Cabo PP

Senhores, como estão? Espero que bem.

Tô com uma dúvida, quanto a esse cabo PP.
Bem deixe-me definir será um cabo 3x1,00mm de mais ou menos 15 metros para ligar o teclado.(o sinal do teclado vai passar por um DI 100 antes de chegar à mesa.
Essa solução é porque faltou canal em nosso multicabo.
Aguardo sugestões e opniões.
 
R. Leal disse:
Mas cabo PP pra ligar sinal de audio?

Entendi certo?
É isso mesmo Leal.
Este cabo possui 03 vias(casa certinho com o plug XLR), eu acho melhor assim do que com fio paralelo.
Ou ligar com fio paralelo é melhor?????
 
Neemias, cabo PP NÃO É recomendado para conduzir sinal de audio (de baixa "potencia"), para ligar o teclado ao DI voce deve usar cabo coaxial, ja do DI para a mesa voce deve usar cabo 3 condutores (2 vias + malha).

Cabo PP não tem blindagem, portanto muito sucetível a ruídos, ele pode ser usado para conduzir sinais de alta potência, ou seja, saída do amplificador até a caixa de som.
 
rafaellerm disse:
O cabo blindado de dois conectores é geralmente encontrado nas lojas como "cabo de microfone".

Disso eu sei! Não sou tão leigo assim.
Só fiz este questionamento devido ao preço deste cabo estar bem atraente: R$ 1,00 o metro.
Já o cabo coaxial ou "de microfone" tá um pouco mais caro o metro.
Quanto a questão da blindagem você está com razão Leal.
Como disse no início do tópico estou sujeito à sugestões e opiniões...
Desde já muito obrigado.
 
Então não diga que não é tão leigo assim amigo pois isso é o cúmulo da "leiguisse" , cabo de sinal é coaxial blindado, antes do DI usa-se o de "guitarra", depois do DI, cabo de microfone, cabo PP só para conduzir eletricidade e saída da potência, ou seja tensões mais elevadas. a captação do seu instrumento, microfone e afins é a parte mais importante da cadeia de sinal depois que captar um sinal ruim sujo tudo que fizer daí pra frente será em cima de um sinal ruim então, economia em cabos e conectores é economia porca!
 
Sendo o sinal balanceado, quem sabe não captaria muito ruído com o cabo PP. Mas de qualquer maneira, eu não confiaria o como o amigo disse acima, é uma economia porca.
 
rafaellerm não existe sinal balanceado, oque é balanceado é o sistema, funciona com o mesmo princípio da gaiola de faraday

<!-- m --><a class="postlink" href="http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTX7_rFJ81r3Lb0YDs3ecoAfICAfb7ARctb8uA4Mmxyj5r4CTwOlQ">http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... j5r4CTwOlQ</a><!-- m -->

os sinais espúrios ficam "presos" em volta do cabo na malha enquanto o positivo e negativo do sinal viajam ilesos no miolo do cabo coaxial, sem malha sem gaiola sem balanceamento do sinal!

outro exemplo é usar um cabo de microfone e um plug TRS (p10 estéreo) de um lado e TS (p10 mono) do outro, ainda que o cabo seja "blindado" o sinal vai ser desbalanceado.

Repetindo não existe sinal balanceado e sim sistema balanceado, sinal é sinal, negativo e positivo!
 
Realmente, me equivoquei ao falar em "sinal" balanceado, já que sinal é um termo abstrato, se refere muito mais à informação que está sendo transmitida. Quanto ao "sistema balanceado" a que te referes, não digo que seja o sistema como um todo, mas o "subsistema" entre um equipamento e outro, que compreende um transmissor, um meio de transmissão (cabo) e um receptor. Quando me referi ao "sinal balanceado", quis dizer que esse subsistema é balanceado.

No entanto, erras ao relacionar blindagem e balanceamento. Eles não têm nada a ver um com o outro, e existem muitos sistemas que são balanceados sem serem blindados, mas não no áudio (o padrão ethernet é um exemplo). O que eu disse é que é possível sim usar um cabo PP de 3 vias em um sistema balanceado. Talvez, por existir uma separação maior entre os dois fios que transmitem o sinal, e rejeição do ruído seja um pouco prejudicada, e embora não saiba quantificar o quanto é sem fazer o teste, imagino que não seja um ruído muito grande. Neste caso, teremos mais um exemplo de transmissão que é balanceada, mas não blindada.

Um cabo blindado usa a malha como gaiola de Faraday, para impedir que seja induzido ruído no condutor interno. O esquema não é perfeito, e algum ruído acaba entrando, o quanto depende de vários fatores, como a cobertura da malha e o comprimento de onda do ruído em questão. Cabos de instrumentos são blindados, mas não balanceados. O ruído não fica preso, mas os campos magnéticos externos não chegam ao condutor central.

Já um sistema balanceado transmite o sinal como uma diferença de tensão entre dois condutores, e não necessariamente a diferença entre um condutor e o terra. Neste tipo de sistema, são usados dois condutores, que geralmente são trançados por toda a extensão do cabo. Dessa maneira, qualquer interferência que seja induzida em um condutor, será induzida igualmente no outro, mantendo a diferença de tensão, que é o sinal, inalterada. Logo, a malha não tem nada a ver com o balanceamento. Este link traz uma explicação do assunto, com gráficos, apesar de ser em inglês.

O que ocorre é que em áudio, quando falamos em "balanceado", geralmente queremos dizer "blindado e balanceado", talvez daí a confusão.

Espero que tenha ajudado e que não tenha cometido nenhum erro muito grande, os meus conhecimentos nessa parte de eletromagnetismo são muito superficiais.
 
Caramba .. essa foi DOSE, comprar o cabo pelo seu custo e não pela aplicação ! E ainda diz não ser tão leigo ....

MAs completando umas coisinhas por ai, a propria torção do fio (pares) serve como "_blindagem_", qdo menor for o passo da torção, ou seja, o espaçamento entre o inicio e o fim da torção, melhor é o isolamente. Exemplo classico : FIO DE TELEFONE

No caso da malha, qto mais fechada a trama da mesma, mais imune a interferencias é o cabo
 
Bem parece que o colega rafael é da telefonia ?!

como o Ullman disse o caso clássico é da própria telefonia, inclusive alguns cabos são torcidos em passos calculados de forma que "rejeite" frequências específicas, colocando o sinal de um condutor em contra fase em relação ao outro em determinada frequência cancelando assim o sinal indesejado...

Outra consideração sobre balanceamento de sinal em aplicação de áudio, é o fato de o sinal manter sua integridade e potência, somando-se na etapa de entrada, ganha-se com isso 6dB nesse sinal...

Qualquer sinal de áudio se beneficia do sistema (ou subsistema como queira) balanceado tão bem explicados pelo colega Rafael, porém linhas longas de transmissão como é o caso exposto no tópico, ou sinais de baixo nível de intensidade tem particular tendência de captar sinais espúrios, como interferências eletromagnéticas, ondas de rádio e tv, até mesmo os reatores das lâmpadas fluorecentes tão usadas hoje, o primeiro caso pela extensão do condutor este acaba servindo de antena, no segundo caso o de sinais de baixa intensidade é que as interferências acabam por menores que sejam acabam "concorrendo" com o sinal principal, e como dependem de uma amplificação relativamente alta para ser aproveitado pelo sistema de som acaba que se amplifica também os ruídos, é o caso dos microfones.

Dito isso, podemos concluir que cabo PP para sinal não pode ser aplicado pois não atende nenhum dos requisitos acima ainda que tenha 3 condutores os mesmo não são trançados sobre si de forma suficiente para haver cancelamento das interferências, não têm nenhuma outra blindagem, o condutor que vai ser usado como terra não têm capacidade de coletar os sinais espúrios por ter sua trama totalmente aberta em relação aos outros condutores.

eu simplifiquei o assunto mas foi bom o o detalhamento do assunto, pensei ter deixado implícito a situação do balanceamento quando disse que:

enquanto o positivo e negativo do sinal viajam ilesos no miolo do cabo coaxial

E discordo da abordagem de que a blindagem nada tem haver com o balanceamento do sinal, em cabos de instrumento onde o negativo é comum com a malha/terra, essa ligação é a razão do sinal ser desbalanceado, a diferença de potencial não é igual, a malha independente do sinal, e o fato de evitar que um condutor possa "coletar" mais sinal que o outro por conta das interferências eletromagnéticas é oque garante que o sistema continue balanceado, ou se não realmente bastaria um cabo PP de duas vias conduzindo o sinal positivo e o sinal negativo para balancear o sistema.
 
arleypol disse:
rafaellerm não existe sinal balanceado...

Desculpe, mas se não estou enganado, SIM existe sinal balanceado.
Para tirarem suas dúvidas leiam este artigo, escrito pelo mestre David Fernandes.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/artigo06_balanceamento.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/a ... amento.pdf</a><!-- m -->
 
pensei que já tinha esgotado o assunto, releia o artigo que você passou (e nem vou me dar ao trabalho de ler mas sei que os coceitos estão corretos já que o David não ia postar um artigo sem conferi-lo) e chegará a conclusão do que eu disse:

Não existe sinal balanceado, sinal é sinal, só vai ser balanceado se todo sistema for balanceado...

você pode ter um cabo apropriado mas se um dos conectores não for "balanceado" o sistema vai ser desbalanceado, você pde ter até os conectores e cabos ok, mas se um dos aparelhos -transmissor e receptor-, não tiver os circuitos "balanceados" você terá um sistema desbalanceado, logo, não é o sinal que é balanceado e sim o sistema como já falei repetidas vezes...
 
Postamos quase ao mesmo tempo, só que o seu apareceu primeiro, e realmente, nem vou me dar ao trabalho... Só acho que um pouco de humildade, ser menos arrogante, ajuda no aprendizado. Assunto encerrado.
 
Desculpe se o tom soou arrogante, mas o seu existe sinal balanceado "SIM" (caixa alta em "informatiques" quer dizer que está gritando) e me mandar um texto para tirar minha dúvidas, não me pareceu muito humilde, não sei de muiiiiiiiiiiiiiiiitas coisas mas sei o conceito de um amplificador diferencial, e oque implica um circuito balanceado, o tópico estava no meu ver muito instrutivo e o Sr. realmente parece não ter lido de forma detida os posts muito menos o link que passou, e quando disse que não ia ler é que como expliquei no meu post tenho certeza que o David deve ter feito uma ótima exposição e estou certo que não contradisse os argumentos que apresentei, mesmo sem ler o texto, mas agora só por curiosidade (e admiração que tenho pelo David) vou ler, se não vou parecer arrogante né, e isso é uma grande preocupação pra mim
 
Muito obrigado à todos pelas considerações.
A ultilização do cabo PP, foi apenas uma ídeia(dúvida).
Justamente pelo fato da interferência, apesar de ser 03 condutores devidamente isolados, com uma proteção externa.
 
Back
Topo