Bridge Potencia sem uso

djapessoa

New Member
Ola, venho atravez desta para solucionar uma duvida, como eu faço para ligar uma heavy 600 da Premiun acoustic de 4 ohms e 600 rms em modo bridge. pois, lendo um dos topicos-do forum li que se a potencia dele tivesse entrada balanceada dava pra fazer, a minha possui entrada e saida balanceada.
Estou com ela parada e queria faze-la de grave. Pretendo comprar um over sound de 600 rms e 18 polegadas para usa-la, ele tem que ser de 8 ohms, não é.
Aguardo resposta para dar iinicio ao meu projeto. ate mais...
 
Olá, amigo!

É um amplificador "estérero"? Para operar em modo "bridge" não é necessária apenas a entrada balanceada, e sim ter dois amplificadores, ou dois canais. Se o amplificador tiver 2 canais, há de se verificar o funcionamento das entradas balanceadas. Caso contrário, usa-se as entradas não balanceadas.

A teoria é a seguinte: Um dos sinais do cabo balanceado vai para um amplificador, e o outro sinal vai para o outro amplificador. À saída ligam-se os terras das saídas dos dois amplificadores e os "positivos" vão para os terminais do falante. A carga neste caso precisa ser de 8 ohms, mínimo.
 
Oi, Rafael (xará).

Não entendi como você quis dizer sobre ligar as saídas em série. Se for ligar terra com terra, e "positivo" com "positivo" e o falante entre esses positivos e o terra o negócio vai pifar... (essa seria uma ligação em paralelo).

Até nem faz sentido ligar as saídas assim porque os sinais estarão defasados em 180º. Enquanto um estivesse em seu pico de tensão, o outro amplificador estaria com a saída em seu nível mais baixo e a soma das tensões seria teoricamente zero. E como a carga teria um terminal ligado à terra, não sairia som. Não faz sentido, não funciona...

O procedimento correto é o seguinte: Liga-se uma caixa de 8 ohms, 4 ohms vai queimar os amps. Os dois terminais "negativos" (ou terminais terra) da saída são jumpeados, ou seja, são ligados entre si. O terminal "positivo" de uma saída será ligada a um terminal da caixa e o terminal "positivo" da outra saída será ligada ao outro terminal da caixa. O terra não será usado na carga e as duas saídas do amplificador terão entre si a carga - o(s) falante(s). Nesse caso a defasagem de 180º é útil porque dobrará a tensão nos terminais. Enquanto um terminal terá seu nível máximo, o outro extremo da carga terá seu valor mínimo. Na prática seria como se houvesse apenas uma tensão com o dobro do valor da primeira. E a potência varia com o quadrado da tensão...

Dê uma olhada aqui para complementar: <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=225">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=225</a><!-- m -->

Rafael Konzen
 
Back
Topo