capacitores usar ou não no drive etd 7200 e 72s

joel cruz

New Member
caros amigos técnicos, verificando o conteudo do forun, da pra perceber que esse lugar e vasto de pessoas capazes de conhecimento nessa área,sobre meu caso estou com uma dúvida temos esses dois drives(eros etd 7200 e 72s) ligados juntos no crossover behring cx pro 3400,é preciso usar capacitores nos mesmos ou não,e si possivel fosse me dizerem qual seria a forma correta de ligalos no crosssover,tipo como:quais frequências usar,resaltando que eu não sou técnico e não entendo certas linguagens técnicas usadas por vocês,pois o técnico da banda faleceu e alguem tem que ligar o som,nesse caso eu fiquei com essa função além de tocar bateria,grato.
 
Bem vindo Joel

Se já estão ligados ao crossover e caso antes o tecnico anterior deixou ligado, de imediato não deveria mexer.
Quanto a necessidade de uma proteção se voce souber o que está fazendo é bom, caso contrário é bom convidar alguem da sua cidade para le dar uma orientação.
Outra informação, caso vá continuar como operador de audio, será necessário voce ir para o inicio da SAV e baixar uns artigos e manuais para sua leitura e estudo.
 
obrigado pela resposta Heriberto,o caso é que já preocurei alguns técnicos aqui na cidade e a divergencias entre eles sobre usar ou não, o que me deixou em dúvidas.
como já vamos precisar do som falando agora esses dias,a uma certa pressa,sobre o téctico ter deixado ligado o som,a questão é que compramos outro som diferente do que tinhamos antes,como eu era uma especie de hodie dele e ao mesmo tempo batera acabei aprendendo algumas coisas basicas,se for o caso posso postar as peças que temos para uma orientação se for o caso,obrigado.
 
Então Joel...

Eu recomendo que use capacitores sim, mas por proteção. Exemplo: digamos que seu amplificador não tenha proteção DC e que em um dado momento ele entre em curto (que isso nunca aconteça)... o capacitor vai proteger seus drives. Se por acidente alguem mexe nos ajustes do crossover o capacitor até certo ponto vai proteger tambem.

Eu uso capacitores de 22 mF por 250 volts nos drives do meu som e por isso recomendo, mas pra fazer corte não, pois já tem o crossover pra isso.
 
pronto, O que o DENILSON falou é o correto, você coloca um capacitor com o corte mais baixo que irá ser feito no driver. Digamos que o driver seja orientado corte minimo de 1;200 Hz, vc calcula o capacitor para isso, e então se alguém mexer nas conexões ou se acontecer o que foi relatado, poderá evitar a queima e não irá interferir no corte que foi feito no crossover.
 
Joel..
Capacitor, além de proteger, também muda a frequência de resposta, e o resultado final reproduzido.
Por isso, te aconselho a fazer o calculo correto, antes de usar algum, o uso de qualquer valor, vai resultar em mudança de frequência.

Dica: faça um teste simples, com 3 valores diferentes tipo: 10uf/400v, 22uf/400v e 47uf/400v. Teste o mesmo som com cada um deles, e você perceberá a mudança de frequência, tipo assim: um fica mais fino, outro mais encorpado.

OBS: note que a voltagem do capacitor é de 400v, isso porque a potencia não pode ultrapassar esse valor, caso contrário estourará o capacitor, e causará a queima do driver. Isso é apenas um exemplo para teste. Se usar potencia de maior valor, use também capacitor de maior voltagem.

[].
 
"Leonardo Go escreveu": Joel.. o uso de qualquer valor, vai resultar em mudança de frequência.


Se ele fizer o corte ativo como manda o figurino, que é normalmente no minimo até 1,5khz, ele somente notara mudança de frequencia, com o capacitor de 10mf, que fara o corte em torno de 2khz.

Na minha opinião, um capacitor de 22mf faria o corte em torno de 1khz dando maior proteção, e sem interferir na frequencia de corte já estabelecida.
 
Evandro P. disse:
"Leonardo Go escreveu": Joel.. o uso de qualquer valor, vai resultar em mudança de frequência.


Se ele fizer o corte ativo como manda o figurino, que é normalmente no minimo até 1,5khz, ele somente notara mudança de frequencia, com o capacitor de 10mf, que fara o corte em torno de 2khz.

Na minha opinião, um capacitor de 22mf faria o corte em torno de 1khz dando maior proteção, e sem interferir na frequencia de corte já estabelecida.


Como é pra proteção (já que tem crossover eletrônico), 22mF é a minha sugestão concordando plenamente com o Evandro.
 
Obrigado a todos que responderam as dúvidas,mas como eu disse eu não sou ainda um técnico,e essas linguagens específicas ainda não entendo bem,em meio a todas essas informações preciosas tenho duvidas,em que polaridade do capacitor devo ligar o amplificador,por exemplo do capacitor para o drive, sai + ou -, e sobre a formula C = 1/2.pi.r.fc não entendi por não conhecer essas ciglas,mas com certeza os horizontes estão se abrindo graças as explicações gentis dos amigos,espero que eu não esteja incomodando vcs por não saber quase nada,mas sou grato.

se não for incomodar vcs,gostaria de fazer algumas outras perguntas sobre o que foi dito aqui.
 
C = capacitor
1/ = 1 dividido por
2.pi.r.fc = 2 vezes pi (3,14159) vezes a resistencia do driver (8 ohms) vezes FC (frequencia de corte)

pronto já dá para voce começar
 
Back
Topo