Certo ou errado na instalação elétrica*

laercio.chargas

New Member
Olá pessoal tudo bem!

Bom, em uma residência a distancia do relógio medidor ate a caixa de ditribuiçao da casa é de mais ou menos 30 metros. Os fios desta rede é de 4,0 mm² e percebemos um nivel de aquecimento nos fios e o proprietario tem guardado uma certa quantidade de fios tambem de 4,0mm². E teve a ideia de ajuntar um fio para cada condutor de sua rede.

A conclusão do proprietario é que onde havia um condutor de apenas 4mm² agora tem 8mm². Ista correto este metodo?
 
Eu acho que sim.
Mas é melhor consultar um eletricista. Ninguém aqui (ou quase ninguém) é profissional em eletricidade, apenas temos as noções necessárias para sonorização.
 
Amigo Laércio eu sou profissional na area de Eletricidade e pra vc ter uma idéia da bitola certa do cabo tire base do chuveiro comum residencial. Ele tem 4400W de potência e consome 40 Ampéres de corrente e a bitola recomendada é de 6,00mm².
O recomendado pelas normas de brasileiras é que a bitola do cabo do padrão até a caixa de distribuição seja de 10 mm²
laercio.chargas disse:
Os fios desta rede é de 4,0 mm² e percebemos um nivel de aquecimento nos fios
Sinto te informar uma coisa.. todo esse aquecimento no cabo está sendo contado no relógio como consumo normal já que um fio quando aquece ele cria uma resistência a passagem de corrente.
Em outras palavras... o proprietário está pagando por uma conta que parte dela está ficando no cabo.

laercio.chargas disse:
A conclusão do proprietario é que onde havia um condutor de apenas 4mm² agora tem 8mm². Ista correto este metodo?

Esse jeitinho não vai resolver... hoje em dia o preço do cabo não é tão caro e no final das contas isso vai fazer diferença.

Espero ter ajudado
 
Ótima explicação Denes! Mas só fiquei com uma dúvida:
denesgomes disse:
Esse jeitinho não vai resolver... hoje em dia o preço do cabo não é tão caro e no final das contas isso vai fazer diferença.
Esse "jeitinho" não vai resolver por causa do valor que vai ser gasto, ou porque não vai ajudar a resolver a eficiência da rede na residência?
laercio.chargas disse:
e o proprietario tem guardado uma certa quantidade de fios tambem de 4,0mm². E teve a ideia de ajuntar um fio para cada condutor de sua rede.
Fiquei na dúvida por causa dessa frase!
 
mbenedito disse:
Se um cabo de 4mm² suporte até 28A. dois vão suportar 56A.

só que 56A é pouco pra uma casa se ela tiver um chuveiro de 45A, Uma geladeira, microondas, etc, etc
A recomendação é que o cabeamento sempre tenha uma margem de folga... por isso que eu disse que o jeitinho não resolve no final das contas 2 cabos não vão resolver.

Entendeu Wellington? Se a distância da casa é de 30 metros ele vai ter 6 cabos de 4mm² de 30 metros no total de 180 metros de cabo.
Isso por ele não quis comprar 2 cabos de 10mm² com 30 metros.

Será que o proprietário vai ter essa quantidade de cabos? isso equivale a quase 02 rolos de fio fechado.

Abraço a todos
 
Olá amigos,

mbenedito disse:
Se um cabo de 4mm² suporte até 28A. dois vão suportar 56A.

Não é bem assim. Para o dimensionamento correto de um condutor é preciso trabalhar com uma série de tabelas da NBR5410. Não estou com a norma em mãos agora, mas se não me engano são 6 tabelas, e dentre eles, está o "fator de agrupamento" e a "forma da instalação". Assim, na condição citada, certamente o ganho de corrente não será de 100%.

Abraços,
 
Olá como estão, esta correto sim onde havia um cabo de 4, existirá 8mm², trabalho com alta tensão, onde é muito comum este tipo de configuração, imagine um cabo de 700mm², impossivel trabalhar, utilizamos 2 de 400mm², é claro que será uma medida paliativa, procure um eletrotecnico para uma avaliação mais segura.
 
Galera será que nao seria o kso de usar a rede balanceada?

com pelo menos duas fazes ou ate tres

por que se eu entendi ele tem um monte de coisas que consomem muito

e se queremos muito impelizmente temos que pagar muito

e se ta aquecendo em 4 vai aquecer em 8 tbm por uqe vcs tao pondo 8 apenas do medidor pro quadro

e ninguem vai fazer a eletrica de casa com bitola de 8 mm

o ideal e balancear
 
Ola prezados, a Paz do Senhor.

Pode sim juntar dois condutores e assim dobrar o diâmetro facilitando a passagem de corrente. Mas alguns fatores devem ser levados em consideração.

1 - Esse tipo de instalação é muito comum em industrias e onde a tensão é muito alta, como diz o colega mazbrandao. Mas deve-se tomar muito cuidado, pois ao lançarem os cabos há o risco de mistura-los e fechar um curto-circuito, entre fase-neutro ou fase-fase.

2 - O numero de cabo vai dobrar dentro da tubulação, e segundo a norma, existe um limite máximo em % de ocupação dessa tubulção. Se for aéreo, o peso vai dobrar, colocando em risco a sustentação dos cabos (neste caso os cabos tem de ser específicos para suportar o seu peso e o calor do sol).

3 - Por último, peça para ligar todos os equipamentos, chuveiros e lampadas e meça a corrente que passa pelo cabo. Este é o momento de maior consumo de energia da residencia. Provavelmente a corrente ultrapassará 50A.

Ai, neste ultimo caso, como disse o colega denesgomes, não vai adiantar, pois segundo a norma da ABNT NBR 6148, um condutor de cobre de 10mm2, em uma tubulação de pvc a 70ºC, suportará uma corrente máxima de 50A, sem perda por efeito joule(aquecimento). e se o cabo for aéreo, para até 03 condutores ao ar livre a corrente suportada por este mesmo cabo será de 57A. (eu não tô levando em consideração a distância que também influencia devido o aumento da resistência desse cabo, que pode dar queda de tensão). Sem contar que o ideal é trabalharmos com um pouco de folga, para que você tenha espaço para demanda. Por exemplo: vai que um dia vocês queiram fazer uma festinha e chame um dos colegas do SaV para montar um sonsinho, ou você resolve colocar mais um chuveiro na casa?

Então, finalisando, isto só vai quebrar o galho, por um tempo. O Ideal mesmo é fazer um levantamento de carga, e dimensionar o circuito adequadamente, para não fazer investimento errado.

Espero ter colaborado.
 
mbenedito disse:
Se um cabo de 4mm² suporte até 28A. dois vão suportar 56A.

não é bem assim, mbenedito. Quando a corrente eletrica (alternada, que é o caso das nossas instalações) passa por um condutor, ela cria em torno dele um campo eletromagnético. Quando esse campo magnético atinje outro condutor, produz nele uma FEM (força eletromotriz induzida) que por sua vez cria uma corrente no sentido contrário. Agora, imagina vários condutores dentro de uma tubulação? como já disse anteriormente, tem uma tabela e uns cálculos a serem feitos em cada caso. Ao pé da letra, 28+28 neste caso não são 56. Pela tabela, em um eletroduto com 03 condutores 4mm2 suporta 28A, 6mm2 suporta 36,1A, 10mm2 suporta 50A e 16mm2 suporta 68A. Viu que não é só somar? se fosse assim 03 condutores de 4 mm2 juntos somariam 12mm2 e suportariam quase 90A.

Mais uma vez, espero ter colaborado.
 
bom amigos para cooperar mais uma vez com a SAV esta ai uma tabelinha
af645cf57fa12929610ba858e12cdd70.jpg

7d64fb9f0b9b7bb6aabf152298070049.jpg

08cfde4305494a7718a62fcee6c36d27.jpg


espero que sirva
abraços
 
Amigos, tendo em vista toda essa conversa. para instalar caixas Ativas B215 D de 550w, precisaria de que tipos de fios(Rigido ou Flexivel) e bitolas?

Desde já Agradeço, Fiquem na PAZ!

Antonier Atila
 
O Ideal seria saber o consumo elétrico de suas caixas, mas geralmente o de 2,5mm2 é o suficiente. Quanto ao fio se rígico ou flexível, o rígido está caindo em desuso. Se fôr para instalações fixas, pode usar o rígido tranquilamente, mas se não, com certeza tem de ser o flexível, pois evita a quebra do mesmo no manuseio.
 
famoso "Serviço não muito técnico para operações de pouca precisão" .....
não concordo com isso.... passe uma rede com fio 10 mm2 e boa.
 
Back
Topo