Chiado na caixa

Boa Tarde,
Na minha igreja utilizo duas caixas ativas da Onyx. Uso conexão XLR da soundcraft efx para elas. Uma delas (apenas uma!) está com um chiado muito forte. Acreditamos ser um problema com o cabo pois ao tentar com outro, o chiado acabou. Mas já refizemos as soldas dos dois lados. É possível que haja um problema no percurso do cabo (cerca de 17 metros)?
 
- Ao testar com outro cabo, vocês passaram ele pelo mesmo local onde está o com problema? pois pode ser alguma interferência(reator de lâmpada, etc.)

- O mais provável é o cabo com problema, então só trocando.

- O menos provável, já que vocês refizeram as soldas, é algum conector estar com defeito.
 
Não passamos o outro pelo mesmo local... passamos por baixo por que era mais curto. Acho pouco pouco provavel uma interferência pois o cabo da outra caixa passa pelo mesmo local e nele não há chiado. Já pensei nessa possibilidade varias vezes pois há um ventilador de teto e uma lampada perto, mas msm com eles desligados o chiado continua
 
Ressuscitando o tópico, gostaria de compartilhar a solução do problema.
Nós precisamos tirar as caixas para fazer um evento fora então já íamos aproveitar para resolver esse problema com o cabo. Só que depois que descemos, o cabo da outra caixa também deu problema e ainda mais forte. Levamos os dois ao conserto e a solução foi mais simples do que imaginávamos! O problema não era ao longo do cabo como pensávamos e sim nos conectores, eles estavam em curto por dentro. Por esta razão é que as soldas não aparentavam problemas e, de fato, não tinham, o problema era nos conectores em si. Enfim, problema resolvido graças à Deus e, principalmente, muito dinheiro economizado já que estávamos dispostos a simplesmente comprar cabos novos (20m e 15m) o que sairia muito caro.
 
Aproveitando o tópico, como podemos saber se um cabo já perdeu sua vida útil? O que define se um cabo está ruim ou bom? Com o tempo os cabos vão perdendo qualidade, se sim, por qual razão?
 
Já vi um comentario aqui de um cara da Santo Angelo. afirmando não ser possível precisar uma data de validade aos cabos, mas por preciosismo, que fossem trocados a cada 5 anos, quando normalmente são trocados os equipamentos. Eu tenho cabos de plugues na igreja que já tem uns 10 anos e tão perfeitos ainda. Então, cuidando bem, cabos bons duram muito tempo.
 
Robson, se fosse para justificar o "prazo de validade" dos cabos, eu atribuiria à umidade que atravessa a borracha (em escala microscópica, é lógico), e oxida os condutores, em especial a malha.

Os fabricantes não costumam estimar um prazo para isso, e o bom uso retarda muito esse envelhecimento.
E não custa dizer que cabos de qualidade duram mais, e costumam ser mais caros. Óbvio.

Como saber se um cabo está na hora de ir para o lixo? Fios oxidados (manchas pretas), mofados, borracha quebradiça/ressecada, malha trançada quebradiça ou, por fim, quando apresenta ruídos que não somem refazendo as soldas e trocando os conectores.
Cabo velho é lixo! Ninguém ganha nada acumulando-os na famosa "gaveta da mesa de som".
 
Já vi um comentario aqui de um cara da Santo Angelo. afirmando não ser possível precisar uma data de validade aos cabos, mas por preciosismo, que fossem trocados a cada 5 anos, quando normalmente são trocados os equipamentos. Eu tenho cabos de plugues na igreja que já tem uns 10 anos e tão perfeitos ainda. Então, cuidando bem, cabos bons duram muito tempo.

Desculpe a demora em agradecer, é um delay de dois anos, kkkk. Agora que fui ver a resposta. Estava meio ocupando neste período! Muito obrigaado pela ajuda, quero colaborar mais neste fórum excepcional para mim. Forte abraço.
 
Back
Topo