Análise do Som da Igreja de Morrinhos-CE

rcorintianor

New Member
Olá pessoal do somaovivo, bom dia!!!!
Abaixo descreverei sobre um e-mail enviado ao Bersan, terça-feira dia 8 passado. Temos um grande eveto de 03 a 11 de dezembro, próximo, com o Ministério Adoração e Vida, no dia 11, (não será no nosso som, neste dia). Ele, Bersan, não pôde ainda me responder, então partilharei com vocês. Sei que posso está sendo impaciente, mas se eu for adquirir algum equipamento, será pela internet e demora, em média 20 dias pra chegar, e estou muito preocupado. Por favor, me ajudem. Segue email:

Sou Renato Silveira, de Morrinhos – CE, faço parte da Igreja católica. Sou muito grato ao SOM AO VIVO, e a você, pois aqui encontrei respostas pra muitas de minhas perguntas e melhorar em 500% a qualidade do som de minha igreja.
Gostaria de passar as características do som que opero há 10 aninhos, só! E gostaria da ajuda de vocês.
A princípio, o som foi “projetado” para teclado e voz. Passou-se 8 anos assim e nunca tive problemas. Só que agora o ministério de música cresceu, e estamos com banda completa: Bateria, Baixo, Guitarra, Violão, Teclados e 5 Vozes (2 Masculinas e 3 Femininas);

Ressalto que meu conhecimento é mínimo! Estou estudando tudo no site de vocês.
Ambiente: Praça pública. Para uma média dominical de 1.000 pessoas. Em época de festa este valor dobra ou até triplica.
Descrevo as ligações e equipamentos detalhadamente, assim sendo, serei bem extenso. Por favor, tenham paciência e me respondam.

Dividirei por instrumentos/Equipamentos, e peço sua análise do que queremos adquirir.
EUIPAMENTOS: JÁ EXISTENTES.
• Mesa de som Staner BUX-12;
• Equalizador Staner Equalyser 15 Bandas;
• Reverb Yamaha REV-100;
• Multicom Pró-XL MDX 4600;
• Crossover VOXMAN (C420);
• Amplificador Wattsom DBS 2000;
• Amplificador Wattsom DBK 3000;
• Amplificador Wattsom DBK 3000;
• Microfones: 8 lesom SM-58 e 3 SoundPró SP58B (que acho bem melhor que os lesom);
• A grande maioria dos nossos cabos são Santo Ângelo, estou substituindo os outros aos poucos;
• Bateria Reduzida MICHAEL;
• Contra-Baixo Gianninni 4 Cordas – Cubo Warmusic RB 108
• Guitarra Strinberg – Cubo Meteoro Nitrous Drive
• Teclados Yamaha PSR-640 e E-223;
• Violão Strinberg Nylon;
• Caixa pra retorno ÚNICA: Wattson NPSRH-600;
• 4 Caixas pra Graves: 15” Selenium, feitio manual.
• 4 Caixas Médios e agudos: Selenium 12”, Tuítas e Cornetas. Feitio manual.

A Bateria (Microfonada por (acredite) 4 Microfones Lesom sm-58.) Já sei que tenho que melhorar aqui. Esses microfones são ligados em uma mesa de 8 canais da Wattsom-MXM 8; a saída “out” desta eu ligo em um dos “lados” “L” do Equalizador, depois no Multicom e, por fim, na mesa Staner BUX-12; Assim sendo a bateria passa pelos dois lados do Equalizador. Não sei se é certo.

Tenho essas opções de compra do kit– Não temos muitos recursos – Tenho em torno de R$ 3.000,00 pra gastar.
1ª <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204887412-kit-de-microfones-p-bateria-sound-system-ar-7b-brinde--_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rinde--_JM</a><!-- m -->
2ª <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/ch/prod/23204/kit-karsect-percussao-k-7c.aspx">http://www.playtech.com.br/ch/prod/2320 ... -k-7c.aspx</a><!-- m -->

O contrabaixo passa pelo cubo, depois pelo multicom e, por fim, na mesa. (Ganhamos um pedal DBi-21, ainda não chegou) Não tenho inserts na mesa, então, não sei se adianta passar pelo multicom.

Os teclados vão direto na mesa. Só acho ruim que tenho que aumentar o ganho até quase totalmente. (Vamos comprar 1 Direct box) <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205182920-di20-direct-box-behringer-ultra-di-di-20-di-20-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -di-20-_JM</a><!-- m --> (Acho que dá pra ligar os dois teclados nele).

O violão vai direto na mesa, p10, Acho q tenho que mudar para XLR, mas também vamos comprar esse pedal:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203156034-pedal-guitarra-violo-adi21-v-tone-adi-21-behringer-adi-21-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adi-21-_JM</a><!-- m -->
Ligo os microfones dos vocais direto na mesa.

A mesa, já sei, tenho de trocar. E é onde estou com maior dúvida. Diante do preço, prefiro a Behringer.
1ª <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203903993-mesa-de-som-eurodesk-sx2442fx-behringer-sx-2442-fx-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 442-fx-_JM</a><!-- m -->
2ª <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/ch/prod/15849/mesa-yamaha-mg-206c.aspx">http://www.playtech.com.br/ch/prod/1584 ... -206c.aspx</a><!-- m -->

Bom é isso. Acho que expliquei direitinho.
Se achar necessário, posso tirar fotos do local; das ligações, dos equipamentos, em fim de tudo!!!
Posso também abrir as caixas de som, que acho que não são boas, tirar fotos, pra ver as dimensões, como os falantes estão dispostos, etc... se acharem necessários, pra melhor me ajudarem.
Ressaltando tenho em torno de R$ 3.000,00 pra gastar.

Ainda gostaríamos de comprar retornos, posteriormente; não sei nada de fones de ouvido; por isso gostaria de monitor de palco mesmo. Vocês podem me indicar algum. Acho que dois desses resolvem:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/ch/prod/14937/caixa-acustica-antera-m-121a-ativa.aspx">http://www.playtech.com.br/ch/prod/1493 ... ativa.aspx</a><!-- m -->

Sei que nosso som não é bom. Tem dias que é horroroso, mas tem dias que é muito bom. Ainda estou acertando. Ele Só é ligado, na maioria das vezes, aos domingos e não tenho tempo de fazer testes. Estou melhorando muito com as dicas do site, e creio que com a aquisição de novos equipamentos deve dar uma melhorada. Lembrando que este som está comigo há dez anos, em fevereiro fará 11, e NUNCA, NUNCA, queimei nem um equipamento. Apenas reparo nas tuítas: troquei 5 vezes cada. Não temos multicabo, fico atrás, isso mesmo, fico atrás do som, e ainda toco e canto na hora da missa.

Desde já agradeço muito. Sei que responderão; acompanho o site. já me cadastrei, e sei que são bem atencioso. Deus lhe paguem. Muito obrigado.
Paz e Bem!!!

Renato Silveira
Morrinhos - Ceará
 
Primeiramente, seja bem vindo ao SAV,

Nosso amigo Bersan, segundo consta aqui no fórum esta abaorroado de coisas como os Matogrossences dizem, mas creio que o pessoal do SAV vai te ajudar, mas primeiro precisamos de fotos dos equipos e das caixas, para facilitar , mas de antemao quais sao suas prioridades?

Visto que com 3 mil quase nao compramos nada de qualidade em audio pro.


Abraços
 
SAM_1882.jpg

SAM_1881.jpg

SAM_1880.jpg

SAM_1879.jpg

SAM_1878.jpg

SAM_1877.jpg

SAM_1876.jpg

SAM_1874.jpg

SAM_1867.jpg

SAM_1871.jpg

SAM_1870.jpg

SAM_1869.jpg

SAM_1867.jpg

SAM_1865.jpg


Obrigado pela rapidez...
Bom, aí estão fotos do ambiente e dos equipamentos. Tomara que eu tenha feito tudo certo. Se precisar de mais alguma coisa, algum detalhe, me falem que postarei.
Sei que R$ 3.000,00 não é nada. Mas, se analisarem os links q postei bate mais ou menos este valor, posso até chegar a um pouco mais, conversei com o Padre. Minha prioridade é a mesa e o kit de microfones pra batera. Mas o projeto para o próximo ano é de incrementar, gradativamente, o som. Então, vocês podem me indicar o que seria melhor pra gente aqui de Morrinhos.
Abraços!
Renato Silveira
 
Boa tarde

Os microfones para bateria fica difícil opinar por conta do valor que tem disponível, mas qualquer kit para bateria pode ficar melhor que os microfones usados hoje, mas você pode ver os samson ou superlux. mas com orçamento curto os que escolheu podem atender.

Para a mesa optar por yamaha é mais prudente, pois a sonoridade é praticamente a mesma da behringer, senão melhor, e tem uma vida util bem superior sem contar com qualidade dos componentes que reflete na durabilidade e confiabilidade. mesmo sendo cuidadoso os produtos da behnnnnn se tornam loteria pode nunca apresentar problemas ou pode nunca funcionar perfeitamente de fato, quando o uso é continuo.

Mas como é um evento, você pode optar por alugar somente os itens que faltam, faça orçamentos e verifique se vale a pena, pois vc tem pouco tempo e se comprar algo que não atenda ou venha com defeito de fabricação pode enrolar atrapalhado todo o evento.
 
Renato,

Gostei das fotos. Tenho umas perguntas...

Sei que você está no Ceará, mas nunca chove aí? São muitos equipamentos e cabos para tirar correndo numa chuva. Acho que não chove aí, ou quase nunca.

Você usa seu sistema em mono?

Você opera o som e toca, ou apenas opera o som?

As pessoas ficam nessa rua em frente principalmente? Ou muita gente fica nessa rua perpendicular (em frente a bateria)? E na praça? Onde realmente ficam as pessoas que estão participando da missa?

As caixas ficam apontadas para muitas casas residenciais, os vizinhos nunca reclamaram de som alto domingo de manhã (bem na hora de uma soninho)?

Fiquei admirado de ver suas caixas, já tive caixas assim, são de impor respeito mas também são horríveis para manusear. Elas ficam sempre lá, ou vocês ficam montando e desmontando?
 
Pois é meu caro Gerson,
Aqui chove, sim. srsrs...Na quadra chuvosa...de Dezembro(começa) à Junho(Final). De Fev à Maio, as missas são no interno da Igreja (lotada)... Ele(som) já "pegou" 2 chuvaradas...Mas temos lonas e cobrimos tudo..é uma aventura em época de chuva...rsrrs

O sistema é em mono, sim. Eu uso um dos lados do Eq para a bateria.
Toco, Canto e Opero.

As missas são no domingo à noite. As fotos são de 16:00h quando agente vem montar..todo domingo!!!
E apenas um vizinho,já me reclamou do som. Mas nunca tive problemas, não. Eles ficam, às vezes, na calçada vendo agente passar o som e ensaiar.

O pessoal que participa da missa fica, em sua maioria, na parte que está demarcada de ladrilhos brancos, feito uma cruz. POde-se ver nas fotos. Mas fica muita gente espalhada. É muita gente, mesmo.
Obrigado!
 
Renato,

Essa oportunidade é riquíssima para tratarmos vários temas. Seu sistema, ao longo dos 10 anos, foi crescendo e, de certa forma, cumprindo o seu papel. Claro, melhorias são bem vindas, no interior do Ceará ou em qualquer lugar do mundo.

Se você realmente estiver pensando na qualidade dos resultados, para os músicos e para a comunidade, um item específico precisa fazer parte da sua lista. E se você o conseguir (ou quando o conseguir), haverá um salto imediato e muito perceptível.

O que estou falando se vê em duas componentes, mas entendo (no seu caso) como sendo uma coisa só:
a) ter uma pessoa dedicada para operar o som.
b) usar um multicabo e fazer a mix de um ponto mais estratégico.

Sem esses passos, mesmo que haja investimentos significativos em equipamentos, os resultados não poderão evoluir a contento. Percebe-se claramente a sua dedicação e o seu esforço nesse trabalho, e isso é digno. Mas não dá para cantar, tocar e ainda controlar o som em tempo real, muito menos da perspectiva de onde está a mesa.

Um dia vai ser preciso uma decisão: ou participa da banda e treina alguém para o som, ou cuida do som e consegue outro para tocar. O fato é que, quanto antes vocês tratarem o tema, mais rápidas serão as melhorias.

Um músico não é formado da noite para o dia. Um técnico de som também não. Então comece logo.

Depois continuamos, ok. Por enquanto, pense sobre a localização da mesa e sobre alguém específico para operá-la.

Fique na paz.
 
Gerson, obrigado pelas instruções. Tudo aqui no SAV é bom demais.

Um operador de som cairia como uma luva em nosso ministério.(Como em qualquer outro) Mas durante os meus anos de igreja, já "treinamos" 8 (oito) operadores, e realmente alivia tudo, principalmente para mim.

Mas, por se tratar de uma cidade sem recursos, eles sempre têm de ir morar, estudar, trabalhar, em outro município (Sobral, Fortaleza) ficando sempre esta lacuna. Temos hoje um total de 22 Pessoas no ministério, entre instrumentistas e vocais, e mais da metade estuda e/ou mora fora, compromentendo tempos de estudo e formação musical. Vale ressaltar que TODOS os instrumentistas que estão no mininstério, foram, por dizer, "formados" por mim; e realmente, há mais dois anos que estou no som sozinho, e exercendo outras funçoes durante as celebrações. É muito difícil, mas Deus irá providenciar, sim. Um violonista será mais fácil de formar, cabendo a mim e este outro rapaz ficarmos com o som.

Estou com um rapaz que se propôs a me ajudar. Estou passando tudo o que sei para ele...muito pouco....srsrsr....mas acho q ele estará apto a manejar o som a partir do próximo ano.

Mas a questão é que estamos com o dinheiro e sei q podemos melhorar nos euipos, e preciso muito da ajuda de vocês para tal. Estou aqui com uma Behringer sx2442fx zero! R$ 1.500,00, e estou na dúvida de comprar...tenho uma Yamaha MG260c R$ 2.000,00.

Fiquei interessado no multicabo, realmente seria o ideal, mas pouco sei sobre eles. Vou pesquisar no fórum e ver alguma coisa. Quantas vias devo comprar? Depende da mesa? E como eu aproveitaria esta minha outra mesa BUX-12, ou não? Teria de coprar medusa? qual o custo disso tudo? Estou pensando já no proximo ano, teremos mais recursos.

Mas minha questão é a prioridade para os Dias 03 a11 de dezembro: A Mesa e o kit de microfone par batera, e, quem sabe, dois retornos.
Paz e Bem!!!
 
Oi, Renato.
A paz.

Você é um lutador. E só continua porque o que faz, o faz como um sacerdócio.

Na maioria das igrejas, temos voluntários. E assim por dizer, dependemos da sazonalidade das experiências de vida dessas pessoas. E isso é normal. Num momento se tem uma boa equipe trabalhando, num outro tempo estamos sós "carregando um piano nas costas".

Até por isso, algumas iniciativas de se ter alguém remunerado pela igreja nessa área. Na minha visão, não para inibir o voluntariado, mas para dar todo o apoio a ele. E num dia em que não houvesse pessoas disponíveis, numa eventualidade, o contratado assumiria. Em dias normais, seria o cara para providenciar manutenção, montar e desmontar o setup básico, interagir com a liderança durante a semana para antecipar o domingo.

O baby está chorando agora, depois continuamos.
 
Boa tarde!
Caro Gerson, gostei do rumo que nossa "conversa" seguiu...vim à procura de técnica e ganhei discernimento. Obrigado. Refleti muito esses dois dias; sosseguei o "facho" e o impulso de compra imediata e meditei um pouco mais no que deveria fazer. Bom, uma delas é a compra da mesa, não tem jeito de ficar mais com a minha bux-12. Vou usar todo o recurso disponível agora e comprar uma Mackie CFX 20 MKII ou yamaha 24/14 Fx. E vou parcelar uma compra do Kit de Microfone pra batera, que ainda não decidi qual vai ser.

Já olhei o multicabo; tem um pronto aqui, numa cidade vizinha, que vou ver na quarta que vem por R$ 1.000,00 24 vias, todo prontinho. Acho que é uma boa. Se naõ consegui adquirir nada a tempo, vou seguir a dica do Dj kadu Albuquerque: alugar o que falta, pelo menos a mesa, a R$ 25,00 o dia, ficarei com ela por pelo menos 4 dias, os mais "importantes"=R$ 100,00.

No mais, meu muito obrigado pela atenção e pelo incentivo no meu serviço pastoral; eu relamente amo meu ministério. Ah, o meu baby também chora...tenho um menino de 11 meses, meu primeiro. Paz e Bem!!!!
 
Olá pessoal. Ressuscitando o tópico para agradecer imensamente ao SAV.

Graças as dicas, as trocas de experiências e o conhecimento de vocês expostos para todos é que eu pude, com a Graça de Deus, melhorar infinitamente a qualidade do som de minha igreja.

Gerson Araújo, muito obrigado pelas suas sábias palavras; me fez refletir muito.

Dj kadu Albuquerque, segui sua dica e fui de Yamaha mesmo.

Bom, além da Yamaha mg24/14fx, que compramos por R$ 2.650,00, zerada, na Playtech; comprei um multicabo 28 vias, splitado: 40m de frente e 6m de palco (Cabos Pirelli, medusa Sparflex e Pinos SKP), foi o que deu pra adquirir Por R$ 1.500,00 (Semi-novo); o case da mesa saiu por R$ 350,00; também conseguimos um house-mix de ferro galvanizado com madeirite). Comprei na foxtrot 4 microfones MB-1k, só que tá emperrado nos correios e ainda não chegou.
Com tudo isso, nosso som deu uma melhorada geral!!! Pena que as caixas não suportam mais, e o projeto agora é mudar todas elas...
É isso, muito obrigado mais uma vez...e Deus abençoe a todos!!! Paz e Bem!!!
 
Oi, Renato.
A paz.

Parabéns pelas aquisições. Quando for possível, tire umas fotos do sistema em uso, ok.

Você ainda pensa em usar a mesinha para a bateria? E o que você pensa em fazer com os equipamentos que foram substituídos, consegue imaginar algum emprego pra eles?
 
Prezado Gerson, a paz; e obrigado mais uma vez pela atenção.

As fotos poderão demorar, pois estamos no período chuvoso e não estou me arriscando a montar todo o som. Mas assim que der eu as postarei, com certeza. Deveria ter feito isso antes mesmo...As missas nesse período são no interno da Igreja.

Quanto à mesa na bateria, continuo a usá-la, sim. Só que agora uso apenas no bumbo. Pois quando eu o ligo direto na mesa, fica um chiado muito alto. E quando passo pela mesa, não fica.
Tentei de todas as maneiras que podia: O bumbo passando pelo equalizador antes da mesa; o eq insertado; passando pelo multicom e pelo eq... de modo que a melhor maneira que encontrei foi passando pela mesinha, pelo equalizador e, por fim, entrando na mesa YAMAHA com o multicom insertado.

Esqueci de dizer que compramos o kit de microfone pra bateria da Arcano “Black Series”. Vi muita gente falando mal aqui dessa marca. Mas me arrisquei e adquiri esse kit. Não é tão ruim, pelo preço que paguei R$ 422,00, ele me atende perfeitamente. O som da bateria tá “perfeitinho”. A única coisa ruim do kit são os cabos, material de baixíssima qualidade. Mas como só uso duas vezes por semana... com cuidado extra, não tenho do que reclamar do kit, não.

Outra coisa que queria levantar aqui é que quando uso o Phantom Power, na mesa Yamaha, para os mics ambientais, percebi que “suja” todo o som da bateria. Isso é normal? Mas não me atrapalha, por que eu achei melhor ligar o Phantom na mesa do palco, minha antiga Bux-12, e fica tudo legal.
Grato mais uma vez. Paz e Bem.
 
Oi, Renato.
A paz.

Quando as atividades são no interior da igreja você não usa o som? Tire umas fotos mesmo nesse período (depois você manda as outras), acho que vai ser bom também.

Sobre a ligação do bumbo, não entendi bem. Toda a bateria está na mesa nova e apenas o bumbo na antiga, é isso?

E essa história do chiado, é do bumbo também?

Sobre o phantom, não deveria sujar de forma alguma. Vamos trabalhar esse assunto com cuidado.

Então, explique um pouco melhor essas coisas, pois está meio estranho.
 
Gerson e demais, vou tentar explicar melhor...Por favor, tenham paciência, serei bem extenso.

Começo pelas missas no interna da Igreja. Nossa igreja possui um som interno; diga-se de passagem, muito bom! São 8(oito) caixas instaladas (fixas) no interno da igreja. Com alto-falantes de 10” e uma tuíta, cada. Ligadas a uma mesa Ciclotron de 8 canais (se não me engano MXM-8II) e um Receiver Phillips FR996 (que acho muito bom!) A igreja é em forma de cruz, e as caixas são distribuídas assim: 2 no braço direito; 2 no esquerdo; e 4 no corpo. Então, este som independe do outro, externo.
Assim, o som usado nas missas campais é o som externo, móvel, que é o nosso foco. Espero ter esclarecido este ponto.

Agora o bumbo. O chiado de que me refiro, não é “problema” tipo mal-contato ou fio com problema, não. É uma acentuação que dá no sistema, nos agudos. Tipo o “ganho muito alto”; fica aquele chiado característico quando se eleva o ganho, ou a frequência dos agudos; é isso o que acontece comigo ao ligar o bumbo diretamente na mesa Yamaha. Posso tá falando bobagem, mas é como se fosse um chiado parecido com o “ruído rosa”, "aparecendo" demais. (Tomara que seja isso; calma comigo estou tentando aprender...hehehe)

Ligação da Bateria e o Phantom Power: aqui eu realmente não sei o que acontece. Na Yamaha MG24/14fx o Phantom Power é dividido em dois “blocos de canais”: Canais 1-8 e 9-16. A bateria eu ligo no primeiro bloco: Canal 1: bumbo, 2 caixa... 3, 4, 5, 6,7 e, 8, contrabaixo. Que também é endereçado ao subgrupo 1. Se eu ligar o Phantom aqui, todo o bloco fica “sujo”, parecido com efeito espacial. Resolvi o problema ligando o Phantom na mesa do Palco.

Todos os microfones da bateria são ligados diretamente à mesa Yamaha, via multicabo; com exceção do bumbo. Explico: O cabo que liga o mic do bumbo vai direto para a medusa, vem pelo multicabo e entra na mesinha ciclotron; o out dessa mesa eu ligo no Eq, para o corte de algumas frequências; e sai do Eq e entra na Yamaha, que também é insertado o multicom, no canal. Os demais mics são via multicabo e entram diretamente na mesa Yamaha.
Imagino que seja alguma coisa com a ligação dos cabos, posso ver isso, se todos são balanceados. O multicabo eu sei que é. Mas os cabos que vieram com o kit dos mics da bateria eu realmente não olhei. Mas, por outro lado, se os mics ambientais funcionam é porque a ligação deles está correta, não? (Rafaellerm)

Espero que tenha explicado tudo direitinho. Muito, muito obrigado mesmo, estou aprendendo muito, espero melhorar mais e mais.
Paz e Bem!
 
Se os mics de ambiente funcionam, os cabos deles estão certo, mas e os da bateria? Além disso, qual o efeito que acontece quando o Phantom Power está ligado, mas os microfones de ambiente não estão, ou os faders deles estão abaixados? Muito estranho o problema de não conseguir usar o insert no bumbo.
 
Renato,

Sobre o chiado se ligar o bumbo direto na yamaha: não deveria acontecer isso, há algo errado em algum lugar.
- Pode ser o canal da mesa (difícil essa hipótese, mas sabe). Experimente ligar esse microfone em outro canal e ver como soa.
- Se não resolver, troque o cabo do microfone por um que você já usou e que estava bom.
- Se você estiver usando o multicabo, experimente ligar direto (pode ser alguma via do multicabo)
- Se não forem os cabos também, se me resta pensar no microfone. Nesse caso, você precisaria de outro igual pra testar.

Sobre "sujar" as vias quando se liga a phantom power: também não deveria acontecer. De novo, há algo errado em algum lugar.
- Ligue direto, sem o multicabo, e verifique.
- Ligue direto, sem o multicabo, mas agora com outros cabos de microfone
- Alguns microfones dinâmicos (coisa raríssima) não podem com a fonte 48V ligada, pessoalmente nunca vi um, mas há alguma referência a isso na literatura. Agora, deveria estar escrito no manual esta restrição. Hoje, praticamente todos os fabricantes de microfones dinâmicos os constroem podendo ligar com a fonte. Não sei os Arcanos.
 
Caro Gerson e demais...
Desculpem-me a demora, é que neste tempo de quaresma só usamos o teclado e voz, sem usar o som por inteiro; assim não tenho como fazer testes. Também estamos na quadra chuvosa o que impede as missas campais.

Estou aproveitando e fazendo uma revisão nele e trocando todos os cabos. Como já falei, nosso som é das antigas e ainda tinha cabos desbalanceados sendo usados. Então resolvi trocar todos, inclusive os cabos que interligam os periféricos, deixando todos balanceados. Acho que vai melhorar. Farei como me explica, Gersom. Assim que tiver algum teste eu posto aqui o resultado.

Aproveito pra dizer que os Mb-1k chegaram, e que maravilha de microfone.

Grato mais uma vez. Paz e Bem.
 
Oi pessoal do SAV, boa tarde!

Depois de muito, muito, muito tempo off, volto pra dizer como ficou o som de minha igreja.

Seguindo as dicas do Gerson consegui deixar o som "redondinho". Agora está tudo uma maravilha.

Apesar de eu não ter graves suficientes bons, gostei bastante de como som ficou.

Neste tempo de quadra chuvosa aqui, não usamos o som, como dito antes; assim, aproveitei para trocar TODOS os cabos. Agora tudo está balanceado, como o multicabo. E aproveitei para estudar um pouquinho sobre meu crossover e percebi que estava com os cortes de frequências irregulares para as minhas caixas. Mudei os cortes e agora sim tá tudo ok.

Mais uma vez agradeço imensamente a ajuda deste fórum, em especial ao Gerson. Deus abençoe a todos! Paz e Bem!!!

Renato Silveira
Morrinhos - CE
 
Back
Topo