Certo ou errado na instalação elétrica*

laercio.chargas

New Member
Olá pessoal tudo bem!

Bom, em uma residência a distancia do relógio medidor ate a caixa de ditribuiçao da casa é de mais ou menos 30 metros. Os fios desta rede é de 4,0 mm² e percebemos um nivel de aquecimento nos fios e o proprietario tem guardado uma certa quantidade de fios tambem de 4,0mm². E teve a ideia de ajuntar um fio para cada condutor de sua rede.

A conclusão do proprietario é que onde havia um condutor de apenas 4mm² agora tem 8mm². Ista correto este metodo?
 
Eu acho que sim.
Mas é melhor consultar um eletricista. Ninguém aqui (ou quase ninguém) é profissional em eletricidade, apenas temos as noções necessárias para sonorização.
 
Amigo Laércio eu sou profissional na area de Eletricidade e pra vc ter uma idéia da bitola certa do cabo tire base do chuveiro comum residencial. Ele tem 4400W de potência e consome 40 Ampéres de corrente e a bitola recomendada é de 6,00mm².
O recomendado pelas normas de brasileiras é que a bitola do cabo do padrão até a caixa de distribuição seja de 10 mm²
laercio.chargas disse:
Os fios desta rede é de 4,0 mm² e percebemos um nivel de aquecimento nos fios
Sinto te informar uma coisa.. todo esse aquecimento no cabo está sendo contado no relógio como consumo normal já que um fio quando aquece ele cria uma resistência a passagem de corrente.
Em outras palavras... o proprietário está pagando por uma conta que parte dela está ficando no cabo.

laercio.chargas disse:
A conclusão do proprietario é que onde havia um condutor de apenas 4mm² agora tem 8mm². Ista correto este metodo?

Esse jeitinho não vai resolver... hoje em dia o preço do cabo não é tão caro e no final das contas isso vai fazer diferença.

Espero ter ajudado
 
Ótima explicação Denes! Mas só fiquei com uma dúvida:
denesgomes disse:
Esse jeitinho não vai resolver... hoje em dia o preço do cabo não é tão caro e no final das contas isso vai fazer diferença.