Chiado em gravação direta da mesa de som

G

Guest

Guest
Caros amigos e irmãos, em nossa congregação gravamos as pregações em MP3 usando a saída da mesa e a entrada Line In do MP3 (Creative MuVu N200), como a saída é RCA, usamos um cabo conversor 2 RCA para 1 P2 Stereo e um redutor P2 para P2 Mini. O Problema é que as gravações estão vindo com muito chiado, algo contornável na edição do áudio mas que não deveria existir. Será que o problema está nos cabos ou na saída da mesa? (Watson de 8 canais) E nos dois casos, como faço para atenuar ou acabar com o problema? Abraços a todos![/b]
 
Pode ser devido a voltagem de saida do RCA que esta baixa inserindo assim ruido de fundo, a solucao seria aumentar o volume do master, mas complica um pouco pois ira alterar o volume das caixas, antes que falem mal da Wattsom, eu tive esse msm problema com a Mackie, na verdade nao eh um problema, bom se tivesse controle de volume nas saidas Tape Out.
A minha solucao foi comprar uma interface externa. Gravo direto no PC.
 
Estamos cogitando esta possibilidade também (gravar direto no PC) mas primeiro tenho que comprar meu notebook, ai as coisas melhoram mas até lá... será que se eu substituísse os cabos por cabos blindados daria algum resultado? Ou será que existe algum esquema que pré aplifique essas saídas e depois mande para o gravador (MP3)?
 
A segunda opcao seria mais viavel nesse momento, achar algo pra pre-amplificar o sinal Rec Out.
Mas espere mais um pouco que ja ja aparece alguem com outra solucao.
 
Troque por cabos blindados e vejao que acontece (tem certeza de que ele já não é?). O ÚNICO lugar no áudio (analógico) onde se usam cabos não blindados é na conexão entre amplificadores e caixas.
 
A maioria desses cabos sao blindados, mas existem blindagens e blindagens neh...
Mas como falei, tente aumentar o volume de entrada no mp3.
 
só uma mutucada no assunto,

pegar o sinal do microfone do pastor do insert do canal dele fica bom?
 
Estou providenciando (montando) um cabo blindado para testar, aproveitei e adquiri também uns plugs RCA e P2 de melhor qualidade que estes que vêm prontos (vulcanizados). Espero pelo menos atenuar o problema.

Bem, quanto ao chiado, não posso dizer se ele sempre existiu pois antes havia um outro irmão que fazia este trabalho de edição mas ele foi para a Austrália e não tenho nenhum meterial dele gravado para comparar.

Aumentar o volume de entrada para o MP3, como posso fazer isso, existe algum equipamento que possa amplificar o Rec Out da mesa? Se tiver um esquema, melhor ainda, assim posso tentar fabricá-lo.

Não sei como pegar o sinal do microfone pelo insert do canal....
 
Ola amigo, a paz.

Da uma olhadinha atras dos seus equalizadores e ve se num tem alguma saida sobrendo la ai vc pode tentar gravar de la(o audio va ficar com a equalização que tiver la), mas da pra começar, se o audio tiver bom vc ja vai ter uma opção, pois vc pode temtar pre amplificar o audio e ele tmb chegar chiando.

E uma pergunta, o audio ja chega chiando ou ele ta chenga com um nivel muito baixo ao ponto de ter que aumentar muito? Pois se tiver que aumentar muito na edição isso tmb tra muito ruido.

Deus Abençoe
 
Geralmente, saídas de equalizadores ou funcionam os XLR ou os P10, mas dependendo do equalizador pode funcionar...
 
Cogite a possibilidade do problema estar na entrada do mp3... veja meu caso.

Faço minhas gravações em um Macbook modelo mb403ll/a (penúltima geração), e quando usava a entrada integrada o chiado ocorria. Quando usava algum efeito dos softwares que tem ganho alto, como uma distorção para guitarra então...

Algum tempo depois compramos uma mesa com saída firewire, Alesis Multimix, e o som é limpíssimo.

Antes disso procurei exaustivamente solução para o problema, e vi que vários usuários pelo mundo inteiro tinham o mesmo problema, então provavelmente não era aterramento ou algum outro fator. Como os computadores da Apple usam os mesmos componentes... então só poderia ser a entrada de áudio, suspeita que foi confirmada após o uso de uma interface para gravação.
 
Concordo com o Carlosecg. As entradas de áudio de computadores e notebooks não são confiávies para gravação.

Eu utilizo para as medições que faço, e tb para algumas brincadeiras caseiras, o Mobile Pre USB, da M-Audio. A qualidade do som é 10. O Mobile Pre deve estar custando algo em torno de R$ 600,00. Mas há produtos mais em conta, como o pré da Behringer, que eu esqueci o modelo. Já usei e ele faz o trabalho com decência.

[]'s
 
Primeiro gostaria de agradecer a todos que estão contribuido com esta minha dúvida, vocês são 10.
Deus abençoe a todos!

Ainda não tinha cogitado a possibilidade de o problema estar no MP3.
Mas o som que chega nele realmente é num nível muito baixo e preciso sim aumentar o ganho dele via software, mas mesmo ele baixo já chega com chiado.

Infelizmente não tenho como utilizar outras opções pois nosso som é limitado, temos apenas a mesa o amplificador e as caixas.

Bem, vou procurar uma forma de pré-aplificar a saída Rec Out da mesa e por agora, tentarei um cabo blindado e mais curto pois o outro não era blidado e devia ter quase 50 cm de comprimento.

Amanhã vou fazer os testes necessários de qualidade e conforme for, posto para dar um feedback.

Grato mais uma vez a todos.
Shalom!
 
Tente aumentar o master da sua mesa para elevar o nível do sinal do REC OUT. Se precisar compense atenuando nos amplificadores para manter o nível de pressão sonora no ambiente.

Sds,

Eduardo.
 
Bem, eu acho melhor antes de partir para algo mais complicado como preamps etc...
Teste essa gravação com bons cabos...
Ja gravei com cabos hayonik com resultados digamos que decentes...
Teste antes, caso não dee certo, parte para outras soluções, mais se fosse eu partiria para algo menos pior como a Interface de Áudio USB U-CONTROL UCA202 da Behringer, ela vai te garantir uma qualidade BEM maior do que a que esta trabalhando!

abraços!
 
Pois então amados, testei neste fim de semana o cabo que fiz e aproveitei para tentar a dica do edlopessilva, mas ainda assim ocorre o chiado. O que pude perceber é que no canal esquerdo há mais chiado que som e no direito quase não há chiado.
Testei o MP3 gravando direto do PC para ele, usando a saída de fones de ouvido da caixa de som para a entrada Line In e o som veio perfeito, sem chiados.
Vou trabalhar agora na procura de uma forma de amplificar a saída Rec Out da mesa.
 
Nova opção

Amados, ainda agora estava dando uma olhada no Forum e me veio a seguinte idéia: :D

Se em vez de usar a saída Rec out da mesa, eu usasse a saída de fones de ouvido (que tem controle de volume) para a gravação?

Será que funcionaria melhor que a saída Rec Out?

Só mais uma pergunta:
haveria algum problema ou possibilidade de queimar o MP3? :wink:
 
Não, queimar não vai :)
O Mp3 vai tocar normalmente, e você vai usar a saida de fone, não tem ligação nenhum de risco!
Testa assim, de repente você consegue algo melhor!

Mais se observar, vc gravo MP3 / PC (sem ruidos)
vc tbm gravo MP3 / Mesa / PC (com Ruidos)
O que tem de diferente entre a COM e a SEM ruídos? A mesa...
Testa a gravação em outras saídas mesmo, uma hora você acha uma sem ruidos (ou não)

abraços!
 
Bem amados,

Realmente foi uma boa idéia essa de pôr para gravar pela saída de fone de ouvido. A gravação sai perfeita, sem chiados e com nível muito bom, tenho até que tomar cuidado para que não entre um nível muito alto e ocorram distorções e picos na gravação, que atrapalham e, a depender do momento, podem por a gravação a perder.

O melhor de tudo é que ainda posso usar o fone de ouvido para monitorar o volume da gravação.

Gente, valeu mesmo pela ajuda
Deus abençoe a todos!

Shalom.
 
Back
Topo