Como montar um estúdio de gravação profissional!!

Bruno Ferraz

New Member
Blz galera meu nome é Bruno Ferraz. Tenho amigos meus q tao querendo montar um estudio profissional, eu dei umas dicas e tal jaq eu vou trabalhar junto, Amarildo Santana deu umas dicas, mas preciso mais pq sou jovem ainda apenas 13 anos e na minha região nao tem cursos para isso. Nosso objetivo é gravar instrumentos por instrumentos, batera uma tama rockstar q nos ia comprar ela no sabado, isso era na terça o cara de quem nos ia compra falou q nao éra pra se preocupa q ele ia reserva ai na sexta ele falou q na quarta ele vendeu avista para outro homem pq ele é de outra cidade. Ai nos vamos pegar uma rmv 3 tons bala nao lembro acho q é road alguma coisa, voltando no assunto vai dar 9 mic pra batera sendo 4 com phantom power um na caxa o s57 da shure um no schimbal e 2 em cima, um mic q queremos o akg c3000b, violão nos vamo gravar pelo mic, guitarra temos uma fender japonesa na primeira semana deixaram ela cai na escada mas deu só um risquinho o braco e tudo novinha, foi quenem tirar um pedaço quando vimo ai nanana ai vai se ligada na zoom g9 por linha sem amplificador e se quando colocar amplificador queremo coloca os da marshall microfonado só q é facada por enquanto ta bao assim, teclado um controlador axiom 61, para controlar midi tipo quenem um controlador behringer bfc 2000 ai fica mais facil em vez de usar o mouse usa o controlador e ainda é teclado tipo coloca uns vsts e pulada, monitor yamha eles acharam muito caro ai vamo pega um da behringer legal, fora phone koss porta pro e um power play da behringer. Ai pra tudo isso tamo contruindo a sala ta pronto pq é na casa de um amigo é só tirar assoalho de madeira e fazer o pisso o pai de um amigo é pedreiro ai é só colocar o pio e levantar uma parede, falei pra ele colocar concreto dentro dos tijolos pr aum acustica melhor, ai tudo com espuma perfilada e uma sala onde vai ter os instrumentos e outra a sala de operação, ai vcs vao me da uma força nos tamos indo pro paraguay fim do mes e vamo comprar a placa m audio profire 2626 q sugeri e um pre amp octane pra se contectar via lightipe e o protools no pc, o pc é um dual core 4 giga 500 hd 3.1 processador placa de video g force 1 giga e firewire vamo colocar se for comprar essa placa agora espero a ajuda de vcs, sujestoes e tal. É profissional o negócio meus dois amigos nao tem 13 anos q nem eu eles tem uns 30 35 anos, eles q vao colocar o dinheiro, eles tocam batera e guitara violão e vocal eles tocavam 15 20 anos em bailão ai se converteram a Jesus e samo levitas de Cristo d aIgreja Quadrangular.
Agradeço desde ja.
Deus abeçõe
 
Olá,

É profissional no sentido de viver do ramo ou no sentido técnico?

Estou convencido que o melhor investimento neste momento (dada a forma como as dúvidas foram expostas), seria estudar o livro do Sollon "Manual Prático de Acústica".

Pode ser que vc tenha dificuldade de entender a matemática devido a sua idade, não dá para fugir de cálculos com funções logarítmicas (acho que é dado no primeiro ano do ensino médio).

Ainda assim acredito vc deveria aprender o básico da técnica/conceitual antes de investir grana ainda mais sendo uma sociedade.

Abraços,
 
Spurgeon disse:
Olá,

Estou convencido que o melhor investimento neste momento (dada a forma como as dúvidas foram expostas), seria estudar o livro do Sollon "Manual Prático de Acústica".
Posso parecer meio idealista mas o melhor investimento seria um curso de Ingles eficiente e dai vai ter um monte de material disponivel (no Internet , principalmente).
Com todo o respeito ao trabalho de Sollon este livro 'e pouco util para quem quer fazer gravacao e edicao no estudio.'E mais para quem quer CONSTRUIR o estudio. 'E outro tema importante pois pela explicacao inicial tem varios pontos de discordar com Bruno pelas escolhas.
Agora ,como um conceito de ambiente ja esta formado (como tipo de estacao de trabalho , quantidade de canais , ambiente, mics.. ) 'e mais interessante procurar se acostumar com software (Cubase, Nuendo,Sonar,Reaper,etc) e com a procura de melhor posicionametno de microfones .

E mais uma coisa .
Amigo Bruno!
Ajuda na forma de respostas 'e possivel se vc PERGUNTAR ALGO.Pessoalmente localizei somente uma procura pelas DICAS .Veja vc mesmo :
Bruno Ferraz disse:
eu dei umas dicas e tal jaq eu vou trabalhar junto, Amarildo Santana deu umas dicas, mas preciso mais pq sou jovem ainda apenas 13 anos e na minha região nao tem cursos para isso
Nada mais..

Ou seja , 'e dificil saber o que realmente vc precisa de saber!?O fato de vc ter 13 anos somente causa uma sensacao de otimismo pois vc tem tudo nas maos para aprender !'E muito legal.
Comecando com estudio tem que ouvir bastante material de audio - CDs,DVDs,FM ,etc..Rock,POP ,musica erudita,trilhas
sonoras , locucao ,etc....Dai vai tirar a idea de como conseguir "definicao" de O QUE VOCE QUER.

Abrcs,
andry110
 
Valeu mesmo galera essas respotas masacrantes me abriram minha mente ja de 100% com a ajuda de vcs ja tou com 00,01.
Vlw obrigado :D
 
Bruno,
Não leve a mal, mas está muito complicado ler o seu post e mais ainda compreender em que você necessita de ajuda.

Então vou responder pelo titulo do tópico.
Se você quer montar um estudio profissional, contrate um profissional da área para essa tarefa.
 
Viu só q na minha cidade no tem ninguem.
Ai por isso pedi ajuda a vcs.
Nós queremos gravar batera ao vivo teclado midi guitarra com pedalera baixo etc.
 
Viu galera gostaria de uma ajuda sobre esta foto
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.submusica.com/uploads/djban_estudio_01.jpg">http://www.submusica.com/uploads/djban_estudio_01.jpg</a><!-- m -->
O que é esse aparelho do lado esquerdo do monitor esquerdo? Ele tem bastantes entradas, é um conversor?
A e pra q serve?
Obrigado.
 
É um patchbay, pode servir para organizar as conexões entre os equipamentos.

49d0b2e16db8b8620542a45a9fe9a9ea.jpg


Err... nem sempre :D

Mais: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=8&t=1031&start=0">viewtopic.php?f=8&t=1031&start=0</a><!-- l -->
 
Olá pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!
O que vcs acham do compressor alessis 3630??
Ele ajuda alguma coisa ja q temos o octane e a placa só e o akg claro e o resto o pc faz.
Obrigado
 
Olá pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!
O que vcs acham do compressor alessis 3630??
Ele ajuda alguma coisa ja q temos o octane e a placa só e o akg claro e o resto o pc faz.
Obrigado
A mas vou ocupar para gravar esse patchbay ou nem se ocupa? e ele server tipo quenem um DI para ligar instrumentos??
A e a profire 2626 é mesmo boa?????? Pq dia 31 estamos indo ir buscar o equipo no paraguay.
Obrigado
 
Se vc leu bem, o Pach serve para Organizar, não vai aumentar o numero de canais não. Se quiser aumentar o numero de canais deve comprar um Pré-Amplificador Digital, como Ada8000, os bons são os da Présouns e da Mackie, ma ai vc tem que ter uma ou duas entradas digitais na sua placa.

A Profire2626, acredito ser uma placa boa, mas pelo preço dela eu iria em uma Digi002 até usada mesmo.

Se quer ser profissional, invista em equipamento profissional.

Placa Digi
Microfone Neuman
Conectores Neutrick
Cabos Mogami (acho que é isso)
Prés de qualidade
Computador MAC

Sala com uma acústica tratada.

Tudo isso vai interferir na sua qualidade final, não adianta ter um por exemplo um Mic Neuman com Conector chig ling dando chiado e captando sons externos por não ter boa acústica a sala.

Agora como ja foi falado estude muito, quem me dera com 13 anos ter um site destes, e material disponível na internet (alias nem internet eu tinha heheh) Aproveite o tempo Brother, hoje trabalho faço faculdade e só estudo nas madrugadas, aproveite todo o seu tempo para estudar.

No mais se quiser ser profissional é isso, semi profissional e amador e outra conversa.
 
Back
Topo