixa potencia, este divisor alem de separar as frequências ele ajusta a sensibilidade de cada componente, o twiter tem uma sensibilidade maior que o woofer portanto ele vai falar mais. Um crossover que pode ser viável para melhorar sua caixa é um dos modelos da NENIS http://www.nenis.com.br/Divisores.asp veja as especificações dos seus componentes e procure um modelo de divisor que atenda, OBS projeto de caixa não é somente isto deve levar em conta litragem e sintonia do gabinete em relação aos componentes usados, por isto o resultado alcançado com caixas de comerciais de bons fabricantes é bem superior a caixas montadas sem levar em conta um bom projeto e execução primorosa.
 
Back
Topo