cabo balanceado - instrumentos

Matheus Costa

New Member
aew galera, seguinte, tava lendo uns textos por aí e um cara falando que num é muito bom usar cabos balanceados para instrumentos porque ele foi projetado para resistir à impedância de mics e nao de de instrumentos. Mito ou verdade?
que DEUS abençoe
 
Mito²! rsrs..

Recentemente tive uma experiencia com cabo que me deixou surpreso.

O baixista me chamou e me informou que iria me mostrar um teste. O baixo era um N.Zaganin 5 cordas, ligado a um afinador da TC Electronics passando por um preamp da Aguilar indo então para o amplificador.

Ele pegou cabos com o tecladista e guitarrista e fez o caminho do sinal com cabos simples, ligou tudo e tocou, até este ponto para mim estava tudo normal.

Depois trocou todo o cabeamento colocando os seus agora. Eram cabos Tecniforte interligando os pedais dele e cabos Tecniforte ligando o bass no afinador e saindo do preamp para o amplificador.

Deixou todos os controles de volume e frequência da mesma forma. Quando ligou e tocou confesso que tomei um susto. Achei que era alguma pegadinha e etc..

Parece que alguém tinha equalizado o bass do cara com extremo conhecimento e bom gosto. As frequências literalmente vieram. O mais impressionante foi o que aconteceu com os extremos: graves profundos e médio/grave/agudo limpos.

Eu sabia que cabos ruins "roubava" sinal, mas não tinha idéia que era assim. Pode ser que alguém pense que um bom cabo insere timbre, não é isto. Um bom cabo entrega com clareza o som do instrumento sem o famoso "roubo" de sinal. O ruim é que custa caro! rs..

Abraços,
 
stract disse:
O ruim é que custa caro! rs..

O problema é que tem gente que coloca um plug p10 num flamenguinho e quer o mesmo resultado.

pois é, o famoso: "assim tá bom" hehe

Mas galera vlw mesmo, eu jah testei várias vezes essa diferença de cabos balanceados e não-balanceados aki na igreja com vários instrumento e sempre achei incontestável a qualidade superior dos cabos balanceados. Só que depois de ouvir essa fikei pensando assim, com todo respeito é claro: "esse cara é maluko?! ou eu que sou?!"

Ah, e quanto ao preço, não onde vcs moram, mas aqui em Nova Friburgo custa R$3,00 o metro da Santo Ângelo balanceado. acho que dá para fazer um investimentozinho neh..
que DEUS abençoe
 
Matheus,

Tendo vc um cabo balanceado em mãos nada lhe impede de usa-lo em instrumentos. Agora, se vc for comprar cabo visando usar em instrumentos compre cabos coaxiais simples, próprios para instrumentos.

Comprar cabos balanceados para usar em instrumentos ao meu ver é jogar dinheiro fora. Se vc tiver o cabo pode usar, se for comprar não faz sentido comprar balanceado, o sinal de instrumentos não são balanceados.

Abraços,
 
Olá galera do Reino...

Salvo engano de minha parte...mas só temos sinais balanceados quando temos output e imput com sistemas de balanceamentos...exemplo...meu violão tem saída XLR balanceadas e P10 desbalanceadas...então quando precisar posso conectar diretamente ao mixer no canal mic...tendo saida e entrada balanceadas.

Agora ...se usar o P10 desbalanceado...obrigatoriamente faço a conexão com o mixer em Line...e não em mic...

Só o fato de ser cabo TRS não indica que tenho sinal balanceado...

Violões(em geral), Guitarras, Baixo e Teclado são outputs(saidas) desbalanceados...necessitando de um Dibox para conexão direta no mixer via canal mic...(isso em geral para longas distâncias)

Espero ter colaborado...fiquem na Shalom...
Abraços
 
Spurgeon disse:
Tendo vc um cabo balanceado em mãos nada lhe impede de usa-lo em instrumentos. Agora, se vc for comprar cabo visando usar em instrumentos compre cabos coaxiais simples, próprios para instrumentos.

sim, mas é que eu sempre tenho uns metros de cabos em casa, só que sempre é do balanceado por que vez ou outra tenho que fazer um cabo de microfone por algum motivo lá na igreja, então geralmente uso eles para fazer os de instrumentos também. Valeu pelo toque.

Clopes disse:
exemplo...meu violão tem saída XLR balanceadas e P10 desbalanceadas...então quando precisar posso conectar diretamente ao mixer no canal mic...tendo saida e entrada balanceadas.

o meu também mas é que na maioria das ocasiões meu violão é ligado a um amplificador e não na mesa. Mas mesmo assim obrigado

que DEUS abençoe a todos
 
Quanto ao cabo Tecniforte, eu comprei esse cabo e uso, realmente ele é muito bom. Porém, acho que ele é mais grosso do que o indicado....porque pra encaixar no conector é uma guerra!
 
Clopes disse:
exemplo...meu violão tem saída XLR balanceadas e P10 desbalanceadas...então quando precisar posso conectar diretamente ao mixer no canal mic
Nada disso! O fato de ser uma saída balanceada e com conector XLR não significa que seja um sinal adequado à entrada MIC do mixer. Cuidado!
Muito provavelmente é um sinal de linha, portanto adequado à entrada LINE.
 
Às vezes também quem te fala que o cabo balanceado em instrumentos é pior que o desbalanceado, não possui o ouvido aguçado, aí tu mostra a diferença na prática e o carinha nem nota...


Eu uso os desbal com o di-box e sempre funciona legal.
 
Back
Topo