Calibrar dbx RTA-m no SMAART 6

arleypol

Member
Olá pessoal não estou disposto a gastar 600 pilas em um calibrador pistofone, principalmente porque comprei um PAA3 e para meu uso da para confiar na calibração dele, porém, ainda não chegou e preciso fazer umas medições meio que urgente, dentre elas de SPL, e queria usar o Smaart 6 para isso.

Alguém sabe uma maneira de calibrar o microfone da dbx no Smaart pra que fique pelo menos mais ou menos rsrsr, sei que ele precisa de uma referência mas será que não dá para usar a sensibilidade do microfone dado pelo fabricante:
Sensibilidade: -63 dB +-3dB (0dB = 1V / microbarra 1.000 Hz indicado por um circuito aberto) de alguma forma como referência?

Ainda em tempo eu tenho o driverack PA+ que tem projeto "casado" com esse microfone daria para usar alguma medida feita no driverack como referência? ele têm uma escala dB no painel que agente usa como target pra fletar na hora de alinhar mas não sei qual a referência da escala que o painel mede...
 
Arley,

Qual o grau de precisão necessario ? Em função disso existem algumas alternativas, mas FUNDAMENTALMENTE vc tem que saber como fazer o processo de calibragem no SMAART, certo ?

Mas antes explico ao resto do povo, o processo de como calibrar as medidas no SMAART é bem descrito no seu manual e um tanto tedioso replica-lo por aqui. Então vou partir direto para o processo de como GERAR as condições para se calibrar o dito cujo, ok ? Outros detalhes sobre isso favor consultar o manual.

1 - Modo EMERGENCIAL ou SOCORRO, MANHEEEEE !!!

Monte o SETUP todo do Smaart, inclusive o microfone que quer usar (num tripe). Coloque o sistema para funcionar ( ON ) e a cerca de 1 metro do microfone comece a conversar ou falar em tom de voz NORMAL. Nestas condições continue falando e de um click na aba adequada do SMAART, onde aparecer calibrate using PEAK digite um valor de 65 dB(Set this value to). Dê OK e volte a funcionar o dito. Nessa condição o valor na tela do medidor deve marcar um valor proximo de 65 dB. Em tempo, neste caso uso a ponderação A.

2 - Modo COMPARATIVO ou Ufa ! Se não tem tuh, vai tuh mesmo !!!

Nesse processo necessariamente vc tem que ter um dispositivo qualquer que possa fornecer uma medida CONFIAVEL de SPL (*1). Novamente, monte toda a tralha para o SMAART. E depois com o microfone em um pedestal e a uma certa distancia de uma caixa qualquer, gere no SMAART uma frequencia (senoide) de 1 kHZ. Aproxime o seu medidor da ponta do microfone do SMAART e faça a leitura do SPL de 1kHz (*2). Imagine que nesta condição o MNS indique um valor de 78 dB SPL. Volte para onde esta o computador e refaça a medida, mas não mexa em absolutamente mais nada, apenas repita o processo acima e da caixa onde aparecer Set this value .. digite aquele valor previamente lido (78 dB). Clique OK e boa diversão.

3 - Modo CORRETO ou Agora sim, vai nos conformes !!!

Monte o setup todo.Ajuste o nivel desejado de SPL no calibrador (94 ou 104 dB SPL). Ajuste o mesmo na capsula do microfone. Ligue o calibrador e depois o SMAART. O processo é identico ao acima. SET THIS VALUE .. no modo PEAK e esta pronto.

Pessoalmente, utilizo o modo numero 2, pois uma vez que uso tanto o SMAART quanto o SPECTRALAB nas minhas medidas, o processo torna-se mais adequado para os dois softs. Existe um motivo tecnico, que no momento não vem ao caso.

(*1) Vc pode usar qualquer aparelho que mça SPL, desde um Radioshaquimetro até um B&K, passando pelo PAA3, dBX e por ai vai. Voce tem que observar apenas o nivel mostrado nesses equipamentos e depois comparar com a medida feita no Smaart.

(*1A) Apenas lembrando que uma conversação entre duas pessoas de forma civilizada tem um nivel aproximado de 62 a 66 dB ...

(*2) OI valor de 1 kHz não é arbitrario, pois é o unico ponto que é comum a todos aparelhos e não esta sujeito a ação dos filtros de ponderação, seja eles do tipo A, C ou FLAT. Depois que o valor de SPL é ajustado as medidas em quaçlquer ponderação serão muito proximas.

Lembrando que durante as medições os valores medios mostrados na janela de SPL do SMAART e do medidor irao divergir alguns dB, tanto em função da precisão dos softwares internos ou mecansimos, qto em função de certos prestets aplicados no Smaart e na placa.

Boa diversão !
 
MOMENTO MERCHAN

NA AES desde ano, estou planejando fazer uma PALESTRA extamenet sobre esse tema, ou seja, de como prepara um setup para medições com ferramentea FFT de duplo canal.
Em termos mais simples, como configurar, calibra e medir sistemas ou ambientes, usando ferramentas do tipo SMAART, SpectraLAB, SysTUNE, ARTA e assemelhados.

Obviamente, que no embalo, serão dadas algumas dicas praticas para alguns destes softwares.

Quem quiser aparecer será muito benvido !
 
Pessoalmente, utilizo o modo numero 2, pois uma vez que uso tanto o SMAART quanto o SPECTRALAB nas minhas medidas, o processo torna-se mais adequado para os dois softs. Existe um motivo tecnico, que no momento não vem ao caso.

Ainda que não venha ao caso se puder falar sobre o assunto...

O único aparelho que tenho disponível que têm alguma escala é o driverack P.A porém não faço idéia de qual seja a referência que usam para dB no painel dele, alguém pode me dar uma dica de como usar isso como referência? Quando o PAA 3 chegar usarei ele como referência para o SMAART.

em tempo estou usando como pré a interface da focusrite scarlet 18i, tem duas entradas com parâmetros iguais para eventuais comparações, de sinal elétrico e resposta acústica do microfone...
 
Arley

Inicialmente, se sua placa tem dois canais de entrada e saida e se vc vai usa-la com o Smaart, um dos canais sera utilizado NECESSARIAMENTE como referencia para as medidas, especialmente de DELAY e FUNÇÃO DE TRANSFERENCIA, que são as que realmente interessam no Smaart.
De uma olhada no manual, mas a coisa é mais ou menos assim, o sinal é gerado pelo Smaart, e enviado em dois canais, um que necessariamente volta na outra entrada (quase um LOOP) e o outro que é enviado ao sistema e captado pelo microfone ou linha. Sem essa configuração o Smaart funciona apenas como um RTA metido a besta. E sem esse canal de referencia é impossivel medir o delay , seja entre vias, seja entre torres ...

Como não tenho acesso a nenhum Drive +PA no moneto, baixei alguns manuais e em nehum deles consta a escala do RTA, o que me leva crer que seja em função FULLS SCALE relativa ao DSP/DAC do proprio aparelho, assim sendo creio que pelo menos agira ou pelo momento vc vai ser obrigado a usar o tal metodo "SOCORRO MANHEE ! " la de cima !

Sobre meu usop do Smaart e do Spectra.

1 - Tecnicamente, o processo interno de calibração do Smaart e do Spectra são ligeiramente diferentes. No Smaat ao ajustar a janale que recebe as informações ele automaticamente "_equilibra_" o outro canal. Então se vc referencia medida do canal de analise a 70 db (por exemplo) automaticamente ele acerta o nivel do outro. Ja no Spectra, ao usar apenas o calibrador, apenas um canal (que faz a medida) é ajustado o outro fica ou assume com um valor "estranho" qualquer. E qdo vc usa o gerador de sinais do Spectra as diferenças entre ambos ficam muito acentuadas, causando erros de medida. Mas se vc usar o gerador do Spectra e avaliar o nivel do sinal corretamente, a coisa vai mais tranquila. No Smaart esse processo é mais pratico.

2 - Tecnicamente, algumas funções do Spectra para determidas medidas são infinitamente mais praticas que as do Smaart e em determinados tipos de medições isso é fundamental. Por exemplo, no Spectra vc pode gerar um sweep de 20 a 20k ou de 20k a 20 Hz e controlar tanto a intensidade (nivel) qto sua duração. Ja no SMAART isso não é possivel, obrindo vc a usar um arquivo de sinais externo. Por exemplo ...

Alguns softwares permite que se use apenas um canal para se avalair os delay relativos, tais como o CLIO e o SAMPLE CHAMPION, mas seu uso em campo por um motivo ou outro não é tão simples.
 
e quanto ao curso? Bem que ele poderia vir embutido em uma consultoria e projeto de tratamento acústico em minha Igreja, já conversamos sobre isso no passado e estou maturando a idéia junto a diretoria aqui!
 
Back
Topo