Como usar a M-AUDIO DELTA 1010lt ?

argron_hc

New Member
:mrgreen: ola amigos acabo de comprar uma delta 1010lt para fazer gravações em casa mesmo. ja até tenho planos para gravar varias musicas de um amigo que canta na igreja e tal, o problema é que pra eu gravar as musicas desse meu amigo ta tudo ok porque na igreja dele tem uma mesa AMBW10 que tem os inserts que vou precisar na hora de gravar a batera dai o resto é moleza. :( mas como eu não tenho mesa de som em casa gostaria de saber se é possivel ligar a placa em um out da minha caixa amplificada sem danificar a placa pra eu gravar só voz ou violão! desde ja agradeço a atenção vlw :D :
 
argron, seja bem vindo ao somaovivo


Nunca usei esta placa, estou querendo comprar uma e estive dando uma lida no manual e quanto a isto:

Sem mesa de som vc deve ligar a fonte (instrumento ou microfones) diretamente nas entradas da placa. As 2 entradas XLR têm jampers para escolher entre sinal de mic ou de linha e sinal balanceado.
Para ouvir o som ligue a saída da placa na caixa.
Se o violão não for microfonado, for por captador é interessante que uses um DI para balancear o sinal e usar uma das entradas XLRs da placa com o jumpeamento correto. Se não tiver DI e o violão for elétrico o cabo deverá ser o menor possível para evitar interferências.

instrumento e microfone > placa > caixa.
 
vlw jopereira pela atenção ! :mrgreen: então já sei que pra ligar violão ou voz posso ligar direto na placa! pelas entradas XLRs certo? mas se por nessecidade ou dificuldade eu ainda optar por ligar meu mic ou violão na caixa e da caixa para uma das entradas não balanceadas corro rrisco de danificar a placa? e o que é DI?
 
Tem algumas coisas que você deve levar em conta na ligação com esta placa.

O nível do sinal que entrará na placa;

O balanceamento do sinal;

Se a saída da caixa é uma saída de linha ou uma saída para ligar uma outra caixa passiva. Se for a segunda opção nem tente conectar na placa.
Se for saída de linha (+4dBU) aí poderás ligar numa das entradas RCAs da placa normalmente ou ligar nas entradas XLRs desde que configure os jumpers na placa de áudio para receber sinal de linha. ( o manual recomenda fazer isto ates de instalar a placa fisicamente, e cuidado coma descarga eletrostática).

As desvantagens de jogar o sinal para a placa através da saída line da caixa é que vc não gravará individualmente, mas violão e voz juntos, o que não é o ideal, porque não poderás masterizar posteriormente eles individualmente, a não ser que a caixa tenha mais de uma saída line em que possas enviar por uma saída o sinal do violão e pela outra o sinal da voz.
Outra desvantagem desta ligação (caixa>placa) é que vc não ouvirá o som que está sendo gravado, se vc ligar as fontes diretamente na placa e depois na caixa, a caixa projetará o som que está sendo gravado, funcionando como monitor de gravação.

Outra coisa é a questão do balanceamento do sinal, que procura eliminar as interferências eletromagnéticas (ruídos) que entram pelos cabos. Se o tamanho dos cabos dos instrumentos até a placa for de até 2 metros podes ligar nas entradas desbalanceadas (entradas RCAs) sem maiores problemas. Se a distância for mais que isto poderás ter problemas de interferências usando sinais desbalanceados. Um microfone ligado direto na entrada XLRs estará enviando um sinal balanceado (cabo XLR macho x XLR fêmea), portanto livre de interferências. Já o violão elétrico não envia sinal balanceado, se a distância for maior que 2 metros deverás usar um equipamento que balanceie o sinal (direct box - DI) para que o sinal fique livre de ruídos. E além disto a maioria dos DIs têm chaves de atenuação para que o sinal do violão enfraqueça a fim de que possas usar uma entrada de mic sem problemas.

Na seção de artigos aqui do site tem várias matérias que envolvem tudo isto bem explicadinho:

entradas mic in e mic line:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185</a><!-- m -->

DIs:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175</a><!-- m -->

Níveis de sinais:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=114">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=114</a><!-- m -->

balanceamento de sinais
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/balanceamento_sinais.htm">http://www.musicaeadoracao.com.br/tecni ... sinais.htm</a><!-- m -->
 
Então. não é bem uma duvida(ou é, hehehe), qual o melhor essa placa Delta 1010lt ou a fast track pro usb?
Sei que a 1010 é interna usando slot pci e a outra é pelo usb.

Mas em questão de qualidade, qual a melhor?

O uso é para gravações das pregações, do louvor e tbm narração em off pra criação de video.
 
8) enfim minha placa chegou! ja instalei e funciona perfeitamente com o nuendo 3. ja fiz alguns testes nela e tive otimos resultados a qualidade da gravação é muito profissional! nunca tinha consseguido gravar com qualidade assim!! :mrgreen:
 
pensei que só podia ligar mic ou violão direto na placa (DELTA 1010LT )pelas duas entradas XLR,mas acabo de descobrir que posso ligar mic e qualquer outro instrumento direto nas entradas RCA! é só ter um cabo adaptado para cada instrumento. montei um cabo P10mono/1RCA para ligar meu violão e um XLRfemea/1RCA PARA O MIC! É simples assim e eu pensando que só podia gravar multi-pista com varios outs de uma mesa de som! :mrgreen:
 
Re: Como usar a M-AUDIO DELTA 1010lt ? usando direct box?

behringer_ultra_di_pro_di800_di_box_3.jpg
:D galera preciso de opiniões sobre o seguinte, eu consigo gravar usando os intrumentos ou mics direto nas entradas RCA da delta 1010lt mas não consigo tirar um som com volume e qualidade! sera que se eu usar um direct box como esse da imagem resolveria meu problema?
 
Uso em meu PC uma 1010lt, pode usar ela sem mesa perfeitamente, alias é melhor que use assim pois é menos um equipamento para somar ruído em sua gravação, a única desvantagem é na utilização que falou gravação de vários microfones uma vez que ela só tem pré no canal 1 e 2 as entradas RCA são do tipo entrada de linha e não servem para ligar microfone, além de não amplificarem o sinal de forma satisfatória como já notou, ainda não são balanceados, nesse caso o ideal seria utilizar-se de uma mesa ou gravar as peças em separado utilizando os canais 1 e 2 de sua placa (esse ultimo caso altamente inviável terá sérios problemas para sincronizar), uma possibilidade é gravar só o over da bateria se não for algo muito sério da pra quebrar um galho (por isso eu uso bateria trigada)
 
:?: mas será que posso usar esse pre-amp da imagem ai de cima no lugar da mesa (nos canais desbalanceados) segue as informações do aparelho...

DIRECT BOX RACK ATIVO PADRÃO RACK 8 CANAIS

• Direct Box profissional multi-uso para estúdio ou
situações ao vivo
• Converte entradas de linha desbalanceadas em
saídas balanceadas
• Operação opcional através de Phantom power ou
cabo de força
• Resposta de freqüência ultra-flat por causa de sua
operação servo-balanceada
• Permite conexão direta às saídas de alto-falantes
com mais de 3.000 Watts
• Chave de ganho de +20 dB para pré-amplificação
de sinais de baixo nível
• Chave de atenuação de até +40 dBu, chave de
aterramento para eliminação de ruídos
• Conectores XLR balanceados folheados a ouro e
conectores TRS de 1/4”
• Chaves iluminadas permitem uma fácil operação
em situações de pouca luz
 
poder até pode, uma vez que ele elevaria o sinal do mic a nível de linha ou próximo disso mas ainda acho que uma mesa de 8 canais da mackie usadinha ou mesmo uma bheringer da linha xenix lhe daria um timbre melhor uma vez que o DI não é bem um pré, a função dele realmente é outra, e não ouço falar muito bem dos DI box da beringela eu mesmo já tive problema com o DI de 8 canais deles...
 
Olá Boa Tarde Srs.

desculpa por reativar este topico antigo "com uma duvida", é porque fiz uma pesquisa não encontrei a informação que eu procurava.
E se estiver errado em perguntar aqui porgentileza desconsiderar a pergunta!!
a questão e a seguinte: é possivel instalar 2 placas de audio da m-audio 1010 juntas no pc para uma possivel gravação multipista ( umas 12 a 15 pistas), se for como fazer?
configuração do PC é:
PLACA ASUS crosshair 4 890fx
PROCESSADOR AMD X2 BLACK
HD 300gb 7200rpm
12 gb MEMORIA Ddr-3 2133mhz CORSAIR
SISTEMA OP. WIND XP
 
a princípio não teria problemas mas o windows é cheio de bug em relação a conflito porém em um Linux tenho quase certeza (se é que existe quase certeza) de que resolveria o problema quanto a conflitos, no entanto não vejo muita praticidade nisso, o trabalho que vai fazer com uma 1010, não vai ser algo muito profissional mesmo, o melhor seria se for para gravação ao vivo usar os subgrupos de sua mesa de forma inteligente e concentrar as pistas a serem gravadas por afinidade...
 
Back
Topo