Aumentar Headroom de um Amplificador

Gfreeman

New Member
Pessoal bom dia !!!É o seguinte, meu amplificador está distorcendo muito quando o volume passa de 5 no clean. Descobri que ele possui pouco Headroom, ou seja, o amplificador não consegue manter o som limpo quando se vai aumentando o volume acima de 5 e ocorre distorção. Meu Falante é um Fender de 12p 65w ,creio que com essas especificações não era para estar ocorrendo esse problema pelo menos no volume 5 .Minha dúvida é se existe alguma forma de aumentar esse tal de Headroom para fazer o amplificador segurar sem distorção pelo menos no volume 8; existe algum componente eletrônico para adicionar ao amplificador sei lá, alguma modificação, ou alguma maneira de aumentar esse Headroom ?
Muito obrigado pessoal.
 
Obrigado Luizhabkost !!!
O Modelo de Amp é um Condor 65 Gr Falante Fender 12p 65w ,só tem esse falante !!!
Creio que deve estar ocorrendo algum problema relativo à potência pois no volume 5 já começa a distorcer.Vlw
 
Se você souber eletrônica, pode trocar o resistor de ganho do operacional do clean...

Sua guitarra deve estar com saída mais alta do que o amplificador foi projetado pra receber antes de saturar, ou o circuito de alimentação dos pré-amplificadores deve estar com tensão abaixo do normal....
 
Valeu rpkonzen .Eu até sei um pouco de eletrônica sim. Bom, em suma eu teria te trocar o Resistor mas aí teria que mexer no circuito da Guitarra Tb né.
 
Gfreeman, não convém alterar a elétrica da guitarra, senão o canal "drive" do amplificador pode perder em desempenho...

Primeiramente eu verificaria a tensão nos terminais de alimentação dos circuitos integrados responsáveis pelo "clean". Com a especificação da folha de dados (datasheet) do integrado você sabe quais pinos medir... O negócio é seguir as trilhas até chegar no canal clean. Sem um esquema o trabalho é bem maior. Mas desde que você se certifique que todos os integrados tenham a mesma tensão de alimentação e ela esteja entre +- 12V e +-15V estaremos num nível convencional usado nos amplificadores de guitarra em geral. O nível de excursão de sinal que um amplificador operacional pode dar é bem próximo ao da tensão de alimentação, cerca de 1V a menos em cada pico. Portanto, se a tensão estiver muito baixa, o operacional vai saturar e o som vai ficar parecido com o som de uma distorção...

Se tiver tudo ok, o que deve estar saturando a saída é algum ganho excessivo, e aí eu faria testes modificando os resistores de ganho dos operacionais do canal clean, até resolver o problema.

É claro que o problema pode não estar só aí, mas é o que recomendo por enquanto.
 
Back
Topo