Caixas de som para templo(preciso de ajuda urgente)

Wesjr

Member
Bom pessoal, sou meio novo no fórum e estou precisando de uma certa ajuda pois não consigo colocar um som bom na minha igreja.

As dimensões da minha igreja são 13 de largura 23 de comprimento e altura variando de 3 metros(palco onde ficam os instrumentos e o púlpito) a 5 m (final da igreja), esta variação ocorre no formato de escada, só que são degraus estilo rampa "_/" .

Bom antigamente trabalhávamos com 6 caixas de som, 2 em cima do palco(as caixas de som ficam no teto viradas para o chão), 2 entre o meio e o palco, e mais 2 entre o meio e o final.
As 2 do palco era compostas por 1 subwoofer + 1 driver + 1 tweeter, já as outras 4 eram compostas por 1 driver + 1 subwoofer(todos iguais).
Trabalhávamos com 2 DBL 720.
Na parte do palco onde o teto era mais baixo não tinha muitos problemas com esta configuração , exceto que o som não espalhava muito, mas na parte de trás devido a ausência dos tweeters e a altura do teto , não dava para diferenciar as vozes, só tinha grave.

Passamos muito tempo desta forma até que as caixas começaram a rachar o som devido aos amplificadores já estarem velhos e acredito eu danificados.

Na nossa igreja presamos muito em manter o som dentro da igreja, pois estamos numa área residencial, então decidimos espalhar o som em caixas menores a fim de deixar o som ambiente, então compramos 6 caixas oneal OB 220 http://www.oneal.com.br/#produtos?id=64 e 2 OB 320 http://www.oneal.com.br/#produtos?id=66 , e colocamos elas numa altura de +/- 2,5m , 1 de frente pra outra, quatro de cada lado.
As duas maiores foram colocadas na parte do palco, e as outras a cada 6 metros.
Consequentemente trocamos o amplificador por um wattsom ciclotron w power ab 4500, colocando as 2 320 em 1 canal
e as outras 6 em outro de forma que ficaria um canal em 4 ohms e o outro em 5,2.

No começo até que ficou bom, mas com o tempo tivemos 2 problemas:

Os alto falantes começaram a parar de funcionar(nas maiores) e com o tempo as menores parou de funcionar os tweeters e o autofalante das menores.

2 e principal problema:

Nos temos uma 01v96i, cujo equalizador é paramétrico. Eu tento de todas as formas equalizar o som, mas não consigo, todo o pessoal que canta reclama que a voz está abafada e eu não sei o que fazer, quando usava a yamaha mg32 14 analógica dava para regular um pouco melhor, não sei se são as caixas que são ruins, ou eu que não estou sabendo fazer(se tiverem alguma dica para regular som ao vivo em eq paramétrico por favor me ajudem , ja tentei tudo.

Para solucionar este problema estou aberto a opções, mas pensei em algumas possíveis soluções.

1 : Voltar a usar as antigas caixas de 3 vias que estão dentro do teto, reparando as que precisam e adicionando tweeters nas que não tem, e usar essas da onel como retorno no palco.

2 : Comprar caixas ativas a fim de ter controle dos volumes individuais de cada uma(devido a distancia as caixas de tras ficam bem mais baixas, e nao sei se e possivel regular volume de caixas passivas).

3: Montar caixas novas(a parte da estrutura não é problemas.

De toda forma estou aberto a sugestões e ideias.

Uma ultima duvida, percebo que quanto mais microfones tem(pessoas cantando) o amplicador começar a clipar mais facil e o som começa a embolar, como evito isso(trabalhamos com 1 ministro e 3 backs e não fica muito bom, queria poder usar uns 6 backs.

Nos usamos 1 bateria Eletronica , 1 baixo , 1 guitarra , 2 teclados, 2 violoes , 1 percurssao eletrônica e 4 microfones, tudo ligado na yamaha 01v96i, temos powerplay com retorno para os instrumentistas, o retorno em caixas de som seria mais focado para ministros e backs.

Desde já agradeço a atenção.

Vou adicionar fotos para melhorar alguma coisa que não fique clara.
 
Coloque também os instrumentos, microfones, cubos que utilizam, mas pra começo de conversa, suas caixas são muito ruins, não vão te dar qualidade de forma alguna
 
Amigo, seja bem-vindo ao fórum.
Entendi seu problema, e a solução é simples...
Mas a pergunta que não quer calar: quanto vocês podem gastar?

A O1V96 é uma ótima mesa. Aprender a operá-la é fundamental, mas imagino que a culpada dessa situação não seja ela, mas sim o sistema de caixas.
 
gabriel_equalize disse:
Amigo, seja bem-vindo ao fórum.
Entendi seu problema, e a solução é simples...
Mas a pergunta que não quer calar: quanto vocês podem gastar?

A O1V96 é uma ótima mesa. Aprender a operá-la é fundamental, mas imagino que a culpada dessa situação não seja ela, mas sim o sistema de caixas.

Obrigado pela atenção Gabriel, se pudêssemos resolver com uns R$ 5000,00 seria bom, mas acredito que não, pois também precisaremos de retorno para o palco, então vamos trabalhar com uma media de 10000 se os 5000 não forem possível.

Respondendo a pergunta do outro amigo, não temos cubos e os microfones são simples.

Gabriel, eu fiz o que você me falou para regular a mesa no outro post, qual um valor bom para deixar no Q dos peaking?, como posso ter vários microfones e entender a voz de todos/??
 
Wesjr disse:
Obrigado pela atenção Gabriel, se pudêssemos resolver com uns R$ 5000,00 seria bom, mas acredito que não, pois também precisaremos de retorno para o palco, então vamos trabalhar com uma media de 10000 se os 5000 não forem possível.

Respondendo a pergunta do outro amigo, não temos cubos e os microfones são simples.

Gabriel, eu fiz o que você me falou para regular a mesa no outro post, qual um valor bom para deixar no Q dos peaking?, como posso ter vários microfones e entender a voz de todos/??

Boa noite amigo,

Sou um mero aprendiz com esta turma aqui, mas, aprendi que o "menos é mais".
Estou na luta pra colocar isso na cabeça do pessoal da igreja: abolir as 57 milhões de caixas espalhadas pela igreja, e utilizar somente as 2 RCF 310 que comprei. (E os powerclicks de retorno).
RCF 310 são uma ótima pedida!
O que acha?
 
Maus investimentos são difíceis de serem digeridos, neste caso as Oneal’s infelizmente pouco agregaram, trabalho com 8 caixas parecidas com esta (da selenium) para sonorização de setores e digo sem medo que elas só aguentariam a pressão de uma igreja BEM PEQUENA, principalmente com a quantidade de voz e instrumentos que você usa.

Pelos relatos de CLIP do amplificador acredito que a causa das queimas seja o mesmo, vocês infelizmente forçaram demais as Oneal’s que “abriram o bico”.

Quanto problemas na equalização, concordo com o Gabriel, o problema está nas caixas não na mesa, não há nem como comparar a sua MG com a 01V.

Agora vamos direto ao ponto para tentar resolver seu problema, a curto prazo com certeza o mais barato será recuperar as caixas antigas e usá-las. Inclua no orçamento divisor de frequência de 3 vias caso as mesmas já não tenham, isto fará a diferença na sonoridade e na proteção dos AF’s.
Depois preste atenção nas potências que tocará estas caixas, elas deveriam ter o dobro de potencia em relação às caixas, caso tenham não abuse nos volumes para não queimar de novo os AF’s, e caso não tenha o dobro da potência também não abuse do volume, as distorções por excesso também causam danos aos AF’s e a própria potência...

Agora a longo prazo se programe para comprar caixas melhores que agreguem qualidade ao seu sistema, pesquise no fórum e encontrará inúmeras indicações.
 
Back
Topo