Balanceados ou não balanceados - opiniões

Olá, pessoal... preciso de uma força a respeito desse troço de balanceado ou desbalanceado, por favor...

Li diversos comentários aqui e pela internet e já consegui entender algumas coisas, mas na minha humilde ignorância, me perdoem, a minha dúvida é:

Se o cabo balanceado é melhor (devido evitar ruídos) pq não só inventarem cabos balanceados ??? kkkkk
Se só tivesse cabos balanceados tava resolvido o problema... (é assim q eu penso kkkk)

Minha dúvida é o seguinte:

To me esforçando para poder dar uma melhorada no som da igreja que congrego e a questão é, como utilizar cabos balanceados ???
A distância da mesa de som até o púlpito e o local do grupo de louvor é de aproximadamente 20m, logo, na minha cabeça (cabos balanceados) até a medusa, e da medusa as ligações pros microfones e instrumentos...

Vi aqui que para se fazer ligações balanceadas teria que sair de uma fonte balanciada e tal (não sei bem se foi exatamente isso)...

Mas a questão é:

Estamos nos organizando para adquirir uma mesa nova de som (Yamaha Mg16xu ou Allen & heath Zed16 fx), não sabemos ainda qual das duas...
a ligação da medusa, da mesa até o local da medusa, distância de 20m, deveria ser balanceada, certo ???
daria pra fazer isso com essas mesas ???
E os cabos da mesa até o PA e o monitor tbm deveriam ser balanceados ???
No caso as caixas de som teriam que ser do tipo que recebe balanceado, é isso ???

e por fim, como eu saberia isso tudo ??? rsrss
Tipo, quais coisas eu teria que ver para perceber que a mesa, e o som são do tipo balanceado ???
Ter entradas e saídas XLR já demonstram que pode receber sinal balanceado ???

acho que é som
desde já agradeço pela ajuda
fiquem com Deus
 
Tipo...
Uma medusa balanceada da mesa até a caixa da medusa lá na frente, eu poderia inserir um microfone com cabo desbalanceado ???
Ou um instrumento com cabo desbalanceado ???
Não sei se conseguir ser claro...
Tipo: ( Mesa de som > medusa balanceada > microfone ou instrumento com cabo desbalanceado)
Conseguiria minimizar possíveis ruídos dessa maneira ???
 
Na mesa de som...
Entradas XLR sempre são balanceadas e entradas P10 de linha sempre são desbalanceadas , ou nada haver ???
Pois se tiver haver, no caso eu teria que usar um direct box pro instrumento para poder utilizar a entrada XLR balanceada de microfone, certo ?!
 
e por fim, como eu saberia isso tudo ??? rsrss
Tipo, quais coisas eu teria que ver para perceber que a mesa, e o som são do tipo balanceado ???
Ter entradas e saídas XLR já demonstram que pode receber sinal balanceado ???

A solução, invariavelmente é... estudar, estudar e continuar estudando. Comece com a Apostíla para Treinamento de Equipes de som de igrejas disponível na área de download do SAV. Foi por onde eu comecei.
Tanto quanto possível é desejável trabalhar com cabos balanceados. Em pequenas distâncias, para instrumentos, isso pode ser dispensado caso não ultrapasse 7m a 9m da mesa. Acima disso aumenta muito a probabilidade de ocorrerem interferências pois o cabo acaba virando uma antena.
Não se usa tudo balanceado (XLR) porque ainda hoje não é comum encontrar instrumentos com saídas balanceadas em nossas igrejas. Eles costumam estar presentes em alguns instrumentos mais caros, sobretudo em violões. Ainda não vi em guitarras, baixos e teclados por exemplo, o que não quer dizer que não exista. Cabos balanceados tb são mais caros, em nossa realidade isso faz diferença.
Para balancear o sinal de um instrumento vc vai precisar usar, obrigatoriamente, um Direct Box.
Que eu saiba as entradas de uma mesa, as XLR são sempre balanceadas e as P10 são sempre desbalanceadas. Algumas dúvidas surgem quando as mesas usam plugs universais, aí tem que consultar o manual pra ter certeza. É bom conferir no manual tb como funcionam os Insert e os Aux/FX send/return.
 
A solução, invariavelmente é... estudar, estudar e continuar estudando. Comece com a Apostíla para Treinamento de Equipes de som de igrejas disponível na área de download do SAV. Foi por onde eu comecei.
Tanto quanto possível é desejável trabalhar com cabos balanceados. Em pequenas distâncias, para instrumentos, isso pode ser dispensado caso não ultrapasse 7m a 9m da mesa. Acima disso aumenta muito a probabilidade de ocorrerem interferências pois o cabo acaba virando uma antena.
Não se usa tudo balanceado (XLR) porque ainda hoje não é comum encontrar instrumentos com saídas balanceadas em nossas igrejas. Eles costumam estar presentes em alguns instrumentos mais caros, sobretudo em violões. Ainda não vi em guitarras, baixos e teclados por exemplo, o que não quer dizer que não exista. Cabos balanceados tb são mais caros, em nossa realidade isso faz diferença.
Para balancear o sinal de um instrumento vc vai precisar usar, obrigatoriamente, um Direct Box.
Que eu saiba as entradas de uma mesa, as XLR são sempre balanceadas e as P10 são sempre desbalanceadas. Algumas dúvidas surgem quando as mesas usam plugs universais, aí tem que consultar o manual pra ter certeza. É bom conferir no manual tb como funcionam os Insert e os Aux/FX send/return.

Brigado pela explanação mais uma vez...
descobri hj que tem essa área de download... já baixei um monte de apostila rs
Valeu pelas dicas
 
Back
Topo