Como equalizar o som da Igreja?

davidjnio

New Member
A Paz Amados.
Eu estou encontrando algumas dificuldades ao tentar equalizar o som da igreja de modo que ele fique o mais flat possivel e que soe bem.
Procurando sobre o assunto, encontrei os videos no youtube do Campos Junior onde ele demonstra como "fletar" o som de uma igreja sem o analisador de espectro, eliminando frequencias que causam microfonia.
Após pesquisar mais, encontrei esse tópico aqui no forum: https://somaovivo.org/forum/threads/fletar-o-som.8212/
Pois bem, eu fiz o que aprendi nos videos e o resultado foi satisfatório, mas ainda falta algo. Nossa igreja é pequena e não tem muitos recursos, o equalizador é um VOX de apenas 10 bandas :(
Ao fazer o procedimento indicado no video, sacrifiquei várias frequências.
Procedi da seguinte forma: Deixei o volume do equalizador e da mesa no máximo, fechei os retornos, deixei a equalização do canal do microfone flat... posicionei o microfone em um pedestal na nave da igreja, apontando para as caixas mais ou menos em 45º e aos poucos fui subindo o volume dele no canal da mesa, conforme a microfonia aparecia eu diminuia a frequencia no equalizador. Para os retornos, fiz da mesma forma... apenas mudei o posicionamento do mic para o altar, lugar aonde se localizam os retornos.
E como falei, o resultado foi satisfatorio, mas faltou algo.
Lendo no forum, parece que o procedimento é aceitavel para os retornos, mas para a PA não. Então gostaria de conselhos e uma ajuda no que devo fazer para que o som seja o melhor possivel. Uma observação: as caixas do PA possuem cornetas e não sei se é o meu gosto ou eu que não estou sabendo regular, mas o timbre não me agrada. Basei-me muito em musicas que ouço no computador em questão de clareza de voz e o que as caixas da igreja emitem está longe disso. Outra duvida é em relação a potência. Devo deixar o volume dela no maximo? Há muitas controvérsias em relação a isso. Estou tendo a ideia de soltar o ruido rosa e fazer os ajustes via notebook. Que Deus vos abençoe. Paz!
 
Olá amigo, me parece que esse "algo a mais" que você está sentindo falta é a qualidade dos equipamentos mesmo.
Por mais que você regule, regule e regule, a qualidade do seu sistema sempre será nivelada pelo pior equipamento que você tiver no sistema, é a velha história da corrente que se quebra no elo mais fraco.

Estudo sempre é positivo, então continue, mas nunca se esqueça de que, se seu equipamento é muito simples e/ou velho, os investimentos serão necessários para a melhoria.

Outro ponto complementar, já que estamos falando de estudo, é o posicionamento entre caixas e microfones. Já deu uma lida sobre?

Não conheço o resto do seu sistema, mas te digo: microfonia não é normal. Se tem microfonia, tem coisa errada.
Trabalho há anos com o mesmo equipamento na igreja, de qualidade razoável (nada extremamente caro), e nunca tivemos uma microfonia durante os cultos.
 
Back
Topo