Como um teclado USB pode ser controlador de um módulo Midi?

Ton

New Member
Oi pessoal, é minha 2ª vez e ainda estou pegando o jeito... rsrsrs.
Bom, é o seguinte, eu tenho um key yamaha que tem ligação Midi via USB, ou seja, não tem os conhecidos jack’s (mid in, out e thru), muito embora o manual informe ser General Midi... de qualquer forma, facilita para conectar no laptop e no PC.
Bem, eu estou querendo comprar um módulo antigo (JV 1080 - roland), acho que eu sempre quis ter um, mas só agora tenho grana pra comprar..rsrsrsrsr, minhas dúvidas são as seguintes:
- Já que o modulo JV não tem USB, somente conexões (midi in/out) e o Key só tem USB, como eu poderia fazer para usar o yamaha como um midicontroler do JV sem passar pelo PC?
- Eu sei que existem uns cabos USB/MIDI, e essa é outra dúvida, pois não sei se esse cabo é a solução, uma vez que o USB desses cabos são do tipo comum (to device), já a “saída” midi do key é aquela quadradinha (to host), tipo as saídas de impressoras, sacou!
Muito embora, vale observar, que o key tenha as duas (to device) e (to host).
Bom é isso, agradeço desde já quem puder me dar uma luz.
Valeu.
Ps.: quem quiser se estender no assunto eu gosto de aprender.
 
Re: Como um teclado USB pode ser controlador de um módulo Mi

Não conheço todos os produtos que tem por aí, mas pela descrição, não é possível fazer isso sem um computador. Os "cabos" USB-MIDI que existem são bem mais do que simples cabos, e só funcionam com um software específico para computador.
 
Re: Como um teclado USB pode ser controlador de um módulo Mi

qual o seu teclado?
também acho que não é possível fazer essa ligação ....
voce já deu uma olhada no manual?
 
Re: Como um teclado USB pode ser controlador de um módulo Mi

Oi Rafael, blz.
Pois é... essa é a grande questão!
Eu acho que esses cabos (midi/usb) só servem para conectar os aparelhos “antigos” ou os que só tem midi ao computador....
É, geralmente os equipamentos que usam (USB midi), como o meu key, vem com um soft de instalação, mas esses soft são para que o computador “entenda” o sinal... não necessariamente só funcionam se existir um softwere especifico, até porque, se fosse assim esses cabos (USB/MIDI - <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189186105-cabo-interface-usb-suporte-midi-adaptador-conversor-audio-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -audio-_JM</a><!-- m -->) só teriam funcionabilidade em equipamentos que tivessem o softwere, o que não é o caso.
Então continua a dúvida...
Eu não quero comprar o JV e depois ter que comprar um controler que tenha midi out pra usa-lo e ainda ter que comprar o tal cabo (USB/MIDI) pra linkar ao PC... entendeu. Acho que deve ter uma solução.
De qualquer forma valeu sua atenção.
Abs.
Ton.
 
Re: Como um teclado USB pode ser controlador de um módulo Mi

Oi João, blz.
Meu teclado é YPG535, que é igual ao DGX-530... só que um made in japa e outro não!
Pois é... como já disse, essa é a grande questão!
Sim, já li o manoel...rsrsrsrs... mas não deu nenhuma luz.
De qualquer forma valeu sua atenção.
Abs.
Ton.
 
Re: Como um teclado USB pode ser controlador de um módulo Mi

O "software específico" de que eu falei é justamente esse driver.
 
Back
Topo