Caixas de som ambiente ou monitores de estudio potentes como retorno em local pequeno

Rodela

Member
Pessoal, me perdoem minha total ignorância, mas gostaria de ao menos ter respostas para minhas dúvidas ignorantes hehe.
Nossa igreja é pequena, algo entre 170m2, e o palco é de pequeno comprimento. Justamente por isso implantei fones como retorno, para reduzir o volume global e de palco. O problema é que duas pessoas não se adaptaram aos fones, o cara do violão e um back vocal, e preciso resolver isso, pois se negam a usar os fones e estão cantando/tocando tudo errado hehe.
Não temos mais espaço para tranqueiras (retornos) de chão. Os dois ficam bem próximos a uma parede (cerca de 1 metro). Como não é preciso muito volume e preciso de algo realmente pequeno, comecei a ver algumas caixas para PA, de no máximo 8 polegadas, na faixa dos 75w a 100w, e, ouvindo-as, conclui que são mais que suficientes em termos de potência para a utilização (apenas uma caixa para sair uma voz e o som do violão como retorno, em som baixo). Sobraria ainda muita potência.
O grande problema é que não tenho orçamento, teria que gastar no máximo 400,00, e essas caixas barateiras (CSR, DATREL, MASTER) não são lá aquelas coisas em qualidade de som. Com isso, creio que eu poderia até perder a qualidade geral de som, pela "sujeira" que elas podem trazer ao palco e aos outros ouvintes.
Ocorre que certo dia, ouvindo algumas caixas de som ambiente da JBL, percebi que elas, além de ótima qualidade, tinham uma potência surpreendente, e tudo a uma distância maior do que a distância de 1 metro que ficam aqueles musicos da parede. A primeira coisa que me veio à mente é que elas poderiam funcionar só pra reproduzir a voz e o violão como retorno, até porque a distância q elas ficariam dos músicos seria até menor.
Comecei a pesquisar as especificações dessas caixas, e vi que, tirando as conexões (RCA), o resto é quase tudo igual àquelas caixas ditas para PA, com falantes de 8'': potência na faixa dos 100w (algumas até mais), formato trapezoidal, range de frequência, etc. A qualidade de som é superior às caixas da CSR da vida.
Posso incluir ainda nesse mesmo "bolo" alguns monitores de estúdio, do tipo o JBL Contro 1 Pro, que é possível achar o par na faixa dos 400 reais ou menos, tem falante de 5,25, e uma potência de 150w RMS. Lembrando que nesse caso seriam utilizadas duas dessas caixinhas.
Tem ainda uma categoria que não sei explicar qual é, parecendo também de som ambiente, como a Oneal OB 320, de 8'', e parece ser muito legal:
http://eletronicagpl.com.br/produto/oneal-caixa-ob-320-bca-passiva-8pol-150wrms-8r-und/

Enfim, a grande questão é: em se tratando de potências equivalentes, o que exatamente diferencia essas caixas de monitoração PA/retorno, dessas caixas de som ambiente e até mesmo as de estúdio?
Qual seria o empecilho de uso das caixas de som ambiente, de potência equivalente, a uma curta distância?

Obrigado e desculpem a ignorância.
 
Olá, Rodela! Seja bem vindo ao SAV!

Sua dúvida é semelhante a de outro tópico já existente aqui com o nome de " Uso de som ambiente em igrejas ". Dê uma conferida, pode acrescentar alguma coisa.
Veja bem não existe com fazer mágica tipo equipamento baratinho que é tão bom quanto os outros renomados e ninguém sabia ou quase ninguém usa. Mesmo monitores de estúdio tb são caros. Embora vc cite que as especificações são parecidas certamente uma, a sensibilidade do falante, será diferente justificando aí a diferença de preço. Então a resposta a sua primeira pergunta e que diferencia não só entre caixas de PA / monitor e caixas de som ambiente ou de estúdio mas tb as próprias caixas de PA entre sí é justamente a sensibilidade do falante que faz com que caixas de potências iguais possam ter uma enorme diferença de volume. Outra coisa que me ocorre quanto as caixas para som ambiente seria a forma como o som que sai delas se espalha, para uso profissional é sempre bom saber os ângulos de dispersão das caixas pois vai ajudar a controlar melhor o som no ambiente minimizando problemas de cancelamento e de microfonia.
No mais acredito que no seu caso seria um tiro no pé dar tratamento diferenciado alguns músicos em detrimento dos outros. Se depois que vc fizer isso os outros tb quiserem o que vc vai fazer? Tenha isso bem definido contigo antes de estabelecer esta solução para não ser pego de surpresa. Se decidir implantar acredito que os problemas seriam os mesmos que te levaram a secar o palco.
 
Última edição:
Olá, Rodela! Seja bem vindo ao SAV!

Sua dúvida é semelhante a de outro tópico já existente aqui com o nome de " Uso de som ambiente em igrejas ". Dê uma conferida, pode acrescentar alguma coisa.
Veja bem não existe com fazer mágica tipo equipamento baratinho que é tão bom quanto os outros renomados e ninguém sabia ou quase ninguém usa. Mesmo monitores de estúdio tb são caros. Embora vc cite que as especificações são parecidas certamente uma, a sensibilidade do falante, será diferente justificando aí a diferença de preço. Então a resposta a sua primeira pergunta e que diferencia não só entre caixas de PA / monitor e caixas de som ambiente ou de estúdio mas tb as próprias caixas de PA entre sí é justamente a sensibilidade do falante que faz com que caixas de potências iguais possam ter uma enorme diferença de volume. Outra coisa que me ocorre quanto as caixas para som ambiente seria a forma como o som que sai delas se espalha, para uso profissional é sempre bom saber os ângulos de dispersão das caixas pois vai ajudar a controlar melhor o som no ambiente minimizando problemas de cancelamento e de microfonia.
No mais acredito que no seu caso seria um tiro no pé dar tratamento diferenciado alguns músicos em detrimento dos outros. Se depois que vc fizer isso os outros tb quiserem o que vc vai fazer? Tenha isso bem definido contigo antes de estabelecer esta solução para não ser pego de surpresa. Se decidir implantar acredito que os problemas seriam os mesmos que te levaram a secar o palco.

Bem esclarecedor...
Quanto à sensibilidade, tenho visto o contrário: algumas dessas caixas tem maior sensibilidade do que as ditas "Profissionais", como é o caso de algumas JBL (não Selenium). E não que necessariamente saiam mais baratas, até mais caras, pois seriam necessárias várias caixinhas dessas para somar uma grande.
O fato é que algumas caixas dessas fica difícil saber se é pra som ambiente ou qual a aplicaçao, pois nem mesmo o fabricante define, como as Oneal Ob 220 e 320.
Mas a questão da dispersão talvez seja a chave, como vc falou.
De todo modo, consegui convencer o pessoal a usar os fones, vamos ver se vai dar certo agora hehe...
 
Back
Topo