Auxiliares: uma ajuda mais que bem-vinda

rafaellerm disse:
Provavelmente sua mesa não é a mesma do esquema, existem dois modelos da CMC32.8.
O problema é, como idenficar qual é a minha...
Espero que eles me esclareçam como idenficar e que me mandem o esquema certo, ou que pelo menos me mande o esquema dos dois modelos, assim posso identificar ao abrir qual é a minha!
Mais não deve ser tão diferente assim deste que eu vi...
Se todos tiverem aquela ponte pré/pós fica bem mais fácil, é só desfazer a ponte POS e religar na PRÉ!

A mesa ja esta ligada na congregação, que comprou juntamente da nossa mesa um SUB 500w da FRAHN.
Não é lá grandes coisas, mais fez uma notável presença no teclado/baixo/bateria (staff drum).
Eles estão muito felizes... Por ser congregação ainda não tem um operador que manje, então o pastor que tem mais noção regula no ensaio, joga para o SUBGRUPO vocal e instrumental, e os caras somente aumentam e diminuem volume pelo SUB kkkkkkkkkkkkkkk!
 
Fala galera do SAV, ressuscitando esse tópico para não criar outro eu gostaria de um esclarecimento sobre auxiliares... Muitas vezes quando pego um mesa que nunca usei, eu me enrolo um pouco quando se trata dos auxiliares, e muitas vezes por não entender todas as denominações que acompanham os auxiliares (exemplos: aux pré e pós fader, aux send e return, aux return L e R ou Mono, EFX Out, MON Out etc.), eu acabo perdendo muito tempo tentando usar como monitoração ou com efeitos, algumas vezes eu consigo e outras não.

O que eu sei é muito pouco, sei apenas como funciona a questão do Aux ser Pré ou Pós Fader, Esses exemplos, são os que eu já pude ter contao...poderia escrever minhas suposições de como eu acho que funciona ou de como conseguir por pra funcionar sem nem saber o que fiz ¬¬" kkk mas gostaria de entender ao invés de ficar tentando.

Quem poder me dar uma luz a respeitos dos exemplos que eu citei no inicio eu agradeço. No mais parabéns a todos pelo conteúdo do fórum.
 
Yan Dias, vamos lá!

saída PRÉ-FADER: Saída da mesa que não leva em consideração as alterações nos faders, apenas o que chega antes do fader. Neste tópico fala de exemplo dessas saídas PRE-EQ (envia o sinal pra saída antes de passar pelo EQ) e PÓS-EQ (envia o sinal pra saída depois de passar pelo EQ). Utilização básica dela é para retornos, pois o que o técnico mexer nos faders altera somente na PA e não no retorno que está ligado na aux pré-fader.

saída PÓS-FADER: Saída da mesa que leva em consideração os níveis de volume estabelecidos no FADER. A idéia básica deste tipo é a utilização com efeitos. Por que? Porque se uma voz está com um reverb por exemplo e eu quero abaixar o volume da voz, MUITO PROVAVEL que se queria abaixar TAMBÉM a quantidade de reverb nela, senão a relação do reverb com a voz muda (ficaria muito mais reverb do que voz).

Basicamente isso!

Os outros canais que mencionou são mais encontrados em mesas que não tem processador de efeitos embutido. A lógica então nesse caso é que você envia o sinal de áudio pra um processador de efeito pela saída AUX SEND, o equipamento trabalha o sinal e devolve pra mesa através da AUX RETURN.

Isso é tudo.
- EFX OUT é a saída de uma auxiliar pós-fader
- AUX RETURN é o retorno correspondente à saída auxiliar pós-fader
- MON OUT geralmente é a saída de uma auxiliar pré-fader (ou talvez seja uma saída para monitoramento do técnico, através de monitores de referência, depende da mesa. Costuma ser uma cópia da MASTER)


Ficou enrolado?
 
Última edição:
Yan Dias, vamos lá!

saída PRÉ-FADER: Saída da mesa que não leva em consideração as alterações nos faders, apenas o que chega antes do fader. Neste tópico fala de exemplo dessas saídas PRE-EQ (envia o sinal pra saída antes de passar pelo EQ) e PÓS-EQ (envia o sinal pra saída depois de passar pelo EQ). Utilização básica dela é para retornos, pois o que o técnico mexer nos faders altera somente na PA e não no retorno que está ligado na aux pré-fader.

saída PÓS-FADER: Saída da mesa que leva em consideração os níveis de volume estabelecidos no FADER. A idéia básica deste tipo é a utilização com efeitos. Por que? Porque se uma voz está com um reverb por exemplo e eu quero abaixar o volume da voz, MUITO PROVAVEL que se queria abaixar TAMBÉM a quantidade de reverb nela, senão a relação do reverb com a voz muda (ficaria muito mais reverb do que voz).

Basicamente isso!

Os outros canais que mencionou são mais encontrados em mesas que não tem processador de efeitos embutido. A lógica então nesse caso é que você envia o sinal de áudio pra um processador de efeito pela saída AUX SEND, o equipamento trabalha o sinal e devolve pra mesa através da AUX RETURN.

Isso é tudo.
- EFX OUT é a saída de uma auxiliar pós-fader
- AUX RETURN é o retorno correspondente à saída auxiliar pós-fader
- MON OUT geralmente é a saída de uma auxiliar pré-fader (ou talvez seja uma saída para monitoramento do técnico, através de monitores de referência, depende da mesa. Costuma ser uma cópia da MASTER)


Ficou enrolado?

Benko,

Obrigado pela resposta, ajudou bastante! Me fala só mais uma coisa sobre efeito. De acordo com você se a mesa tiver AUX SEND E RETURN, é só eu ligar o efeito (sai do SEND e entra no RETURN) e controlar a quantidade de efeito pelo knoob do AUX no canal, correto ?

Se a mesa só tiver tiver AUX PRÉ e/ou PÓS, ai eu pego o AUX PÓS ligo no efeito, e do efeito eu volto pra mesa por meio de um canal qualquer, correto ? Caso eu esteja certo, como deve ficar o posicionamento do fader, ganho, knoob do AUX e dos outros parâmetros do canal que ta recebendo o efeito ?

Valeu!
 
Benko,

Obrigado pela resposta, ajudou bastante! Me fala só mais uma coisa sobre efeito. De acordo com você se a mesa tiver AUX SEND E RETURN, é só eu ligar o efeito (sai do SEND e entra no RETURN) e controlar a quantidade de efeito pelo knoob do AUX no canal, correto ?

Se a mesa só tiver tiver AUX PRÉ e/ou PÓS, ai eu pego o AUX PÓS ligo no efeito, e do efeito eu volto pra mesa por meio de um canal qualquer, correto ? Caso eu esteja certo, como deve ficar o posicionamento do fader, ganho, knoob do AUX e dos outros parâmetros do canal que ta recebendo o efeito ?

Valeu!


É exatamente isso, você entendeu bem!

Só no final que você misturou um pouquinho os assuntos. O fader controla basicamente o que vai pra MASTER daquele canal. Ganho é a quantidade de sinal que entra na mesa. O knob do aux determina a quantidade de sinal que é enviado a determinado auxiliar.

Não tem posicionamento certo neste momento, existe a dosagem certa de cada coisa... que por sua vez depende de sua aplicação e e principalmente de seu gosto. A experimentação disso tudo te dará experiência pra dizer o que fica legal ou não.

Os pontos importantes são: Não deixar o som clippando na entrada (controle de ganho), o volume final ao seu gosto (pelo fader) e ter uma boa relação da mistura do efeito ao som original (pelo knob da auxiliar).
 
Back
Topo