As principais coisas que se deve ter em uma equipe de som

Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

JUm tema polêmico, porém gratificante pelo grande aprendizado que adquiri lendo todos os posts até o momento.

Onde congrego, não havia ninguém pra operar, o que tinha era um ou outro que se habilitava a ficar na cabie pra colocar os CDs, aumentar ou abaixar faders, etc. Eu, com apenas 8 meses na igreja e vendo aquilo juntando-se ainda o fato de que não consigo ficar parado, resolvi ir pra "briga". Sempre tive curiosidade em entender pra que serviam todos aqueles botôes, etc. Aproveitei meu irmão que opera som na igreja dele h'auns 15 anos e formou várias equipes por lá, para pedir uma explicação básica de como funcionava a mesa, etc. Claro que eu já tinha dado umas curiadas com outras pesssoas que lá ficavam e já sabia onde aumentava-se microfones no PA, monitores, etc. Depois do treinamento com meu irmão um dia em que a igreja estava vazia e não haveria culto, parti para algumas iniciativas que julguei na época bem apropriadas e que as mantenho até hoje. Primeira coisa, organização. Comecei a chegar sempre mais cedo e deixar tudo pronto para o culto com pelo menos 1 hora de antecedência, todos os fios de micrfones no púlpito devidamente organizados, sem embaraços, todos testados e pedia também para que uma jovem, que tem uma voz linda, para testas os mics e me dizer como estava o retorno já que não tinha ouvido treiando ainda ( e ainda estou treinando-os !..). Depois disto, comecei a devorar artigos sobre som, equipamentos, site do SAV e conversar com diversos outros técnicos de igrejas e ouvir suas opiniões, queixas, soluções, etc.
O fato é que no começo, pouca gente tinha confiança, fato comprovado em um casamento em minha igreja onde pediram para um rapaz operar porque julgavam que eu não daria conta, embora eu tivesse deixado tudo pronto bem antes do casório, no dia anterior. Até aí fiquei chateado, mas entendi. Hoje em dia, felizmente tudo mudou. Os futuros casais consultam-me se vou estar presente e certa vez disse a um casal que não poderia estar presente porque tinha uma viagem de trabalho agendada exatamente para a data do casório, a noiva quase chorou e disse: Você tem de estar aqui, porque você deixa tudo organizado, preapra tudo com tanto carinho que não consigo imaginar o som sem vocẽ aqui no dia. Fiquei muito feliz, mas por outro lado trikste também porque há 3 anos e meio venho trabalhando praticamente sozinho.
Existe um rapaz em minha igreja que me ajuda em alguns momentos mas é muito disperso, tem dificuldade imensa em aprender, não vem aos ensaios dos departamentos, falta em eventos importantes, congressos, palestras. e, quando peço pra operar por um breve momento geralmente comete erros graves deixando o pastor muito bravo. Mas é o único que se prontificou a ajudar. Peço invariavelmente a ele que visite o SAV, leia artigos, imprimi alguns para ele, mas nada adiantou.
Tentei um outro rapaz, que já tinha operado o áudio em outra igreja, mas no primeiro dia em que ele ficou comigo já foi pedindo pro rapaz que me ajuda ie tirando a mão da console, disse que o som tava agudo demais e que ele daria jeito nas coisas. Bom, fiquei sabendo disso depois do culto. Ainda por cima estávamos às vésperas de um congresso de Irmãs e pedi a ele se era possível vir, o cara nem apareceu, nem deu satisfação.
Resumindo tudo isto, continuo basicamente sozinho.

A idéia do Pr. David Fernandes me pareceu ótima, de fazer um convite público, mas aí tenho de preparar material para palestras aos interessados, se é que haverão. Mas a idéia é sensacional.

Desculpem-me pelo longo post mas é o que acontece em muitas igrejas.
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Boa Noite galera,

A ideia de se mirar nos adolescentes é ótima, e é justamente o que faço hoje, pois a igreja onde estou hoje ainda tem a mentalidade muito antiga, porem esta melhorando,

Treinei vários técnicos, e alguns deram certo e outros não, mas infelizmente só saberemos se vai dar certo tentando e tentando, tem dois que hoje são pastores de igrejas, tem mais uma meia duzia em evolução, mas o que se deve frisar no treinamento é o amor no que faz, e a dedicação e aplicação e sede de conhecimento, e isso da para perceber em pouco tempo, temos que respeitar o time de cada um, (uns aprendem rápido outros nem tanto, porem o mais devagar pode ficar melhor que o mais rápido) isso eu já falei ao Fernando AD Penha (é meu irmão) isso pode levar muito tempo, levei 15 anos para montar a equipe que hoje o Leonardo Henrique que é aqui do fórum faz parte, lembrando que fiquei quase 7 anos sozinho no som, estou em outra igreja hoje e isso teremos em todas. Fazer reunião, chamar em um culto não basta, não descordo da ideia, tudo é valido, tem que observar a pessoa, ver talento nela, e depois observar mais um pouco, pedir algo a essa pessoa, e observar com será feito, sem tirar conclusões precipitadas. alem de técnico, nestes momentos temos que ser psicólogos e RH também.

Valeu, não posto muito mas acompanho quase tudo.
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Pois é Daniel,

uma das coisas que semrpe falo ao rapaz lá na igreja é que não vou cobrar nada dele. Porque ele faz é para a obra. Ele até aprende, demora, mas apredne. Até aí tudo bem. Sem problemas, o problema dele é falta de compromisso, esta é a parte mais difícil que se pode obter em uma equipe. Eu, por exempoo, estou presente em todos os cultos, ensaios, congressos. Claro, minha obrigação. Mas e se um dia eu ficar gripado, de cama, como vai ser ? Não que eu seja essencial para o andamento do culto, o único que é essencial é Deus, o ciulto vai acontecer comigo lá ou não. Mas tenho a preocupação de saber que tudo estará bem, andando com qualidade, mesmo não tendo o melhor equipamento mas semrpe tentando tirar o melhor possível do pouco que temos por lá. Hoje, o sistema ainda é analogico, sonho em ter uma console digital, mas me preocupo, porque quando for digital vai ser mais complicado ainda de mexer, e aí quando eu não estiver...? O culto vai acontecer, vai, mas vai ser mais difícil do que é atualmente, somente empurrar o fader para cima ou para baixo, na digital principalmente nem sempre poderá ser assim.
Como disse o David Fernandes, uma equipe é essencial e muito difícil de ser obtida e um outro colega disse vários itens que se pode tirar proveito tendo-se uma boa equipe.
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Olá,
É super complicado o assunto abordado neste tópico, é como diz o ditado: "Uns chorando com tanto e outros chorando sem nada"

Em minha igreja, o operador é o próprio Pr. ou seja, não tem! Entendo um pouco de áudio mas nunca fiz um curso por falta de tempo e grana, mas nem toco mais no assunto de ser necessário uma pessoa responsável (o Pr. é muito cabeça dura (que Deus me perdoe)).

O pior de tudo é ler (aqui mesmo neste tópico) que ministérios oferecem cursos aos seus membros (todos tinham que ter esta visão) e os mesmos não valorizam esta iniciativa.
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Boa tarde .
Realmente encontrar alguém que tenha responsabilidade e queira aprender é sim uma missão um tanto complicada. eu particularmente tive um bom professor, hoje trocamos conhecimentos e procuramos sempre estar buscando coisas novas para passar a equipe. já em muitas igrejas sabemos que a realidade é bem diferente e a maioria das vezes quem acaba fazendo essa parte é o próprio Pr mesmo sem ter conhecimento. venho treinando um rapaz que me ajuda muito , passo apostilas, videos de workshops , artigos aqui do sav e etc.
Ai oque manda é o enteresse e o comprometimento com o que se faz não sei se para min se torna mas facil por gostar de áudio mas é isso. As vezes tenho um certo receio de ter uma console digital por não ter uma equipe e no dia em que não poder estar como fica? claro que claro que ligar operar uma sena simples eles talves façam mas e se der algum pepino. esse é meu receio...
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Aí galera,mais uma contribuição aí para quem quer formar uma equipe ou para quem já tem uma..
Este plano de ação é voltado para as necessidades comuns no áudio.

PLANO DE AÇÃO

O que fazer (Ações)
Como fazer (Atividades)
Quando fazer (Prazo)
Quem faz (responsável)
Quanto (recursos)

Se preferirem podem fazer um quadro,fica mais organizado.
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Como comentado, por mim, em um post acima, a pessoa, no minimo tem que ter um conhecimento basico, para identificar as coisas saber como está ligado e porque está ligado assim, como funciona basicamente o equipo.

Vou contar um caso que aconteceu comigo, na igreja, na qual meu pai era o Pr. fundador e presidente da obra, eu era responsável pelo audio, comprei todo o som mics c/ e s/ fio, mesa, e toda parte de periféricos, montei o multicabo da igreja de 26 vias, fiz cabo de microfone e intrumentos, tudo mesmo, não aproveitamos nada do som antigo.

Recebemdo bandas "equipes" famosas, uma delas a Igreja Batista Nova Jerusalem, que quando foi levou uma equipe com eles e varios equipos que não foi preciso usar , pois o Tec. de audio deles elogiou o som da igreja.

Depois de bons longos anos de funcionamento, um belo dia no meio do culto o som parou do nada, verifiquei se todos os equipos todos ligados, e fui eliminando um equipo por equipo, primeiro eliminei o eq. fazendo a ligação da mesa direto para o compressor, e nada de som, depois voltei a ligação normar e foi a vez do compressor e pimba, o compressor tinha parado, e o culto rolou tranquilho, levei em torno de + - 5 minutos para desconectar e reconectar os cabos e achar o problema.

Por isso só a força de vontade não adianta muito, vai ligar o som - vai, vai tentar equalizar - vai, vai acontecer uma porção de coisas - vai, e se parar vai saber resolver "pergunto".

Minha dica para o pessoal que tem boa vontade e quer entrar nesse campo, faça um curso, mesmo que você já esteja operando o audio em sua igreja, busque informações sobre audio, nunca fique só na boa vontade, crescer em conhecimento é importante.

Outra dica, quem quer formar uma equipe deve conhecer essa area de audio, pois você vai passar o seu conhecimento para as pessoas que fira fazer parte da equipe, se não sabe chame alguem que saiba para ministar o curso.
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Uma coisa eu digo:Sejam fortes!!
Façam uma equipe forte,e como o David Fernandes disse: Procure pessoas com boa vontade,que realmente abracem a causa e amem trabalhar no áudio e não pessoas que estão lá só para tirar o peso da consciência,o peso de não fazer nada na igreja.Sendo assim todos terão sede por aprender mais...
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Eu ouvi de um pastor(não o pastor presidente), ele me disse que "o som não precisa ser tão bom e que mesmo que no momento do louvor fique bem embolado o importante é que na hora da palavra o microfone saia som". Falou também que a prioridade é outra....

Então eu pergunto: É CERTO IR "CONTRA" A LIDERANÇA PARA TENTAR FAZER O MELHOR...(por exemplo,esse pastor que falei,me chamou para ajudar no som mas deixou bem claro que eu não poderia mexer em nada como reposicionar os P.As e etc)

ENTÃO SE MESMO ASSIM EU O FAÇO,EU SOU UM REBELDE?
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

se você aceitar você tem que ser submiso, mais você tem o direito não aceitar, ouvi uma vez um proficional dizer que quando é contratado para fazer o som ou acustica de uma igreja, antes de aceitar ou assinar o contrato ele marca uma reunião com a equipe de louvor ou banda da igreja e fala como é o trabalho dele e como vai ficar depois que ele pegar o serviço, ai ele ve a aceitação da galera, se não aprovarem a ideia ele não faz, pois se ele fizer quando ele virar as costas eles vão desfazer e vai ser o nome dele que vai ficar como referencia.

Tudo bem que tem os pós e os contras, pois envolve a liderança e tudo mais, mas é isso que quero dizer, se você aceitar "teoricamente" vai ter que ser do jeito do lider, mais nada que com o tempo e com muita conversa essa barreira não caia, pois ele está preocupado com a mensagem pois ele é capaz, mais se ele está colocando você é porque ele te acha capaz, então você deve se preocupar se os membros estão ouvindo a palavra como deve.

Então ele se preocupa com a palavra e você com o som, cada um enquadrado naquilo que lhe convem e estudaram pra isso, mas sempre em acordo.
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Valeu pelas dicas...
Só um comentário aqui...O problema é que eu não escolho o que o pastor deve pregar,mas ele escolhe o equipamento que eu vou usar,escolhe o que ele acha importante no som que aparentemente é ver que está ligado e saindo som...
Até agora eu me sinto como o vilão da história...

Como o Alex Pereira falou (interpretação minha) Se apresente como o "vilão" desde já,e aí se não concordarem com suas "vilanias" faça de outra maneira até chegarem em um acordo
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

Foi mal galera,desabafo aqui...kkkkk
Todos passam por dificuldades,então fiquem com as propostas e sugestões boas do tópico
 
Re: As principais coisas que se deve ter em uma equipe de so

mostre para ele como está funcionando "pelo gosto dele, ouvido de pastor" e mostre como deveria ser "com ouvido de operador de audio", e tente convencêlo no amor
 
Back
Topo