Caixas Leacs

edlopessilva

New Member
Prezados Companheiros

Estamos preparando orçamento em nossa igreja, para substituição de nossas atuais caixas de som. Nosso templo é de pequeno porte (C=25m, L=12m, A=5m) e pretendo adquirir um par das caixas VIP600 (passivas) da LEACS em conjunto com um par de subwoffers SUB VIP 15 (passivos) ou 1 SUB VIP 1000 (passivo) da mesma marca.

Gostaria da ajuda dos irmãos para saber se conhecem ou se já trabalharam com estes modelos de caixas. Atualmente já trabalho com outro modelo da LEACS, a TP15 (só que com componentes da Selenium) e respondem muito bem. Atualmente elas vêm de fábrica com falantes da Oversound, será que possuem divisor de frequências interno de fábrica? Sempre usei Selenium, os oversound são bons?

Tenho algumas dúvidas quanto aos subs e conto com o apoio da galera para me ajudar:

1) Realmente é melhor 2 subs de 15" em detrimento a 1 de 18"?

2) Sei que é melhor posicionar os sub no centro, mas o palco é baixo e ficaria horrível, logo, posicionando o subs nas laterais, um de cada lado, me traria muitas perdas/reflexões?

3) Necessariamente os subs precisam ficar alinhados com a caixa de PA ou podem ficar um pouco mais atrás, uns 2 ou 3 metros?

Desculpe o incômodo e agradeço a ajuda dos imãos. Paz a todos!!

Eduardo Lopes.
 
Olá Eduardo,

será que possuem divisor de frequências interno de fábrica? Sempre usei Selenium, os oversound são bons?

Sim, acredito que usem. As caixas Leac´s que peguei tinham divisores da Nenis. Qualquer dúvida, pergunte ao fabricante. Quanto à escolha dos Selenium e Oversound, ambos são muito bons.

Eu particularmente acho que a resposta do driver D210Ti é mais equilibrada que os Oversond 4626 (este dá mais agudo que o D210Ti, mas acho que exagera um pouco), mas é minha opinião pessoal. Gosto pessoal pode influir nisso. Entretanto, acho que em uma ou outra solução você estará bem atendido, as diferenças são mínimas.

1) Realmente é melhor 2 subs de 15" em detrimento a 1 de 18"?

São coisas diferentes. Melhor 2 subs ou 1 sub? Melhor sub com falante de 15" ou 18"?

Apesar dos dois modelos terem a mesma potência, há outros fatores a serem levados em conta. Veja mais abaixo.

Quanto ao tamanho do falante, em geral quanto maior o falante, resposta mais próxima de 20Hz você conseguirá. Ou seja, dá mais "grave". Só que a Leacs deixou de especificar esse ponto. Veja as informações do site:

Sub VIP 1000 Passivo

Impedância Nominal: 8 Ohms
Potência Musical: 1200 Watts
Potência RMS : 600 Watts
Resposta de Freqüência:
- Falante de 18"

Sub VIP 15 Passivo

Impedância Nominal: 8 Ohms
Potência Musical: 1200 Watts
Potência RMS : 600 Watts
Resposta de Freqüência: 35Hz a 150Hz
- Falante de 15"

A resposta de frequência do Sub VIP 1000 está em branco. Então, só resta consultar a fábrica. Mas em geral o de 18" consegue uma resposta mais grave.

Sei que é melhor posicionar os sub no centro, mas o palco é baixo e ficaria horrível, logo, posicionando o subs nas laterais, um de cada lado, me traria muitas perdas/reflexões?

Os sons graves são ominidirecionais. Eles se espalham por todo o ambiente, são altamente reflexivos e dificilmente são absorvidos, e nosso ouvido tem pouca capacidade de distingui-los quanto à direção (dizer de onde que veio). Assim, diria para você que tanto faz uma posição quanto outra.

Mas observe: se você usar no centro, visualmente 1 ou 2 não faria a menor diferença. Se você usar nas laterais, visualmente dois ficarão melhor.

3) Necessariamente os subs precisam ficar alinhados com a caixa de PA ou podem ficar um pouco mais atrás, uns 2 ou 3 metros?

Sim, para evitar cancelamentos de fase. É melhor que estejam alinhados, mas eu sou daqueles que gosta de fazer testes. Experimente! Se você gostar do que estiver ouvindo... Se não gostar e houver a necessidade de deixá-los desalinhados fisicamente, então você terá que recorrer a equipamentos como os Behringer DCX, que fazem o alinhamento eletronicamente.

Por último, algumas idéias que você deve saber sobre subs:

- Como é a acústica da igreja? Muita reverberação? Se é ruim, existe uma boa chance dos sub-graves deixarem a reverberação pior ainda, diminuindo a inteligibilidade geral.

- Quem vai utilizar os subs? Em geral, abaixo de 80Hz só encontramos os trombones, bumbo da bateria e o contrabaixo. Veja:

TessituraSonora_VozInstrumentos_Mas.gif


Seu contrabaixo é de 4 cordas (fundamental em 40Hz) ou de 5 cordas (fundamental em 30Hz)? Isso influencia na escolha do sub (15" ou 18", motivo já citado).

Como é seu público? Jovens? Então um sub cai bem, jovens gostam de "pancadão". Idosos? Eles em geral rejeitam os sons mais graves (porque tem deficiência natural de agudos e os sons graves "embolam" o que estão ouvindo).

Veja isso:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=61">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=61</a><!-- m -->

e

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89</a><!-- m -->

Se depois disso tudo você estiver decidido a comprar subs, então te proponho o seguinte: compre 1 único de 15", faça uns testes de posicionamento, e veja se ficou bom. Caso ainda ache que falta potência ou o pessoal que senta próximo reclame que está muito alto, compre o segundo (com dois é possível distribuir melhor o volume). Se fosse eu, eu faria assim.

Um abraço,

Fernando
 
Valeu Fernando, obrigado pela contribuição.

O seu raciocínio foi o mesmo que eu tive. Mas sempre é bom perguntar para os demais.

Hoje, utilizo PA's com falantes de 15", sem subs, tenho um grave razoável, porém, o pastor acha que as caixas estão atrapalhando o visual da igreja, do telão, essas coisas, já que são meio grandes e ele até tem razão.
Como estamos passando por uma reforma, ele sugeriu que as trocássemos por caixas menores, suspensas em Fly. Se eu colocar falantes de 10" ou 12", ficarei com deficiência nos graves, já que gostamos de uma certa "pancadadinha", que hoje já não muito grande, pois não tenho sub.

Eu teria duas fly de 12" + TI, uma para cada filleira de bancos, devidamente anguladas e 1 ou 2 subs, pois eu reproduziria o bumbo e o surdo da bateria e o teclado nos subs.

Mais uma vez obrigado e saudações,
Eduardo Lopes
 
Back
Topo