Cabo XLR Y

jota

New Member
Senhores,

Este é o meu primeiro post aqui,
Gosto de som profissional, mas ainda tenho muito a aprender.
Estou montando um som para mim e gostaria de saber se existe algum hardware/periférico que poderia ser usado como um cabo Y XLR, transformando uma entrada em duas ou mais saídas, sem alterar o sinal original.

Obrigado a todos.
 
rafaellerm disse:
Transformar entrada em saída não dá.

Não, não, acho que não me expressei direito.
O esquema é:
Entra um cabo XLR com o sinal de áudio no hardware/periférico e saem dois ou mais cabos com o mesmo sinal de áudio.
O mesmo princípio de funcionamento de um cabo Y, só que ao invés de usar cabo Y usar um equipamento que funcione como um cabo Y XLR.

Um bom exemplo seria um filtro de linha, entra um cabo com eletricidade que viram várias saídas com eletricidade.
 
jota disse:
alex PEREIRA disse:
você pode fazer um
Não fica bom, já tive experiências anteriores.
Estava querendo um bom equipamento que tivesse esta função.
Depende de como você fez o cabo...
Eu infelizmente tive que usar um cabo Y destes provisoriamente no meu templo, splittando o meu PA para o frontfill, e não tive nenhum problema, nem mesmo chiados de fundo.
Existem splitter’s de áudio da whirlwind mais é difícil achar no Brasil.

Onde pretende usar? De que forma? Dependendo de como for usar Powerplay/crossover/gerenciador pode resolver seu problema.
 
Só para constar, o cabo Y que fiz, foi este.
Comprei os componentes na internet mesmo.

7da8356ca0325f950a4b677ce429dad2.gif
 
O que nosso amigo está procurando é um Splitter ativo.
Splitter "passivo", seria o Y no cabo, como a galera aí tá dizendo, que gera perda de sinal, assim como um crossover passivo e/ou um direct box passivo.
Existe splitters passivos em forma de rack 19", até mesmo caseiros.

Ou seja, para saber se é ativo, não basta estar no rack e ter luzinhas piscando... Tem que ver o modo de funcionamento.
O Splitter ativo, por usar energia elétrica (além da própria energia do sinal) para a conversão, não gera perda de sinal.

Uma foto para ilustrar:
dn1248-main.jpg

Esse aí, um honrado KarkTeknik, é um equipamento com 12 canais, com 3 saídas para cada entrada.
Vale dizer que são equipamentos caros, mesmo que você opte por marcas mais simples.
Dependendo do seu uso, eu acho que vale a pena tentar fazer o splitter passivo. A perda de sinal não é tão significativa assim se for dividir apenas em 2.
 
90% das locadoras usam multicabos cheios de "splitters passivos", sem grandes problemas. No entanto, se a ideia for dividir para 3 ou mais sinais, aí sim se recomenda o uso de splitters ativos.
 
Isso mesmo gabriel_equalize é exatamente isso que preciso, um spliter ativo!
não vai dar para ser um Klark, mas vou ver o que dá para pegar de por um bom preço.
Muito obrigado pelas explicações e obrigado a todos que ajudaram.
 
eu mesmo já useu um multi cabo splitado, e nunca tive problemas, hoje uso alguns cabos Y, também sem nenhum problemas.

gabriel_equalize, esse ai é animal, eu não conhecia, tem aqui no Brasil, ou o Leal tem?
 
Agora, o "não fica bom" pode significar várias coisas, não necessariamente ele quis dizer que a qualidade do som fica ruim. É bem difícil colocar dois cabos de microfone de espessura normal em um conector XLR, talvez seja isso. A solução é usar um cabo mais fino, como os usados em multicabo.
 
Como disse anteriormente a whirlwind tem... Com toda certeza devem ser mais baratos kkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Whirlwind_SP1X2_splitter.jpg

R_Whirlwind1x3MicSplitterLA.jpg
 
pTjz, como são as saídas desse splitter?
A foto não mostra, mas algo me diz que é uma XLR e duas P10...

De qualquer forma, é um splitter passivo... Gostaria de desmontar um para ver o que tem dentro.
Se bobear, é só um Y comum, mas feito em uma carcaça de metal.

E pelas chaves GND/LFT, também é um direct box.
 
É XLR mesmo, veja: <!-- m --><a class="postlink" href="http://whirlwindusa.com/support/tech-articles/microphone-splitters/">http://whirlwindusa.com/support/tech-ar ... splitters/</a><!-- m -->

5b9e27b3fad8e738b311e0504282cb7b.gif

03b82d5a730410b35c4035cc63c9f1c2.jpg

1a1b6f49fc55ce57ad74ef6b1efa148d.jpg
 
Reparem que esse Whirlwind ainda é um splitter passivo.
A diferença para um cabo Y comum é possuir o trafo e a chave GND/LIFT para quando houver laços de terra.

Se não me engano, a diferença básica do splitter ativo é possuir um pré-amp em cada saída.
Isso justifica a diferença de preço. Os pré-amps, assim como em mesas de som, são os componentes que garantem (ou não) a manutenção da qualidade do sinal.
Alguém pode confirmar isso?
 
Back
Topo