Caixa com melhor timbre para voz e violão

wlalve

New Member
Pessoal,

Estou procurando uma caixa para voz e violão até 2.000,00 o que procuro é o melhor timbre possível dentro de um um bom SPL. De preferencia que tenham ouvido as caixas com voz e violão. O ambiente são para pequenos espaços 120 m2 (bares) ,sozinho ou acompanhado por baixo e batera.

Obrigado,
 
Cara, não sei da sua realidade, mas toda compra do mês me mostra o quanto meu dinheiro não vale nada....

ai no orçamento de bens "duráveis" sempre avaliamos para baixo os valores.... uma caixa custar 5k não é tão mais caro que uma compra do mês.... só comprarei ela 1 vez!rsrsrs

Gostaria muito que voltasse o tempo em que com R$200,00 fizesse a compra do mês com coisas boas no carrinho do mercado, mas esse tempo pelo jeito não vai voltar tão cedo.

(espero que me entendam....)
 
Caro Tonreb,

Acredito que tenha tido a melhor das intenções e acredito ser essa caixa que me recomendou muito boa, top mesmo, mas infelizmente ela é o triplo do preço do meu limite. Se fosse mais 10 ou 20% estudaria, mais sendo 300% fica difícil para mim. Sei que minhas opções não são muitas. Mas até 2000,00 reais não existe nada que possa comprar, plugar um microfone e um violão mesmo que usando uma mesa e poder ouvir um som agradável???

De qualquer forma obrigado.
 
Como o violão começa sua reprodução em 70hz e pretende reproduzir apenas voz e violão, com este valor disposto continuo na marca Staner porém mudando apenas para o modelo Sr315a.
Mas isso se você não for ampliar o sistema.
Se pretende ampliar futuramente essa Sr212a vai te atender perfeitamente.
Já ouvi e gostei das duas porém, como sempre digo caixas só se compram sem ouvir pessoalmente em ÚLTIMO CASO.
 
A primeira questao é: você já tem mesa de som, procura uma caixa com entradas (pelo menos duas)?
Dito isso, no seu orçamento, duas opções são possíveis: usar apenas uma caixa (para esse tamanho de 120m2, para som ambiente, é possível, eu creio), com maior qualidade nessa caixa; ou usar duas caixas de menor qualidade, mas que terão um espectro de cobertura melhor por serem duas. Essa é uma pergunta que eu mesmo não sei te dizer, só testando. Mas já vi caras fazerem esse tipo de som com uma caixa (lembre-se de que as pessoas querem uma música AMBIENTE, não a pressão sonora de um show).
Opções de qualidade: Mackie TH12 (usada no ML por 1600,00 a 2000,00 cada), Yamaha DBR-10 (na faixa dos 2000,00 cada). Essa Yamaha é excelente, e não se engane pelo tamanho, são 700w (muito mais que suficientes pra 120m2 em som ambiente), e tem uma ótima resposta de frequência (55hz a 20k e é bassreflex). Estou até pensando em substituir duas Attack de 12 que temos na igreja pequena por essas de 10, pois aquelas ficam no chinelo perto dessa.
Mas o ideal mesmo seria usar duas caixas legais!
As JBL EON são também excelentes opções, se vc der sorte de achar alguma nesse preço (mas acha). Um modelo novo dela seria o IDEAL pra vc, que é a EON 206p (e já é o par!). É um sistema completo portátil, com duas caixas com wofers de pequenos 6,5'', mas que dariam conta do recado pra essa aplicação (são 113db de SPL). Tem uma "mesa" embutida, com 6 canais de entrada, resposta de frequência de 77hz a 20k, e até reverb (talvez inútil, talvez útil pra dar aquele som ambiente, mas com CUIDADO). O porém é que ela esta anunciada por 2.600. Mas te digo uma coisa: se vc tivesse comprado essas caixas há alguns meses era relativamente mais barato, e a tendência é subir mais, e esse preço está bem em conta... recomendo vc fazer esse esforço e comprar o quanto antes.
Um outro modelo interessante, mais antigo mas ainda a venda, é a EON 210. Mas creio q vai estar uns 3mil. É um sistema portátil tbm, só que com 300w e na faixa dos 124db de SPL. Já usamos muito essas caixinhas, cobria um evento semanal com cerca de 100 pessoas, e atualmente a igreja usa dentro de um estúdio para ensaios (pra vc ter noção do poder da bixa, aguenta voz, violão e teclado dentro do estudio com batera e instrumentos torando).
Essas são opções legais.

Opções de menos qualidade e dentro do orçamento: Attack Versa. Se não me engano o menor modelo é de 12'', vc compra uma ativa e uma escrava. É a única opção barata que posso te recomendar que conheço. Talvez as Staner e Oneal novas também sejam legais.

Em qualquer das opções, com 2mil vc já está anos luz a frente dos sons de bares e restaurantes (com caixas parcas, mesas horríveis, quiçá caixas multiuso), pelo menos aqui da minha cidade kkk.
Mas se tivesse grana mesmo pra sistemas caros como a Evox citada pelo Tonreb seria excelente.
Apenas certifique-se de comprar uma caixa de no mínimo 10'' se estivermos falando das mais baratas (isso não se aplica pras JBL, Yamaha, Mackie, etc, teclonogia é outra coisa, faz falantes pequenos renderem), de ter um SPL mínimo de 100db pra garantir. Range de frequência não terá muito que se preocupar, pois pra voz e violão acima de 100hz até 16khz vai tranquilo (acredito que frequências abaixo disso pra voz e violão não sejam assim tão fundamentais, um violão a 70hz só vai dar algo parecido com um "HUM"), mas contrabaixo você pode esquecer nessa categoria... bem difícil rolar (não impossível), pois teria q ter um mini sub ou uma caixa muito top full range.

Espero ter contribuído e perdoem se falei alguma besteira.
 
Cara, eu vi no ML.
As da Attack vi hoje por acaso numa loja aqui da minha cidade que vende pela internet. Achei q tinha apenas a partir de 12'' mas tem modelos de 8'' e de 10'', linha VRF. Os preços dela deram uma subida. Na mesma linha esqueci de recomendar tbm JBL Selenium (tipo uma segunda linha da JBL).
Isso que falei de usar uma única caixa talvez não seja tecnicamente correto e logo alguém me xinga aí hehe.... mas apenas recomendei por ser som ambiente em local pequeno, o ideal, como eu disse, seriam 2. Porém, nessa hipótese de usar uma caixa, tente buscar nas informações da caixa o ângulo de incidência/dispersão vertical do som. Você encontra isso nas informações técnicas (caixas vagabundas talvez nem informem). As JBL EON costumam ter um ótumo ângulo de dispersão. As EON 315, por exemplo, cobrem o som num ângulo de 100 graus (imagine um cone meio triangular com esse ângulo, saindo do centro do falante).
Por isso, o mais indicado seria duas caixas ou um sistema line array, uma caixa de coluna, como indicada pelo Tonreb. Elas vão cobrir um angulo de 150 graus, aí vc não terá com o que se preocupar. Um sistema Line Array creio que é o que há de mais avançado, geralmente são kits (grave+médio e agudo), mas algumas caixas podem ser usadas em tripés sozinhas. Alguns são feitos exatamente para o que você quer, como um da Fishman Solo, que até dispensa sub grave. Tive a oportunidade de ver umas JBL CBT tocando e é incrível (mas elas custam mais de 4 mil e são passivas).
O modelo que o Tonreb indicou é caro, pois está no patamar de Bose e etc. Porém existem linhas mais acessíveis, como a Staner SLR 504a, que não tinha reparado que custava menos de 3 mil, e recomendaria a você como ideal se for comprar uma única caixa. Acho q atenderia suas necessidades com perfeição. Se possível, teste caixas e veja quais se adequam (especialmente a potência).
 
Galera obrigado pela ajuda de todos , acabei comprando a Yamaha DBR10. Fiz um teste rápido ontem e o que ouvi gostei. Amanha terei um evento e la vou ver se acertei na escolha.

valeu
 
o mais legal de tudo vai ser quando vc chegar com uma "caixinha de fósforo" para fazer o evento e o contratante do barzinho fica olhando desconfiado. depois que escuta funcionando muda de opinião. garanto que vai ter varias historias assim para contar...
 
Back
Topo