Anatomia de 2 caixas aqui da igreja e problemas encontrados

digosoul

New Member
Fala povo do Somaovivo!

Uma vez eu comentei com vocês a respeito de umas caixas que temos aqui da igreja,
Falei sobre a deficiência de agudos, a sobra de médios e os bons graves delas...
São caixas de 3 vias, pesadas, muito pesadas, muito pesadas mesmoo
Auhsuhasuhauhuhe

Foram feitas por um solista aqui da igreja, ele as levava para evangelizações, etc e a uns 4 anos atrás vendeu para a igreja junto com alguns outros equipamentos.
Hoje eu tirei as caixas da sala que elas estavam guardadas e resolvi testar, para ver se estava tudo funcionando, aproveitei também para pegar todas as especificações delas (não pude tirar fotos, estou sem câmera aqui :/).
Essas caixas serão usadas no acampamento de carnaval da igreja, por isso quero deixa-las em perfeito funcionamento. Resolvi aproveitar a oportunidade para aprender mais a respeito de caixas acústicas, nunca pratiquei reparos, montagem, etc.

Cliquem aqui http://www.ipcc.com.br/caixas.pdfi para baixar um PDF que eu fiz com as especificações delas

Meu tempo hoje estava um pouco curto, ai só pude abrir e conferir tudo em uma delas. A caixa está com o driver fenólico e o supertweeter mudos só o woofer que estava falando, o que pode estar acontecendo? (uma vez utilizamos por uns 5 minutos essas caixas ligadas à saída de subwoofer da mesa aqui da igreja, com o corte em uns 60Hz, será que isso contribuiu para a possível queima?)

Não deu tempo de abrir a outra caixa, mas ouvindo o som dela é perceptível a falta de agudos, parece que o tweeter não está funcionando

No pólo positivo do supertweeter havia um capacitor com as seguintes especificações:
B32594/M2
2uk/k/250

Conto com a ajuda de vocês para solucionar o problema aqui delas
Espero sugestões a respeito do que pode ser feito para melhora-las

E mais uma duvida:
Estou querendo ligar o baixo e, talvez o bumbo da batera na mesa nesse acampamento há risco de queima do woofer?

Abraço
Rodrigo
 
Até onde eu conheço essa marca do seu woofer fabrica falantes automotivos, nesse ramo já ganhou vários campeonatos de som, agora em som profissional eu já nao posso falar muito, achei estranho sua caixa ter 3 dutos, principalmente na parte de trás, a estrutura da caixa parece ser bem feita pois são 25mm de espessura, minha sugestão seria voce trocar o D250 pelo D210Ti, que lhe garantiria uma qualidade melhor, só não sei relacionado aos cortes de freq. como ficariam e se optar por essa troca desabilite o ST-302.
 
São caixas de 3 vias, pesadas, muito pesadas, muito pesadas mesmoo

a uns 4 anos atrás vendeu para a igreja

Acho que ele fez um ótimo negócio... hehe.

Esse sistema de caixas de 3 vias com driver + supertweeter e woofer foi muito comum na década passada, antes dos drivers titânio se popularizarem.

No início, a caixa até deveria soar bem. Boa escolha de componentes. O divisor tem a seguinte especificação:

1007 / HK 1506V3
Divisor de 3 vias
250W RMS

Descrição:
- Divisor de 3 vias (graves, medios e agudos)
- Potencia maxima 250Wrms
- Filtro passa baixa fixo em:1,2KHz em 6dB (para graves)
- Filtro passa faixa fixo em 1,2KHz a 6Khz em 6 dB, possui chave atenuadora de -7dB (para medios)
- Filtro passa alta fixo em 6KHz em 6dB, possui chave atenuadora de -7dB (para agudos)

Essas chaves de atenuação, inclusive, devem ficar em 7dB, tanto para um falante quanto para outro.

O que eu estranho é fato de existir um capacitor... o divisor já tem capacitores, é desnecessário.

Esse capacitor deve estar aí porque alguém, numa ocasião onde o tweeter queimou, resolveu colocar um capacitor para "proteger melhor" o falante. E realmente deve ter conseguido, pois um capacitor de 2 microFaradys leva a frequência de corte a mais de 10KHz.

Faça o seguinte:

- tire os falantes fora, e teste-os individualmente: driver, tweeter e woofer. Ligue-os diretamente no amplificador, em volume baixo, e veja se sai som.

Se não tiver som, troque o falante ou o reparo. Troque pelo mesmo falante e/ou use o reparo original. Se - e apenas neste único caso - você tiver os dois tweeters queimados e/ou os dois drivers queimados, então você pode comprar produtos de outra marca. Mas se um ainda estiver bom, compre outro igual, para que as caixas não soem diferentes.

Feito isto, é hora de acertar a caixa. Tire o capacitor fora, monte tudo novamente e teste. Os agudos devem voltar a aparecer.

Ao final, pode acontecer ainda um problema. Sem especificações do woofer, não sei dizer se a atenuação de 7dB é suficiente para "equilibrar" o som da caixa. Se ainda ficar ainda muito médio e agudo, poste aqui para podermos dar outras idéias.

Um abraço,

Fernando
 
Valeuuu bersan, amanha de manha vou me divertir com essas caixas
hehehehe

achei estranho o woofer nao ter nenhuma especificação
só tem mesmo a marca
atras e na frente, deve ter sido fabricado quando a tomahawk tava começando, principalmente pelo fato da empresa estar sediada aqui por perto

Essas chaves de atenuação, inclusive, devem ficar em 7dB, tanto para um falante quanto para outro.

mas afinal porque nao deixar as chaves em 0dB?

abraço
Rodrigo[/quote]
 
atras e na frente, deve ter sido fabricado quando a tomahawk tava começando, principalmente pelo fato da empresa estar sediada aqui por perto

Então porque você não telefona ou leva os woofers lá para pegar as especificações? Seria muito mais interessante.

Citação:
Essas chaves de atenuação, inclusive, devem ficar em 7dB, tanto para um falante quanto para outro.

mas afinal porque nao deixar as chaves em 0dB?

Os falantes de médios e agudos são muito mais eficientes (apresentam mais rendimento) que os woofers. Isso pode ser obervado na sensibilidade:

ST 302 Selenium - 108dB/1w/1m
D250 Selenium - 107dB/1w/1m

Um woofer de 15" - em geral, entre 92 dB a 98dB/1w/1m. Os melhores que já vi tinham no máximo 101dB/1w/1m, mas custam caríssimo.

Na verdade, talvez 7dB seja pouco. Se você deixar em 0dB de atenuação, a caixa falará excessivos médios e agudos. Imaginando que o woofer tenha 97dB (e acredite, se for isto você será um tremendo sortudo, em geral é menos, bem menos), você terá uma diferença de 10dB, muito muito muito.

Mas ao implementar a atenuação, veja o que acontece:

tweeter = 108 - 7 = 101
driver = 107 - 7 = 100
woofer = 97

A diferença passa a ser 3db, ou seja, uma caixa muito mais equilibrada. Outra vantagem é que, ao atenuar, como parte da energia é gasta nos resistores, a chance de queimar o driver ou tweeter diminui vertiginosamente. Praticamente só vão queimar por distorção, não mais por excesso de potência.

div_freq.gif
[/img]

Esta foto mostra esquemas de atenuação e o resultado sobre o som. Na primeira caixa, falantes devidamente atenuados resultam em um sistema equilibrado, linear. Na segunda, o médio foi atenuado excessivamente, mostrando um sistema com falta de médios. Na última, o médio não foi atenuado, "falando" muito mais que as outras frequências.

Um abraço,

Fernando
 
Problema resolvido

Olá amigos, consegui solucionar o problema das caixas,
troquei os reparos dos supertweeters e eles voltaram a funcioar (estavamos meio sem grana ai eu comprei reparos paralelos da scorpion - R$ 13,00 cada)

Tirei os capacitores que estavam vindo antes dos tweeters

Um driver fenólico estava funcionando perfeitamente, o outro não estava. Eu cheguei a comprar reparos para os dois (para nao correr risco de um ficar com timbre diferente do outro) só que quando abri o primeiro para trocar o reparo percebi que um dos fios estava solto, pronto foi só soldá-lo de volta que o driver funcionou perfeitamente.

Resultado final:
Caixas com sonoridade 100% melhor do que antes

as caixas estão com um revestimento interno bem fino e cobrindo apenas uma parte, o material usado é aquela espuma que fica dentro de edredons, que tipo de revestimento eu posso usar pra dar reforço nos graves?

Falando em graves, vou entrar em contato com a tomahawk para pegar as especificações, ir la é meio complicado (aprox. 300 km)

mas desde ja agradeço!

Abraço
Rodrigo
 
Rapaz, eu sou iniciante em construção de caixas, tudo que eu sei é o que tá disponível aqui no SOM AO VIVO(aliás tô dividindo agora meus tempos de operador entre antes e depois do SOM AO VIVO hehe), mas pelo que sei creio que essa "fina camada de revestimento de edredom não deve estar servindo pra muita coisa não... Ouvi falar aqui pelo forum em Lã de vidro para revestimento interno.
 
Esse material de edredon é o acrilon, semelhante em desempenho à lã (ou seja, pode usar os dois).

Esse material é usado para absorver um pouco dos graves internos, resultando em um "aumento aparente" do volume interno da caixa.

Cada woofer tem o seu desempenho de grave atrelado a uns tais de parâmetros Thielle-Small. Esses parâmetros servem para você calcular o volume da caixa onde o woofer será instalado, de forma a conseguir o melhor desempenho possível do falante.

Se você seguir à risca os parâmetros e montar a sua caixa dentro do volume ideal, você nem precisa de lã, acrilon ou outros. Mas se você diminuir o volume, seja por uma necessidade qualquer (peso, espaço, etc), o desempenho dos graves será prejudicado.

Colocar lã internamente pode fazer o "volume aparente" da caixa aumentar, melhorando a resposta dos graves.

O problema é que eu sinceramente não sei calcular quanto desse material é necessário. Logo, não é simplesmente sair colocando um monte de lã dentro, pois excesso do material também é ruim.

E existe um problema pouco comentado, mas importantíssimo: em falantes muito potentes, se a lã encostar em certos pontos da carcaça do falante, ela pode entrar em combustão. Uma bobina chega a mais de 100ºC de temperatura quando em operação, e daí já viu - temos o risco de um pequeno incêndio.

Acho que não chega a dar grande fogo, pois as caixas tem pequenos dutos apenas para entrada de ar (o fogo consumiria rapidamente o oxigênio da caixa e se extinguiria), mas só o fato de ver fumaça saindo de dentro da caixa no meio de um evento pode levar pânico ao público.

Isso NÃO É COMUM - só vi isto uma única vez na vida. Mas não foi bonito não, deu correria e tudo. O problema todo foi que encheram demasiadamente de espuma a caixa. Então, acho importante avisar.

Leandro, não mexa nesse acrilon aí, nem se preocupe também. As dimensões da sua caixa são relativamente grandes, não se preocupe. E no mais, só com completas informações do falante para dizer o que fazer.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo