Caixa NCA Ativa

G

Guest

Guest
Queridos,

vcs conhecem as caixas aitivas da NCA?
http://www.ncaeletronica.com.br/produtos2.php?id_grupo=2&id=56


Estou querendo comprar 2, no valor de R$ 1.200,00 cada para usamos para eventos externos da nossa igreja, como acampamentos e ensaios externos.

O que vcs acham?!



--> ESPECIFICAÇÕES

Caixas acústicas de 3 vias, com crossover passivo, woofer, drive fenólico e tweeter profissional, saída de 8 Ohms, saída de linha, equalização de 4 vias, gabinete trapezoidal, pintura epóxi texturizada, proteção do sistema eletro-acústico em tela de aço, suporte para pedestal e alças laterais.


300W RMS @ 8 Ohms
Falante de 15"
Drive fenólico
Super Tweeter
Entradas:
Mic 1: 1XLR e 1 P10, c/ C.V.I*
Mic2: 1XLR e 1 P10, c/ C.V.I*
Aux.: 1 RCA (L/R) e 1 XLR, c/ C.V.I
Saídas:
1 XLR e 1 P10
Speaker Out 8 Ohms 300W RMS
Equalização 4 vias...............Low, Mid Low, Mid High, High

Dimensões (mm).................(H)750 - (L)460 - (P)440
Peso.....................................~30Kg
Sensibilidade (1W/1m)........101dB
Resposta de Freqüência.....45Hz - 20KHz
Crossover passivo 3 vias....5KHz/2,5KHz, 12dB/oct high 5,5KHz, 6dB/oct low



Abraços a todos!
Deus abençoe!

Erlon
 
Erlon,

sem desmerecer a NCA, o conjunto driver fenólico + supertweeter está ultrapassado. Uma caixa com driver titânio soa melhor, mais natural.

Há um texto do eng. Homero Sette que mostra melhor isso. Veja em: http://www.somaovivo.mus.br/downloads/2vias_3vias.zip

Outra coisa ... as especificações dessa NCA estão um pouco generosas.

- Sensibilidade de 101dB
Parece exagerada. Só conheço um falante de 15" que fala isso tudo e ele é exclusivo de outra marca. Pode até ser verdade, mas...

- Speaker output de 300Watts 8 Ohms
Para isso ser verdade (caixa de 300W mais uma passiva de 300W), a caixa tem que ser de 600W RMS em 4 Ohms. Se eu fosse fabricante, explicaria isso muito bem.

- R$ 1.200,00 cada uma?
Valor alto para uma caixa sem driver titânio. Um driver titânio custa quase o dobro do conjunto supertweeter e driver fenólico.

Por último, uma pergunta que os fabricantes não falam (a gente acaba descobrindo com o tempo), qual alto-falante eles usam?

Já que você é de São Paulo, há muitas boas alternativas por aí. Caixas Attack são muito boas. Caixas Leac´s (linha VIP), Antera e Oneal todas usam falantes Oversound e apresentam boa qualidade. Se encontrar alguma caixa Selenium também, ótima escolha.

A Antera TS-400 está custando por volta desses R$ 1.200,00 cada. Nesse mesmo preço tem a Alto (fabricante italiana) modelo Elvis. Ambas tem boa sonoridade, e contam com drivers titânio.

Por último, não deixe de comparar as caixas em um teste sonoro. Não compre apenas por especificação.

Espero ter ajudado,

Fernando
 
Olá Fernando!

Vc falou da Antera, a TS400, porém ela tem um falante de 10". Isso não prejudicaria o meu som?! Visto que utilizarei as caixas para um "mini PA", com bateria eletronica, teclado, violão e vozes.

Liguei na loja que tinha cotado a NCA de 15", e descobri que tem uma Attack de 12", porém com drive de titanio e 320 rms e 125dB SPL. Essa caixa é a MP 404TI (http://www.attack.com.br/produtos/mp404ti.htm).

Então entre a NCA de 15" e a Attack MP404TI de 12", vc acha melhor eu ficar com a Attack?

Abraços e obrigado pela ajuda!
 
Olá Erlon.

Então entre a NCA de 15" e a Attack MP404TI de 12", vc acha melhor eu ficar com a Attack?

Não pense duas vezes... entre as duas, Attack... mas será que vai resolver seu problema? Lembre-se que vc precisa de uma caixa diretiva. Vai ter que gastar dinheiro... gaste direito agora para não ter que gastar mais depois... e muito mais...

Caixas nacionais, veja as FZ Áudio (http://www.fzaudio.com.br).

Caixas importadas, veja as DAS (http://www.decomac.com.br). O pessoal da Decomac tem umas caixas legais da DAS lá... acabei de fazer um projeto para uma igreja semelhante à sua usando um sistema deles. Usei caixas passivas (a igreja já tinha os amps) da série Dynamics, modelo DS-112, que tem um ângulo de cobertura mais fechado. Ainda assim, deu muito trabalho para minimizar a quantidade de energia sonora jogada sobre as paredes laterais. Estas caixas têm versões amplificadas tb.

Mais um conselho: não compre as caixas sem que tenha sido feito um estudo do ambiente primeiro.

[]'s
 
Olá David,

Essas caixas são para eventos fora da igreja, como evangelismo, acampamentos, etc... etc.... Seria um "mini PA" para nossa equipe de louvor.

Não seriam utilizadas dentro do nosso templo, pois pioraria nossa acústica!!! No templo, preciso conversar com a diretoria e mostrar a necessidade de um projeto acústico!

Abraços,
Erlon
 
Perdão Erlon.

Eu não havia prestado atenção neste detalhe.

Estas caixas que vc citou eu não conheço, mas não gosto das Antera... acho que elas falam médio demais.

Como eu disse antes, entre as NCA e as Attack, fique com as Attack. Outra boa opção são as Elvis da Alto, citadas pelo Bersan. Elas têm excelente custo-benefício e qualidade sonora boa.

[]'s
 
Olá Erlon,

Os critérios usados para dimensionar sistemas ao ar livre diferem um pouco daqueles usados dentro de ambientes.

Em ambientes fechados, mesmo tendo uma reverberação controlada, projetada, o campo reverberante é levado em conta, sendo assim um sistema dimensionado corretamente abraça os parâmetros acústicos da sala, o que não ocorre em sistemas externos. Em sistemas externos invariavelmente se leva em conta o ganho acústico potencial. È apenas um nome ténico, nada de complicado.

Para que fique claro, vc tem uma idéia, ao menos uma conjectura, sobre qual a dimensão da área que vc pretende cobrir? Pretende reproduzir o que? Play back? Banda? Ou apenas a voz do pregador? E sobre a quantidade de pessoas, tem uma média, um público estimado?


Um abraço,
 
Falantes de 10"

Voltando à pergunta sobre a Antera TS 400.
Alguém já testou como fica microfonação de bumbo ou cajón numa TS 400 (ou outra caixa com falante de 10)?
Faço violão e voz em pequenos ambientes, mas sou acompanhado por um cajón e às vezes por guitarra e baixo.
Queria ter uma idéia do que pode acontecer antes de pagar 2500 num par.
 
Olá Guiselini,

uma excelente idéia é levar o seu conjunto e testar as caixas com eles também.

Se estiver interessado em muitos graves, uma laternativa é uma caixa de subwoofer. A Antera também tem, assim como vários outros fabricantes. Em boas lojas você encontra tudo isso.

Falantes de 10" atendem bem voz, teclado, guitarra. Um baixo ou bumbo (não conheço esse cajón, o que é?) pedem um subwoofer. Mas isso é depende também do estilo musical.

Já que é para pequenos ambientes, que tal um contrabaixo em uma cubo de baixo, fora do PA? Talvez seja uma idéia muito interessante, converse com seu baixista.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo