Como acabar com o som auto dentro do templo?

Marcos.coradin

New Member
Bom dia pessoal

Venho até vocês para relatar alguns dos problemas que estamos enfrentando em nossa igreja e buscar opiniões sinceras de técnicos de som e músicos referente ao meio de corrigi-lo.

O que acontece é o seguinte:
Como a maioria das igrejas o som esta muito alto, e eu como técnico de som esta me incomodando. E como esse é um problema que não tinha em outra igreja gostaria de contar com a opinião desse pessoal mais que qualificado para falar desse assunto, e tudo isso usando o menor recurso financeiro possível.
Bom, esse é um culto de jovens que acontece em um salão de 10mx30m com pé direito de 3m e com forro de PVC, as fezes o som esta tão alto que tem gente que só entra quando o louvor acaba... Com a bateria muito alta e sem aquário, tenho que aumentar todo o resto e subir muito os retornos de palco para os vocais se escutem, ai junta o cubo da guitarra pro cara poder se ouvir e o baixo... e ai já viu né...

A minha ideia é a seguinte, nesse primeiro momento o ministério ira investir R$ 1.000,00 para eu fazer a monitoração via fone, com o Power play da Phonic PHA4800 com os fones da AKG K414P. Nessa monitoração esta o baixo a guitarra o violão e o teclado, tudo isso ligado em um único auxiliar infelizmente, o outro auxiliar ira ficar com as vozes que iram usar retorno de palco normal. Minha mesa é uma Alto L-20 que possui 4 auxiliares, 2 pre/pos-fader e 2 pos-fader sendo um desses o efeito da mesa.
Outro detalhe é que vou fazer a captação do cudo do baixo e da guitarra através da microfonação, deixando um volume razoavelmente baixo só para a captação.
Tudo isso para tentar limpar o som do palco e manter somente na P.A, e acabar com o típico som embolado no salão devido a tanta interferência e reflexão. E claro que contando com uma bateria eletrônica que estará chegando o mês que vem.

Referente ao auxiliar; existe um meio de se aproveitar o AUX 3 da minha mesa que é pos-fader (que não sera usada) para monitoração. ou se posso ligar uma mesa de 4 canais para isso ? se sim qual seria a melhor ligação com a mesa principal ?
Ou seja; existe uma melhor forma para distribuir o monitoramento sem que precise trocar de mesa ?

Agora gostaria de contar com a opinião dos senhores técnicos e músicos principalmente, contando a experiência que já tiveram usando esse sistema com os pros e contras e se isso realmente é o recomendado, e te outras sugestões para acabar com esse problema.

Conto com a colaboração de vocês...

Grande abraço e fiquem com Deus...

Marcos Coradin
 
Paz irmao... Olha eu tinha esse mesmo problema,de tudo isso q vc falou,no meu ver o problema e a bateria, como aqui na Minha igreja.
Tínhamos q aumentar tudo para q todos se ouvissem, no final virava uma bagunça.aqui a solução foi a troca da bateria acústica por uma elétrica, muda tudo, enquanto um aquário ocupa espaço , e geralmente tem q mecher na estrutura do templo e e mais caro q uma bateria eletrônica,agora outra coisa q pra mim conta muito, a consideração dos músicos em relação ao som, sou musico, sei bem oq estou falando, pois tb sou o mesário, eles vão ter q entender q o principal n e ouvir o seu instrumento mas sim q a igreja seja levada a adoração através de um som audível e cm qualidade, eles Tem q se concientizar q oq importa e a igreja , depois eles, pense na possibilidade da troca da batera, pq mesmo cm o powerplay a bateria ainda vai continuar alta, a única diferença e q o pessoal vai se ouvir mais, mas para igreja n vai mudar quase nada o volume do som,, pq a batera sempre é e sempre será a mais barulhenta.. Rsrs... Deus abençoe
 
Olá Marcos,

Creio que esse seja um problema que todos passamos, ou vamos passar no audio nas igrejas, é um assunto que deve estar entre os top 10 aqui do SAV, tem sido motivo até de um painel na AES 2012, mas vamos as consideraçoes....

1 Tente postar fotos da igreja e do sistema num todo vá em busca que lá tem um tutorial ensinando a postar as fotos

2 Concientize os musicos que eles sao Levitas e que a principal funçao deles é levar a igreja a adoraçao com o louvor diante do que vc relatou abaixo eles nao estao cumprindo seu papel !
Marcos.coradin disse:
as fezes o som esta tão alto que tem gente que só entra quando o louvor acaba.

3
Marcos.coradin disse:
Outro detalhe é que vou fazer a captação do cudo do baixo e da guitarra através da microfonação, deixando um volume razoavelmente baixo só para a captação.

Tente colocar esses cubos em uma sala fechada para microfonar, pois essa história de microfonar e colocar os cubos num volume baixinho so pra sinal nao funciona os musicos sempre dao um geitinho de dar um ganho a mais no cubo.

4 Antes de investir em qualquer coisa mande as fotos pois com 2 aux pre e 2 pos uma monitoracao com fones vai lhe dar uma baita dor de cabeça.

5
Bruno-jp disse:
Tínhamos q aumentar tudo para q todos se ouvissem, no final virava uma bagunça.aqui a solução foi a troca da bateria acústica por uma elétrica, muda tudo, enquanto um aquário ocupa espaço , e geralmente tem q mecher na estrutura do templo e e mais caro q uma bateria eletrônica

na verdade o custo é relativo, pois em nosso caso a bateria seguiu da seguinte forma, sempre fui louco para que trocássemos nossa bateria por uma eletronica , fizemos o teste com uma TD9 muito boa por sinal mas o preço e a mixagem das peças nao estavam ajudando( nao tem como mixar bumbo caixa e as peças pela mesa). Nossa Bateria é uma Odery privilegy fusion estilo jazz um baita som !
Partimos entao para um aquario em vidro temperado estudamos muito trocamos muita ideia aqui no sav e com outras igrejas partimos entao para colocar um tablado o vidro e um pouco de sonex ficou muito bom microfonamos com um microfone bonzinho e ficou mais barato que a bateria e o som com mais qualidade .

Espero ter ajudado !
 
Olá Marcos.

Eu também já tive esse problema em minha igreja. A primeira providência é conversar com os músicos, tentar descobrir o porquê do volume alto no cubo. Digo isso porque fiz o seguinte questionamento aos músicos: Qual a preocupação de vocês?? O volume alto é pra que vocês se ouçam ou pra igreja?

Quanto ao guita, ele tinha as duas preocupações, então eu direcionei melhor o cubo pra ele e microfonei, além é claro de explicar a ele que a solução pra que todos conseguissem se ouvir não era todo mundo aumentar e sim abaixar os volumes.

Por exemplo, se eu, guita, estou ouvindo mais o cubo do baixo, a providência não é aumentar o meu cubo, é sim o colega do lado abaixar o volume dele.

Quanto ao baixo, a preocupação dele era que a igreja o ouvisse, então expliquei a ele que na mixagem, muita das vezes, ele cobria todos os demais integrantes da equipe.

Quanto ao batera, esse é mal educado mesmo, no sentido musical.

Como já disse algumas vezes aqui no SAV, umas das frases que mais repeti nessa fase foi: " Se o som é bom, a banda é boa. Se o som é ruim, a banda é ruim". Não adianta o cara ser fera no que faz se o som dele não estiver em harmonia com os demais. Na mix cada instrumento tem seu momento.

Na primeira semana que passamos a utilizar essa mentalidade,foi só elogio. Elogio da igreja, do Pr., dos próprios músicos e isso sem gastar um R$ 1,00.

Em resumo, é conversa, conversa, oração, conversa. Você tem que demonstrar conhecimento, confiança e determinação no que estiver propondo a eles, e quando os resultados aparecerem você terá moral para fazer outras exigências.
 
Samuel P Suriano disse:
Por exemplo, se eu, guita, estou ouvindo mais o cubo do baixo, a providência não é aumentar o meu cubo, é sim o colega do lado abaixar o volume dele.

Boa Samuel, esqueci deste detalhe temte sempre mixar tirando nunca colocando mais som lembre se no audio - = +( menos é igual a mais )


Abraços
 
No meu templo tiramos todos os cubos também...
Melhora de 60%, mais como nossa acústica não nos favorece muito a bateria passou a sobrar mais porque não tinha mais “competidores” kkkkkkkkk!
Então a colocamos em um biombo, e pronto!

Desde então (faz mais de 5 anos) não tivemos nem uma fagulha de reclamações por parte da igreja ou do pastor.
Se estiver alto é culpa do operador kkkkkkkkkkk!
 
Ah esqueci de mencionar, agora estamos com problemas com as sobras do retorno.
O pessoal é meio surdo, temos que resolver isso :(
 
Acho que uma coisas além das que foram citadas aqui devem ser levadas em consideração.

Esse problema de som alto e falta de postura dos músicos não é exatamente seu, isso é um problema Pastoral...

"Fico de cara" como é permitido que devido ao volume sonoro pessoas deixem de entrar no templo... Não compre essa briga, você pode sair machucado... digo isso por que já comprei e não resolveu em nada... Coloque o problema nas mãos de quem tem que resolver, apenas respalde e apoie com soluções técnicas...

Abç,
 
Aqui nós resolvemos tirando os cubos e colocando uma bateria digital, além do monitoramento por fones, o que permite até que não haja som nos ensaios caso outro grupo precise ensair proximo.

Obs: Essa microfonação no cubo e feita literalmente com microfones, desculpe a pergunta mais sou meio novo, e nos cubos que tínhamos, tinha uma saída atrás que dava para enviar o sinal para mesa.
 
MarceloCavic disse:
Acho que uma coisas além das que foram citadas aqui devem ser levadas em consideração.

Esse problema de som alto e falta de postura dos músicos não é exatamente seu, isso é um problema Pastoral...

"Fico de cara" como é permitido que devido ao volume sonoro pessoas deixem de entrar no templo... Não compre essa briga, você pode sair machucado... digo isso por que já comprei e não resolveu em nada... Coloque o problema nas mãos de quem tem que resolver, apenas respalde e apoie com soluções técnicas...

Abç,

Concordo com o Marcelo em gênero numero e grau, experiencia própria.
 
Back
Topo