Amplificadores mais próximos das caixas

Valdiclay

New Member
Boa tarde pessoal!

Gostaria da opinião de vocês com relação a uma mudança que estamos querendo fazer em nossa igreja.

Nossa igreja tem em média 30 metros de comprimento, a sala de sonoplastia fica no fundo, enquanto, duas caixas de PA e duas caixas de monitor na frente. Ouvir dizer que é melhor que os amplificadores fiquem mais próximos as caixas, então, estamos pensando em mudar os amplificadores, tirar do fundo e colocar na frente mais próximo as caixas. Aí vai as perguntas:

1. É realmente válido fazer essa mudança?
2. Qual cabo que devo usar para ligação dos amplificadores aos Equalizadores que vão continuar junto a mesa no fundo?
3. Precisaria de algum equipamento extra para ligação tipo o HD400 da Behringer?

Obrigado!
 
Caso você estivesse instalando o sistema agora, eu diria para montar os amplificadores já no palco, o que é o ideal.
Mas já que está pronto, precisamos pensar se o benefício vale o esforço.
E sinceramente, eu acho uma distância muito pequena para justificar esse mudança.
Não acho que vocês ouvirão alguma diferença na prática.
 
gabriel_equalize disse:
Caso você estivesse instalando o sistema agora, eu diria para montar os amplificadores já no palco, o que é o ideal.
Mas já que está pronto, precisamos pensar se o benefício vale o esforço.
E sinceramente, eu acho uma distância muito pequena para justificar esse mudança.
Não acho que vocês ouvirão alguma diferença na prática.

Entendido Gabriel, valeu pela orientação!
 
Olá, Gabriel e Valdiclay,

A melhor opção sempre será colocar os amplificadores o mais próximo possível das caixas devido às perdas por resistividade do cabo. Trinta metros em relação a transmissão de energia já é uma distância bem considerável e a perda de potência poderá ser grande.

Se não há como colocar os amplificadores no palco, pelo menos tente reduzir essa distância de 30 metros. Outra opção é fazer algum móvel para instalação dos amps em forma de rack. Pode ser um móvel de madeira que possa ficar no palco e esconda a aparência de emaranhados de cabos e outros dos amps.

Abraço!
 
Valeu pela dicar parceiro rpkonzen!

Vou providenciar fazer um rack e alocar em uma posição legal.
Seria vantagem tirar do fundo e colocar atrás do altar? fica em média uns 8 metros de distância de onde as caixas estão (pelo menos já não seriam 30 mts), porque dessa forma evitaria ficar algo tão visivel.
Outra pergunta fazendo isso, usaria cabo normal (tipo de instrumento) para conectar as potências ao Mixer?
 
Qual distância máxima que o amplificador pode ficar das caixas?
E a distância do amplificador aos outros equipamentos e mesa? Tem algum problema também?
 
Desculpa a demora da resposta.

Então... Não posso dizer em detalhes os parâmetros técnicos dos Amplificadores e dos falantes mas vê se só isso ajuda (caso contrário as informações mais detalhadas posso procurar saber e logo assim posto aqui).
Amplificador do PA: WattSom DBS3000 - Ciclotron
Amplificador do Monitor: FPA 760 - Frahm
Tanto PA como Monitor são caixas acusticas passivas industrializadas Oneal, cada uma 200w RMS. Modelo OPB620.
Os cabos são exatamente os velhos "Preto e Vermelho", razoavelmente grosso (não sei ao certo a espessura).
Os Plugs são TS (P10).
OBS: Os monitores vão até um ponto como "Preto e vermelho" e são conectados por XLR x P10 com cabo normal para instrumento.
 
medrmf disse:
Coloca esses amplificadores o mais próximo possível das caixas. USA cabo PP de pelo menos 2,5mm para ligar eles as caixas (sem emendas por favor) e usa cabos balanceados entre a house mix e os amplificadores.
Ok entendi! Obrigado
medrmf disse:
Mais uma coisa. Tira a preguiça e vai procurar sobre amplificadores, dimensionamento de cabos, fator de amortecimento. Vá buscar a justificativa é o embasamento das respostas. Não adianta ficar pegando receita de bolo ou você nunca vai saber o que está fazendo.
Desculpa Romulo Francisco e Pr. Wagner Pacheco, por querer pegar a receita pronta, concordo com vocês e por isso estou constantemente pesquisando, estudando e aprendendo sobre esse assunto (que pra mim é uma nova área a qual estou me envolvendo agora na igreja). É que infelizmente aqui no meu estado não dispomos de nenhuma escola capacitada para esse assunto específico e minha escola está sendo a internet e principalmente o site "Som ao Vivo". Enquanto faço perguntas, ao mesmo tempo pesquiso, mas, sempre fica aquela dúvida, que prefiro confirmar com vocês já feras nesse assunto, mas, prometo que irei evoluir e poderei contribuir também ajudando outros leigos e curiosos. Mais uma vez agradeço a disponibilidade de vocês! :oops:
 
Back
Topo