Aterramento

Leandro

New Member
Não é relacionado com som, mas eu fiquei com dúvida e não sabia aonde perguntar.

Enfim, a construtora que vai contruir a minha casa, pediu para nós colocarmos tudo que queriamos no contrato, ai vem a parte do aterramento, eu gostaria de saber que maneira teria que ser feito o aterramento: com uma ou tres barras de cobre, ( eu sei que depende do solo pra saber a quantidade de barras, mas pelo menos uma "média") a bitola do fio, etc...

E outra, eu soube que o poste tem que ter o próprio aterramento, para quando houver alguma descarga............. ai teria que ter o aterramento do poste e o da casa totalmente independente um do outro? Ou seja dois aterramentos, porque uma vez eu vi uma empresa de pequeno porte que aproveitou o aterramento do poste para usar nas máquinas também.

Abraços!
 
Basta você verificar a norma atual.

Então inclua no contrato o texto da norma. ( Conforme norma nr. xpto do código xyz)

Se ainda existir duvida, vai de CTRL + C e CTRL + V.


Dizer a vc qual barra colocar, profundidade, bitola do cabo e etc. não é correto.

Boa sorte, se achar melhor, procure um engenheiro elétrico.
 
Leandro,

Quem normalmente faz o contrato é a construtura e você decide se aceita ou não, mas em todo caso, se for você mesmo que fará, não entre em detalhes, coloque apenas para seguir a NBR5410, conforme já foi perfeitamente falado aqui pelos colegas.

O mesmo vale para as outras instalações elétricas, hidráulicas, civil, etc.

Aqui na empresa, no nossos contratos, ainda colocamos assim: o contratado responsabiliza-se por seguir as normas brasileiras vigentes em todas as etapas da obra ou, na falta delas, as normas estrangeiras aplicáveis.

Abraços,

Eduardo
 
já leu o artigo daqui do fórum sobre isso?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176</a><!-- m -->

tem algumas coisas interessantes.

é obvio que as tomadas da casa deverão ter o 3º pino.
 
edlopessilva disse:
Leandro,

Quem normalmente faz o contrato é a construtura e você decide se aceita ou não, mas em todo caso, se for você mesmo que fará, não entre em detalhes, coloque apenas para seguir a NBR5410, conforme já foi perfeitamente falado aqui pelos colegas.

O mesmo vale para as outras instalações elétricas, hidráulicas, civil, etc.

Aqui na empresa, no nossos contratos, ainda colocamos assim: o contratado responsabiliza-se por seguir as normas brasileiras vigentes em todas as etapas da obra ou, na falta delas, as normas estrangeiras aplicáveis.

Abraços,

Eduardo

Não é a gente que vai fazer o contrato, mas o que nós quisermos de diferente da casa, algum detalhe, marca do piso, etc..., pra nós passarmos para eles, e eles colocarem no contrato.

Jopereira, eu li já esse artigo algum tempo atrás, mas eu queria uma opnião diferente.

Abraços!
 
Back
Topo