Blindagem telescópica

brunoslack

New Member
Paz do senhor e boa tarde
Pessoal estava procurando pra fazer os cabos para violão e guitarra com o cabo sc30 santo angelo
ai apareceu o tal de Blindagem telescópica
com mostra a img abaixo
cabo_p10.gif

alguém já usou este recurso ???
vou montar uns cabos deste para mim testar

Abraços
 
Bruno,

O que seria "Blindagem telescópica" ?

Você pode ligar a malha e 1 condutor na carcaça ou parte de baixo do p10.

e o outro condutor coloca na ponta, sendo o de sinal, desde que seja o mesmo dos 2 lados que estejam soldados na ponta não terá problemas.

agora quanto a este "capacitor" nunca usei, talvez a pessoal vai poder te ajudar.

8) 8)
 
Boa Noite
vejamos
em uma lado do p10 é ligado o 1 condutor + a malha e na outra ponta é ligado apenas
pelo que entendi ele não vai deixar passar interferências
 
É vale o teste, pq esses componentes costumam ser bem baratinhos.

Agora ligar cabo balanceado em plug p10 mono, pra mim é só em questão de já ter o cabo e precisar de ligar um instrumento qualquer em p10, agora pra ter um cabo definitivo de "instrumento" não tem muitos benefícios em ter um cabo balanceado com plugs mono, principalmente por que o "cold" esta fazendo ponte na carcaça e com isso pegando a mesma "interferência" que a malha, penso eu.

Vale a pena testar sim, quando passar em uma loja de eletrônica compro uns para testes também.

Valeu a dica

8) 8)
 
eu tenho estes componentes de monte aki sou eletrônico e tb estou querendo entender se vai blindar mesmo
já que o sinal - do cabo balanceado vai estar ligado no gnd tb ou seja a interferência vai entrar pela manha e ser conduzida pelo sinal -

vou estudar melhor

pois os cabos balanceado quando tenho que fazer o p10 geralmente é pq o cabo normal eu não tenho e em emergência uso o balanceado unindo o sinal + com o - e usando a malha para o terra
ou uso apenas o sinal + e malha para o terra
e funciona normal

mais sobre esta blindagem fiquei curioso
sei que o este capacitor cerâmico com valor baixo assim é muito utilizado para filtros de RF
vou fazer os teste usando 2 em cada lado e assim por diante kkkk
 
rssss um professor pardal nato rsss, é isso mesmo testes para darem o efeito que esperamos tem q ser em quantidades mais "exageradas" os componentes rsss.

8) 8)
 
Boa Tarde a Todos
Realizei os testes
por incrível realmente ele remove todo chiado do guitarra
testei com vários capacitor e não vi diferença entre os valores usei de 3.3 1 e 10 ambos com o mesmo resultado
ai resolvi tirar o capacitor e apareceu um pouco de chiado mais muito pouco mesmo
 
Pelo diagrama mostrado parece-me que funciona como um capacitor de desvio. Realmente pode amenizar interferências e "chiados. Vale a pena fzer testes e mais testes pra ver o quão eficiente é esta blindagem. Componentes deste tipo são muito baratos.
 
Pelo esquema parece o principio do amplificador balanceado, o sinal parasita é captado pela malha e o negativo, (o positivo leva do sinal do instrumento) o capacitor em serie como está ligado trabalha como um filtro passa baixa e defasa o sinal em 90 graus. Como o sinal da malha esta defasado em 90 graus em relação ao sinal do negativo ele se cancela acentuando assim a filtragem.
 
Rodrigo,

Lendo seu texto, ficou parecendo que faz a mesma coisa que um cabo+plug balanceado ?

Vou comprar só P10 mono se for assim rsss, muito mais barato.

8) 8)
 
LucasAlvarenga disse:
Rodrigo,

Lendo seu texto, ficou parecendo que faz a mesma coisa que um cabo+plug balanceado ?

Vou comprar só P10 mono se for assim rsss, muito mais barato.

8) 8)

Balanceamento ativo (vamos falar assim) é muito mais eficiente, lembra dos crossover ativo passivo, DI ativo passivo ativo é sempre melhor!
E outro foi o que entendi do circuito não quer dizer que sou dono da verdade mas foi o que ficou claro pra mim vendo o diagrama.

E seria muito difícil calcular um capacitor pra trabalhar como filtro pra usar em tudo pois o corte se altera quando a impedância muda.
 
Eu tenho minhas dúvidas sobre o que realmente faz esse cabo, mas meus conhecimentos em eletrônica não me permitem dizer mais. No entanto, considerando o que o Rodrigo falou, isso é bem diferente do que um sistema balanceado, e de nenhuma maneira é melhor do que uma DI passiva. Vamos por partes:

Pelo esquema parece o principio do amplificador balanceado, o sinal parasita é captado pela malha e o negativo, (o positivo leva do sinal do instrumento) o capacitor em serie como está ligado trabalha como um filtro passa baixa e defasa o sinal em 90 graus.
Um capacitor não é capaz de "defasar um sinal em 90º". A defasagem é diferente para cada frequência, em alguma frequência específica será 90º, nas outras, não. Só aí já cai a segunda parte.

Como o sinal da malha esta defasado em 90 graus em relação ao sinal do negativo ele se cancela acentuando assim a filtragem.
Apenas para esclarecer: defasagem de 90º não elimina o sinal. O ponto onde isso acontece é 180º.
 
Back
Topo