Caixa Mark Audio CA500 - troca de potenciometro

amarildo santana

Active Member
... Ola pessoal.

... como todos sabem, tenho duas caixas da Mark Audio, uma CA500 ( ativa ) e uma CP500 ( passiva ) ... ja vao para o seu segundo aniversario ... a CA500 apresentou problema no potenciometro do volume ... com o pouco de conhecimento, algumas dicas ( incluindo ai algumas de nosso professor bersan ), boa vontade, e iniciativa, resolvi eu mesmo fazer o reparo na caixa ( nunca tinha trocado um potenciometro na vida :shock: ).

... o problema na caixa era que o potenciometro do volume nao estava atuando, mesmo todo alto, precisa dar um "apertozinho", umas pancadinhas :shock:, para que tivesse som na caixa ( sofri isso por algumas apresentacoes, pois tava mesmo sem tempo ou para levar a caixa numa assistencia ou para eu mesmo reparar ).

... na quinta-feira a noite abri a caixa e identifiquei o potenciometro ( um B100K ) ... sexta feira comprei o dito e neste final de semana coloquei maos a obra ( na verdade soh faltava retirar o antigo e soldar o novo ) ... somando o tempo, gastei uma media de uma hora e meia para abrir e reparar ( parte desse tempo deu-se a um "amontoado" de cola de silicone que colocaram em uns fios ).

... vou postar abaixo algumas fotos que tirei durante a abertura, reparo e fechamento, fazendo alguns comentarios pertinentes:

Para comecar, a caixa possue parafusos tipo allen, de 1/8, fixando o amp a ela ... sorte que tenho uma maleta com diversas pontas para minha parafusadeira :D

_1.jpg


_2.jpg


_3.jpg


_4.jpg


Fiquei com a impressao de que o AF eh recondicionado :shock: ... acima o drive piezo com apenas um resistor.

_5.jpg


_6.jpg


Aqui onde gastei a maior parte do tempo nessa empreitada ... tirar toda essa cola de silicone, tomando cuidado para nao danificar ou cortar nenhum fio foi dureza, mas, tudo correu bem :)

_7.jpg


A fonte, amplificador e placas internas

_9.jpg


_8.jpg


_11.jpg


Essa foto mostra o potenciometro defeituoso, o primeiro da esquerda para direita, bem no canto (quase nao aparece)

_10.jpg


Desmontagem das porcas de fixacao dos conectores e potenciometros

_12.jpg


_13.jpg


Teste dos potenciometros
POTENCIOMETRO NOVO, TODO ABERTO:

_14.jpg


POTENCIOMETRO NOVO, QUASE METADE ABERTO:

_15.jpg


POTENCIOMETRO VELHO, OU ABERTO OU FECHADO FICAVA ASSIM, SOH VARIAVA SE SEGURASSE MAIS FIRME OU APERTASSE:

_16.jpg


Retirada do velho e colocacao do novo potenciometro:

_17.jpg


_18.jpg


Trabalho finalizado, teste da caixa ... 100% funcionando, JOB WELL DONE !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

_19.jpg


... servico realizado em uma hora e meia e R$ 3,00 gastos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]'s
 
É isso aí, legal! Eu sempre tento consertar minhas coisas e da igreja tbm por conta própria (coisas simples geralmente), acabamos por economizar uma grana boa, hehehe! Parabéns pelo trabalho aí :D
 
É isso aí, legal! Eu sempre tento consertar minhas coisas e da igreja tbm por conta própria (coisas simples geralmente), e acabamos por economizar uma grana boa com assistência técnica, hehehe! Parabéns pelo trabalho aí! :D
 
xandytecla disse:
..o que voce tem a dizer sobre estas caixas? são boas?
... vou postar o mesmo que escrevi em outro topico:

"... eu tenho produtos Mark Audio, comprei pelo custo imaginando algum beneficio ... no geral os produtos teem acabamento bom ... para se ter um timbre satisfatorio nas caixas, por exemplo, tem que se mexer, e muito, na equalizacao (tem experiencias de colegas aqui do forum que trocaram os drivers piezo por titanium para melhorar o som das caixas) ... para mim, que uso apenas em vozes e playbacks, efetuando alguns ajustes me atende."

... essa eh a minha impressao ... e eh fato que os componentes internos das caixas trazem o produto para um nivel bem abaixo do esperado ... se pelo menos o drive fosse TI com certeza traria uma melhoria significativa.

[ ]'s
 
voce tem fácil o link do tópico onde voce discute melhor as caixas ...

amarildo santana disse:
no geral os produtos teem acabamento bom ... para se ter um timbre satisfatorio nas caixas, por exemplo, tem que se mexer, e muito, na equalizacao[ ]'s

entendi !!!
 
Esta caixa ativa custa R$ 550
a vista ...uma selenium de 12
custa R$ 1300 a vista ...é mais barato comprar duas ativas e colocar 2 drivers ti que vc ainda sai no lucro ..pois as selenium
sao made in china ..e as mark Audio Brazuca ...facil de consertar ....
 
Raphael Andrade disse:
Esta caixa ativa custa R$ 550
a vista ...uma selenium de 12
custa R$ 1300 a vista ...é mais barato comprar duas ativas e colocar 2 drivers ti que vc ainda sai no lucro ..pois as selenium
sao made in china ..e as mark Audio Brazuca ...facil de consertar ....

Tem que comprar 2 Drivers e 2 divisores. Mas, a diferença não é somente isso. A Mark Audio em 8 Homs fornece 110 RMS e a Selenium 200.

Já tive uma Mark Audio e me arrependo de ter vendido. Mesmo assim, acho que são padrões totalmente diferente comparando com a Selenium SPM.

sds

Toninho
 
Claro ..ate porque uma custa +
que o dobro da outra ...sou
Dj ja toquei em Pa da selenium,
com 1202 A e achei o som muito
ruim para uma caixa ativa que
consideramos umas das referências do segmento ..sendo
uma das mais recomendadas aqui no forum ..junto com Rcf Rcf e ATTACK .
Ainda sou mais 4 ca 500 por R$ 2200 ...Rs...
 
Raphael Andrade,

Onde você consegue a Mark Audio CA 500 por R$ 550,00?

No uso delas como DJ, imagino que você as complemente com sub, certo?

sds

Toninho
 
Sim utilizo duas cp 500 com duas ca 1000. É claro que não é uma brastemp ..mais pelo custo benefício eu achei legal . aqui no Rio na loja Sax de Ouro na rua da carioca ..comprei minhas ca 1000 la 850 reais cada e a cp 500
350 cada ....estou gostando ...
as selenium sao boas ..mais pelo custo benefício eu não gostei
 
Raphael Andrade disse:
ja toquei em Pa da selenium,
com 1202 A e achei o som muito
ruim para uma caixa ativa que
consideramos umas das referências do segmento...

"Referência" acho que as SPM nunca foram... mas daí a dizer que é MUITO RUIM, é no mínimo exagero...
Na minha opinião a qualidade delas se justifica exatamente no custo benefício... Qual outro conjunto ativo + passivo bi-amp na mesma faixa de preço e SPL, que seja de qualidade tão superior às SPM?
 
Back
Topo