CABO PP E CABO PB

david gomes

New Member
Olá amigos do som ao vivo.

Sempre usei cabo PP para ligar minhas caixas.
Gostaria de saber quem usa o PP mesmo ou se se alguém já usou esse PB.

Estive numa loja em Belo Horizonte chamada SPECTRUS ( é uma loja voltada para ferragens de case e acessórios de audio ),
e lá o dono me falou que o cabo PP dá perda quando usado em caixa.
Disse que ele é somente cabo de energia, e que o cabo certo para caixa é o PB
Confesso que nunca tive problemas com o cabo PP e uso no maximo cabos de até 15 metros.

Esse cabo PB é de borracha de exelente qualidade e ótimo pra enrolar.
Agora olha a diferença de preço.

Cabo PP 2 X 2,5 1,55 o metro ///// Cabo PP 4 X 2,5 2,45 o metro.

Cabo PB 2, 2,5 6,40 o metro //// Cabo PB 4 X 2,5 9,65 o metro

Quase todo som que vejo quando não é aquele paralelo vermelho e preto é o PP.

E agora? qual é o cabo certo?

Opinem por favor.
 
Caro David Gomes,

A principal diferença do cabo PP para o PB é a MTA (Máxima Temperatura Admissível), ou seja, seu seu material isolante suporta até 90 oC, pois é feito de EPR/A, já o cabo PP suporta até 70 oC pois é feito de PVC.

Ambos tem classe de isolação 4 ou 5 que suporta tensões de 600V e 750V respectivamente (me corrijam se estiver errado). O cabo PB é mais flexível devido ao seu material isolante ser de uma estrutura menos rígida. Com relação as temperaturas, o uso para a ligação de caixas ao amplificador isto é irrelevante, uma vez que o dimensionamento de cabos para este fim está relacionado com o fator de amortecimento do amplificador e o comprimento do condutor.

Desta forma, entre os dois, não existe cabo melhor ou pior, acredito que a única vantagem do PB sobre o PP é a sua flexibilidade, porém sua capa é mais sensível. Eu ficaria com o PP mesmo.

Mas lembre-se, existem cabos e cabos, prefira os de marcas mais conhecidas, PIRELLI é sempre a melhor opção.

Abraço,

Marcelo
 
Obrigado marcelo.

Adorei o seu conhecimento técnico sobre o assunto.

Deus que lhe dê esse conhecimento em dobro.
Já estava preocupado se estava usando o cabo errado.
Nunca vi esse cabo PP esquentar. Pelo menos comigo.

Trabalho sempre com o 2,5 ou 3,0 . prefiro pecar pelo excesso.
 
David,

Em áudio a corrente elétrica de um condutor que liga uma caixa ao amplificador é relativamente baixa, se comparado à motores elétrico (onde geralmente utiliza-se cabos PP), e varia em todo instante, de acordo com o programa que está sendo tocado.

Na seção de Download's tem uma tabela e um texto explicativo de ninguém menos que o Sr. Ruy Monteiro junto com Rosalfonso Bortoni que explica muito bem a respeito deste dimensionamento. Clique no link abaixo e faça o Download do PDF por nome de "Dimensionamento de Cabos AC e de Caixas Acústicas

http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3

Através da Tabela você conhecerá as perdas de potência do seu sistema devido aos cabos é impressionante em alguns casos passam de 30%. Sem contar a perda de qualidade sonora, os agudos é a região mais afetada.

Instalei uma Igreja com caixas montadas de projeto Selenium com um 15PW3 (250Wrms) e um D210 TI (75Wrms - se não me engano) em cada caixa. A distância até o rack era de 17m, utilizei cabo PP de 4mm2, foram R$ 200,00 só o cabo, mas tinha gente que ia na Igreja e jurava que o drive era importado.

Abç,

Marcelo
 
Olá David,

e lá o dono me falou que o cabo PP dá perda quando usado em caixa.

O dono que por acaso vende o cabo PB, correto?

Bem, acredito que sua caixa vai gostar de receber um cabo de 2,5mm² ou até mais, independentemente se ele for PP, paralelo comum (desses de extensão elétrica), flamenguinho ou PB. Desde que funcionando....

Falando sério, a maior diferença entre o PP e o PB não é o condutor elétrico, que segue normas ABNT/Inmetro (ou pelo menos deveriam). Na verdade, a diferença está no isolante. O PP tem isolante externo de PVC, mais duro (mais pesado, mais rígido, mais difícil de enrolar e mais resistente, e mais barato), enquanto o PB tem revestimento externo de material semelhante à borracha, mais mole, mais leve, menos resistente, mas bem mais fácil de enrolar. Uma pena ser mais caro.

Veja o que mais lhe importa (alguns preferem o PP porque fazem eventos em locais onde os cabos são verdadeiramente pisoteados, outros preferem o PB por ser mais fácil de enrolar/mais leve), e boa escolha.

Um abraço,

Fernando
 
Bom dia Fernando,

Muito obrigado pelas dicas e com certeza, aqui no som ao vivo
é o melhor lugar pra resolver nossas questões sobre esse universo do áudio.

Graças a Deus temos pessoas como você, O Isinho, o David Fernandes , o Marcelo
( e outros que não me lembro agora) que nos brindam com toda essa bagagem de conhecimento.
Deus continue abençoado cada um de nós que participa desse forum.
 
Back
Topo