Capacitores e divisores

abidiel

New Member
Olá, primeiramente não sei se estou no lugar certo, mas preciso de ajuda já li alguns tópicos e artigos aqui sobre capacitores e divisores de frequência, mas preciso saber como faço para o alto falante não reproduzir os sons do driver quero que ele reproduza as frequências de 100 a 4k, a frequência de corte para não reproduzir abaixo de 100 consigo fazer mas para não reproduzir as frequências acima de 4k como faço ?
 
Amigo para divisores passivos que é o caso do artigo que vc leu. Recomendo comprar divisores prontos de marcas conceituadas pois vc precisa de um dividor passa banda para o woofer e um hi pass para o driver.
Recomendo divisores Nenis ou EAM.
Existem modelos prontos pro seu uso.
 
Me corrijam se estiver errado, mas bastaria colocar o HPF sintonizado em 4K no drive, e só as freq abaixo disso vão para o falante.
 
Me corrijam se estiver errado, mas bastaria colocar o HPF sintonizado em 4K no drive, e só as freq abaixo disso vão para o falante.

Errado. O hipass libera as frequências altas para o driver. Mas se no tiver um low no sub ele trabalha em fullrange. Ou seja livre de cortes...
 
Então precisaria ainda assim o filtro indutivo... Começa a fazer sentido a necessidade de comprar pronto.

twowayhighandlowpass.gif
 
Então precisaria ainda assim o filtro indutivo... Começa a fazer sentido a necessidade de comprar pronto.

twowayhighandlowpass.gif
Esse seria o principio.. Mas essa imagem é filtro de primeira ordem.
O ideal é de segunda ordem no mínimo.
Ou seja conjunto de indutor + capacitor pra cada via..
 
Desvirtuando um pouco... Alguma orientação acerca de que define um filtro ser de primeira, segunda... ...sexta :)eek:) ordem...?
 
Desvirtuando um pouco... Alguma orientação acerca de que define um filtro ser de primeira, segunda... ...sexta :)eek:) ordem...?
Cara ai vc teria que ler o artigo sobre crossover disponível no fórum . Estou no celular não consigo anexar aqui..
Mas a ordem dos filtros refere-se ao nível de corte ou qbra de frequência que o sistema sofrerá. Resumindo quanto maior a ordem mais preciso será o corte de frequência e menas incidência de outras frequências no mesmo objeto. Isso tbm tras mais segurança e livra drivers de queima por estarem reproduzindo frequências a que não foram projetados pra reproduzir.
 
então seria só colocar um indutor na via que vai para falante ?, preciso de algo não muito caro por enquanto então se funcionasse assim seria uma boa, claro mais adiante pretendo colocar um divisor, pois sei que a qualidade não tem comparação, porém por enquanto falta verba para comprar dois divisores já que nossa igreja também esta contruindo, então se houvesse outra solução estaria satisfeito
 
Desvirtuando um pouco... Alguma orientação acerca de que define um filtro ser de primeira, segunda... ...sexta :)eek:) ordem...?

A ordem do filtro diz respeito a ordem da sua função de transferência H(s). Tal função estabelece uma relação matemática entre a entrada e saída do sistema, por exemplo, a relação entre a voltagem de saída (Vo) e voltagem de entrada (Vi):

H(s) = Vo/Vi.

Em termos gerais, H(s) é definido pela relação entre dois polinômios Y(s) e X(s)

H(s) = Y(s)/X(s)

onde X(s) corresponde a entrada e Y(s) a saída ou resposta do sistema.

O grau de H(s) é definido pelo grau do polinômio do denominador, ou seja, pelo grau de X(s).

Por exemplo, se X(s)= s^3+s^2+1 (lê-se: s elevado ao cubo mais s elevado ao quadrado + 1), o grau de H(s) é 3 e, consequentemente, teremos um filtro de TERCEIRA ORDEM.

Se X(s) = s+1, o grau de H(s) é 1 e, consequentemente, teremos um filtro de PRIMEIRA ORDEM .
 
Última edição:
é pra um alto falante seleniun 12pw3 e um driver Ti CSR (obs: o driver é bem simples), acho que esse seria o melhor corte já que se não me engano o alto falante responde até 5k, e o driver a partir de 1k então creio que seria o melhor corte, já que não estaria no limite do alto falante nem do driver, é para duas caixas de PA, o sub vai reproduzir as frequências de 40 a 100.
link manual de instrução alto falante: http://www.selenium.com.br/site/assets/produtos/50_pdfManual.pdf
link do driver: http://www.repel.com.br/audio-profissional/driver-titanium-csr-450.html
 
é pra um alto falante seleniun 12pw3 e um driver Ti CSR (obs: o driver é bem simples), acho que esse seria o melhor corte já que se não me engano o alto falante responde até 5k, e o driver a partir de 1k então creio que seria o melhor corte, já que não estaria no limite do alto falante nem do driver

A frequência de corte superior do falante deve estar na sua faixa de frequências útil e, além disso, ela deve safisfazer o critério de que o ângulo de cobertura do falante em tal frequência seja de 90 º (+/- 45º fora do eixo central a -6 dB). Então, para determinar essa frequência de corte, você tem que analisar as curvas de resposta polar e de resposta de frequência a 45º.

Note que, na curva de resposta a 45º, o roll-off das altas frequências começa a partir de 2 kHz. Ou seja, o ouvinte que estiver localizado a 45º da caixa ouvirá bem somente até 2 kHz. Somente ouvirá bem o 4 kHz, quem estiver muito próximo da direção do eixo central da caixa, o que não é interessante. Em virtude disso, é preferível deixar as frequências acima de 2 kHz ser reproduzidas pelo driver+corneta cujo ângulo de cobertura será definido pelo ângulo de cobertura da corneta.

Devido a diferença de sensibilidade do falante e driver é necessário atenuar o driver em 9 dB.

Se for usar divisor passivo, uma opção é o DF372Ti da Nenis com corte em 1.8 kHz e atenuação de 8 dB no driver. Em termos de investimento e resultado final, compensa mais do que montar os divisores, pois precisará comprar os resistores, para fazer a atenuação no driver, os capacitores e indutores. Por outro lado, pelo preço de dois divisores passivos da Nenis, dá pra quase comprar um crossover ativo de 2 ou 3 vias mono usado.

Em relação ao SUB, você está usando um crossover ativo para fazer os cortes?
 
Última edição:
vou usar um equalizador separado para o sub e atenuar as frequências acima 100, não vai ser um corte apenas vai atenuar
 
O equalizador gráfico atenua no máximo cada frequência central em 12 dB. E o que vc quer fazer, deve "bagunçar" bastante com a fase do SUB. Isso pode prejudicar, por exemplo, o acoplamento acústico entre as vias na frequência de cruzamento e prejudicar também o timbre da caixa.

O equipamento ideal para fazer o que quer é o crossover ativo ou o processador digital com todos os filtros HPF e LPF com taxa de atenuação de 24 dB/oitava.

Se o problema for grana, venda o equalizador e compre um crossover ativo de 3 vias, e utilize um amp ou canal de amp para cada via. Nada de divisor passivo, o devorador de potência elétrica!:D

No Mercado Livre, você deve encontrar algum crossover da Behringer usado em bom estado a um preço acessível. Encontrei esse da Phonic com o preço bacana.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718398425-crossover-ativo-phonic-pcr2213-_JM
 
Última edição:
acho que seria uma boa mesmo, visto que aqui também já tenho um crossover em vista, mas só uma coisa o que seria filtros HPF e LPF ?
 
Back
Topo