Caixa escrava será funciona?

edmar-ieab

Member
Olá amigos do SAV, tenho uma dúvida estamos pretendendo adquirir uma ativa Staner tda-210- 180 wrs, e já temos outra caixa passiva gradus que usa componentes da JBL-selenium com 300 wrs. A questão é será que a caixa ativa staner aguenta tocar a caixa passiva da gradus, acredito que possa tocar, mais deve perder na qualidade? Gostaria da opinião dos nossos amigos?
 
Vai correr sérios riscos de danificar as duas caixas. Não entre nessa gambiarra "indicada pelo fabricante" de ativa alimentar passiva.
 
Existem vários modelos de caixas ativas que alimentam passivas sem que isso seja "gambiarra". Apenas deve se usar a mesma marca e o modelo específico para isso disponibilizado pelo fabricante, que não é o caso do amigo que perguntou. Só não é recomendado usar marcas e modelos diferentes por causa da possível incompatibilidade das ligações entre elas e da sonoridade diferente também.
 
E qual a caixa ativa que, tem amplificação dedicada a outra passiva.
Qual a caixa ativa que não divide seu próprio amplificador, para alimentar outra passiva.
Qual a caixa ativa que mantém ´sua eficiência, IGUAL quando sozinha e quando alimentando outra.
Pode ser que exista... Eu ficaria muito grato caso me mostrem
O único benefício de uma ativa alimentar uma passiva, é a dispersão que pode ser ampliada, porém o SPL das duas vai ser igual ou menor que, quando a ativa estiver sozinha.
E o pior de tudo... Se a ativa parar, vão parar as duas. Ai você lembra, por uma diferença tão pequena, eu poderia ter pego duas ativas e continuar esse evento com uma.
 
Olá bom dia!
DJ Garam, nas colocaçoes do seu ultimo post nao define a questão do seu primeiro: ligar passiva na ativa ser uma gambiarra, mas sim o modo como a sonorização esta configurada. Exemplo tipo, sistema balanceado e nao balanceado, o ideal é estar balanceado, mas nao que o nao balanceado seja uma gambiarra.
Mas concordo que as caixas tenham compatibidades (impedância, marca/modelo, etc.).

Ate mais,

Vladimir
 
Pessoal uma dúvida!

Uma caixa ativa com potência de 180w (Staner tda-210- 180 wrms) dividindo seu amp. com outra caixa com alto falante de 300w (JBL-selenium com 300 wrms) vai ficar legal?
O resultado seria aproximadamente 90w para cada alto falante certo?
 
Olá bom dia!
DJ Garam, nas colocaçoes do seu ultimo post nao define a questão do seu primeiro: ligar passiva na ativa ser uma gambiarra, mas sim o modo como a sonorização esta configurada. Exemplo tipo, sistema balanceado e nao balanceado, o ideal é estar balanceado, mas nao que o nao balanceado seja uma gambiarra.
Mas concordo que as caixas tenham compatibidades (impedância, marca/modelo, etc.).

Ate mais,

Vladimir


Não entendi nada, mas valeu.
 
Pessoal uma dúvida!

Uma caixa ativa com potência de 180w (Staner tda-210- 180 wrms) dividindo seu amp. com outra caixa com alto falante de 300w (JBL-selenium com 300 wrms) vai ficar legal?
O resultado seria aproximadamente 90w para cada alto falante certo?

Não, não vai ficar legal.
Não exatamente 90w para cada falante, porque o transdutor com menor resistência vai consumir mais do que o outro.
Resumindo... Amplificador trabalhando enforcado, quando ele fechar o bico de vez, segura a onda, e não chore. kkkkk
 
@VladBS !
Acho que o que o @DJ GARAM está considerando como gambiarra é a possibilidade de ligar duas caixas, uma ativa e outra passiva, de marcas diferentes. Devo acrescentar que concordo plenamente com ele, quanto mais quando cogitam a ligação de caixas, além das marcas diferentes, de potências diferentes. Neste caso discordo do @DJ GARAM : isto não é gambiarra, é muita gambiarra mesmo!
O que ele faz no último post, citado por vc, é explicar as razões pelas quais o uso de caixas ativa + passiva apresenta desvantagens em relação ao uso de um par de ativas.
 
o transdutor com menor resistência vai consumir mais do que o outro.

Isso eu não sabia, hehehe.

Então quer dizer que além de trabalhar com amp. "enforcado" correndo o risco de a qualquer momento ficar sem ele, ainda vamos ter uma caixa falando mais forte que a outra devido a diferença de sensibilidade. Isso sem contar a perca gerada com o cabo que vai ligar a caixa passiva.

Realmente esse não parece ser um bom cenário!
 
Back
Topo