Como testar multicabos com multimetro

Re: como testar muklticabos com multimetro

O multicabo tá em instalação fixa (uma ponta lá no palco, a outra na mesa de som), ou tá solto?
Se tiver passado em instalação fixa, só dá para testar com áudio mesmo...
Liga um microfone de um lado, e uma caixinha ativa do outro, por exemplo.
 
É bem fácil se o multicabo estiver solto aproxime as duas pontas e identifique as vias em cada ponta, coloque o multimetro na escala de 200 ohms e encoste uma ponta de prova no terminal 1 do conector de uma das pontas do multicabo e a outa ponta de prova no teminal 1 do conector da outra ponta do multicabo. Repita a operação com todos os terminas e todos os conectores. É importante observar se não está testando vias diferentes, tipo uma ponta de prova vai no conector da via 1 e a outra ponta de prova vai no conector da via 2. Se a via estiver perfeita vai aparecer uma leitura na tela do multimetro, o valor vai variar de acordo com o tamanho do multicabo. Outra coisa, é importante também testar se não há curto entre as vias, tipo ponta de prova em um conector no terminal 1 e a outra ponta de prova no outro conector nos terminas 2 e 3 não podem dar nenhuma leitura. Se o multicabo estiver preso dentro da parede por exemplo também dá pra testar com o multimetro só que vai precisar de um pedaço de cabinho para fazer tipo uma extensão da ponta de prova para alcançar as duas pontas do multicabo.
 
Pode-se testar multicabo fixo conectando em uma das pontas um "conector em curto", para testar a continuidade das vias 1 e 2 da-se curto no pinos 1 e 2 do conector usado para curto, na outra ponta usa-se o multimetro nas vias 1 e 2.

Caso não conste continuidade de via pelo multímetro, faça uma combinação de testes (1e2, 2e3 e 1e3) para saber qual das vias está partida.
 
Back
Topo