Análise acústica Ruído Rosa - Home Studio

New Tone Studio

New Member
Boa tarde, pessoal.

Busco a análise e opinião dos experientes do SAV.

Após algum tempo trabalhando com gravação, comecei a sentir a necessidade de tratar melhor a sala de mixagem. Digo tratar melhor pois já havia feito um trabalho para diminuir a reverberação com placas de espuma na parede formando um efeito xadrez, um quadrado 50x50 espuma e 50x50 da parede. Até aí Ok.

Após ler em alguns materiais e fóruns que é possível tratar a acústica de uma sala através do Ruído Rosa, realizei alguns testes para identificar a real necessidade de minha sala.

Diante disso, utilizei um plugin do PT para gerar o Ruído Rosa e coloquei um Analyzer em sua saída. Para captar o Ruído vindo da sala utilizei duas caixas Behringer Truth Ativa e um mic Behringer B2, e no canal de entrada do mic no PT utilizei outro Analyzer para comparar o Ruído Out/In.

Notei uma diferença nos gráficos mas gostaria de opiniões dos especialistas do forum para saber qual a melhor forma de tratar a sala.


Usei o modo de captação do Mic B2 de 2 formas, Bi-Direcional e 360º, no qual estou disponibilizando 2 prints para comparação.

Mic 360º
k16our.png



Mic Bi-Direcional
25ko5d3.png




Detalhes:
Sala Mix: 4 x 3,80
Exemplo de como o estúdio é hoje.
23t4712.png


Desde já agradeço a atenção de todos.
 
Meu caro, existem uns perrengues na "equalização" de um estudio usando ruido rosa, pois existem vários outros fatores a serem analisados além da resposta de frequencia.

Para que isso possa ser feito adequadamente,, torna-se necessario o uso de tipos mais especificos de sinal, tais como sequencia MLS ou CHIRP ou Impulso mesmo.

O microfone confesso que nunca usei para isso, mas seria necessario um tipo mais especifico - OMNIDIRECIONAL

E a rigors as duas curvas ou figuras mostradas à direita nas colagens, apenas indicam coisas sntagonicas, numa sobra graves e noutra sobra grave e o decaimento é muito acentuado (em termos).

Ou seja, tais mmedidas não tem la muito significado.

Estudio o sespaços pequenos requerem uma aproximação bastante distinta no que tange o RT60 do local.

Em tempo, o tempo de duranção do sinaç é muito importante ...

Sorry about that, mas os graficos que postou não tem muita serventia ...
 
Bom dia, Ullmann.
Obrigado pela resposta.

Vejo que este teste então não é tão funcional no meu caso. Existe muitas variáveis que podem interferir no resultado.

Mas fiquei intrigado com um ponto, nota-se que no gráfico ainda no DAW (graf esq) os agudos vão até 20 khz, já no gráfico de retorno (graf dir) da sala há uma queda considerável a partir dos 14 khz. Por ter paredes de alvenaria em algumas partes entendo que deveria ter um aumento nos agudos.

Estou com planos de melhorar a acústica conforme o desenho abaixo. será que dessa maneira poderei minimizar possíveis ondas estacionárias e ter um som mais próximo ao flat possível?

300cy8x.jpg


As placas laterais, traseira e teto seriam placas absorvedoras e nos cantos utilizarei bass trap.

No chão e nas paredes utilizarei carpetes para minimizar reverberação.
 
Não estou acostumado com esse tipo de fvisual de grafico, assim me perdoe alguma falha.
Mas em todo caso nos dois graficos à direita, as quedas acima de 10 kHz são relativamente comuns e dependen de um serie imensa de fatores, o mais importante é a proximidade do microfone das fontes de sinal. Em geral. isa-se apenas um microfone por vez para essas analises.

Nos dois graficos da esquerda o que acho estranho são os "dentes" de serra (subida rapida e descida lenta) nas mudança de frequencias. Embot acho que seja uma caracteristica do gerador. Mas o que acho estranho mesmo é a queda de quase 20 dB entre as baixas e as frequencias acima de 125/250 Hz é uma queda muito grande.

Como o restante do topico refere-se a projeto do estudio em si, prefiro não opinar !
 
Ullmann,

Para captar o ruído da sala, posicionei o mic no centro e com um ganho ao limite de evitar microfonia.

Entendi seu posto de vista e vou reavaliar a forma de analisar a sala. Irei conversar com uma empresa que realiza tratamento acústico na intenção de avaliar o que é o mais correto a se fazer.

Obrigado pelos comentários.
 
O painel acústicos é uma das melhores opções para solucionar problemas com acústica. O ruido rosa é para tentar perceber alguma sobra pra saber por onde começar a correção, ele mesmo não resolve o problema.
 
Back
Topo