APROVEITAMENTO MAXIMO DE EQUIPAMENTO

CLAUDIO MARSAL

New Member
Olá, Srs.

Gostaria que dessem dicas de como tirar o melhor proveito de meu equipamento e me dessem sugestões para melhora-lo sem que seja necessário investimentos altos.
Bom. Tenho uma mesa Xenyx 1832 USB, Uma potência Novik Novo 2500, Uma potência Ciclotron DBS 3000, um equalizador FBQ 1502, duas caixas de 3 vias com Oversound 550 W 12, duas caixas subwoofer com Oversound SUB 15 C, e duas caixas de retorno com altofalantes de 200 W de uma marca Tabajara, lá.
Eu e uns amigos formamos uma banda de Rock Classico e Rock Nacional anos 80. Temos 2 guitarristas com seus respectivos cubos valvulados, um baixista, um baterista com uma bateria top da Pearl e tá entrando um tecladista tambem com um Roland top. Fazemos pequenas apresentações em festas particulares e eventos.
Atualmente estou ligando o P.A. assim:
*Canal L - Canal 1 equalizador - Canal 1 Novik 2500 - Caixas altas
*Canal R - Canal 2 equalizador usando a saida Sub - Canal 2 Novik 2500 - Sub Woofers
E os monitores:
*Mon out - canal 1 DBS 3000 conectando com o Canal 2 - retornos cada um plugado em um canal da potencia.
Microfonamos os amplificadores de guitarra, ligamos o cubo do baixo em linha na mesa e ligamos o teclado direto no canal da mesa tambem. Microfonamos a bateria com 3 mics (1 mic para Bumbo, 1 mic na frente em cima e 1 mic atras em cima), além as vozes.
Esta ligação está correta ou existe outra ligação que dê maior rendimento deste equipamento?
Estou sem equalizador para os retornos e sinto que o filtro não corta os graves para as caixas altas.
Qual outro equipamento que pode melhorar mais o som sem que seja um investimento desproporcional ao equipamento atual?
Agradeço muito suas dicas.

Obrigado

Claudio Marsal - Banda Youncles (veja nossos videos Internet)
 
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho. Assisti os vídeos de vocês no Youtube e curti bastante, sobretudo a performance em "You Shook Me All Night Long", tirando os gritinhos no começo, é claro. Kkkk. Como você mesmo disse, seus equipamentos são para apresentação em pequenos eventos e como a proposta é extrair o melhor do que você já tem sem grandes investimentos, não creio que haja muito o que fazer. A sugestão do Ronaldo eu achei legal, pois com o processador digital (seja DBX ou Behringer), vocês aumentariam significativamente as opções de ajustes do PA, mas sem esperar milagres, pois os equipamentos que vocês possuem não são lá essas coisas. Sucesso para vocês!
 
O bom seria você indicar o que pretende para o futuro.

Esse teu som hoje tá atendendo público de quantas pessoas? local aberto e fechado?

Pelos equipamentos que você tem hoje, eu, não investiria em um DBX de cara não.
A não ser que, você pretenda fazer um upgrade no futuro, trocando os outros equipos.

Aquela máxima, não adianta ter 1,2 equipos de 1ª linha e o resto de 5ª, o som vai nivelar por baixo, ou seja, um crossover ativo até da Ciclotron (da linha média) vai te ajudar ai.
 
Um Drive Rack custa pouco mais, as vezas até mesmo que um bom equalizador. Só dele ser um crossover e equalizador gráfico e parametrico já supera qualquer outro crossover do mercado, fora as outras funções, como o RTA, por exemplo.
 
Vamos aos fatos:

Preço médio DBX 260: R$ 1.400,00
Preço médio CFX 2341: R$ 400,00

Então é como disse, se pensa em melhorar o som mais pra frente, tudo bem, pode investir no DBX que é um bom processador, que já incorpora varias funções. Porém, o autor falou que não quer investir alto, então ...

Mas é aquela, não espere milagre só porque investiu alto num equipamento bom, sendo que o resto do setup não acompanha.
 
Mas ele precisaria de um crossover, e um equalizador, um equalizador mediano fica na faixa de R$ 900,00, mais os R$ 400 do crossover daria R$ 1300,00. Será que compensa? Se for pra um equalizador bom então, passa dos 1500, mais caro que o DBX 260.
 
Gosto muito do equalizador FBQ-3102 da Behringer... É de 31 bandas, possui o sistema FBQ que detecta as frequências que geram maior amplificação, como numa microfonia, ele irá indicar qual frequência está incomodando.
Esse equalizador está na faixa de R$650-800.

Ao Crossover:

Eu uso um Staner Crossfour XM, que custa entre R$500-700.

Esses dois equipamentos custam cerca de 1.300 reais, enquanto o DBX custa uns 1.900-2.000

Abraço, sucesso
 
Vale lembrar que o que determina a qualidade do som é seu elo mais fraco. Se ele não tem crossover, vai precisar, e não é pra melhorar o som não, é por necessidade mesmo, pois está sobrepondo frequencias. O mesmo som está indo para sub e altas, precisa fazer os cortes. Só isso vai melhorar muito mas nada de milagres. Que mics usam na bateria? Específicos para instrumentos ou não? Pode ser outro ponto. Em suma, sem investimentos não tem como procurar qualidade
 
LeoBongiovani

Pensando apenas em termos de equalização, o FBQ3102 permite que vc equalize individualmente somente 2 caixas enquanto o DBX260 ou DCX2496 é capaz de equalizar 6 caixas.

Se você fizer as contas do custo de equalização por caixa, em termos de custo, é bem mais vantajoso o processador digital.

Custo da equalização por via para o equalizador = preço médio do FBQ3102/2

Custo da equalização por via para processador = preço médio do DBX260/6

Em termos técnicos, ambos os processadores DBX e DCX são infinitamente melhores do que essa combinação de crossover e equalizador que você mencionou.

[]s
 
Outra coisa que poderia ser analisado seria um upgrade nas caixas altas ai, você informou que são 3 vias, poderia simplificar deixando 2 vias mesmo, inserindo um bom driver, nesse caso teria que ver o modelo especifico do woofer para ver a resposta de frequência dele e fazer o complemento com o driver.

Enfim, tudo depende do $$ disponível.
 
Olá, pessoal.

Muito obrigado pelas dicas. Obrigado Jefferson por curtir o som Banda. Bom. Gostei da dica do DBX 260. Realmente é a melhor opção. Não é tão caro. Aqui num site confiável tem ele de R$ 1.199,00. É um equipamento que ajudaria bastante agora e serve para quando se fizer um Up grade. Como o Rikeloy falou, posso melhorar minhas caixas altas inserindo um driver em cada uma? A vontade até é realmente de trocar tudo, mas não somos profissionais, tocamos puramente por hobby. Tambem teriamos que investir em meio de transporte e gente pra carregar e montar. Atualmente fazemos tudo. Enfiamos tudo dentro de nossos carros, carregamos, montamos, passamos som, tocamos e depois fazemos tudo ao inverso. Tudo com prazer. Isso é que é uma verdadeira paixão pelo Rock'n Roll. Geralmente tocamos em festas de amigos e o cachê mal paga a gasolina. Mas, voltando ao assunto. Adiquirindo um processador (no caso com melhor custo beneficio o DBX 260) e colocando um Driver em cada caixa alta (Alto falante 550 W 12 da Oversound 250W) eu já conseguiria uma melhora na qualidade do som? Sei que não dá pra fazer milagre mesmo, mas somos muito enjoados com os timbres, a qualidade do som. Quando formos tocar em algum evento maior pedimos que seja alugado um som profissional. Meus microfones tambem não são bons mas o baterista está adiquirindo um set pra ele. Gostaria tambem de dicas de como aproveitar melhor as potencias. Posso continuar usando a potencia Novik 2500 com um canal para 2 caixas altas e o outro para os dois subs? A DBS 3000 pretendo tocar 4 retornos (187,5 W em cada).
 
Pelas contas aqui ...

O canal do Novik que alimenta as altas, dá e sobra, já o que alimenta os sub´s tá no limite, pra não dizer que falta.

Se for pra mexer nas cx. altas seria bom colocar crossover passivo interno bem calculado, casando potência certinho.

Já os retornos, faltou dizer o modelo do woofer de cada caixa, mas acredito que vá faltar com essa quantidade de caixas.

Se quer minimizar esse trabalho todo de carregar caixas facão, ligar ampli, periféricos, desligar, desmontar, carregar ... já podia ir se organizando pra um upgrade em caixas ativas e sub´s.

Enfim, um bom planejamento vai te render menos dor de cabeça e peso pra carregar.
 
Exato, com caixas e subs ativos o trabalho de transportar e ligar tudo seria bem mais fácil, e hoje em dia fica até mais barato que som passivo. Boa sorte Claudio, sucesso pra vocês.
 
Valeu, rickeloy, Ronaldo1 e a todos que contribuiram com suas dicas. Muito obrigado. Realmente não tem jeito, o que é bom custa caro. Já a algum tempo estou pesquisando preços, praticidade e viabilidade. Já tinha a DBS 3000, as Caixas altas e os retornos. Usava sem graves, somente para as vozes, usando um canal para o P.A. e outro para os retornos. O resto do som eram os cubos e a própria bateria que seguravam. Mas encontrei um cara vendendo essa Novik por R$ 850,00 e um Sub por R$ 650,00. Aproveitei que estava com uma graninha, comprei e depois consegui outro Sub por R$ 650,00 tambem. Como a grana que eu tinha, R$ 2.200,00, dava pra comprar no maximo um Sub ativo de 15¨meia boca, achei que seria mais vantajoso ter a potencia e dois Subs de 15¨e 600 W cada um. Sei que não está bom, mas preciso segurar a bronca com esse equipamento aproveitando-o da melhor maneira possivel até conseguir montar um equipamento decente. Ah... Outra perguntinha. Dá pra usar os altofalantes 450 W 12 (150 W) nos retornos? Ou são muito fracos? A minha intenção é usar a DBS 3000 para tocar 4 retornos com estes altofalantes já que ela joga 375 W por canal em 4 Ohms, ou seja, 187,5 W por caixa de 8 Ohms usanto 2 caixas por canal. E qual Driver seria apropriado para eu melhorar minhas caixas altas? (com 550 W 12).
 
Back
Topo