Apostila Técnico de som nível básico

arleypol

Member
Bom dia Amigos a Paz,

Com o objetivo de dar um treinamento de nivelamento aos operadores de áudio de minha Igreja e atender a demanda dos técnicos aqui de Porto Velho resolvi a algum tempo organizar um Workshop sobre o tema.

Como passo inicial comecei a confecção do material didático, este está sendo elaborado por mim dentro das limitações do meu conhecimento mas tentando sanar a necessidade do meu público alvo, e muitas questões abordadas vai ser inspirada nas questões levantadas aqui no SOM AO VIVO, das quais algumas participei ativamente e outras apenas como leitor.

Apenas terminei a teoria básica, mas gostaria que os senhores apreciassem o material e me dessem um retorno quanto a linguagem utilizada, e a compreensão do material que já está pronto de forma que eu possa manter o rumo do projeto ou adaptar se necessário, procurei usar uma linguagem acessível. porém, não vulgar já que se trata de um assunto técnico, no entanto, o material deve ser capaz de elucidar algumas dúvidas e não aumentá-las...

aqui vai o link, leiam por favor retornem a impressão que tiveram até aqui...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/office/gj6esTJe/curso_de_operao_de_udio.html">http://www.4shared.com/office/gj6esTJe/ ... _udio.html</a><!-- m -->
 
24 download e só um retorno via MP, vou cutucar aqui pra ele subir ao topo denovo comentem pessoal o feedeback de vocês é muto importante para o sucesso desse trabalho
 
calma ai q assim q der vou ler td e dar minha opiniao :)
tenho 4 anos de experiencia com PA, uma dessas ia ajudar mto quando comecei
 
Arley, dei uma lida na apostila e obviamente tenho alguns comentarios ... nada muito sério ..
Inicialmente, devemos nos lembrar que a mesma é dirigida a LEIGOS, logo o que ó obvio para nós, pode não ser para eles.
Em um dado momento vc cita alguns termos como reverberação, coeficientes de absorção etc, mas no texo que se segue a essas citações não existe qualquer tipo de esclarecimento sobre o que são. Isso so acontece algumas paginas depois.
O resultado disso pode ser uma perda momentanea de intersse na leitura, que por sua vez acaba por ocasionar um total desinteresse ... Como resolver isso ? Uma ligeira nota de roda pé exlicando suuperficialmente o que seria o termo, seguida de uma indicação de que a explicação em si esta na pag numero tal.
Outra pegadinha, seria meio que homogeneizar o tamanho dos paragrafos em si, tornando no geral mais curtos, existe aqui uma logica cruel, mas infelizmente reveladora de certos comportamentos ou atitudes de um certo tipo de leitor (explico em outro post).
Não vi maiores diferenças ou problemas no restante do texto, embora acredite que ainda faltem vaaaaaaarias paginas .. rs rs rs
 
muito boa a dica Ullmann, como você disse oque parece óbvio para gente as vezes não é tão óbvio assim, eu comecei a rascunhar o texto pensando em fazer apenas uma espécie de "guia" para orientar a série de palestras que devo dar sobre o assunto (desde já esclarecendo que sem fins profissionais já que não sou habilitado para isso).
Mas já deve ter transparecido que tenho um séria dificuldade de síntese e o escopo acabou virando texto, mas pelo que ficou claro continuaram as com lacunas que só poderiam sanar-se nas palestras, porém, como acabei decidindo que a apostila ficará como material de consulta ou talvez até de fonte de informação primária para os que inciarem na senda do áudio, vou tentar seguir seus conselhos amigo.
Agora vou dar um pulo no conteúdo e começar a rascunhar a parte mais interessante que é a dos equipamentos em si, começando pelos microfones já que tenho uma "encomenda" do pessoal aqui da Igreja sobre o tema...
Continuarei postando e ainda espero ajuda dos amigos do fórum!
 
Back
Topo