Começando usar a Behringer X32

Javier

New Member
Salve salve pessoal..

Sou apaixonado em musica e toco vários instrumentos. Em casa tenho um mini-estudio de gravação com uma mesinha analógica de 8 canais bem simples.

Trabalho na UFABC e estou organizando para começo de setembro a imitação de um MTV-unplugged ao vivo (com bandas da própria instituição).. e resolvi comprar para este evento, e os seguintes, uma Behringer X32. A decisão foi difícil e li muitos fórum respeito à Behringer VS Presonus 24.4.2... Resolvi comprar a Behringer X32 e estou super feliz, a mesa é impressionante...

É primeira vez que estou ante uma mesa com tantas funções, e acho que vou apanhar bastante agora no começo.. então por isso a ajuda que peço..

1) Comprei a X32 a dois dias... Já baixei os drivers e instalei no PC sem problemas, cadastrei o serial no site da Behringer, mas só consegui baixar o software demo do “Tracktion 4”, isso é assim?, devo comprar a licencia?.. ou é melhor trabalhar com outro software gratuito?.. qual?

2) Vejo pouco provável que nestas semanas eu consiga grava alguma banda (com batera, guitarras, vocês, etc).. Então, há algum lugar onde eu possa baixar template de gravação feito (cru), coisa que eu possa colocar num pendrivers e poder brincar com a masterização e as funções da X32???.. alguém tem um template que possa me passar para eu testar a mesa???.

3) Ainda tenho umas 1001 perguntas hehe, nao dá para listar aqui, então, alguém aqui em São Paulo que já tenha esta Behringer X32, e que eu possa perguntar coisas??. Eu aprendo rápido e se alguém me dê uns toques iniciais para não apanhar tanto agora no começo, posso continuar sozinho para frente. Eu já vi todos os vídeos tutoriais que encontrei no youtube, mas mesmo assim está um pouco difícil este começo,.. basicamente pois estou sozinho neste barco..

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Obrigado :)
 
Olá Junior.. obrigado pela bem-vinda!!!.. estou feliz mesmo...

Vi o site que vc fala e tem muito para brincar.. legal...

No meu caso ainda estou apanhando. Já consegui registrar o software “Tracktion” através do código que a Behringer passou pelo email.. mas ainda não sei como abrir os arquivos multitrack (daquele site) para poder mexer com a X32..

Vou continuar tentando.. Se eu não conseguir.. vou escrever de novo..

Obrigado
 
Gente, bom dia... Hoje tentei de novo.. mas ainda nao consegui configurar A X32 com o PC... :(

No Setup-> card-> configuro a interface USB e 32in/32out
No Setup-> config-> seleciono 44.1kHz como razão de sampleo..
No Routing->home-> seleciono os card 1-8, card 9-16, etc..
No Routing->card out-> seleciono os Local 1-8, Local 9-16, etc..

No software Tracktion posso colocar as pistas Track1, Track2, etc.. mas parece que nao entra-se nada na mesa
(baixei um gravação de uma musica de 22 pistas no formato wav)

Tem um Setting no Tracktion que posso configurar o tipo de processamento de dado de musica (Audio Device Type) onde posso escolher entre "audio windows" "DirectSound" e "Asio"... Pergunta: devo mexer neste parâmetro do software???..

Como saber se está chegando sinal à X32????

Desculpem minha gente por perguntar coisa tão básica... mas acredito seja só neste começo.
Obrigado
 
Salve pessoal, bom dia... Espero alguém possa me dar uma força..

Depois de apanhar um pouco, e com a ciber-ajuda do Erik e Jamile de Campinas, consegui instalar o drivers, pois meu micro não reconhecia da X32. (clikando no icone enbaixo, vejo a behringer, com input e output de 32 canais)

Também consegui direcionar uma musica separada por pistas (do site indicado acima por Jr.) aos canais da X32 (depois com mais tempo vou fazer um roteiro de passos para a galera). Isto com o programa Cubase 5.

Só que, (aqui as perguntas),..

1) Até agora não consegui fazer a X32 inicializar desde o pendriver fazendo uma atualização do sistema. O Firmware está escrito 1.14 (no visor da X32, em Setup -> config).. Tentei as duas últimas versões que estão na site da Behringer - firmware 2.05 e 2.04.. e nada (O pendriver está formatado FAT32 e a X32 sim reconhece ele, pois dá para salvar cenas e vê os arquivos dentro)

2) Dos drivers que estão no site da Behringer tem dois tipos para USB,

• USB Driver 6.13.0 (Jul-09-2013) <- esse foi o que deu certo para mim.
• X-USB Driver 1.67.0 (Jun-27-2013)

Onde, este ultimo drivers, nao consegui fazer funcionar no meu micro,.. ele pede para eu des-plugar e plugar novamente o aparelho, mas fica eternamente nessa pergunta e não vai para frente..
Daí quando faço rodar o programa “X32-Edit” ele se mostra sempre “não-conetado”.

3) Por último, o mais acho estranho.. todos os direcionamentos entre track’s do PC-cubase e canais da X32 funcionam bem, exceto os canais 1 e 2, onde pelos led’s dá pra ver que tem sinal mas o Fader’s não aumentam o volume, tipo, os canais 1 e 2 não respondem (dá para ouvir eles só apertando o botão SOLO).
Eu consigo bem conectar, direcionar, e mexer nos canais a partir do 3, 4, etc.
Então, isso é um problemas de configuração??? Não acredito que os canais estejam queimados..

Mais dados: Nos primeiros dias, instalei o programa Cubase 4, e só o canal 1 e 2 da mesa chegava sinal, a mixagem de todas as pistas de entrada.. O problema está em que nao conseguia direcionar as pistas, la na opção "VST connection" -> Input ou Output, enxergava a behringer na planilha, mas quando vou mudar o "preset" nao tinha a opção de 32 canais,... apareciam, mais ou menos, as mesmas opções que antes de reconhecer a Behringer.. Mudei para Cubase 5 e na opção "VST connection" -> Input ou Output deu para enxergar os 32 canais, daí ficou nisso..

Gente, alguém sabe por que os meus canais 1 e 2 não respondem quando os outro sim???

Agradeço qualquer ajuda..
Obrigado a todos
 
Olá amigo, quanto as suas dúvidas, não posso ajudar pois não tenho conhecimento nessa parte!

Dá uma olhada no YouTube, tem vários tutoriais sobre o assunto.... uma coisa que observei nos vídeos é que a maioria começa a mix apartir do canal 3, acho que os canais 1 e 2 são mandadas do computador para monitoração (posso estar falando besteira =), no mais, aguarde que logo alguém te ajuda com dicas!!!

Boa sorte, abraços!
 
Salve pessoal..

Eu ainda não consegui tirar minhas dúvidas...

Alguém usa uma Behringer X32 aqui em São Paulo???..

Agradeço.
 
Javier disse:
Só que, (aqui as perguntas),..

1) Até agora não consegui fazer a X32 inicializar desde o pendriver fazendo uma atualização do sistema. O Firmware está escrito 1.14 (no visor da X32, em Setup -> config).. Tentei as duas últimas versões que estão na site da Behringer - firmware 2.05 e 2.04.. e nada (O pendriver está formatado FAT32 e a X32 sim reconhece ele, pois dá para salvar cenas e vê os arquivos dentro)

2) Dos drivers que estão no site da Behringer tem dois tipos para USB,

• USB Driver 6.13.0 (Jul-09-2013) <- esse foi o que deu certo para mim.
• X-USB Driver 1.67.0 (Jun-27-2013)

Onde, este ultimo drivers, nao consegui fazer funcionar no meu micro,.. ele pede para eu des-plugar e plugar novamente o aparelho, mas fica eternamente nessa pergunta e não vai para frente..
Daí quando faço rodar o programa “X32-Edit” ele se mostra sempre “não-conetado”.

3) Por último, o mais acho estranho.. todos os direcionamentos entre track’s do PC-cubase e canais da X32 funcionam bem, exceto os canais 1 e 2, onde pelos led’s dá pra ver que tem sinal mas o Fader’s não aumentam o volume, tipo, os canais 1 e 2 não respondem (dá para ouvir eles só apertando o botão SOLO).
Eu consigo bem conectar, direcionar, e mexer nos canais a partir do 3, 4, etc.
Então, isso é um problemas de configuração??? Não acredito que os canais estejam queimados..

Mais dados: Nos primeiros dias, instalei o programa Cubase 4, e só o canal 1 e 2 da mesa chegava sinal, a mixagem de todas as pistas de entrada.. O problema está em que nao conseguia direcionar as pistas, la na opção "VST connection" -> Input ou Output, enxergava a behringer na planilha, mas quando vou mudar o "preset" nao tinha a opção de 32 canais,... apareciam, mais ou menos, as mesmas opções que antes de reconhecer a Behringer.. Mudei para Cubase 5 e na opção "VST connection" -> Input ou Output deu para enxergar os 32 canais, daí ficou nisso..

Gente, alguém sabe por que os meus canais 1 e 2 não respondem quando os outro sim???

Agradeço qualquer ajuda..
Obrigado a todos

Quanto a pergunta 1: coloque o pendrive na mesa (com ela ligada). Desligue a mesa e quando ligar, faça com o botão do lado do pendrive pressionado. A atualização deve começar ...

pergunta dois: Existem quatro placas de expansão para a X32, a X-UF (USB e FireWare - que normalmente vem nela), a X-USB (somente USB), X-ADAT, X-MADI e X-DANTE.
Os drivers 6.13.0 (Jul-09-2013) USB ou FireWare, estão disponibilizados para donwload separados e são para a X-UF.
o X-USB Driver 1.67.0 (Jun-27-2013) é para a placa de expansão X-USB (por isso não deu certo em sua console - ele não está instalado nela, e sim o X-UF).

A pergunta 3 é um pouco complicada, mas vamos tentar esclarecer:
Existe algumas formas de você trabalhar com a X32, uma delas é somente gravar, não mandando nada de volta - a X32 já vem pré configurada para trabalhar desta forma. Outra forma é fazendo a passagem de som virtual. Você encaminha tudo que já foi gravado anteriormente para a X32. sendo necessário configurar no Routing > Home > inputs 1-8 até 17-32 para Card. Você também pode fazer a gravação e receber tudo de volta na X32, utilizando alguns plug-ins como o Waves Multirack, mas não é seu caso, então não vou entrar nestes detalhes.
O que parece ser seu caso é fazer a gravação dos canais e jogar o Master de sua DAW para a X32. Parece que algumas pessoas estavam tendo o mesmo problema que você, então a Behringer fez algumas alterações de roteamento para facilitar nossa vida. Agora, com a versão 2.0, foi criado o Aux in Remap, na aba "HOME" do botão ROUTING, assim você define a saida master para um par de auxiliares. Para fazer isso, vá até "Aux in Remap" e escolha Card 1-2, 3-4 ou 5-6. Depois entre no canal auxiliar escolhido, faça o link dele com o canal seguinte (para trabalhar em stereo) e na aba "Config", item "Source", escolha A1: Crd01 para o primeiro canal e A2 : Crd02 para o segundo canal.
 
Obrigado Fabio Portella pela atenção.. Não respondi antes pois apenas quinta-feira consegui refazer vários testes sobre a X32...

Resulta que apenas durante a semana foi que consegui atualizar o firmware 1.14 através do pendriver, atualização inicial , depois de apanhar monte. A minha versão era 1.14, d tinha que passar para a 1.15 antes de ir para a atual 2.05, e no site da Behringer não estava o link direto dessa versão que precisava,… e pior, mesmo assim com a 1.15, não iniciava a atualização do pendriver,.. foi só segurando a tecla VIEW do visor do pendriver, e reiniciando desse jeito mantendo apertado o botão, que deu certo…. Depois atualizei para a versão 2.05 sem problemas. Foda essa manha neh..

Com respeito ao dirver X-USB Driver 1.67.0,.. me ficou muito claro,. Obrigado de novo Fabio.

Uma vez que a mesa atualizou, várias coisas deram certo... Primeiro, eu tinha conectado um piano eletrônico através das entradas Aux-in com conector P10, e não conseguia tirar a pista para o PC.. com o firmware 2.05 atualizado na X32 apareceu uma opção na Card Out (Aux-in 1-6/TB) que sim me permite sair para os 32 canais de entrada no PC quando entro com os Aux 1-6. Antes só tinha, na Card Out, a opção de Aux 1-6, mas não saia a pista para o PC.

Curiosamente, com o programa Cubase 5, tenho erros nas entradas e também saídas em alguns canais.. não respondem. Mas com o sofware registrado através do serial da mesa, o Tracktion, não tenho esses problemas e todos os teste de entradas e saídas de canais está em ordem (p.ex., já não tenho o problema da pergunta 3 acima). Eu acho que devo testar outra copia desse Cubase.

Uma coisa que é legal na X32, é que as 32 entradas e 32 saídas (abas Home e Card-Out, no routing), são divididas em blocos de 4 (x8) e estes são independente entre sim.. e assim podemos misturar entrada e saídas a vontade

Alias, sobre a operação da X32, ainda não consegui entrar com um grupo de pistas desde o PC (gravadas previamente, p.ex, tracks ou outputs 1-7 no PC) entrar na mesa e simultaneamente sair com estas no mesmo software (p.ex., tracks ou inputs 8-14), mas “equalizadas ou masterizadas”... Eu posso sair com os tracks sim, e gravar, mas sae a gravação crua, só posso mexer no ganho (gain)..

Descubri que, no routing > card out, no último bloco, se ao invés de colocar “card 25-32” coloco “Aux 1-6”, as 2 últimas saídas que sobram (são utilizadas 6 de 8, e seriam as saídas 31 e 32) são a saída estéreo da mixagem, equalizadas e masterizadas.

Ou seja, ainda não consegui entrar com um numero X de pistas e simultaneamente sair com as X pistas equalizadas independentes,. Apenas consigo sair com a mixagem estéreo equalizada e masterizada... Minha pergunta é de inexperiente, isso é uma coisa de configuração??. ou toda mesa, analógica ou digita, apenas me fornece uma saída estéreo da mixagem só (tipo, um Main L – R)???..

Acho que depois de apanhar consegui configurar a mesa ao PC e tenho feito testes com instrumentos e microfones, e aparentemente tudo está em ordem.. Mesmo assim gostaria de conhecer alguém aqui em SP que tenha um X32.. Gostaria de receber um treinamento de uso pois ainda tem muitos detalhes que irei precisar no hora de gravar ao vivo.. tipo uso de retornos e direcionamento (conexões), uso de alguns efeitos.. etc..

Alguém sabe quem pode me dar esse serviço em SP??

Obrigado novamente.
 
Opa,... resolvi a minha dúvida acima.. sim é possível sair com os canais equalizados independentes... mas parece que é só possível 16 canais.. Aqui está bem explicado https://www.youtube.com/watch?v=J4GKuDfVFCA

Mas ainda gostaria de receber um treinamento... Fico no aguardo.
 
Back
Topo